Opinião > Estancar a sangria Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    A verdade é que não é necessário um fundo eleitoral, e nem partidário. Quem precisa de verba é o TSE para fazer a eleição. Em seu site os candidatos e partidos podem colocar os links dos currículos e programas respectivamente, para orientação do voto dos eleitores. A internet já existe há mais de 20 anos.

    Responda
  2. Cloves Oliveira

    Em princípio, os partidos políticos foram concebidos como organizações semi públicas, autorizados pelo Estado para desempenhar certos deveres e responsabilidades. Como na prática a teoria é diferente, no Brasil os partidos políticos se transformaram em propriedade de alguns coronéis da política, que de maneira centralizada e autoritária administram os partidos como seu fossem propriedade particular para lucro próprio. O contribuinte está pagando por lebre, mas recebe gatos.

    Responda
  3. Herculano JR 70

    O poder é uma excrecencia. Partido, agremiação reconhecida por lei p participar do poder, e uma ainda pior. Agremiação legal se pode ter, mas jamais reconhecida como mecanismo legal de acesso. Partidos deveriam assim devem ser extintos, junto com o fd Partidario. A eleição e um mecanismo da democracia, o estado tem q bancar sua organização, nem sei pq feita pelo judiciario, e a propaganda, portanto,dentro do contexto, o fdo eleitoral e legitimo, porem ñ dado a partidos, mas aos candidatos.

    Responda
  4. Saulo Camargo

    E sempre tem o discurso maroto que o percentual dessas despesas é pequeno e que combatê-las seria muito complicado politicamente.

    Responda
  5. Paulo Faria

    Se juntar esta matéria/editorial à outra "Salários vitalícios ainda beneficiam Judiciário e cargos nos estados" desta própria edição de hoje da FSP, teremos um aceano a ser navegado em nossa, espero que seja justa, Reforma Administrativa. E já dizem que os marajás que tomam grande parte do seu tempo para discussão de legislação para beneficiá-los, militares/juízes/parlamentares/procuradores/..., serão poupados/protegidos. A Lei Orgânica da Magistratura Nacional deve ser revogada.

    Responda
  6. Pedro Cardoso da Costa

    Existe uma flagrante condescendência da sociedade brasileira, com o beneplácito da imprensa, com relação às diversas fraudes. Inclusive a linguagem é amena. Sempre que mencionam os bilhões dos fundos para os partidos deveriam comparar com quantas casas populares poderiam ser construídas; quantos aparelhos médicos, os mais diversos e escassos, poderiam ser comprados. Essa comparação de utilidade social tem de vir sempre quando houver menção à aplicação de dinheiro público.

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Ñ se pode misturar conceitos. Fraude, deve ser negada. Mas, eleição, indicação para o poder, no contexto da democracia e algo legitimo. Partidos são fraudes legais a democracia, ñ se justifica existirem nem o fd partidario, nem q custe pouco. Como parte da democracia a eleição deve ser financiada pelo estado, portanto o fdo eleitoral razoavel, mesmo q custe casas, deve existir, dado a candidatos. Mas, se ñ acredita em eleição pq ñ acredita em poder estamos juntos. Mas é outro conceito.

    2. Jackson de Moura Ferro Silva

      Concordo Pedro .

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.