-
Mariana da Costa Conde
Elio cutuca a notoria arrogância d FHC/Psdb ; a desculpa d uso d maquina é oportunismo nativo (como mais/menos anos d mandato) e enfraquece amadurecimento democrático ; o caminho é encarar crime de responsabilidade literal mente e não uma questão politica se cometeu crimes tipificados q seja imediatamente denunciado e julgado; evi ta arroubos autocráticos conchavos compadrios e também co-responsabiliza o parlamento
-
JP Sartre
"...um padrão de moralidade pessoal..." Que moralidade foi essa? Do "falso" filho que teve fora do casamento e que "matou" de desgosto Dona Ruth? Da nomeação do "Engavetador-Geral da República"? Da compra da reeleição a peso de ouro? Ou a aventura cambial que quebrou o Brasil para ele poder se reeleger? Qual dessas moralidades tem o padrão Globo? Fala sério!
-
Lucas Cansado
Grande texto!
-
Juan Vera
Erros que repercutem até hoje. Sarney indicou que 5 anos era a quantidade de anos necessária e suficientes.O imediatismo de ver a Sarney fora não levou a uma analises republicana da proposta, e outro erro quiza pior que esse foi chamar de "casuísmo" a proposta dos ditadores de voto vinculado ao partido. Eles queriam maioria da Arena a época, mas a época passou, e isto teria evitado as dobradinhas absurdas vistas tipo Lula/Maluf, e reduzido os aventureiros despolitizados e os partidos de aluguel.
-
Rogério de Mendonça Lima
Mestre Hélio, muito bom ter suas opiniões sobre a história recente do país. Jornalismo sério independente e imparcial. Verdades sem nenhum ranço+ideológico. P.S. Deve causar inveja+ruim-na&redação da FSP. Liga não. Destaco do artigo: *Mais que........foi um criiime contra o país*. Parabéns.
-
Alexandre Arantes
O implacável e respeitável jornalista Élio Gaspari está correto em apontar uma das falhas graves de FHC, mas não deixa de reconhecer algo caro ao nosso pais que foi relegado a uma miséria intelectual incomensurável. "...A ele se deve um novo tempo na economia, um padrão de moralidade pessoal e uma tolerância que hoje fazem falta...".
-
Alvaro Neder
FHC foi um entreguista, privatizou destruindo patrimônio público que havia custado muito sacrifício ao povo brasileiro construir, destruiu a economia, desempregou milhões, provocou fome e miséria em massa, a ponto de surgir uma iniciativa da sociedade civil para o combate à fome que o governo não teve capacidade de fazer (Betinho). Deixou o país à beira de uma revolução, o que levou a elite a permitir a ascensão de Lula à presidência como única forma de evitá-la. Nada que fez FHC deixou saudades
-
José Antônio
´´...novo tempo na economia...``Deve ser por isso que ele chamou o FMI para vir ao Brasil. Seria para sanar bancarrotas financeiras?
-
Rogério de Mendonça Lima
Se possível: Faço minhas vossas palavras.
-
-
Luís Eduardo Brotero Battendieri
Ser educado, competente e ter postura e auto confiança não é pavonismo.
-
Edson Rodrigues
Vendeu o país a preço de banana . Instituiu a privataria favorecendo oligarquias. Comprou sua reeleição. Submeteu_ se como capacho à elite por isso é blindado até hoje.
-
Wagner Santos
Quando os demais aspirantes a ditadores da América latina fizeram isso, chamaram de golpe de estado. Para FHC, chamaram de clamor popular, o que foi uma evidente quebra do estado de direito. Lembrando que ele puxou a fila desse casuísmo!
-
JOSE CAMPOS
O jornalismo é muito complacente com o FHC. É mais exibido do que um pavão no cio. A inveja desse rancoroso levou ao impeachment da Dilma e a ascensão do Bozo e, em consequência, o comprometimento da democracia.
