Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Bruno Boeckel

    A nobre deputada tem todo o direito de seguir uma linha liberal, acreditar em Estado mínimo etc... O que causa revolta legítima de seus (ex) eleitores é o fato de ter se candidatado por uma sigla de esquerda, para depois de aliar às pautas da turma do MBL, PSL, et caterva. Para surpresa de ninguém dará vigoroso apoio à reforma administrativa.

    Responda
  2. alex aparecido hermini

    Sugiro que Vossa Excelência faça alguns cálculos para verificar se é mesmo uma "pequena" diferença, cinco anos a mais de contribuição na vida de um trabalhador braçal para que tenha direito a se aposentar. Inúmeros morrem antes de cumprir essa "pequena" diferença, esse pequeno acréscimo que com vosso voto na reforma da previdência, ajudastes a aumentar no fosso que separa os pobres dos detentores de poder. E ainda se diz progressista. Haja óleo de peroba.

    Responda
  3. elias frutuoso gino

    A Reforma Administrativa está na pauta do dia, quero ver se a nobre deputada terá esta mesma visão ou mais uma vez vai debandar para o outro lado. olho vivo

    Responda
  4. elias frutuoso gino

    O primeiro gol contra quem marcou foi deputada. se elegeu pelo um partido de esquerda e na primeira oportunidade, votou contra os trabalhadores na reforma da previdência. É certo que ela tem todo o direito de votar de acordo com o que ela acha certo ou errado mas, usar uma sigla trabalhista é abusar demais. O saudoso Brizola deve ter ficado uma fera. levará muito tempo para que possamos esquecer.

    Responda
  5. Nilson Cesar Castanheira Guimaraes

    Excelente texto. Temos que amar o amigo e o adversário, e assim passamos a não mais distinguir entre uns e outros, e desfrutamos da verdadeira FRATERNIDADE.

    Responda
  6. Rafael Trece

    Bravo!

    Responda
  7. Maria Lourdes Cavalcante Souza

    Tabata não concordo plenamente com vc mas este texto assino embaixo.

    Responda
  8. ANDERSON CESAR ALVES

    Ver você escrever dá náuseas, só em pensar na quantidade de eleitores que você simplesmente enganou. Sugiro que você com seu currículo elegante, patrocinado pelo Lehman volte a iniciativa privada e saia da vida pública. Saia a francesa

    Responda
  9. JOSÃ CARLOS FIGUEIREDO FIGUEIREDO

    Realmente, com raras exceções, as opiniões nas redes sociais não são respeitadas. Vale o Fla X Flu. Isso não ajuda em nada e o país afunda a cada dia: afunda na educação, afunda nas relações humanas, afunda nos bons costumes, afunda na ética (quase total falta dela), afunda na economia etc. É difícil ver uma luz no final do túnel.

    Responda
  10. Alberto A Neto

    Em 1999, procuradores descobriram na Havan “uma formidável máquina de sonegar tributos”. Não são 'pequenas diferenças' a sonegação de Hang autuado em 117 milhões que parcelou a dívida em cem anos. Em 2000, outra investigação descobriu que Hang sonegou contribuições da Previdência em 10,5 milhões. Tudo já prescrito. No BOLSONARISTÃO vale a LEI do JAIR: 'CONSELHO MEU: EU SONEGO TUDO QUE É POSSÍVEL!'. Tabata preferiu jogar e fazer gols pelo time do Posto Ipiranga! Não adianta lavar as mãos, agora.

    Responda
  11. gabriela loureiro de bonis simoes

    Convence seus eleitores, os quais vc traiu, de que o debate democrático é maneiro. Muito blábláblá pra enrolar trouxa! Essa aí só engana cego!

    Responda
    1. José Cardoso

      Leia de novo. Você não entendeu.

