Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. john de sá

    Nixon foi cana lha, fars ante, desone sto e geno cida. Ainda em vida foi alçado à condição de estadista.

    Responda
  2. MARCOS ANTONIO DE HOLANDA TAVARES

    Apoio de Bolsonaro à Lavajato foi uma farsa, como a Lavajato, no fundo, foi outra farsa. E você sabe, e melhor que nós leitores. O que temos, afinal?

    Responda
  3. neli faria

    bolsonaro por que Michele Bolsonaro recebeu R$ 89 mil de Fabricio Queiroz?

    Responda
  4. JOSIAS FERNANDES DE VILA

    Para começo de conversa: teremos que devolver 100 milhões de reais para Pedro Barusco. A devolução será feita em reais corrigidos ou em dólares mesmo?

    Responda
  5. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Basta de lava-jatos e gastos inúteis. Moro e o STE, já definiram no caso do ministro (de quê, mesmo?) Onix. Corrompeste, pediste desculpas, pagaste uma multinha?... Tá lavado.

    Responda
    1. JOSIAS FERNANDES DE VILA

      https://youtu.be/req-cQHV3F0

  6. PROF ROGERIO LUSTOSA BASTOS

    Errar é humano. Todos, às vezes, falhamos. Inclusive um juiz como Moro. Contudo, como seria diferente se o próprio Moro pudesse assumir q errou no julgamento de Lula. Mas o que vemos?Qdo Moro se desentende com a mídia (refiro-me ao Vaza Jato) o culpado é o jornalista que revelou os erros de Moro; qdo se desentende com Bolsonaro, tal responsabilidade não é dele, Moro, mas sempre do outro ou dos outros... Lamentável!

    Responda
  7. PROF ROGERIO LUSTOSA BASTOS

    Ricardo: além disso, caso vc esteja sendo sincero em prol do combate ao fator corrupção, o qual deve ser combatido por todos; foi totalmente improcedente Moro, depois de ter liderado um movimento para prender um ex-presidente e tirá-lo da eleição, depois aceita ser ministro do concorrente que ganhou o pleito pra presidente... Não acha?

    Responda
  8. PROF ROGERIO LUSTOSA BASTOS

    Ricardo: Como Moro e Dallagnol acabaram com a Lava Jato, pois não se pode combater o dito diabo, sendo satanás (extrapolaram suas funções e desrespeitaram nossa constituição para incriminar acusados), vide documentos da Vaza Jato...Enfim, a Lava-Jato, aqui, não realizou esse combate contra corrupção dentro do estado de direito. Lamentável!

    Responda
  9. Luiz Roberto Peres

    O fim da Vaza Jato é muito semelhante ao da Operação Mãos Limpas da italia. Ambas politizaram as investigações/julgamentos/condenações tomando partido politico quase sempre.

    Responda
  10. niemeyer franco

    A lava jato pediu a réquiem. Tivesse Moro e procuradores aberto o leque das investigações, não ter escolhido o PT - Lula - como o preferível, o final seria diferente, bem diferente. Réquiem para a lava jato parece pouco, muito pouco.

    Responda
  11. RICARDO ARANTES MARTINS

    Em que pese a Enormidade do que a lava jato conseguiu. temos ser apenas a ponta do iceberg. ela não deve ser extinta. Pelo contrário, novas operações tem de ser criadas. Ninguém, se falar a verdade, acreditaria, há 03 anos atrás que seriam presos O Presidente do Congresso, Senadores, Ministros, Governadores. Ningúem acreditaria na prisão de vários empresários, dentre eles, 03 dos 10 mais ricos. 150 condençaões em 2º grau. Precisa continuar, Criem-se outras.

    Responda
    1. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      Quebrou as maiores empreiteiras do Brasil, o que fechou milhares de empregos. Em outros países, os empresários culpados foram punidos, mas as empresas preservadas. Além disso, foram investigações seletivas e crivadas de ilegalidades. Como pode juiz e promotores trocarem informações, traçarem estratégias de acusação em conjunto? Isso é crime em qualquer país civilizado. Foram Deltan e Moro quem prepararam o requiem para a Lava Jato. E viva a Vaza Jato.

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Que bobagem Ricardo. Gastar dinheiro público sem necessidade. Como já definiu nosso ex-herói no caso do ministro - de quê, mesmo? - Onix, se pedir desculpa e pagar uma multinha, já esta perdoado.

  12. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    A operação comandada pelos procuradores e parte do judiciário escolheu um alvo, não tinham intenção de ampliar o leque a ponto de atingir os aliados, como a corrupção é sistêmica, a burguesia coloca os seus representantes usando o poder econômico, dentro e também fora da institucionalidade, o feitiço virou contra o feiticeiro, o resto, bem, o resto é conversa de quem não reconhece que a base da corrupção está na exploração da força de trabalho, que cria o valor, mas é expropriada do mesmo.