-
Horacio Cerzosimo
Triste Brasil, entre os governantes ridículos e caricatos que tivemos ultimamente e ainda nos dias atuais, vemos o último que realmente esteva a altura do cargo, que o ocupou com dignidade, alto nível e conduta pessoal impecável ser considerado um exibicionista. É... parece que o nosso destino é ser governado pelos medíocres.
-
-
Igor Cornelsen
Presidencialismo não funciona, nem nos EUA, vejam só as barbaridades que o Trump faz para se reeleger. Depois de Jânio, Jango, Collor, Lula, Dilma e do Jair, deveríamos copiar o sistema eleitoral das nações mais estáveis politicamente, que produzem bons chefes de governo, por exemplo a Alemanha. Parlamentarismo, voto distrital misto, cláusula de barreira para partidos pequenos. Teíamos uma democracia estável com finanças em ordem e sem populismos.
-
Hernandez Piras Batista
Sou parlamentarista convicto, mas já desanimei. O brasileiro não acredita no efeito gradual das instituições sobre os eleitos e procura algum efeito milagroso que faça surgir uma nova elite do nada. Sempre acredita que a única solução possivel é tirar "essa gente" do poder. Mas a outra gente se conduz do mesmo modo que a antiga.
-
Igor Cornelsen
Esqueci do Sarney!!! São tantos os desastres! Este é dos piores!
-
Melchisedc Felix
E o FHC? E o Sarney? Çei...
-
Pedro Mendes
Concordo inteiramente com você Igor, mas acho que nas repúblicas de bananeiras sul-americanas, isto é muito difícil. Vai demorar muito para o Brasil tomar um rumo. Veja o nível dos governantes que temos.
-
Horacio Cerzosimo
Concordo totalmente.
-
-
Galdino Formiga
Arrependimento tardio e interesseiro no quadro político futuro.
-
Chang Up Jung
Sou bastante novo em relação ao colunista, velho e respeitado jornalista, mas me lembro muito bem dos escândalos ocorridos no governo FHC. Ele só foi eleito e reeleito por causa da propaganda sobre o Plano Real. Mas o próprio Plano Real não tem mérito nenhum a não ser pela divulgação de que ele seria adotado daí a algumas semanas, fator que levou o comércio e indústria a fazer ajustes nos preços, diferentemente dos planos sorrateiros anteriores. Mas o FHC gerou a crise energética, privataria e..
-
Maurilio Oliveira
O problema não é a reeleição em si. Nosso problema é a não limitação das vezes em que os titulares do Executivo podem utilizá-la. Nesse caso a prática norteamericana é exemplar. O Presidente só pode se reeleger 1 vez. Não só isso; após o segundo mandato retira-se oficialmente da vida política do país. Não é mais candidato a senador, ou deputado, ou governador. Não fica após 2 mandatos rugindo das profundezas que ainda voltará. A meu ver essa foi a falha. FHC queria se perpetuar no poder.
-
Carlos Bartels
E porque os machos do congresso não acabam com a reeleição?
-
Hernandez Piras Batista
E, por fim, o Tenente Precocemente Reformado chegou ao poder prometendo "nova politica" e dizendo não ter o menor interesse em reeleição. Hoje, está de braços dados com o Centrão e já faz campanha pela reeleição desde o primeiro semestre na Presidência, um recordo absoluto na história republicana.
-
Hernandez Piras Batista
Continuando na mesma lógica, o PT chegou ao poder propondo a tal de "democracia popular", que nunca havia explicado direito o que viria a ser, embora falasse o tempo todo em participação popular e democracia direta. E o que entregou foi um Presidente que indicou sua sucessora num autêntico "dedazo" no estilo mexicano-caudilhesco do PRI. Indicação que se mostrou das mais infelizes, aliás.
-
Alvaro Neder
Ignora a instituição de Conselhos Populares em todos os níveis pelo PT. Preconceituoso, classista, sem substância.
