Opinião > O beijo da morte Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Flávio Rodrigues Fonseca

    Mais uma vez a Folha se acovarda diante dos fatos e não tem coragem de admitir que a Lava-Jato só tinha como único o PT e em especial Lula. Os outros atingidos foram danos colaterais e figurantes sem importância na política. Os figurões estão todos aí, leves, livres e soltos. Protegidos, quando não pela própria Lava-Jato, pelos STJ's e STF da vida. A Folha ainda não faz sua mea culpa na participação ativa nesse processo, sombrio e vergonhoso. E quer reclamar quando é escrachada por Bolsonaro.

    Responda
  2. Gil Carlos Dias

    Eu e mais alguns bons milhões de brasileiros sabíamos que as ações da Lava Jato - tanto por parte da Polícia Federal quanto pelos lados do MPF e Moro -, além de seletivas, eram repletas de artificialismos escrachados. Folha, Veja, Estadão, Globo, SBT, Record, Band etc as apoiaram vergonhosamente. Aí veio a Vaza Jato do The Intercept Brasil e os dedurou. Seria o caso de, agora, fazerem mea-culpa e admitirem que chafurdaram na lama. Mas...

    Responda
  3. Gil Carlos Dias

    Mais engraçado é a direção da Folha vir cobrar correção em postura de errantes cujos desmandos foram endossados pela linha editorial do próprio veículo ao longo de todo o período de abusos da Lava Jato. O prestígio de Moro e Dallagnol, a ascensão de Bolsonaro e Aras e reino do fascismo têm a mesma origem. Mais Folha, Estadão e Globo dão mais uma demonstração de que, na hora de assumir erros e responsabilidades, transvestem-se de Pilatos. "Lavam as mãos" porcamente.

    Responda
  4. RICARDO ARANTES MARTINS

    Realmente fui ofensivo. peço minhas sinceras escusas.

    Responda
  5. Luiz Roberto Peres

    O fim da Vaza Jato é idêntico ao da Operação Mãos Limpas da italia. Ambas politizaram os processos tomando partido e lado nos julgamentos.

    Responda
  6. RICARDO ARANTES MARTINS

    O maior erro da lava jato foi perseguir as elites políticas do Brasil. Vimos recentemente Calheiros e Katia Abreu propondo medidas contra ela. Aras, o Jair e o Centrão (cheio de condenados e investigados ) a atacando. O PT tentando abrir uma CPMI. São 150 condenados em 2ª instância até agora e muitos do Alto Clero. Estas Elites Polítcas se Unem. Sabem se defender. O que mais pesa, é que a lava jato só faz progredir nos últimos 07 anos. está na fase 71 (a que prendeu lula foi a 24). Causa terror.

    Responda
    1. Maurício Serra

      Caro Ricardo, gado é quem não sabe argumentar de forma racional e equilibrada. É quem agride os outros com pisões, cabeçadas e chifradas. Muuuuu.

    2. Domingas de Fátima Marques

      Reproduzo comentário do GRUPO DE CIDADANIA DEMOCRACIA ESCLARECIDA. A Folha, ao mencionar e repercutir as patéticas e partidárias reportagens da Intercept, tentou dissimular na Imprensa as escandalosas provas de corrupção contra Lula, PT e muitos outros. Os supostos excessos da Lava Jato são incomparáveis em relação aos excessos delinquentes praticados por inúmeros personagens, incluindo Gilmar Mendes, o maior recebedor de vantagens indevidas da história do STF.

    3. RICARDO ARANTES MARTINS

      Gado esquerdista é igual ao Jairista. sempre dispostos a reproduzir tudo que seu líderes e mitos vociferam. A lava jato esta ai há anos. O Lula foi preso há três anos atrás e a lava jato continua prendendo outros band, idos de várias tendencias. Presidente do Congresso, Senadores, Governadores... vários empresários (3 dos 10 mais ricos). semana retrasada os bilionários donos da Avianca e o doleiro dos doleiros. Agora Jair, Aras e centrão (com dezenas de condenados/investigados) atacam a operação

    4. Maurício Serra

      Três fatores levaram ao desmoronamento da LJ: 1) o objetivo final, político, que era a prisão de Lula já foi alcançado; 2) O Moro virou Super-Ministro da extrema direita, favorecida pela prisão do Lula, e 3) O intercept mostrou o quanto era podre o funcionamento interno da LJ - o famoso lawfare, perseguição política por não concordar com a ideologia progressista da centro-esquerda. A LJ era movida por ódio ao pt, até mesmo contra o neto do Lula.

  7. Maurício Serra

    A Lava Jato foi a primeira vez em que claramente a PF, o MPF e a Justiça foram utilizadas de forma política. Os três fizeram o papel da oposição e de perseguição a um governo de esquerda. Mas, uma vez utilizadas politicamente, a porteira foi escancarada. Todos os políticos agora lutam pelo controle dessa máquina. O aparelhamento da PF, do MPF e da Justiça é inevitável.