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      E para a tristeza dos brasileiro, vimos aqueles que sistematicamente falavam que combateriam a corrupção burguesa andar de braços dados com as Elites. um corrupto pode tem em qualquer partido. Mas toda a cúpula, sistematicamente, prova que era praxe do partido. foram presos 03 Presidentes, 02 tesoureiros e 01 secretário do PT, 1 líder do Governo no Senado (delcidio) 1 líder do governo na camara (paloci). Dezenas de bilhões desviados só na Petrobras.

  13. DAVILSON GON ALVES BRASILEIRO

    O crime compensa e venceu! Parabéns aos bozonazis e lulopetistas vcs conseguiram!

    Responda
    1. Flávio Guilherme

      Penso que a LJ mostrou algumas disfunções do discurso, tanto por parte da imprensa, quanto por parte do povo. Quando o interesse era esfacelar a esquerda (ancorada no lulopetismo), a operação era considerada acima de qualquer suspeita, mesmo com o envolvimento posterior de um atuante membro dela, que foi trazido à tona pelo Intercept. Agora, muita gente traz à tona as máculas da operação, quando é de claro interesse político que ela perca força.

  14. Jose Renato Monteiro

    Todo remédio, mesmo os mais eficientes, tem efeitos colaterais. A destruição da Lava Jato beneficia todos os corruptos e pode ajudar alguns poucos inocentes, muito poucos. O Brasil é cansativamente repetitivo.

    Responda
  15. PROF ROGERIO LUSTOSA BASTOS

    1) quem destroçou a Lava-Jato não foi The Intercept ou Bolsonaro, mas foi o próprio Moro e Dallagnol que precisam assumir erros, pois feriram nossa constituição; 2) sob país sério, Moro e Dallagnol já estariam sendo questionados pela própria justiça; 3) além disto, a corrupção deve ser combatida por todos nós, como uma política de Estado e não por ditos iluminados (essa dita república de Curitiba);4) Combate a ser feito dentro do Estado de direito, fato q a Lava-jato não fez...

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      Como assim não o fez? tem mais de 150 condenações em 2ª instância - grande parte são de réus confessos. até agora são 4 bilhôes devolvidos aos cofres públicos (7 em vias de). Alto Clero de políticos condenados de vários partidos e tendências. dezenas de empresários, dentre eles 03 dos 10 mais ricos. e não param, são governadores, há 3 semanas os bilionários donos da Avianca, o doleiro dos doleiros (que devolverá 1 bi mais delações)

  16. Ana Lucia Amaral

    Menciona o articulista os exageros da Lava Jato. Gostaria que indicasse um, por favor. Aquelas coisas do “Intercept” não valem, pois é pura distorção para tentar salvar Lula. Aguardo uma consistente.

    Responda
    1. Ana Lucia Amaral

      Continuo esperando manifestação de substância.

    2. Flávio Guilherme

      Vazamento de um delação sem provas a alguns dias da eleição não é suficiente? Um juiz condenar um possível candidato à presidência para assumir um ministério do candidato com potencial de vitória também não? Talvez uma sentença com copia e cola feita pela juiza que julgou o processo resultado da operação? E olha que nem citei o Intercept...

  17. VICTOR DE ALBUQUERQUE LIMA

    Texto comedido, talvez o medo tenha sido a medida para escrever de forma tão subjetiva ao de fatos mais do que objetivos diante das revelações que já foram trazidas a luz pela Vaza-Jato, pelos movimentos erráticos de Moro e Cia e por tudo que Bolsonaro sempre representou, se não tem coragem, melhor não falar sobre certos assuntos, pois são textos como este que só servem para trazer nebulosidade em situações que precisamos trazer a baila para passar esse país a limpo.

    Responda
  18. VICTOR DE ALBUQUERQUE LIMA

    Texto comedido, talvez o medo tenha sido a medida para escrever de forma tão subjetiva ao de fatos mais do que objetivos diante das revelações que já foram trazidas a luz pela Vaza-Jato, pelos movimentos erráticos de Moro e Cia e por tudo que Bolsonaro sempre representou, se não tem coragem, melhor não falar sobre certos assuntos, pois são textos como este que só servem para trazer nebulosidade em situações que precisamos trazer a baila para passar esse país a limpo.

