Joel Pinheiro da Fonseca > Influencers stalinistas nas redes sociais são sintoma de uma sociedade doente Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Kkkkkkkkk. Esse monte de esquerdistas abilolados reclamando do artigo do Joel Pinheiro só mostra que ele acertou na veia. Eu que estava imerso no universo dos bolsominions esqueci que existem i diotas dos dois lados.
Mas tem coisa mais idi.o.ta do que o princÃpio bolsonarista jegue de que *se estão criticando é pq é bom*? Acho que tá faltando espelho
Já começou errando duplamente: o tal que vc não ousa chamar pelo nome (por temor?) primeiro não é “influencer” e sim professor de história e segundo, o tal tão temido não é stalinista e sim marxista-leninista. Antes de falar insensatez doente, vá se informar direitinho.
O texto esta parecendo nosso judiciário, escreve, escreve e não se aproveita nada
Réplica apressada e, em certa medida, infantil, à polêmica desencadeada pelo youtuber Jones Manoel. O menino é inteligente mas precisa amadurecer. Desse jeito passa vergonha, como já tinha passado na réplica ao Greg News. Quem sabe ele amadurece e consegue nos convencer de que existe um pensamento liberal autêntico no Brasil. Porque hoje, liberal brasileiro se equipara aos duendes e ao ET de Varginha. Tem gente que diz que existe, mas nós nunca os reconhecemos.
Texto horrÃvel que parte deconclusões equivocada que o autor assumiu como verdades. Vale antes, estudar sobre o efeito social de medidas como o teto de gastos, que sim, mata.
Pior ainda que os estalinistas são os liberaloides que defendem venda de órgãos.
Fica a sensação de que o autor não consegue identificar com clareza do que está falando - e confunde o leitor. Parece que falta alguma coisa que o autor não quer mostrar, é pouco generoso com o leitor. O autor está falando do poder de influência de stalinistas no debate público? Talvez eu não tenha me dado conta desse fenômeno. O que a crÃtica ao teto de gastos tem a ver com o stalinismo? Frases inconclusivas, simplificadoras. O stalinismo é mesmo um problema atual para os liberais? Curioso.
Eaà Joel, tu sabe cortar cana?
Nossa! Texto um tanto desonesto e sensacionalista. Usa revisionismo histórico para acusar terceiros de revisionismo e panfletismo?
Ótima coluna. Especialmente: "Afinal, o discurso paranoico que vê um complô comunista por trás do funcionamento normal da democracia sai fortalecido se existirem comunistas espalhafatosos dizendo absurdos nas redes." Estamos reféns da ignorância por todos os lados. E quando um lado piora, o outro lado piora mais. Vai tudo piorar muito antes de melhorar, como tantas vezes aconteceu na História. "Paz" é só um perÃodo curto entre guerras.
"E o Stalin, hein?" virou o novo "E o PT, hein?" Tudo pra tirar a discussão sobre as limitações e horrores do liberalismo.
"discutir prós e contras de diferentes polÃticas econômicas..." ...bonito isso!!! Vc parece um tucano. Com 80% da população de pobre a miserável, vamos discutir brioches. Pra um stalinista norte coreano seu, temos milhares de fake liberals and pretended right winglers A prontificar sobre liberdade de expressão e mamadeiras de ,p.i,r.o,k.a,s
Só stalinistas? Os trumpistas, bolsonaristas ... A sociedade está em coma com todos esses 'istas' patológicos ...
O artigo é coerente com a história de quem veio a esse mundo com a vida ganha: defender o dogma liberal a qualquer custo, garantindo grandes lucros aos rentistas e muita disputa para quem vive do próprio trabalho.
O neoliberalismo que você defende, não só por "ideologia", mas por ser obviamente muito bem remunerado, é responsável pelo mundo que se esfacela diante de nossos olhos. Criança comendo lixo, legiões de famintos e sedentos, que logo terão o "direito" de vender seus órgãos pra comprar água, enfim, a barbárie do capitalismo não recebe crÃticas contundentes. O sistema remunera bem os seus lacaios. Vocês temem grandes revolucionários. Temam! Eles destruiram sistemas cruéis. E a história caminha...
O problema é que os "grandes revolucionários" derrubaram sistemas cruéis e abriram caminho para a emergência de outros sistemas cruéis... São faces de uma mesma moeda: a luta desenfreada pelo poder e pelo controle da riqueza gerada pelo trabalho da "patuleia"... Bolsonaristas (na verdade, neointegralistas), petistas, "neoestalinistas", neoliberais, neonazistas, neopentecostais, anarcocapitalistas, racistas e negacionistas de diversos "matizes", et caterva, são farinhas de um mesmo saco...
Quando se resume o liberalismo ao conjunto de doutrinas, e não às práticas que as consolidaram, o escritor está manifestando uma percepção tão arbitrária quanto aqueles que defendem o stalinismo. Se você ignora a forma como o liberalismo lançou os pilares da escravidão e da servidão modernas (friso, moderna) o stalinista e o neoconservador têm todo direito de ignorar aspectos negativos de suas doutrinas. A honestidade tem que ter via dupla.