    Responda
    1. Maurício Serra

      Vide o recente aparelhamento da PF pelo Bozo para proteger sua família e perseguir e derrubar governadores e prefeitos que são desafetos políticos. A coisa está só começando.

  8. Maurício Serra

    O maior erro da Lava Jato (e da imprensa cúmplice) foi deixar claro aos políticos o poder da perseguição política (lawfare). Agora que todos sabem o poder da PF, do MPF e do judiciário todos os políticos querem aparelhar as instituições, como uma prevenção à uma possível perseguição. Não é à toa que a palavra de ordem agora é acabar com a estabilidade dos servidores públicos. Tudo será aparelhado, quem mover um dedo contra o político da vez será colocado na rua!

    Responda
  9. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    Não se pode conceber ou entender que o atual Procurador da República _ RES PUBLICAE(coisa do povo) _ sempre se apresente em palavras e gestos como Procurador do Presidente da República . Não se pode confundir o Público com o Privado.

    Responda
  10. Cloves Oliveira

    Boas intenções não são substitutos para as leis da física, da economia, da escassez ou da aritmética. A melhor maneira de fracassar é estabelecer metas irrealistas que se chocam contra as leis naturais do Universo e a realidade. A Lava Jato não falhou, apenas atingiu aquele ponto crítico onde o controle já não é mais possível. Em vez de focar no que deu errado nessa empreitada, melhor valorizar os seus méritos e o que foi aprendido do processo. Mais importante ainda é não perder a fé.

    Responda
  11. RICARDO ARANTES MARTINS

    Quem pariu o rato foi o ódio. O ódio elegeu os Coisos. O ódio popular ao ver dezenas de bilhões de reais desviados só na Petrobras. O ódio de ver toda a cúpula do partido que recém saiu do poder ser Sucessivamente presa. São 03 Presidentes, 02 tesoureiros e 01 secretário do PT, 01 líder do governo no Senado (delcidio) e 1 líder do governo na camara (paloci), agora querem colocar a culpa da eleição dos coisos nos outros? Façam-me o favor.

    Responda
    1. Maurício Serra

      Ricardo, a corrupção sempre existiu. O que incomodava mesmo era um governo de esquerda, não a corrupção. A lava jato foi utilizada para atiçar o ódio no povo, como vc mesmo afirma. O objetivo era um golpe na Dilma e a prisão do Lula. Conseguiram. Vc mesmo afirma que o ódio elegeu o coiso; a culpa, logicamente, é de quem utilizou a LJ para fins políticos, não dos que foram golpeados por ela. Toma que o filho é teu!

    2. RICARDO ARANTES MARTINS

      é impressionante. nada justifica a escolha de um mili. ciano e nem de band. idos que desviaram dezenas de bilhões só na Petrobras. que tiveram toda sua cúpula presa. corrupto tem em todo lugar, mas toda a cúpula, sucessivamente, prova que era a regra do partido. Nem um nem outro. Simples assim. A quando o Lula foi reeleito perguntaram-lhe a respeito do mensalão, e respondeu - "o povo me absolveu". Isto não pode se repetir. Chega de impunidade. Chega de viver em negação.

    3. Fernando Minto

      Ok Ricardo; nada justifica a escolha de um miliciano. Talvez o Capitão Adriano tivesse sido melhor.

  12. Ana Lucia Amaral

    Só vale atacar a Lava Jato quando é para salvar o Lula? Para salvar Lula, terão que salvar todos. É o “estancar a sangria “ de Romero Jucá. Três ministros do STF podem salvar Lula, PSDB e agora Bolsonaro. Equidade!

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      Houve traição do homem de confiança dos governos petistas? ladrão que rouba ladrão...

    2. Maurício Serra

      Sim, Ricardo, aquele mesmo Romero Jucá que se aliou ao dem e ao psdb para trair a Dilma. Daquele mesmo pmdb que hoje negocia com o Bozo.

    3. RICARDO ARANTES MARTINS

      Romero Jucá? ai tem coisa. É o Romero Jucá aliado do então Presidente Lula? O Romero Jucá que foi Líder do Governo no Senado do Presidente Lula? O Romero Jucá que foi líder do Governo no Senado da então Presidente Dilma? (antes do Delcídio, este último líder da Dilma foi condenado e preso). O Romero Jucá que foi o Homem de confiança dos Presidentes Petistas? Da para acreditar que ele deve, então.

  13. Saulo Camargo

    A quem o jornal quer enganar?A FSP faz parte do com "o STF e tudo",deu guarida a matérias pseudo jornalísticas,baseadas em mensagens obtidas de forma criminosa,usa e abusa de elocubrações maliciosas,como relacionar a operação lava jato a anti política, quem lançou essa ideia foi o próprio Lula.O jornal,na sua linha editorial e na maioria de seus articulistas,é ator fundamental das articulações para a desmoralização de um combate efetivo da corrupção.

    Responda
  14. marcelo tetsuo maeda

    Os procuradores de Curitiba cometeram excesso quanto a condução da investigação?: Pode ser! Mas todos sabem como é dificil descobrir maracutaias de pessoas encobertas pelo poder. A proteção que estas pessoas tem, conseguem desconstituir ratros pelo meios legais. Portanto, foi justificável a conduta dos procuradores. Sem os meandros a corrupção estaria a todo o vapor.

