Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mariana da Costa Conde

    Elio cutuca a notoria arrogância d FHC/Psdb ; a desculpa d uso d maquina é oportunismo nativo (como mais/menos anos d mandato) e enfraquece amadurecimento democrático ; o caminho é encarar crime de responsabilidade literal mente e não uma questão ‘politica’ – se cometeu crimes tipificados q seja imediatamente denunciado e julgado; evi ta arroubos autocráticos conchavos compadrios e também co-responsabiliza o parlamento

    Responda
  2. JP Sartre

    "...um padrão de moralidade pessoal..." Que moralidade foi essa? Do "falso" filho que teve fora do casamento e que "matou" de desgosto Dona Ruth? Da nomeação do "Engavetador-Geral da República"? Da compra da reeleição a peso de ouro? Ou a aventura cambial que quebrou o Brasil para ele poder se reeleger? Qual dessas moralidades tem o padrão Globo? Fala sério!

    Responda
  3. Lucas Cansado

    Grande texto!

    Responda
  4. Juan Vera

    Erros que repercutem até hoje. Sarney indicou que 5 anos era a quantidade de anos necessária e suficientes.O imediatismo de ver a Sarney fora não levou a uma analises republicana da proposta, e outro erro quiza pior que esse foi chamar de "casuísmo" a proposta dos ditadores de voto vinculado ao partido. Eles queriam maioria da Arena a época, mas a época passou, e isto teria evitado as dobradinhas absurdas vistas tipo Lula/Maluf, e reduzido os aventureiros despolitizados e os partidos de aluguel.

    Responda
  5. Rogério de Mendonça Lima

    Mestre Hélio, muito bom ter suas opiniões sobre a história recente do país. Jornalismo sério independente e imparcial. Verdades sem nenhum ranço+ideológico. P.S. Deve causar inveja+ruim-na&redação da FSP. Liga não. Destaco do artigo: *Mais que........foi um criiime contra o país*. Parabéns.

    Responda
  6. Alexandre Arantes

    O implacável e respeitável jornalista Élio Gaspari está correto em apontar uma das falhas graves de FHC, mas não deixa de reconhecer algo caro ao nosso pais que foi relegado a uma miséria intelectual incomensurável. "...A ele se deve um novo tempo na economia, um padrão de moralidade pessoal e uma tolerância que hoje fazem falta...".

    Responda
    1. Alvaro Neder

      FHC foi um entreguista, privatizou destruindo patrimônio público que havia custado muito sacrifício ao povo brasileiro construir, destruiu a economia, desempregou milhões, provocou fome e miséria em massa, a ponto de surgir uma iniciativa da sociedade civil para o combate à fome que o governo não teve capacidade de fazer (Betinho). Deixou o país à beira de uma revolução, o que levou a elite a permitir a ascensão de Lula à presidência como única forma de evitá-la. Nada que fez FHC deixou saudades

    2. José Antônio

      ´´...novo tempo na economia...``Deve ser por isso que ele chamou o FMI para vir ao Brasil. Seria para sanar bancarrotas financeiras?

    3. Rogério de Mendonça Lima

      Se possível: Faço minhas vossas palavras.

  7. Luís Eduardo Brotero Battendieri

    Ser educado, competente e ter postura e auto confiança não é pavonismo.

    Responda
  8. Edson Rodrigues

    Vendeu o país a preço de banana . Instituiu a privataria favorecendo oligarquias. Comprou sua reeleição. Submeteu_ se como capacho à elite por isso é blindado até hoje.

    Responda
    1. Edson Rodrigues

      Desfalque mesmo.

    2. Luís Eduardo Brotero Battendieri

      Recalque !!

  9. Wagner Santos

    Quando os demais aspirantes a ditadores da América latina fizeram isso, chamaram de golpe de estado. Para FHC, chamaram de clamor popular, o que foi uma evidente quebra do estado de direito. Lembrando que ele puxou a fila desse casuísmo!

