Painel SA. > Não dá para dizer que R$ 600 gera inflação, diz economista Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. jose roberto pimentel teixeira

    Dizer que a culpa exclusiva é do auxílio emergencial é piada. Os maiores culpados são o câmbio e a política de juros, portanto Guedes e o Pres do Bacen é quem devem propor soluções e não os donos de supermercados.

    Responda
  2. Luiz Henrique de Andrade Costa

    Surpreende a afirmação de que o auxílio de 600 reais, que é pouco mais da metade do salário MÃNIMO, causou inflação. Estamos mesmo muito mal, se o país, exportador de alimentos, não consegue produzir o suficiente para alimentar sua população, que, também de acordo com a afirmação, em condições normais, não teria recursos para se alimentar.

    Responda
  3. José Cardoso

    Não gera inflação por enquanto porque há outros setores deprimidos. Mas causou o aumento do preço dos alimentos sem dúvida. O Guedes estava certo desde o início nos 300 reais. O congresso errou dobrando a dose e o presidente embarcou na demagogia.

    Responda
  4. Hercilio Silva

    Mundo paralelo do zap, e os milhões que perderam emprego ou tiveram redução de salário?

    Responda
  5. Paulo César de Oliveira

    Qualquer que seja a causa do aumento de preços, não existe justificativa para um grande exportador de alimentos ter qualquer de seus cidadãos passando fome. Mesmo se tiver havido elevação de demanda, meu palpite é que, ao longo do tempo, esta será compensada pelo aumento da produção e os preços voltarão ao normal.

    Responda
  6. Rodrigo Caldas

    As pessoas estão comendo melhor com 600 conto? Vamos supor que utilizem os 600 reais apenas p comida e nao existam moradia, vestuario, medicamentos, colegio, utensílios e o pão e circo. Dizer q com 600 reais uma familia de 4 (é a media das famílias em geral, vamos desconsiderar que classes mais baixas n costumam ter planejamento familiar e têm 10 filhos) come bem é desconhecer a realidade. É coisa de quem nunca foi ao supermercado, de quem come lagosta td dia às custas do contribuinte

    Responda
  7. Alberto A Neto

    Nem uma coisa, nem outra. Há inflação mesmo com a capacidade produtiva ociosa e estoque elevados no semestre pandêmico. Os economistas nunca leram Paolo Labini, Piero Srafa e Joan Robinson. Desconhecem que os setores oligopolistas - sobretudo supermercados -, simplesmente fixam seus 'mark up'. Definem o o quanto querem ganhar. No tempo mais curto possível. Implica reconhecer: as empresas realizam suas receitas impondo uma maior margem de lucro independentemente da demanda.

    Responda
    1. José Cardoso

      Eles tentam, mas se os estoques subirem recuam. Aí está o papel da demanda.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.