-
-
Hernandez Piras Batista
Antes de tudo, devemos julgar os partidos pelo que eles prometem. O PSDB chegou ao poder propondo reforma política com parlamentarismo e voto distrital. E o que entregou? Nem o mínimo esforço pela reforma política, exceto aquela que interessava ao governante de ocasião e que fortalecia o presidencialismo imperial no que este tem de mais personalista e clientelista.
-
NACIB HETTI
Errando FHC acertou. Sem a sua releição o reinado criminosa do PT poderia ser maior.
-
Hernandez Piras Batista
Se eu bem sei fazer contas, se não houvesse reeleição, Lula e Dilma não teriam um segundo mandato, não é mesmo? A lógica do antipetismo fanático é difícil de assimilar.
-
vangelis r
Sem a reeleição para FHC, não haveria também para o PT. O erro foi do PSDB, entende?
-
-
Wil Prado
Elio Gaspari sempre brilhante. Concordo que FHC botou a economia nos trilhos. Mas não podemos esquecer as privatizações alopradas, sobretudo a da Valle, que dava lucro, e, sem o controle do governo, a ganância levou ao desastre de Mariana e Brumadinho. A instituição da reeleição (que custou caro ao governo: dizem que por volta de duzentos, duzentos e cinquenta mil para cada deputado) foi sem dúvida o seu pior legado.
-
Peter Janos Wechsler
A fiscalização das barragens continuou sendo obrigação das autoridades..
-
-
JOÃ O MUCCI
A grande maioria dos políticos brasileiros possuem é boxta na cabeça, é este detalhe que os diferenciam dos outros seres humanos.
-
Horacio Cerzosimo
"Fernando Henrique Cardoso governou o país por oito anos. A ele se deve um novo tempo na economia, um padrão de moralidade pessoal e uma tolerância que hoje fazem falta. Seu ruinoso legado político foi a instituição do princípio da reeleição". Este é o ponto forte deste artigo, a parte mais importante. Quanto à reeleição podemos dar-lhe um desconto: ninguém imaginava os trastes que o sucederia. Lula/Dilma/Bolsonaro.
-
Luiz Santos
Ponto forte é só o que interessa ao "Cer".
-
DERLAN TROMBETTA
Padrão de moralidade é: comprar os parlamentares os para aprovar a reeleição? entregar empresas públicas por valores aviltantes? manter a moeda valorizada artificialmente? endividar o Brasil buscando recursos no FMI? manter o salário mínimo nos valores mais baixos da história? sucatear os serviços públicos? matar a indústria nacional?
-
-
henrique campos
Elio, concordo que foi um erro de FHC. Agora, seja honesto consigo mesmo, você acha que o Lula não criaria a EC da reeleição? Achar que não é, isso sim, ingenuidade. Ainda, penso que a EC do PT seria re-reeleição ad eternum, ao estilo coronel Chávez e Putin.
-
renato leitao
Tanto não criaria como não o fez. Respeitou a regra do jogo, algo que FHC não fez.
-
renato leitao
Tanto não criaria como não o fez. Respeitou a regra do jogo, algo que FHC não fez.
-
renato leitao
Tanto não criaria como não o fez. Respeitou a regra do jogo, algo que FHC não fez.
-
Hernandez Piras Batista
É o fanatismo na sua expressão mais delirante. Só não explicou porque Lula não propôs a reeleição "ad eternum", já que terminou com aprovação superior a 70% e elegeu facilmente a sucessora. Se não propôs, afirmar que ele desejava fazê-lo sem base em fatos é de uma desonestidade intelectual desmoralizante.
-
Hernandez Piras Batista
Lula criaria a reeleição? E criaria reeleição "ad eternum" no estilo Chávez e Putin!!! E por que não o fez? Afinal, ele terminou o segundo mandato extremamente popular. Poderia ter tentado ao menos. Por que demonizar Lula a este ponto? Onde está a honestidade disto? Sou crítico severo do ex-Presidente, mas chegar a ponto de atribuir a ele intenções que nunca manifestou já é demais. Agora, além de reescrever a história do Brasil, estão reescrevendo as intenções de ex-governantes.
