Opinião > Política da fé Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Cleomar Ribeiro

    ... estes taleban cristão têm fé no poder do comércio, o objetivo é ter ouro e escravos em suas mãos! ... com o poder de administrar o Estado implementam ações para ilimitar os abusos contra a população! ... ouro e escravos para eles e fogo e água suja para a população!...

    Responda
  2. Cleomar Ribeiro

    ... as asas destas pessoas administradoras de igrejas e dass proprias igrejas devem devem ser drenadas! ... e depois banidas todas elas da vida pública! ...

    Responda
  3. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    No Antigo Regime, a Igreja Católica( e o respectivo clero) embora detendo a propriedade entre um terço e metade de todas as terras férteis da Europa, não pagava impostos, privilégio estamental detonador da Revolução Francesa que "religiosos" querem restaurar aqui no Brasil, sintoma claro da regressão social que estamos vivendo, quanto mais ignorância, mais abusos!

    Responda
  4. João Batista de Junior

    Igreja se tornou um negócio. Basta olhar a vida social e finaceira de seus fundadores. Tem que pagar todos impostos .

    Responda
  5. guilherme herzog neto

    O fato que tem cinco pastores entre as maiores fortunas brasileiras e prova cabal do erro em não cobrar imposto de todos. As pessoas ingênuas contribuem com seu dinheiro ganho com dificuldade para, em geral, o bolso do pastor e não para alguma benfeitoria, como seria de se esperar.

    Responda
  6. Wilson de Oliveira

    A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSSL) não atinge as Igrejas e similares constituídas regularmente como organizações associativas, porque essas não têm lucro, e sim superávit ou déficit. Se as mesmas participam de negócios em outras atividades que geram lucro, é óbvio que a contribuição e demais impostos é devida.

    Responda
  7. Gil Carlos Dias

    Somos um país laico e deveríamos agir como tal. A suntuosidade das igrejas ultrapassa o sentido da fé. Logo, não deveria haver isenção de qualquer tipo de imposto. Pior ainda quando se trata de aproveitadores da fé alheia, que induzem os mais incautos ao fundamentalismo e se fartam dos lucros obtidos com o dinheiro e bens doados pelos fiéis iludidos a promessa de que, em troca, teriam garantido o paraíso eterno. E ainda fomentam governos e legislativos com políticos da pior espécie.

    Responda
  8. Igor Cornelsen

    O sistema de eleições no Brasil faz com que as corporações sejam bem representadas na Câmara e a população não. Se o sistema fosse distrital, os interesses do povo seriam melhor defendidos e as corporações não conseguiriam manter as suas representações. Nosso sistema eleitoral é a raiz do problema.

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      é uma das saídas. voto distrital misto. ocorreria também o fortalecimento de partidos e extinção gradual dos partido de aluguel (no voto distrital Misto). Seguir os exemplos das democracias consolidadas no mundo. são nações com bem esta social, e parlamentaristas. é a história da humanidade. Simples assim. devemos parar de esperar o salvador da pátria, o imperador... . O Congresso é o representando do povo. Presidente e primeiro ministro são administradores. Fortalecer o Congresso é a única saíd

  9. Cloves Oliveira

    Excetuando os ditadores, já passaram na presidência pelo menos oito Presidentes após a aprovação da lei. Esperar que justamente aquele que foi eleito com a ajuda das igrejas derrubasse a lei é criar falsas expectativas como munição para atacar o governo. Esse benefício é injusto porque na verdade é um imposto pago por todos para o benefício de poucos. Como dizia o Milton Friedman, é a minoria organizada se aproveitando da maioria desorganizada.

    Responda
  10. RICARDO ARANTES MARTINS

    A questão Orlando, é o que está em Jogo. não é a imunidade tributária das igrejas. elas já a tem. ninguem questiona. Mas a transferência de capital aos pastores. Algumas delas arrecadam contribuições dos fiéis e a Igreja então repassa ao Patrimônio pessoal dos pastores. Trata-se de Imposto sobre o lucro líquido. E mais, há algumas denuncias de que alguns pastores, tem empresas, então desviam o lucro da empresa e dão entrada como se fosse de fiéis - dai não pagam imposto de renda.

