Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Thomas Alexandre Ferreira dos Santos

    E no final das contas, os alienígenas que chegam com naves e tecnologias avançadas em outros planetas somos nós!

    Responda
  2. Adller Sady Rijo Farias Costa

    Saber se há vida em outro planeta, em Vênus por exemplo, seria uma descoberta de certa importância. Teríamos assim companheiros sob um restrito ângulo humano e puramente teórico. Isso dito, não passaria de uma curiosidade escolástica, livresca. Quando soubermos que, além de vida, há também morte em outros planetas, saberemos enfim que não pensamos a sós sob um sol.

    Responda
  3. GERALDO CASSALES IZAGUIRRE JR

    Cuidado! "Saber" é diferente de ter convicção e opinião! Eu não acho, nem estou convicto de que a terra é redonda, eu sei e todo mundo "sabe" que ela é, claro que ligeiramente achatada nos polos! Se bem que os terraplanistas pensam diferente! rsrs

    Responda
  4. Guilherme Adair Barbosa

    E se a ciência confirmar algo que o Espiritismo já sabia não sei se a humanidade vai ampliar os Horoziontes. Os políticos estão constantemente ignorando a ciência e o eleitores são gados.

    Responda
  5. Guilherme Adair Barbosa

    O universo é tão grande e o ser humano tão pequeno que esse tipo de notícia não chama tanto a minha intenção. Em 1868 Allan Kardec publicou A Gênese (aqui no Brasil a escravidão ainda estava em vigor olha o lapso de tempo) e nos apresenta toda a maravilha de Deus. Pegando o ser humano como exemplo que possui vida, cérebro e espírito a vida desenvolvida em Vênus ainda vai levar milhões de anos.

    Responda
  6. Andrey Lucas

    Bilhões por um possível micróbio enquanto aqui bebês humanos são mortos após o primeiro trimestre de gravidez sem risco à vida da mãe.

    Responda
    1. Adriano Bortolini

      Pelo jeito já comeu seu capim hoje né, caro Andrey? Só não precisava vir regurgitar o mesmo aqui na sessão de comentários né! Modos, rapaz!

    2. DeloN Delon

      Andrey, você não entendeu. Se ficar provado que só aqui no sistema solar foi possível o surgimento de vida em pelo menos dois planetas diferentes, então vai ser absolutamente certo que a vida é abundante no universo e a pergunta se estamos ou não sozinhos no universo vai estar respondida. Pense nisso!

  7. Marcelo M

    Não me traga esse negócio pra Terra!!! Pelo menos não esse ano!

    Responda
    1. Marcelo Silva Ramos

      kkkkkkk

  8. gilberto schoncer

    tá e a c u r a p di a bet e- v it il igo-pre s ao al ta- as ma etc ???

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      Primeiro, precisamos encontrar a cura para a dis le x i a.

  9. gilberto schoncer

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  10. CARLOS magno Silva CARVALHO

    No sistema solar assim como na Terra descer é mais provável do que subir, devido a gravidade que o Sol exerce. è muito mais fácil ir para Vênus do que Marte, gasta se bem menos energia. Em função disso partículas de Marte sempre vieram para cá, assim como da Terra para Vênus, inclusive bacterias.

    Responda
    1. elcio matos

      Não entendi. Você fala numa viagem tripulada para Vênus ao invés de Marte como se planeja atualmente? Se for isso, você também deveria saber que justamente por estar mais próximo do sol, Vênus é um planeta cuja temperatura média é de 500 graus. Se algum humano fosse enviado para lá sequer poderia sair da astronave, algo que poderá ocorrer em Marte, caso o homem seja mesmo enviado até lá.

  11. ADILSON ROBERTO MENEGHELLI

    O nível técnico da descoberta e muito grande para que os mortais comuns consigam dimensionar a sua importância, no entanto fornece combustível para que possamos compreender melhor as mentes terrestres, sobretudo as brasileiras, dado o nível dos seus comentários..

    Responda
  12. Milton Maeda

    Torcendo para ter vida em venus, e aí é só mandar o bozo e os gados pra lá. O bozo vai amar ser o mandatário do planeta.