-
Lucas Cansado
Flávio Guilherme, seu comentário foi um dos melhores que já li!
-
Flávio Guilherme
Pois é... agora, além de justificar praticamente tudo (de errado) que ocorre no Brasil com o PT, começa-se também a trabalhar com hipóteses para colocar o PT no meio! Não me impressionaria voltarmos aos tempos do Jardim do Éden, em que o PT, certamente, ofereceria uma maçã envenenada a um casal de jovens (liberais) que lá habitavam...
-
Luiz Santos
Manda pra nós os números da próxima megasena, por favor.
-
Daniel Liaz
Lula, PT, Lula, PT, Lula, PT
-
-
Marcelo Rod
Como é facil 30 anos depois, fazer um mea culpa. Fingindo esquecer que, dependesse dele, teria a re reeleiçao. Comprou deputados do centrao pir R$ 200 mil pra aprovar o 3° mandato no Congresso. Ou eu to mentindo? Sabe o que aconteceu com ele? Nada,, ganhou medalha aos montes...
-
MJR CARVALHO
Cuidado. Não vão "melindrar" aliados importantes (!)
-
Flávio Vinícius de Campos
O problema não é a reeleição, mas, sim a eleição de políticos despreparados. A reeleição pode ser um elemento fomentador da busca insana pela permanência no Poder, mas a força motriz do caos político é o sistema eleitoral esquizofrênico e corrupto na sua essência.
-
Flávio Vinícius de Campos
O problema não é a reeleição, mas, sim a eleição de políticos despreparados. A reeleição pode ser um elemento fomentador da busca insana pela permanência no Poder, mas a força motriz do caos político é o sistema eleitoral esquizofrênico e corrupto na sua essência.
-
José Carlos Martins
300 picaretas, esses sim são responsáveis por tudo de ruim e de "bom" na política nacional!
-
MARCOS BENASSI
Isso tudo sem falar da criação do hábito da venda de joias da coroa por preço de bala chita, que se mantém até hoje. É verdade que o pessoal atrás do balcão ficou menos qualificado, mas isso é detalhe.
-
Amarildo Caetano
O colunista esqueceu de mencionar a compra de votos ,dois deputados comprados renunciaram.Tinhamos um engavetador geral da república.Engavetou.
-
Gustavo Carvalho
Para o colunista, a moralidade pessoal de FHC faz falta. Só faltou dizer o mesmo do amigo em comum Jose Serra.
-
Alberto A Neto
Faltou ao Decano lembrar que o ex-sociólogo esquecia o que escrevia e também esqueceu o que lia. Não há currículo sociológico elementar sem exigir a leitura de dois clássicos do patrimonialismo político: ''Os Donos do Poder'' de Raimundo Faoro e ''Coronelismo, Enxada e Voto'' de Vítor Nunes Leal. Invocar o Tio Sam dos Founding Father's é risível. Dá margem à narrativa de que FHC pegou carona de Enzo Falleto e ganhou fama com a teoria da dependência só de orelhada.
-
Vera Queiroz
Muito bom comentário, li esses dois autores em meus tempos de formação, e sempre me pareceu que FHC nunca pensou ou agiu como sociólogo, mas como um voraz e medíocre economista neo liberal, da pior estirpe. Fui professora massacrada em seus governos.
-
-
David Galdino Marques
Grande FHC dormi com o dólar valendo Rs1,00 acordei com o mesmo valendo Rs2,50. FHC foi reeleito graças ao dólar a um real durante anos, em janeiro de 1999 quebrei eu e tal Real.
-
José Carlos Martins
Já quem tinha a informação e investiu em dólares acordou mais rico.....
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.