    Responda
  15. Hercilio Silva

    A lava jato pariu o rato, fez campanha, apoiou mesmo após quem tem temia ter sofrido impeachment., e participou do governo. Já está sob controle do executivo, optou por isso, ou achava que discurso defendendo ditadura era menos assustador?

    Responda
  16. RICARDO ARANTES MARTINS

    São Muitas as forças contra a lava jato. Temos Aras, Jair e o Centrão (com dezenas de acusados e condenados). O PT tenta abrir uma CPMI. As Elites temerosas, pois a lava jato não acaba. são 07 anos pegando estas Elites. Esta na fase 71. para se ter ideia a fase que culminou na prisão de Lula foi a 24. 03 semanas atrás prenderam os bilionários donos da Avianca e o doleiro dos doleiros (que devolverá 1 bi + delações). Eles se unirão contra a operação. Sabem se defender.

    Responda
    1. Domingas de Fátima Marques

      Incluindo as criminosas sabotagens do maior recebedor de vantagens indevidas da história do STF -- Gilmar Mendes

    2. Domingas de Fátima Marques

      Incluindo as criminosas sabotagens do maior recebedor de vantagens indevidas da história do STF -- Gilmar Mendes

  17. Herculano JR 70

    O poder pune ñ se pune. O sonho d Montesquieu q so o poder controla o poder é pesadelo. E os poderes ha muito estão mancomunados contra o povo. Alguns desavisados ñ perceberam a trama e montaram o LJ, q ao final deu em nada. Mas, a questão do tamanho do poder e estado atras de tudo permanece: ele, gde e forte na sociedade leva a barbarie. A sociedade civil em busca de liberdade pode limitar o estado. E suponho sera contra o direito adquirido e as tais instituições democraticas de poder

    Responda
  18. eli moura

    O próprio filho político que ela pariu está fechando a operação. No típico estilo nazista, trocou vantagens por delações políticas. A corrupção é endêmica no Brasil desde que a imperatriz Leopoldina assinou a carta de independência, lá se foram milhares de libras para a metrópole. Ó sistema de controle estatal tem que funcionar. O combate a corrupção é permanente, mas jamais deve ter conotação política, pois é um trabalho de estado. Moro,e seus comandados, PF procuradoria e TR4 erraram feio.

    Responda
  19. Domingas de Fátima Marques

    Novamente a Folha censura um comentário que não continha nenhum termo impróprio. Vergonhoso.

    Responda
  20. Domingas de Fátima Marques

    Reproduzo comentário do GRUPO DE CIDADANIA DEMOCRACIA ESCLARECIDA. A Folha, ao mencionar e repercutir as patéticas e partidárias reportagens da Intercept, tentou dissimular na Imprensa as escandalosas provas de corrupção contra Lula, PT e muitos outros. Os supostos excessos da Lava Jato são incomparáveis em relação aos excessos delinquentes praticados por inúmeros personagens, incluindo Gilmar Mendes, o maior recebedor de vantagens indevidas da história do STF.

    Responda
    1. Maurício Serra

      Entendi. Vc queria a censura contra a imprensa no caso Intercept - que ficou provado que o material era todo verdadeiro. Interesse público. Não me admira que seja um fervoroso apoiador de Bozo e Moro. Seu cérebro deve ter dado tilt quando os dois brigaram, não?

  21. Robson José de Queiroz

    Excessos? Só houve excessos na roubalheira, que excedeu em tudo o que se possa imaginar. O fim da LAVA JATO é o desejo de todo político pilantra, é pilantragem não tem partido. Rachadeiros e Mensaleiros estão todos no mesmo barco.

    Responda
    1. marcos roberto sa dos santos

      Não se combate crimes cometendo MAIS crimes, viciando processo e obstruindo os , não se combate crime sendo parcial , não se combate crime acolunhando se com o presidente do processo para assim inviabilizar ou ser cear o direito constitucional e sagrado de ampla defesa e do contraditório, com se combate o crime quando se busca Serrem os Alto intitulados paladinos da Justiça... mesmo porque o Ministério público federal e um Ente que NÃO pertence a Justiça!!!!!

  22. Igor Cornelsen

    A Lava Jato acabou quando Bolsonaro escolheu Augusto Aras fora da lista tríplice para a felicidade de todos os partidos políticos envolvidos em falcatruas. Como na Italia, a corrupção política venceu a república, e o Brasil vai voltar a ser a republiqueta bananeira que foi antes da operação Lava Jato.

    Responda
  23. jose eduardo serrao

    A lava jato acabou em 2018 quando cumpriu a função de colocar a extrema direita no poder. Agora é só enterrar e como demorou o segundo está fedendo.

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Concordo, vivemos hoje o horror de um governo autoritário, tosco, envolvido com milicianos, devastador social e ambiental, com o suporte dado por esta farsa chamada lava jato!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.