    Responda
  10. JOSE CAMPOS

    O jornalismo é muito complacente com o FHC. É mais exibido do que um pavão no cio. A inveja desse rancoroso levou ao impeachment da Dilma e a ascensão do Bozo e, em consequência, o comprometimento da democracia.

    Responda
    1. Horacio Cerzosimo

      Triste Brasil, entre os governantes ridículos e caricatos que tivemos ultimamente e ainda nos dias atuais, vemos o último que realmente esteva a altura do cargo, que o ocupou com dignidade, alto nível e conduta pessoal impecável ser considerado um exibicionista. É... parece que o nosso destino é ser governado pelos medíocres.

  11. Igor Cornelsen

    Presidencialismo não funciona, nem nos EUA, vejam só as barbaridades que o Trump faz para se reeleger. Depois de Jânio, Jango, Collor, Lula, Dilma e do Jair, deveríamos copiar o sistema eleitoral das nações mais estáveis politicamente, que produzem bons chefes de governo, por exemplo a Alemanha. Parlamentarismo, voto distrital misto, cláusula de barreira para partidos pequenos. Teíamos uma democracia estável com finanças em ordem e sem populismos.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Sou parlamentarista convicto, mas já desanimei. O brasileiro não acredita no efeito gradual das instituições sobre os eleitos e procura algum efeito milagroso que faça surgir uma nova elite do nada. Sempre acredita que a única solução possivel é tirar "essa gente" do poder. Mas a outra gente se conduz do mesmo modo que a antiga.

    2. Igor Cornelsen

      Esqueci do Sarney!!! São tantos os desastres! Este é dos piores!

    3. Melchisedc Felix

      E o FHC? E o Sarney? Çei...

    4. Pedro Mendes

      Concordo inteiramente com você Igor, mas acho que nas repúblicas de bananeiras sul-americanas, isto é muito difícil. Vai demorar muito para o Brasil tomar um rumo. Veja o nível dos governantes que temos.

    5. Horacio Cerzosimo

      Concordo totalmente.

  12. Galdino Formiga

    Arrependimento tardio e interesseiro no quadro político futuro.

    Responda
  13. Chang Up Jung

    Sou bastante novo em relação ao colunista, velho e respeitado jornalista, mas me lembro muito bem dos escândalos ocorridos no governo FHC. Ele só foi eleito e reeleito por causa da propaganda sobre o Plano Real. Mas o próprio Plano Real não tem mérito nenhum a não ser pela divulgação de que ele seria adotado daí a algumas semanas, fator que levou o comércio e indústria a fazer ajustes nos preços, diferentemente dos planos sorrateiros anteriores. Mas o FHC gerou a crise energética, privataria e..

    Responda
  14. Maurilio Oliveira

    O problema não é a reeleição em si. Nosso problema é a não limitação das vezes em que os titulares do Executivo podem utilizá-la. Nesse caso a prática norteamericana é exemplar. O Presidente só pode se reeleger 1 vez. Não só isso; após o segundo mandato retira-se oficialmente da vida política do país. Não é mais candidato a senador, ou deputado, ou governador. Não fica após 2 mandatos rugindo das profundezas que ainda voltará. A meu ver essa foi a falha. FHC queria se perpetuar no poder.

    Responda
  15. Carlos Bartels

    E porque os machos do congresso não acabam com a reeleição?

    Responda
  16. Hernandez Piras Batista

    E, por fim, o Tenente Precocemente Reformado chegou ao poder prometendo "nova politica" e dizendo não ter o menor interesse em reeleição. Hoje, está de braços dados com o Centrão e já faz campanha pela reeleição desde o primeiro semestre na Presidência, um recordo absoluto na história republicana.

    Responda
  17. Hernandez Piras Batista

    Continuando na mesma lógica, o PT chegou ao poder propondo a tal de "democracia popular", que nunca havia explicado direito o que viria a ser, embora falasse o tempo todo em participação popular e democracia direta. E o que entregou foi um Presidente que indicou sua sucessora num autêntico "dedazo" no estilo mexicano-caudilhesco do PRI. Indicação que se mostrou das mais infelizes, aliás.