    Responda
  13. Sandro de Oliveira

    Em Brasilia tem um monte de vida microbiana. No palácio do planalto, então, tem pencas dela.

    Responda
  14. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    O mais importante não esclareceram. Vênus também é plana como a Terra?

    Responda
    1. Jorge Luís da Silva Mendes

      O sabichão do Hernesto tem c*sujo já tá estudando se Vênus é ou não plana como nosso planeta chapado. Mas logo logo sairá um pronunciamento épico daquele gênio da raça direto palácio do Itamajabuti.

  15. M Rodrigues

    3, 2, 1, para os talibangelicos trumpo-bolsonaristas que querem forçar minha filha de 12 anos a casar com um virgem cristão de direita que mora no porão da avó, aparecerem aqui dizendo que a vida microbiana de Vênus é do inferno.

    Responda
  16. Roberto Twiaschor

    Durma-se com um barulho desse! Já não chegam os mosquitos?

    Responda
  17. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Gás que indica vida para mim é outro, aprendi no elevador.

    Responda
  18. Jorge Luís da Silva Mendes

    O homem destruindo as maravilhas naturais na terra e descobrindo um p-- eido em Vênus. Ta okey?

    Responda
    1. Jorge Luís da Silva Mendes

      E voltaremos logo a ser uma sopa orgânica amigo. E a passos largos.

    2. Alaor Magno

      Talvez tenha achado o elo perdido da criação. A imensa sopa orgânica de que todos somos feitos.

  19. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    A Terra vai se tornar um entreposto de carne (humana) e proteínas para seres viajantes no espaço.

    Responda
  20. Silvano Nogueira Pacheco

    Legal, mas, ainda tem uma galáxia inteira para procurar. Talvez, pela busca interior possamos encontrar mais coisas. Não esquecer que todos nós somos extraterrestres.

    Responda
  21. Paulo Ricardo Rodrigues Silva

    Finalmente vida inteligente fora da Terra, já que aqui não há nenhuma.

    Responda
  22. ana maria marques

    Penso que esta descoberta é muito interessante. Mas porque não gastamos nossos recursos protegendo os animais muití ssimo comple xos que estão aqui mesmo? Onças, jacarés, antas, capivaras, lobos guará do Pantanal, por exemplo? Seria uma vitória e tanto para a humanidade.

    Responda
    1. elcio matos

      Desculpe, Ana, mas foi justamente essa obsessão do homem de sempre querer enxergar alem das estrelas o que fez e ainda faz a ciência impulsionar o progresso humano. Entendo seu ponto de vista ecológico de cuidar do nosso planeta, e concordo com você, mas cada um tem sua visão. Pelo visto, você não tem interesse algum por pesquisas espaciais. Mas ela é tão importante quanto a preservação do planeta.

    2. ana maria marques

      Élcio, de que quadrados você está falando? Daqueles que os desmatadores estão deixando na Amazônia? Abra o Google Maps e veja a buraqueira na qual aquela região está se transformando. É desse tipo de consciência que estou falando. Outra idio tice é esta fixação em Marte, enquanto nossos biomas ardem. Mas tem gente que adora planeta que só tem poeira e nada de ar ou água. Coisas da vida.

    3. Denner J Peterlini

      Seria ótimo. Aqui no Brasil por exemplo, poderíamos até usar os impostos pagos pelas igrejas para isso...

    4. elcio matos

      Mas já existem órgãos e ONGs que cuidam desse tipo de preservação ani-mal. Acho que na ciência não se pode impor limites de pesquisas em detrimento a determinadas áreas que não tem nada a ver com ciência. Cada um no seu quadrado.

