Hélio Schwartsman > Vida em Vênus? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Ah, tomara! E que a vida não seja tão atrasada quanto na Terra.Aqui, invés de evoluir, está regredindo..
Vida inteligente em civilização adiante da nossa seria rarissima. Mas, se existem, ñ nos contatam pq ainda estamos em estagio d selvageria. Ñ temos solidariedade plena, temos fronteiras d familias e d nações, Poder e com ele fazemos guerras. Todo eventual contato extra terrestre, todo filme tem fundo belicoso, é caso p exercitos. Ñ temos aparatos de paz. O q os moveria seria o respeito a nossa determinação, ñ receio, pois nossas super armas seriam bombinhas p quem anda pelo espaço.
Ora, ficam procurando vida inteligente em outros planetas mas até agora não foi encontrada vida inteligente nem na Terra!
É um pouco pretensioso falar de vida extra terrestre quando ainda nem chegamos a uma teoria da vida que seja bem confirmada e adequada. A NASA define vida como "um sistema auto sustentável capaz de evolução Darwiniana". O problema: essa definição deixa de fora os vÃrus, certos parasitas e por que não dizer os novos algoritmos genéticos? Qual é o limite entre seres vivos e inertes? Ao afirmar que existe vida fora da Terra estamos pensando no conceito de vida que criamos. Será o correto?
Mas já está comprovado que há vida em Venus... Vocês estão chamando o National Kid de psicótico? Eu quero ver o que vão fazer quando os Incas Venusianos chegarem às suas portas! ;-)
Sim, tiramos o bilhete premiado, mas estamos queimando-o. Literalmente.
A temperatura de Vênus é suficiente para derreter chumbo e a fosfina é uma molécula muito simples: um átomo de fósforo e 3 de hidrogênio. Muito provavelmente alguém imaginará uma situação em que ela apareceria sem a presença de seres vivos. Enfim, um planeta cuja temperatura média é de mais de 400 centÃgrados não é um bom lugar para se procurar vida.
Com o aquecimento global aqui , não chegaremos lá ?
Com o aquecimento global aqui não chegaremos lá ?
Fala sério ...
E se a vida na terra veio de Vênus ? ;)
Se não conseguimos nem vida inteligente no governo do Br , de q nos interessa saber de vida intel. Lá no inferno. Aliás, este último até já transposto pra cá.
"...E quanto à vida inteligente? Aà complica!". Tanto lá... quanto cá!
Acho que você tenta distinguir dados, informações e conhecimentos. O fantástico da exploração espacial está na possibilidade de cenários novos já exaustivamente trabalhados na Terra. Um novo cenário para ciência está colocado, não se sabe qual o mais fantástico, acredito que com a expectativa de vida, mas não necessariamente.
Helio, seus critérios para surgimento da vida na Terra são bastante incompletos, e até questionáveis. Alguns mais importantes. Distância do sol que permite o acúmulo de água nas três fases (sólida, lÃquida e gasosa), radiação solar, composição de metais das rochas, principalmente silicatos e ferro, uma atmosfera inicial com presença de compostos de carbono, e alguns outros.
Roberto, sem dúvida, esses elementos que vc indica são essenciais para a vida multicelular como a conhecemos, mas podem ser considerados relativamente comuns universo afora. Toda estrela possui uma "goldylocks zone", e os elementos quÃmicos essenciais não são tão raros. O Helio está chamando a atenção para a combinação desses fatores, relativamente comuns, com outros que parecem, sim, ser muito peculiares ao nosso planeta e chamando a atenção para esses últimos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Vida em Vênus? Voltar
Comente este texto