  12. Odete Borges

    Difícil acreditar que há duas semanas você estava dando piti por causa de uma manifestação da prof Débora Diniz e hoje dando lição de moral. Muito triste ver vc assumir o lugar de fala dos pobres para tentar manter um protagonismo que vc critica mas não abre mão.

    Responda
  13. helio tohoru kubo

    A linguagem da crítica política nas redes é violenta por natureza? Será? se for , é preciso domar com a razão, da mesma forma que o impulso (do Freud) deve ser canalizado para formas mais civilizadas. se não for por natureza (Minha opinião), os autores que assumam as suas posturas e responsabilidades decorrentes . Estão criando este clima, são co-autores.

    Responda
  14. Jose Carlos

    Me desculpe tabata,assim minúsculo mesmo. Vc está com a nossa camisa, mas não defende, não ataca e ainda pede ajuda. Não esqueço seu voto na reforma do aumento do privilégio na previdência. Vem aí as administrativa e tributária. O discurso conciliatório é muito bonito, inicialmente, ele abrangia até a direita. Vc foi recrutada pelo Lemann, a versão tupiniquim dos koch, que educa jovens com interesses. Tabata tróia.

    Responda
  15. JOSE CAMPOS

    O comentarista José Padilha Siqueira Neto em resposta ao meu comentário reflete bem a estupidez que habita a internet.

    Responda
  16. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Tem toda razão, Tabata, mas as esquerdas tem essa tradição não é de hoje e talvez por isso sempre tiveram muita dificuldade de chegar ao poder e nele se manter pois se fragmentam com facilidade. Mas, convenhamos, votar com o outro lado em matéria de grande relevância não ajuda.

    Responda
  17. Hercilio Silva

    A opinião da outra deputada não interessa pra quem é de esquerda, ela só quer audiência, aliás o ideal é zero citação pra deixar a mesma no seu núcleo fanático. Já as suas propostas geram debate, e debate não é ruim.

    Responda
  18. Renata Cromberg

    Excelente artigo, Tabata!. Direto ao ponto com uso muito apropriado de Freud.

    Responda
  19. Estevan Muñoz

    Gostei do seu artigo Tabata. Gastamos tanta energia nos autodestruindo pelo egocentrismo que nós, o campo progressista, não é capaz de articular uma resistência capaz de barrar o pesadelo civilizatório que o bolsonarismo representa hoje. É urgente uma mudança de postura para a construção de consensos viáveis para o nosso país hoje.

    Responda
  20. PEDRO DE ALBUQUERQUE NETO

    Excelente artigo. Você é uma das lideranças novas que pode aglutinar pessoas que querem construir caminhos para um Brasil mais democrático e justo. Pessoas dispostas a debater suas convicções sem medo de colocá-las em desafio em favor da dúvida. Não se constroem certezas sem lastro na dúvida.

    Responda
  21. eli moura

    uma coisa é o que parece ser outra coisa é o que se é. Vamos ver a posição da deputadinha com relação a reforma administrativa, o que vai ser cobrado do funcionalismo, como e quando desembargadores, juizes, procuradores, auditores, generais e coronéis vão ser trazidos a condição de servidores publicos? De que forma a nação vai controlar a eficiência dos serviços publicos? De que forma serão controlado os reajustes e progressões? Caramba faça algo que presta.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Se você quer debater e cobrar posicionamento, ok. Mas chamar de deputadinha desqualifica e torna o seu comentário absolutamente desastroso!

  22. JOSE CAMPOS

    Realmente os progressistas querem protagonismo, não querem colaborar. Essa mesma insistência no protagonismo elegeu Bolsonaro e, tudo indica, o reelegerá.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Colaborar com quem, ma.né?

  23. Wanessa Beheregaray

    Belo artigo! Penso que as diferenças precisam ser respeitadas e que há espaço para se posicionar de forma crítica sem ser ofensivo.

    Responda
  24. Galdino Formiga

    O leitor não é obrigado a concordar. Pode e deve divergir.