Liberal safado. Debata com os caras, falácia não é argumento teórico. Mas todos sabem que tu só vai passar vergonha.
Incrivelmente lamentável
A esquerda no Brasil que além de incompetente é corrupta irá detestar esse texto . Hahahahah
Exatamente. Nao existe diferença racional entre o terraplanista e o cara do twitter q diz q os Gulags sao marketing do ocidente p derrubar a russia socialista. Olavo e esse youtuber sao identicos. Os dois sao lunaticos e morrerao abraçados em ideologias escrotas.
wtf
Parabéns, Joel. Um dos piores textos do ano nessa Folha.
O jornalista lançou essa no ar como um flato.
Sério que há defensores do stalinismo de relevância na grande rede? Procurei agora no youtube e não consegui encontrar. Quem são esses stalinistas de renome? Canais de direita fascistoides com crÃticas anticomunistas apareceram vários. A única coisa que apareceu em uma rápida pesquisa foram crÃticas, resumos de ENEM e uma palestra o J. P. Netto. Falando sério. Creio que seja um enorme desserviço no combate ao extremismo de direita a criação de falsos problemas.
Ô debate raso! Um conselho ao articulista, direto do enclave da Universidade: um pouco mais de leitura e um pouco menos de arrogância te faria bem!
Estão debatendo exatamente o quê? Dizer q n defende o fascismo italiano é ser superficial, é n reconhecer os prós e contras, é n perceber q Mussolini foi popular por um perÃodo; é o q? Esse tipo de "debate" n faz muito sentido. Se o sujeito quiser pintar stalinismo, nazismo, ditadura militar, qq perÃodo com cores mais agradáveis, ele vai encontrar elementos para fazê-lo. História é cheia de contradições. Avaliam-se perÃodos com base em valores genéricos, n em profundezas.
Meu prenome é Wladimir, e apesar da grafia errônea ( W ao invés de V ) tá na cara que foi uma homenagem de meus pais a Lenin. Mas há um 'desconto - nasci em 1952, antes da morte de Stalin e do discurso de Khrushchov. Também nunca fui filiado ao PCdoB e nem ao PT, apesar de já ter votado num e no outro ... Mas liberlóide nunca !
Ora, Joel! Para que tanta preocupação? Fique tranquilo, em nome dos valores liberais também tudo pode! Desde que você seja cúmplice dos crimes internacionais dos EUA e da União Europeia. Agora, não esqueçamos que você fala de fantasmas do passado (Stalin), quando o discurso retórico e sempre hipotético (a democracia liberal é uma musa, nunca um regime de fato) do Instituto Mises e do Instituto Millenium é que garantiu Bolsonaro no poder, com o cheque em branco do Posto Ipiranga (consenso).
mais um bolsomito solto na rede ?
Perfeito Joel!!!
Que texto mais sem nexo! Tentei fazer uma conexão intelectual entre Stalin e Olavo de Carvalho, para melhor entender o texto, mas, mesmo com a minha capacidade máxima possÃvel de abstração, não deu! Nem num possÃvel universo paralelo. O articulista desceu ao nÃvel daqueles que dizem que nazismo é coisa das esquerdas.
Fui procurar tolamente no youtube esses influencers e não encontrei.
Joel, o Jones Manoel, negro, nordestino, marxista-leninista, e educador popular merece respeito. Muito fácil acusá-lo de stalinista, tal qual chamar você de um defensor de venda de orgãos. Fun fact: apenas um *realmente* fez uma defesa ( e depois um deplorável remendo para tentar se explicar). O pensamento marxista é válido sim e se você se incomodou com a menção à obra de Losurdo, por favor, fale do Caetano, ao invés do Jones. Isso fala muito mais sobre você, do que dele.
Ah, é isso?! Bem, se o incômodo é com o Jones Manoel, então a tentativa do articulista é a de usar a falácia ad-stalinem para atacar qualquer crÃtica à leitura liberal da história.
Sintomático que em tempos que se pretende tanto se discutir polÃtica os ditos extremos tenham ganho cada vez mais adeptos: diante de um e de outro o que realmente menos se tem é pensamento crÃtico e sobra proselitismo e falsificação intelectual. Que será do mundo com tantos manipuladores e cada vez menos pensadores!?
Joel, se liga! Nosso problema é a extrema direita que está no poder. E tudo isso é por conta do historiador pernambucano? E quem disse que ele defende o stalinismo? Que simplificação grosseira! Vc acaba sendo tão superficial e incorreto quanto os bolsominions.
Seu texto vai mais de linha de deteriorar a imagem da oponente do que de fato rebater as ideias. Alguns desses que vc cita, apresentam um bom arca bolso teórico.
A única coisa que interessa é varrer esses fascistas do poder.
Não concordo com os 'ismos' ( embora Augusto tenha sido um Imperador quase absoluto controlando justiça e senado,e moldado um império fabuloso,mas terÃamos que ter muita muita sorte). Mas ou se tem liberdade de expressão ou não. É bonito dizermos nossas opiniões ,cheias de bom senso, mas quando ouvimos outras, que nos choca,ficamos amuados.
