-
neli faria
Pelé é Pelé! Incomparável! Pantera Negra: como sou velhinha, vivi os anos 1960, Ele não se manifestou, porque o racismo no Brasil não era acintoso., como nos EUA.Em meu 1º emprego(1968), foi uma moça foi procurar emprego. E a gerente disse que não precisava. Quando ela saiu, disse para a sub: Idelma, precisa!, ela é bonita, elegante bem vestida,mas, é negra. Dias depois, pegou uma branca,feia, vivia com coriza(hj acho que era alergia a chocolate!) Nos outros empregos nunca vi nenhum ato odioso.
-
neli faria
Pelé !Incomparável. Um gênio!Quando ele disse, no início dos anos 1970, que o povo não sabia votar, como todo gênio, falou no presente mirando o futuro. Basta dar uma olhada nos eleitos. À época, também critiquei Pelé: não sabe votar, porque quase não tem eleição. Hoje? Dou razão para a genialidade de Pelé.Não sabe votar! E, dificilmente aprenderá, porque a Educação, dia após dia, colhe o fruto do fracasso. Oportunistas não querem um povo que pensa!
-
-
carlos moreira gomes neto
Ao contrário de muitos comentaristas, minha opinião é que quando Pelé se manifestou publicamente ("o povo brasileiro não sabe votar"), as charges eram uma chuteira no lugar da cabeça, muitos esporros de jornalistas que jogador não dá opinião política, etc. Foi malhado como judas! Agora que a moda é se manifestar e aparecer, qualquer cabeça de bagre vira herói. Já Pelé, a turma finge que não há memória do que o cara fez pelo Santos, pela Seleção e sim, porque não, pelo Brasil. É de lascar!
-
neli faria
Apesar de não ter na época pouca instrução(formal), também critiquei Pelé. Hoje? Dou razão para ele!Todo gênio fala no presente mirando o futuro: basta dar uma olhada nos eleitos pelo Brasil afora,o povo não sabe votar! E dificilmente aprenderá.
-
-
JOAO BATISTA DA SILVA
Pelé foi o maior jogador de futebol da história. Isso é indiscutível. Quem teve o prazer de vê-lo jogar, como eu vi diversas vezes na minha infância e adolescência, sabe que ninguém foi melhor que ele. No mais, é necessário compreender que Pelé é um ser humano e não um deus. O que vejo muita gente exigir dele é uma espécie de perfeição, como se isso fosse possível. Só deuses, para quem neles acredita, são perfeitos. Homens não.
-
JOAO BATISTA DA SILVA
Leonardo T, se eu disse que é indiscutível, claro que não vou discutir com você. Eu vi Pelé jogar. Vi todos os grandes que vieram depois dele, inclusive Messi. Não vou discutir nada com você. Abraço.
-
Leonardo T
Tanto é discutível que muita gente coloca Messi como o melhor de todos os tempos. Toda semana saem artigos, colunas, reportagens, livros afirmando isso, principalmente no estrangeiro. Só o brasileiro que ainda acha isso "indiscutível".
-
-
JANE TADEU SILVA
Perfeito essa sua análise,sou Negro e é essa ressalva que tenho contra o Rei Pelé que é o maior ídolo do futebol no meu querido Santos FC, não é uma Pantera Negra nos representando como esta sendo o Lewis Hamilton que dizem que vão punir pela atitude dele contra os racistas, a Osaka rainha do Tênis atual, LeBron James do basquete e o Marinho do meu time, todos se manifestando, até o Neymar que disse não ser Negro e sabemos que é sofreu na Pele esses dias, e o Rei Pelé nunca aderiu a causa.
-
João Monteiro
O Pelé pode não ser o Pantera negra, mas como "pessoa jurídica" é muito maior do que o rei de Wakanda, é o nome que ainda é o maior símbolo do Brasil no exterior, o que o complica é a "pessoa física" Edson Arantes do Nascimento e suas decisões equivocadas na vida. mas é uma relação parecida com que os argentinos tem com o Messi, os britânicos tem com o Lewis Hamilton, os franceses com o Zidane, etc, que são mais admirados no estrangeiros do que entre os seus, por diferentes motivos....
-
Andre Ferraz de Toledo
O Messi sofre de um problema semelhante frente ao povo argentino, isto é, há quase um consenso que ele será melhor que o Maradona, mas jamais será amado na mesma proporção.
-
Paulo Roberto Schlichting
Caro, Andre, o Messi melhor que o Maradona? Só pra trocar figurinhas, penso que o Diego o deixa longe! O episódio lembrado pelo jornalista se repetiu em quase todos os jogos daquele ano. Pelé jogou como se brincasse!. São muitos os lances geniais do nosso monstro que se perderam das câmeras. E presenciei vários com o Santos por aqui. Um mágico!
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.