    Responda
  11. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    É preciso muita cautela nesta matéria, pois, como ocorre com o futebol, as igrejas ricas são poucas e o arrocho em diversos tipos de contribuição, que não estão incluídos na imunidade (de impostos) pode realmente configurar interferência indevida nas igrejas e inviabilizar a legítima atividade religiosa, ainda mais considerando o arbítrio dos fiscais com mentalidade persecutória à fé dos outros...

    Responda
  12. Eduardo Silva

    Tem que taxar integralmente todas as igrejas, para esse bando de oportunistas da fé, pagar os impostos devidos como nós pagamos. As igrejas, principalmente as evangélicas, viraram verdadeiras empresas lucrativas, empreendimento de retorno garantido, que levam seus pastores a se tornarem milionários, basta ver a fortuna dos "famosos", é tão evidente isto, que causa espécie a sociedade ignorar tal fato! Será que ninguém vai tomar uma atitude?

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      "Nem tanto ao céu, nem tanto a terra". Se conseguir tributar o Lucro dos pastores já será uma vitória. Mas o Congresso parece que não o fará. Verdadeiro retrocesso.

    2. Paulo Faria

      Assino seu comentário. O que é feito em benefício desses privilegiados comerciantes da fé é inamidissível. É, sim, CORRUPÇÃO este flagrante delito, a exploração da população desesperada e que ainda paga para receber cura,enganada pela propaganda dos falsos "religiosos".ISENÇÃO ZERO. Parabenizo o Edital da Folhs de SP.

  13. Herculano JR 70

    Qq mudança de criterio de coleta q aumente impostos deve ser vista como injusta, pois alimentara estado pervertido. A ansia de arrecadar faz o estado s ñ respeitar capacidade de pagamento qdo cobra impostos sobre propriedade. Imagine q tem uma casa ha 40 anos e o lugar onde mora se valorizou, e o Iptu, e vc ficou velho e menos renda. Vai ter q sair de casa, vender o bem. Se morrer, herdeiros tem q pagar Itcmd, Ir sobre lucro imobiliario, e se ñ tiverem?

    Responda
    1. Ney Fernando

      Assim como cobram de seus fiéis, as igrejas deveriam pagar um dízimo ao Estado, para "custear a obra de Deus na Terra" em benefício da coletividade.

  14. RICARDO ARANTES MARTINS

    Muito se comenta sobre a imunidade tributária das igrejas. a matéria é de clareza solar. As igreja Já Tem Imunidade Tributária, ou seja, não pagam quaisquer tipos de impostos. A questão que está em baila é o "Lucro Líquido" do pastor, ou seja o dinheiro dos fiéis que entram pelas igrejas e que são repassados ao pastor. para a conta pessoal dele. é mais. fala-se muito em lavagem de dinheiro, pois este pode ter origem numa empresa, e eles jogam a entrada como se fosse de fiéis.

    Responda
  15. Luiz Antonio

    O Brizola tinha razão:"quando os evangélicos entrarem na política ela perderá a razão de ser um instrumento da democracia"

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Politica são intrigas do poder. Nunca foi instrumento de democracia, ao contrario, democracia é limitar poder, limitar a politica. O q piorara com os evangelicos no poder depois q se criaram partidos, verdadeiras facções, q alias as igrejas estão submissas. Intriga legal mesmo qdo elas se tornarem partidos.

  16. Amarildo Caetano

    O editorial está correto ao escrever muitas igrejas ,ou seja nem todas.Toda generalização é um equívoco.Existe igreja que os líderes não recebem salários e não deve um centavo para a receita .

    Responda
  17. Adailton Alves Barbosa

    O importante é agradar a turba.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.