Deixa eu ver se eu entendi: nós temos um presidente de extrema direita que flerta o tempo todo com o fascismo, com secretário da cultura imitando o Goebbels, aparelhando o Estado e atacando a imprensa livre e os órgãos de controle. Mas o Joel está preocupado com youtubers stalinistas?!? Quantas cadeiras no Senado eles possuem? Quantos prefeitos, governadores? Quantos ministérios? O paÃs indo ladeira abaixo e o Joel procurando stalinistas debaixo da cama!
Perfeito o comentário, o paÃs sendo destruÃdo por essa turba e o cara se preocupa com um Youtuber que só fala pra bolha dele. Quase ninguém mais liga pra esse tipo de coisa em pleno século 21, não existe relevância alguma no nosso dia a dia, já as polÃticas de estado adotadas pelo mandrião impacta a todos nós, e o que é mais sádico, com o "ok" de boa parte do empresariado e de uma certa parcela dos que se consideram "liberais".
Sim, entendi o mesmo. Agora, e apenas agora, estamos virando uma sociedade doente. Éramos saudáveis e não sabÃamos quando ameaçamos e chamamos de assassina uma menina de 10 anos que foi estuprada por 4 anos e quando os 300 de Bolsonaro marchavam com tochas e capuzes da Klan. Joelzinho continua passando pano para fascistas e criando cortinas de fumaça, acreditando que esquecemos o que ele fez e falou. Quem quer relembrar sua verdadeira Ãndole, reveja o Roda Viva de Manuela D'Ãvila.
la vem a prática da tentativa de criar simetrias novamente para justificar uma coisa.Não existe atividades mensurável destes caras, até porque o paÃs de origem é claramente governado por uma oligarquia de direita e o outro é uma ditadura de dinastia, ambos fortemente repressivos. Nem de longe é comparável com o ativismo fascista. Fica a indagação, qual o real objetivo deste tipo de narrativa?
Normal,num paÃs em que artistas e intelectuais setentões apoiam um cara como Boulos, a criançada tem o direito de radicalizar.
Concordo que Boulos é radical, mas perto de bolsonaro aà é brincadeira né? As toneladas de sandices que o PR faz e fala é sem precedentes.
Na medida em que a sociedade moderna se torna mais complexa e desafiadora para a sobrevivência, muitas pessoas sentem que estão ficando para trás. Essas pessoas que se sentem alienadas e desamparadas pela sociedade possuem maiores tendências de abraçar teorias de conspiração. É mais fácil para elas culpar algum fator externo pelo baixo desempenho social, politico e financeiro. A Teoria da Desordem da Conspiração (TDC) é considerado um desvio psÃquico na Psicologia e tem tratamento.
Perfeito, Joel.
Um texto escrito por quem não conhece (e aparentemente não fez questão de conhecer) o trabalho de quem está criticando. O resultado é essa série de erros. Colocar as instituições liberais como verdade universal e salvação do mundo da tirania é ideologia também, ou ideologia é só o que o autor não gosta? Ideologia nos olhos dos outros é refresco.
Quer dizer então que a ameaça da vez é o blog do Dimitri? Faz-me rir.
A criança se sente fraca diante do mundo dos adultos. Daà a popularidade dos superheróis. No caso dos jovens essa fraqueza tem a ver com a falta de dinheiro, quando ainda não trabalham. Ditadores poderosos do passado ou do presente fazem o papel dos superheróis, enquanto o cara não arranja um emprego.
Quem faz mais mal a população brasileira? Um YouTuber teen que acha cool gostar do Stalin ou a polÃtica liberal que no discurso é maravilhosa, porém na vida real é casada com o conservadorismo brasileiro, que olha pra todos os nossos problemas como sociedade e acha ótimo que o colonialismo ainda ecoe em nossa sociedade?
Enquanto isso, o liberalismo de almanaque dos colunistas brasileiros segue vivo, adorando posar como visão olÃmpica sobre o mundo. Mais forte do que qualquer youtuber stalinista (risos), Olavo ecoa ideias que sempre estiveram nos porões da caserna e na mente do conservadorismo brasileiro. Inclusive entre eleitores tucanos -- vide o derretimento do partido. Quem está fora da realidade é esse liberalismo torto brasileiro, que adora esconder as mãos sujas de sangue e os amigos do passado.
Esse rapaz cursou alguma faculdade??? Texto distorcido , sem nexo e com uma risÃvel tendência ao extremismo de direita... resumindo, um desserviço ....
Deve ter sido aluno de "filosofia" do Pondé.
Ah Joel e aquela história de defeder salário miserável a entregadores com na base lei da oferta e da procura? Confunde pessoa e coisa. Quem será que fica defendendo suas ideias liberais do sofá de bom financiamento paternal da infância a adolescência e a faculdade? Não existe competição entre desiguais...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Influencers stalinistas nas redes sociais são sintoma de uma sociedade doente Voltar
Comente este texto