Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria Ines Polotto

    Tem gente sem espírito humorístico !

    Responda
  2. JOAO MARQUETTI NETO

    Primeiro, as apresentações: a) não sou de esquerda nem direita: seria como ouvir música só com graves ou só com agudos. Tolo. b) sou profissional de saúde, e entendo bem como funcionam as públicações científicas. Portanto, pergunto: Baseado em qual verdade científica, em quais estudos, teses ou dissertações a senhora afirma que Cuba tem um sistema de saúde "referência mundial" ?

    Responda
    1. Ana Ferraz

      Querido, basta ler um pouquinho publicações científicas na área da saúde realmente sérias! E também as da OMS. Acho que você deve ter fechado o seu leque de publicações.

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Cuba pode ter a primeira vacina contra o coronavírus desenvolvida na América Latina. Já começaram os testes em 700 pessoas. E se chamará Soberana01. Enquanto aqui no Brasil, uma das maiores economias do mundo, somos apenas cobaias.

    3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Procurar verdade científica para afirmar que Cuba tem um sistema de saúde referência mundial? Que to.lí.ce! Vários órgão internacionais dizem que sim, Cuba é referência mundial em sistema de saúde. Por exemplo, na cura do vitiligo. Mas são opiniões. Nada a ver com verdades científicas.

    4. José Lemos da Silva Filho

      João Marquetii, organização social de uma população não é juntar violinos. Não existe meio termo em política. Ou se é pela organização social justa com oportunidades iguais para todos ou se é defensor do liberalismo e da aceitação de espertos e fortes subjugando os ingênuos e os fracos. Não gosto da vida dura em Cuba, mas detesto o luxo americano que produz miseráveis mundo afora.

    5. edilson borges

      O atendimento básico, saúde primária. índice de mortalidade infantil, erradicação de doenças como a sífilis, num país muito mais pobre e com dificuldades adicionais decorrentes do embargo. é ditadura, mas a saúde é bem gerida.

  3. Marcos de Toledo Benassi

    Dona Manuela, to com o Ayer, aqui embaixo, e não abro. Mas acho que o médico poderia dizer aquilo que, hoje mesmo, eu já disse num comentário desta Folha: nossas possibilidades farmacológicas são o LSD, o cianureto ou a venlafaxina - combinados, cada um deles, com algum vermífugo potente. Fora disso, se houver salvação, só com o Milagre: apelido do moleque que fazia uma santa chorar, em texto humorístico do qual não me lembro do autor.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Muito promissor o cloridrato de venlafaxina, que uso combinado com terapia. No caso, cheia de louça.

  4. Ayer Campos

    Tudo bem Manuela, mas continuo a ler assiduamente José Simão e Renato Terra: desopila e retempera. As contundentes (e imperdíveis) análises de Jânio, Celso e Hubner - estas, sim, são 'sad and brazilian', infelizmente.

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Cara, o Renato Terra foi uma descoberta recente pra mim, e que descoberta...! E tem uns bocós - que se dão o trabalho de comentários broxativos - que não riem do humorismo fantástico (como categoria, não só como adjetivo) que ele produz. Esses são os brazucas do meme, credo...