  23. Tersio Gorrasi

    Por enquanto é uma mera especulação que necessita de mais dados e pesquisas para se chegar a uma conclusão definitiva, pois pode ser também resultado de algum processo inorgânico ainda desconhecido aqui na Terra. Como se diz em ciência, alegações extraordinárias necessitam também de evidências extraordinárias

    Responda
  24. Ivan Zacharauskas

    O artigo menciona que a fosfina é produzida aqui na Terra em processos industriais. Ora, uma outra possibilidade, para eventuais memes astronômicos, seria encontrar uma fábrica de fosfina e cloroquina em Vênus, patrocinada pela dupla Bolsonaro-Trump! Perdão pela piada infame num comentário de artigo sério, mas, imaginem só, imaginar um Vênus habitado no passado longínquo, com muitas fábricas causando o efeito estufa atual e a aniquilação da raça Venusiana!...

    Responda
  25. Ygor Aragão

    Uma coisa que se deve ter em mente é que Vênus já foi muito parecido com a Terra nos seus tempos primordiais. Por algum motivo relacionado a sua história geológica aquele planeta passou por um “efeito estufa”. Esses micróbios anaeróbicos provavelmente sobreviveram suspensos na atmosfera do planeta desenvolvendo algum tipo de proteção contra as nuvens sulfúricas. Se o indicio for comprovado, seria interessante estudá-los em busca (quem sabe) de uma origem comum com os micróbios daqui na terra.

    Responda
  26. sérgio dourado

    Do jeito que as coisas andam na Terra, mais importante e essencial é preservamos a vida daqui antes que nem nós mesmos consigamos chegar a ver essas bactérias por lá.

    Responda
  27. ALEXANDRE VILELA TESSILLA

    Interessante e complexo para conseguir tais resultados a curto prazo. Mas é uma hipótese, e vamos aguardar ansiosos por novas descobertas.

    Responda
  28. Rafael de Sousa Silva

    Gostaria de chamar a atenção somente que no artigo o sobrenome de uma das Autoras do estudo e a abordada pelo mesmo tem seu sobrenome grafado de forma incorreta quatro vezes; como Souza-Silva, ao invés de Sousa-Silva como é o correto e está escrito quando seu sobrenome acompanha seu nome. Obrigado.

    Responda
    1. Rafael de Sousa Silva

      É só dar um Command+F ou Ctrl+F que é possível encontrar escrito Souza-Silva

    2. Antonio P

      Rafael, No artigo publicado está grafado como Sousa-Silva.

  29. Waldo Assahi

    Só falta os cientistas contaminarem acidentalmente a nossa biosfera com micróbios venusianos. Se preparem para o surto de coronavênus!

    Responda
    1. Wagner Santos

      As sondas que analisam material desses planetas não decolam de novo. Para fazer isso em Vênus seria necessário um foguete similar ao necessário para lançar a mesma sonda na Terra, ou até maior, dadas as condições atmosféricas muito adversas. Em Marte seria mais fácil, mas ainda não foi feito.

    2. FERNANDO ALVES

      Waldo tem medo de tudo que desconhece

  30. ALEXANDRE LUIZ FERREIRA DA SILVA

    Esse tipo de vida pode existir mesmo. Já os famosos ETs, sem chances. E estou ganhando a aposta há 10 mil anos. Desde então, nenhum ET veio passear por aqui.

    Responda
  31. Bernardo Tiedemann

    Mas o que que tem, se falarem que a FOLHA está por lá? Apenas mostrará competência de vocês, figuraças!

    Responda
  32. Bernardo Tiedemann

    Tanto procuram, tanto procuram, que um dia qualquer vão acabar achando. E se forem uma raça guerreira, que eles percebendo também a nossa existência acabem por achar interessante conquistar o nosso planeta? Aí, pode ser que seja tarde demais, tentar-se voltar atrás, pela situação que teriam realizado. Só falta dizerem que há integrantes de certo jornal por lá, aí, talvez seria melhor deixar que esses alienígenas nos conquistem.....rsrs

    Responda
    1. FERNANDO ALVES

      Vc quer fazer tudo bem escondidinho.

  33. Roberto Gomes

    Du calme. Hoje em dia os cientistas e pesquisadores já fazem um estardalhaço por causa de um *um indício de vida.* A atmosfera de Vênus é de ácido sulfúrico. Não se conhece vida que se desenvolva num planeta com atmosfera de H2SO4. Calma.