    Responda
  19. RAYMOND KAPPAZ

    Leitores da Folha ansiosos pelo retorno da maior Organização Criminosa que tornou o Brasil refém por mais de 15 anos. Isso prova a índole da maioria do povo: corrupção correndo nas veias do brasileiro.O famoso "jeitinho brasileiro" nada mais é do que a porta de entrada da corrupção. Esta é a minha opinião. Há saída para o país? Sim, continua sendo o aeroporto mais próximo.

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      Saímos dessa organização criminosa. E caímos onde. Num clã com patentes evidencia de ligação com cri. me organizado? verbas de gabinete, rachadinhas. Temos Aras, Jair e centrão Juntos tentando destruir a lava jato? Nem um, nem outro, simples assim

  20. RICARDO ARANTES MARTINS

    O que temos que ter em mente é que A lava jato enfrenta as Elites. são quase 7 anos, Pela Primeira vez em Nossa História Prendendo as Elites. Está na fase 71. Para se ter ideia a fase que prendeu Lula foi a 24. As elites estão com medo porque ela não para de pegá-los. Da Elite Política presa, até agora temos. Presidente do Congresso, Senadores, Ministros, Governadores. Dezenas de empresários da Elite Economica (3 dos 10 mais ricos). Semana retrasada prenderam os bilionários donos da Avianca.

    Responda
  21. José Cardoso

    A lei depende de apoio político. Nas circunstâncias atuais de aproximação do Bolsonaro com o centrão é a oportunidade da esquerda apoiar a lava jato, não importa que ela tenha condenado alguns de seus líderes que receberam propina. É hora de parar de jogar pedras no passado e usar essas pedras para construir o futuro.

    Responda
  22. Antonio Carlos Orselli

    Pelos diálogos dos justiceiros de Curitiba captados pelo garoto de minha cidade (não me orgulho disso) e passados à Intercept, depreende-se claramente a sensação de impunidade e de transcendência que se julgavam possuidores. Assim, exacerbaram e chegaram a condenar sem provas, prender para obter as delações que queriam, juiz indicando testemunhas e condenando pelas alegações destas, etc. Fim, acabou!

    Responda
  23. RODRIGO NAFTAL

    Texto muito bem escrito e ponderado. Não se discute os inúmeros abusos cometidos pela Lava Jato, revelados pela Intercept. Por essa razão, eventuais nulidades parciais devem ser analisadas nos casos concretos. Será um grande mico, se todos os ganhos da operação forem anulados. O julgamento deve ser jurídico e não político.

    Responda
  24. Alberto Melis Bianconi

    Testando, para ver não é o meu nome o motivo da moderação.

    Responda
  25. Alberto Melis Bianconi

    Nixon nunca deixou de ser anticomunista. Bolsonaro apoiou a Lava-Jato porque ela atuava contra o PT, e o que Bolsonaro é de fato, e foi eleito por isso e não vai mudar, é ser antiesquerda e anti-PT. O establishment - cúpula do judiciário, cúpula da grande imprensa etc -- foi responsável pela onda anti-petista que levou ao golpe de 2016. Faltou combinar com o eleitor. *Se o PT é tudo isso que dizem elegeremos seu oposto...* e agora vocês ficam tentando reescrever o que aconteceu.

    Responda
  26. Jackson de Moura Ferro Silva

    Hélio , quantas bobagens escritas em um só artigo .

    Responda
    1. Maurício Serra

      A porta da rua é serventia da casa. Quando faltam argumentos, o gado parte para agressões contra o colunista.

  27. Jackson de Moura Ferro Silva

    Hélio , farsa são os teus comentários .

    Responda
  28. Paloma Fonseca

    Ontem li o discurso do Lula de Sete de Setembro, reproduzido nesta Folha. Um discurso de alto valor social, que sempre admirei no líder; no entanto, ele veio com as lorotas do golpe de 2016, de sua prisão ilegal e do monstrengo Bolsonaro. Quanto a Bolsonaro e Lava Jato, ele surfou na onda que se adequava perfeitamente 'a sua visão de "ameaça comunista", resquício do tempo da ditadura.

    Responda
  29. RICARDO ARANTES MARTINS

    São Muitas as forças contra a lava jato. Temos Aras, Jair e o Centrão (com dezenas de acusados e condenados). O PT tenta abrir uma CPMI. As Elites temerosas, pois a lava jato não acaba. são 07 anos pegando estas Elites. 03 semanas atrás prenderam os bilionários donos da Avianca e o doleiro dos doleiros (que devolverá 1 bi + delações). Eles se unirão contra a operação. Sabem se defender. Temos é que criar mais operações, pois em que pese 150 condenações em 2ª instância até agora, é só o inicio.

