Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARCOS BENASSI

    Seu Drauzio, arrisco mais: será a consequência mais devastadora da Bozofilia. O desrespeito às pessoas, ao meio ambiente,; a primazia da pic.ar etage.m e da grana, a proteção aos s.af ados, à Bozomíglia, a falta de ética: tal conjunto de coisas nos matam a alguns, àqueles a quem estes princípios são caros. Como viver nesse contexto? Haja Diazepam, haja haldol, haja terapia: a esperança sufoca entre a psicoquímica e a barbárie. Quem viver, vencerá.

    Responda
  2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Nem precisava de covid, só o Bozo já levaria uma imensidão a uma crise terrível, o vírus foi um reforço.

    Responda
  3. Tersio Gorrasi

    O colunista se esquece de duas particularidades típicas das doenças mentais: 1. Existem profissionais da saúde, que seja por desconhecimento ou má fé, rotulam de depressão casos de tristeza temporária, que não necessitam de terapêutica, ou como síndrome do pânico casos temporários de nervosismo ou irritabilidade e 2. Há um número grande (embora não medido) de casos de simulação, que são um terreno fértil para oportunistas de plantão, uma vez que a psiquiatria é essencialmente subjetiva

    Responda
    1. Tersio Gorrasi

      Estevão, o que estou dizendo vem da minha longa experiencia com esse assunto. Não é negacionismo e sim uma realidade que muitos desconhecem

    2. Estevão Rodrigo Alves Pires

      "Há um número grande, embora não medido, de casos de simulação." "Existem profissionais que rotulam de depressão casos de tristeza." "Psiquiatria é essencialmente subjetiva." Seu comentário sintetiza bem o que é o negacionismo: descredibiliza a autoridade de profissionais especializados; duvida, por puro preconceito, de pesquisas realizadas por organizações respeitadas; e afirma que ciência é uma questão de mero ponto de vista.

  4. Leonardo Berlese de Matos Dourado

    Responder não ofende: isolamento social não foi “escolha” quando a pandemia surgiu. Foi e ainda é o melhor combate. Menos para negacionistas. E, claro, haverá sequelas de distúrbios mentais.

    Responda
  5. João Garcia

    Em geral, a qualidade de vida é sofrível no Brasil. Praticamente em todas os aspectos da vida vive-se mal por aqui. A crise econômica que vem desde 2004 e a pandemia apenas agravaram o quadro. Não dá para esperar muita saúde mental dos brasileiros

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      A grande maioria pobre e miserável faz parte de nosso cenário há séculos! A classe média eh q afunda e vem a tona ciclicamente.

    2. Fabricio Cesar Gomes

      2004? Como assim? O que tem a ver?

  6. Carlos Victor Muzzi Filho

    Perguntar não ofende: o impacto na saúde mental será consequência da pandemia ou do “isolamento social”, a política pública escolhida para lidar com a pandemia?!

    Responda
  7. Euclides Sandoval

    O problema maior é que nem a psiquiatria sabe lidar com "depressão, bipolaridade e esquizofrenia". Cabe toda a humanidade nestes termos e as causas são sempre multi fatoriais. As pílulas dadas como salvadoras da pátria, na maioria das vezes não resolvem, podendo até agravar a situação quando mal administradas. "Problemas mentais" deveriam ser tratados por equipes multi disciplinares. Precisamos de mais investimento em pesquisa por parte do estado, e não somente pelas indústrias farmacêuticas.

    Responda