    Responda
    1. DeloN Delon

      ok bátema

    2. Roberto Gomes

      Delon (abaixo), não vou revelar minha identidade, blz?

    3. DeloN Delon

      Quem ganharia? Os autores do artigo publicado ou o Roberto Gomes, telespectador do Discovery Channel?

    4. Alaor Magno

      O sistema solar esta condenado a desaparecer existindo vida ou não, o Sol irá se apagar em 10 bilhões de anos e devido a teoria da expansão do Universo não haverá mais estrelas próximas uma das outras será um imenso vazio....

  34. Jairo Nogueira Lna

    Interessante e brilhante pesquisa...abre-se um novo leque para a busca de vida extraterrestre... a confirmação deste resultado pode levar a uma reavaliação dos parâmetros para detecção de vida no espaço e principalmente, pode abalar uma série de convicções ainda existentes de natureza religiosa, espiritual e moral.

    Responda
    1. Alaor Magno

      Religião é coisa de burguês sa*fa*d*o.

    2. ALEXANDRE VILELA TESSILLA

      Infelizmente, é só botarem a culpa no capiroto, que muitos religiosos irão manter suas crenças inabaláveis.

  35. Daniel Soares

    Se não fosse a alta pressão atmosférica e o ar de Vênus...Já daria para ir embora daqui !

    Responda
  36. gilberto schoncer

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Eduardo Rott Malheiros

      Gilberto, é fetiche sexual?

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Cloroquina em excesso.

  37. Francisco Barbosa

    Busca por rastro de micróbios em Vênus e vidas complexas destruídas pelo fogo intencional no Pantanal. A humanidade merece ser extinta mesmo.

    Responda
  38. José Adolfo Mota de Almeida

    Sou totalmente a favor da pesquisa de base, mas gastar dinheiro nesse momento para saber se existe vida fora da Terra é um absurdo. Vamos usar os recursos que temos para evitar as destruições da Amazônia e do Pantanal.

    Responda
    1. FERNANDO ALVES

      Ainda bem que vc não decide nada

    2. Roberto Reis

      Já ligou pro Trump?

  39. Vinícius Macedo

    Incrível!

    Responda
  40. Hudson Rodrigues Lima

    Há vida em todos os planetas, ocorre que os sentidos da vida humana não conseguem identificar e explicar como ela é por lá .

    Responda
  41. OTILIO RODRIGUES DA SILVA NETO

    Novos tempos chegando,só não ver quem não quer , civilizações mais avançadas farão contato com os atrasados aqui nesse planeta chamado Terra aonde seres ainda aniquilam outros seres,aonde o egoísmo e a vaidade ainda imperam.

    Responda
    1. Alaor Magno

      Seres primatas que somos com o cérebro de 1,35 kg carregam em seus genes a bomba relógio da autodestruição e não o altruísmo que imaginam ter.

  42. Luís Santana

    Não bastasse o vírus, agora o ET. Eita ano esquisito.

    Responda
  43. Alaor Magno

    Quando fizermos contato será o fim da humanidade. Inteligências extra terrestres irão aniquilar o que chamamos de Terra.

    Responda
    1. Denner J Peterlini

      Nem se preocupe, quando chegarem aqui nós já teremos feito isso serviço por conta.

    2. Alaor Magno

      Só o que foi escrito por Stephen Hawking, um físico teórico e cosmólogo britânico, reconhecido internacionalmente por sua contribuição à ciência, sendo um dos mais renomados cientistas do séculos XX/XXI. Ele prega o fim da raça humana e o conhecimento que será adquirido até o primeiro contato com alienígenas. Recomendo como entrada o livro "Uma Breve História do Tempo", não existe nenhuma fórmula matemática e o público alvo são leigos.

    3. Roberto Gomes

      Uau, Ricardo. Morri de medo com seu comentário. Vou sonhar hoje com homenzinhos verdes.

    4. OTILIO RODRIGUES DA SILVA NETO

      Eles são moralmente muito mais avançados que nos ,não irão aniquilar ninguém isso é coisa daqui do planeta Terra que continua aniquilando entre si.