    Responda
  30. Herculano JR 70

    1Aprecio Marx: a historia dos Homens é a econômica. E se realiza pelos atos involuntários deles. Pessoas, nomes, são apenas circunstancias, os fatos obrigam. Color com a abertura, Fhc debelou a Corr. Monetária, Nixon abriu pra China, sob Pt as minorias radicais se emanciparam: o feminismo raivoso, o racismo como tese e o equivoco gay - ou a natureza se equivocou pois já coopta quase 25% do povo, e Bnaro, um sujeito de perfil mandão, defende teses liberais. Ñ são eles, são as circunstancias.

    Responda
  31. Herculano JR 70

    2O Lava Jato e uma das circunstancias. Democracia e rotação d poder, pq muito tpo nele exacerba sua corrupção natural, o q aconteceu qdo o Pt ficou por la, trocou o presidente, mas ñ as pessoas. Contra essa degradação surgiu o LJ, um tribunal de exceção imoral q teve q se servir quase de tortura, mas cujo efeito benéfico foi tirar o Pt do poder, ñ por ser pior, mas por estar la há muito. Ao final, o LJ foi mais encenação cara q produziu fatos históricos pouco produtivos. Cai de maduro

    Responda
  32. LEONARDO LORENA

    LJ acabou... infelizmente !! Assim q chegou nos figurões do MDB e nos tucanos, a LJ passou a ter inimigos poderosos (GM), e c/ apoio dos ressentidos idolos do molusco e de seu irmãos siamês, o Bozo, está fadada ao fim... viva Banania!

    Responda
    1. LEONARDO LORENA

      Orselli, eu não tenho corrupto de estimação... se o Messer provar o q falou, cadeia pro Januário!

    2. LEONARDO LORENA

      Vai ter impunidade.... parece q é isso q tds querem.... enterrar LJ, soltar os condenados (inclusive os de 2a instância), BR sendo Banania de novo

    3. Antonio Carlos Orselli

      Dario Messer, o doleiro dos doleiros, em sua delação premiada, da qual saiu para liberdade sem caneleira e com 50 milhões desbloqueados, de uma fortuna em imóveis cuja maioria está no Paraguai e não voltará, delatou mensalão de 50 USK ao procurador Januário Paludo. Leonardo Lorena, você sabe o que foi feito com essa deduragem? Teve o mesmo fim daquelas contra os tucanos e emedebistas como você diz?

  33. jose eduardo serrao

    A lava jato acabou em 2018 quando atingiu seu objetivo de golpe contra o voto de 2014 para colocar a direita no poder, mas como saiu do controle, colocaram a extrema direita. Como demorou o enterro, está fedendo.

    Responda
    1. Maurício Serra

      Perfeito!

  34. Marcos de Toledo Benassi

    A devolução da grana não é má ideia, Hélio. Parece-me decorrência natural do conjunto da Bozobra, e não consequência específica do desmonte da operação justiceira. Refletiria, de modo explícito, a forma como esse construto "ideal" está sendo tratado nesse momento histórico: justiça é a consecução daquilo que nos parece justo; verdade é aquilo que assim nos parece ser; saudável é o que nos favorece o crescimento; ideologia é qualquer coisa que não seja nossa visão de mundo. Tá tudo nos coliformes

    Responda
    1. Ayer Campos

      O sr. Toledo, que me faz lembrar outro atilado ativista deste foro de lamúrias e provocações, atingiu um quê de ironia sardônica que não consigo compreender de todo - embora a referência aos coliformes me dê alguma pista... Vou esperar pra unir os fios da meada.

  35. Associação Associação

    Há jornalistas q amam defender o indefensável apenas pra referendar sua visão anacrônica de justiça. Q se dane os meios, importante e destruir o ordenamento juriduco

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Espero que haja algum advogado público que venha contestar o uso do nome de sua associação nos fóruns da Folha. Esse comentário é um manifesto de posição?

  36. Alberto A Neto

    2020. BOLSONARISTÃO. 'Conselho MEU: Eu SONEGO TUDO que é possível'. Este é o DNA do Messias. A 'Reforma do Estado' é a Lava Jato terminal. Vem de longe! 1999. Procuradores descobrem na Havan “uma formidável máquina de sonegar tributos”. Ao cabo do processo por sonegação, Hang é autuado em 117 milhões. Parcela a dívida no REFIS em cem anos.2000. Outra investigação apura que Hang sonega 10,5 milhões de contribuições à Previdência Social. Tudo acabou arquivado na rubrica da 'PRESCRIÇÃO'!

    Responda
  37. JONES DARI GOETTERT

    Só há farsa com farsantes. Mídia "farsa", justiça "farsa", operação "farsa"....

    Responda