    Responda
    1. Alvaro Neder

      Ignora a instituição de Conselhos Populares em todos os níveis pelo PT. Preconceituoso, classista, sem substância.

  18. Hernandez Piras Batista

    Antes de tudo, devemos julgar os partidos pelo que eles prometem. O PSDB chegou ao poder propondo reforma política com parlamentarismo e voto distrital. E o que entregou? Nem o mínimo esforço pela reforma política, exceto aquela que interessava ao governante de ocasião e que fortalecia o presidencialismo imperial no que este tem de mais personalista e clientelista.

    Responda
  19. NACIB HETTI

    Errando FHC acertou. Sem a sua releição o reinado criminosa do PT poderia ser maior.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Se eu bem sei fazer contas, se não houvesse reeleição, Lula e Dilma não teriam um segundo mandato, não é mesmo? A lógica do antipetismo fanático é difícil de assimilar.

    2. vangelis r

      Sem a reeleição para FHC, não haveria também para o PT. O erro foi do PSDB, entende?

  20. Wil Prado

    Elio Gaspari sempre brilhante. Concordo que FHC botou a economia nos trilhos. Mas não podemos esquecer as privatizações alopradas, sobretudo a da Valle, que dava lucro, e, sem o controle do governo, a ganância levou ao desastre de Mariana e Brumadinho. A instituição da reeleição (que custou caro ao governo: dizem que por volta de duzentos, duzentos e cinquenta mil para cada deputado) foi sem dúvida o seu pior legado.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      A fiscalização das barragens continuou sendo obrigação das autoridades..

  21. JOÃ O MUCCI

    A grande maioria dos políticos brasileiros possuem é boxta na cabeça, é este detalhe que os diferenciam dos outros seres humanos.

    Responda
  22. Horacio Cerzosimo

    "Fernando Henrique Cardoso governou o país por oito anos. A ele se deve um novo tempo na economia, um padrão de moralidade pessoal e uma tolerância que hoje fazem falta. Seu ruinoso legado político foi a instituição do princípio da reeleição". Este é o ponto forte deste artigo, a parte mais importante. Quanto à reeleição podemos dar-lhe um desconto: ninguém imaginava os trastes que o sucederia. Lula/Dilma/Bolsonaro.

    Responda
    1. Luiz Santos

      Ponto forte é só o que interessa ao "Cer".

    2. DERLAN TROMBETTA

      Padrão de moralidade é: comprar os parlamentares os para aprovar a reeleição? entregar empresas públicas por valores aviltantes? manter a moeda valorizada artificialmente? endividar o Brasil buscando recursos no FMI? manter o salário mínimo nos valores mais baixos da história? sucatear os serviços públicos? matar a indústria nacional?

  23. henrique campos

    Elio, concordo que foi um erro de FHC. Agora, seja honesto consigo mesmo, você acha que o Lula não criaria a EC da reeleição? Achar que não é, isso sim, ingenuidade. Ainda, penso que a EC do PT seria re-reeleição ad eternum, ao estilo coronel Chávez e Putin.

    Responda
    1. renato leitao

      Tanto não criaria como não o fez. Respeitou a regra do jogo, algo que FHC não fez.

    2. renato leitao

      Tanto não criaria como não o fez. Respeitou a regra do jogo, algo que FHC não fez.

    3. renato leitao

      Tanto não criaria como não o fez. Respeitou a regra do jogo, algo que FHC não fez.

    4. Hernandez Piras Batista

      É o fanatismo na sua expressão mais delirante. Só não explicou porque Lula não propôs a reeleição "ad eternum", já que terminou com aprovação superior a 70% e elegeu facilmente a sucessora. Se não propôs, afirmar que ele desejava fazê-lo sem base em fatos é de uma desonestidade intelectual desmoralizante.

    5. Hernandez Piras Batista

      Lula criaria a reeleição? E criaria reeleição "ad eternum" no estilo Chávez e Putin!!! E por que não o fez? Afinal, ele terminou o segundo mandato extremamente popular. Poderia ter tentado ao menos. Por que demonizar Lula a este ponto? Onde está a honestidade disto? Sou crítico severo do ex-Presidente, mas chegar a ponto de atribuir a ele intenções que nunca manifestou já é demais. Agora, além de reescrever a história do Brasil, estão reescrevendo as intenções de ex-governantes.