    Responda
    1. JOSE CAMPOS

      Com respeito. Sempre.

  25. Ricardo Marino

    Não sei se concordo, Tabata, porque não existe simetria na direita desse comportamento, é algo que enxergo, muito e há faz tempo, na esquerda. Se Jesus Cristo voltasse e virasse candidato da esquerda, seria cancelado por algum deslize comentando sobre direitos trans. A direita, por outro, votaria (e vota) em um abominável desde que este odeia as mesmas pessoas que os eleitores de direita odeiam. A esquerda faz competição de pureza ideológica, a direita quer ganhar a qualquer custo.

    Responda
    1. Ricardo Marino

      José Cardoso, talvez você tenha razão. A eleição de Bolsonaro, Trump, dos conservadores ingleses, de Modi na Índia, de Orban na Hungria, a popularidade de Le Pen na França, da alternativa para a Alemanha, o Brexit, o movimento cinco estrelas na Itália, todos devem ser casos únicos da direita votando em bloco em uma causa única enquanto a esquerda disputava quem fazia mais ciclovias e construia mais banheiros mistos.

    2. José Cardoso

      Bobagem. A direita é tão dividida quanto a esquerda (ou mais). A eleição do Bolsonaro foi um caso raro.

  26. Vinicius Lobosco

    Acho que logo vamos aprender a dar menos atenção para as reações raivosas.

    Responda
  27. Cleyton I S

    Me posiciono como progressista e de esquerda e, por assim me posicionar, tenho que dizer que o artigo é primoroso. Eu não tenho obrigação de satisfazer o ego de pessoas que eu jamais irei conhecer e admirar, mesmo que seja de esquerda. Falta hoje na esquerda, que é o campo político que eu aceito como posição, é que ela seja mais unida em coisas que realmente importam, pois política não serve para mudar pessoas, mas para melhorar a vida das pessoas. Espero que um dia a esquerda entenda isso.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Parece inacreditável mas a esquerda não consegue estabelecer uma pauta mínima consensual sem abrir mão da disputa pelo protagonismo.

  28. Amanda Lima da Rocha Pitta

    Se é vdd que vc se preocupa tanto com o povo, p q votou a favor da Reforma da Previdência? E, sim, há grande necessidade de enfantizar que atitudes como essa sua não refletem o campo da esquerda. Assuma seus atos e as consequências deles.

    Responda
    1. José Cardoso

      Nesse caso ela votou certo. Não posso dizer o mesmo no substitutivo que aliviou a regra para policiais e assemelhados. Se bem que nesse caso pouquíssimos votaram certo. Do PT por exemplo só dois.

    2. Amanda Lima da Rocha Pitta

      A reformas dos governos petistas era a msm que a última, a aprovada? Não. Não seja desonesto ou burro.

    3. JOSE CAMPOS

      A reforma da Previdência era necessária, mas não como passou. Só o pobre pagou a conta e a Deputada progressista se posicionou a favor dessa aberração.

    4. Vinicius Lobosco

      Melhor esse reforma que nenhuma reforma. Acho que vamos ter que fazer nova reforma em breve.

    5. jose fernandes de lima junior

      Reformar é uma coisa, agora aprovar o que foi proposto nessa reforma, que penalizou apenas quem realmente trabalha, deixando de fora e mantendo benefícios de militares, judiciário e alguns setores do serviço público, são coisas muito diferentes.

    6. jose fernandes de lima junior

      Reformar é uma coisa, agora aprovar o que foi proposto nessa reforma, que penalizou apenas quem realmente trabalha, deixando de fora e mantendo benefícios de militares, judiciário e alguns setores do serviço público, são coisas muito diferentes.

    7. Jorge Ary Lima Martins Lima Martins

      Tanto Lula quanto Dilma tentaram reformar a previdência, eles eram de direita?

  29. Michel Marques

    Não há pequenas diferenças, há, ao contrário, grande cinismo.

    Responda