Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. neli faria

    Ah, tomara! E que a vida não seja tão atrasada quanto na Terra.Aqui, invés de evoluir, está regredindo..

    Responda
  2. Herculano JR 70

    Vida inteligente em civilização adiante da nossa seria rarissima. Mas, se existem, ñ nos contatam pq ainda estamos em estagio d selvageria. Ñ temos solidariedade plena, temos fronteiras d familias e d nações, Poder e com ele fazemos guerras. Todo eventual contato extra terrestre, todo filme tem fundo belicoso, é caso p exercitos. Ñ temos aparatos de paz. O q os moveria seria o respeito a nossa determinação, ñ receio, pois nossas super armas seriam bombinhas p quem anda pelo espaço.

    Responda
  3. Antonio Edson Ferrao

    Ora, ficam procurando vida inteligente em outros planetas mas até agora não foi encontrada vida inteligente nem na Terra!

    Responda
  4. Cloves Oliveira

    É um pouco pretensioso falar de vida extra terrestre quando ainda nem chegamos a uma teoria da vida que seja bem confirmada e adequada. A NASA define vida como "um sistema auto sustentável capaz de evolução Darwiniana". O problema: essa definição deixa de fora os vírus, certos parasitas e por que não dizer os novos algoritmos genéticos? Qual é o limite entre seres vivos e inertes? Ao afirmar que existe vida fora da Terra estamos pensando no conceito de vida que criamos. Será o correto?

    Responda
  5. MARCOS BENASSI

    Mas já está comprovado que há vida em Venus... Vocês estão chamando o National Kid de psicótico? Eu quero ver o que vão fazer quando os Incas Venusianos chegarem às suas portas! ;-)

    Responda
  6. Rogerio De Rezende Gonzalez

    Sim, tiramos o bilhete premiado, mas estamos queimando-o. Literalmente.

    Responda
  7. Paulo César de Oliveira

    A temperatura de Vênus é suficiente para derreter chumbo e a fosfina é uma molécula muito simples: um átomo de fósforo e 3 de hidrogênio. Muito provavelmente alguém imaginará uma situação em que ela apareceria sem a presença de seres vivos. Enfim, um planeta cuja temperatura média é de mais de 400 centígrados não é um bom lugar para se procurar vida.

    Responda
    1. Fircavazza Cavazza

      Com o aquecimento global aqui , não chegaremos lá ?

    2. Fircavazza Cavazza

      Com o aquecimento global aqui não chegaremos lá ?

  8. EDUARDO PAZELLI DOS SANTOS

    Fala sério ...

    Responda
  9. José Ricardo Braga

    E se a vida na terra veio de Vênus ? ;)

    Responda
  10. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Se não conseguimos nem vida inteligente no governo do Br , de q nos interessa saber de vida intel. Lá no inferno. Aliás, este último até já transposto pra cá.

    Responda
  11. Claudemir Baldoino dos Santos

    "...E quanto à vida inteligente? Aí complica!". Tanto lá... quanto cá!

    Responda
  12. Décio Ceballos

    Acho que você tenta distinguir dados, informações e conhecimentos. O fantástico da exploração espacial está na possibilidade de cenários novos já exaustivamente trabalhados na Terra. Um novo cenário para ciência está colocado, não se sabe qual o mais fantástico, acredito que com a expectativa de vida, mas não necessariamente.

    Responda
  13. Roberto Gomes

    Helio, seus critérios para surgimento da vida na Terra são bastante incompletos, e até questionáveis. Alguns mais importantes. Distância do sol que permite o acúmulo de água nas três fases (sólida, líquida e gasosa), radiação solar, composição de metais das rochas, principalmente silicatos e ferro, uma atmosfera inicial com presença de compostos de carbono, e alguns outros.

    Responda
    1. Daniel Nogueira Leitao

      Roberto, sem dúvida, esses elementos que vc indica são essenciais para a vida multicelular como a conhecemos, mas podem ser considerados relativamente comuns universo afora. Toda estrela possui uma "goldylocks zone", e os elementos químicos essenciais não são tão raros. O Helio está chamando a atenção para a combinação desses fatores, relativamente comuns, com outros que parecem, sim, ser muito peculiares ao nosso planeta e chamando a atenção para esses últimos.