    6. Lucas Cansado

      Flávio Guilherme, seu comentário foi um dos melhores que já li!

    7. Flávio Guilherme

      Pois é... agora, além de justificar praticamente tudo (de errado) que ocorre no Brasil com o PT, começa-se também a trabalhar com hipóteses para colocar o PT no meio! Não me impressionaria voltarmos aos tempos do Jardim do Éden, em que o PT, certamente, ofereceria uma maçã envenenada a um casal de jovens (liberais) que lá habitavam...

    8. Luiz Santos

      Manda pra nós os números da próxima megasena, por favor.

    9. Daniel Liaz

      Lula, PT, Lula, PT, Lula, PT

  24. Marcelo Rod

    Como é facil 30 anos depois, fazer um mea culpa. Fingindo esquecer que, dependesse dele, teria a re reeleiçao. Comprou deputados do centrao pir R$ 200 mil pra aprovar o 3° mandato no Congresso. Ou eu to mentindo? Sabe o que aconteceu com ele? Nada,, ganhou medalha aos montes...

    Responda
  25. MJR CARVALHO

    Cuidado. Não vão "melindrar" aliados importantes (!)

    Responda
  26. Flávio Vinícius de Campos

    O problema não é a reeleição, mas, sim a eleição de políticos despreparados. A reeleição pode ser um elemento fomentador da busca insana pela permanência no Poder, mas a força motriz do caos político é o sistema eleitoral esquizofrênico e corrupto na sua essência.

    Responda
  27. Flávio Vinícius de Campos

    O problema não é a reeleição, mas, sim a eleição de políticos despreparados. A reeleição pode ser um elemento fomentador da busca insana pela permanência no Poder, mas a força motriz do caos político é o sistema eleitoral esquizofrênico e corrupto na sua essência.

    Responda
  28. José Carlos Martins

    300 picaretas, esses sim são responsáveis por tudo de ruim e de "bom" na política nacional!

    Responda
  29. MARCOS BENASSI

    Isso tudo sem falar da criação do hábito da venda de joias da coroa por preço de bala chita, que se mantém até hoje. É verdade que o pessoal atrás do balcão ficou menos qualificado, mas isso é detalhe.

    Responda
  30. Amarildo Caetano

    O colunista esqueceu de mencionar a compra de votos ,dois deputados comprados renunciaram.Tinhamos um engavetador geral da república.Engavetou.

    Responda
  31. Gustavo Carvalho

    Para o colunista, a moralidade pessoal de FHC faz falta. Só faltou dizer o mesmo do amigo em comum Jose Serra.

    Responda
  32. Alberto A Neto

    Faltou ao Decano lembrar que o ex-sociólogo esquecia o que escrevia e também esqueceu o que lia. Não há currículo sociológico elementar sem exigir a leitura de dois clássicos do patrimonialismo político: ''Os Donos do Poder'' de Raimundo Faoro e ''Coronelismo, Enxada e Voto'' de Vítor Nunes Leal. Invocar o Tio Sam dos Founding Father's é risível. Dá margem à narrativa de que FHC pegou carona de Enzo Falleto e ganhou fama com a teoria da dependência só de orelhada.

    Responda
    1. Vera Queiroz

      Muito bom comentário, li esses dois autores em meus tempos de formação, e sempre me pareceu que FHC nunca pensou ou agiu como sociólogo, mas como um voraz e medíocre economista neo liberal, da pior estirpe. Fui professora massacrada em seus governos.

  33. David Galdino Marques

    Grande FHC dormi com o dólar valendo Rs1,00 acordei com o mesmo valendo Rs2,50. FHC foi reeleito graças ao dólar a um real durante anos, em janeiro de 1999 quebrei eu e tal Real.

    Responda
    1. José Carlos Martins

      Já quem tinha a informação e investiu em dólares acordou mais rico.....