Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mauricio Borges

    Lá por 1977 eu, com 18, almoçava vez ou outra como clandestino na Folha, porque o restaurante era bom, era só para colaboradores e tinha ótimo preço. Eu e um pequeno grupo trabalhávamos em banco e a gente tinha medo que alguém insistisse em perguntar em qual setor da folha trabalhávamos. Atualmente assinante, considero que o que recebo em troca é muito mais do que minha pequena contribuição, de modo semelhante a aquela época. Muito obrigado Folha. Não aumentem o preço por causa disso!!

    Responda
  2. José Antônio

    Camisas-amarelas, por favor, nunca mais votem.

    Responda
  3. Lucas Cansado

    Adorei "redes insociáveis".

    Responda
  4. Angelo Gutierre

    Não é que as pessoas não se importam mais. É porque sempre teve, mas a mídia nunca se importou. No entanto, a mídia faz parecer que o problema nasceu com Bolsonaro e que é ele quem está lá ateando fogo. Esse tipo de ataque barato só faz a mídia perder a pouca credibilidade que ainda tem. Todos sabemos que o problema não nasceu com Bolsonaro e ataques "pirotécnicos" diários só fazem a população crer que a mídia inventa tudo, mesmo quando uma vez ou outra muito perdida, é verdade.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      De fato, o problema não nasceu om Bolsonaro, mas os governos anteriores pelo menos tentavam conter as catástrofes e o governo Bolsonaro "nada faz" para isso: é omisso e negligente. Desculpe-me, mas não tem defesa para ele não.

  5. Tersio Gorrasi

    Pergunto ao colunista: 'Será que cada um de nós está fazendo a sua parte para que todos esses problemas não sejam tão graves, ou ficaremos só estarrecidos, cruzando os braços e esperando que só as autoridades constituídas façam?' E como não fazem, então vamos só reclamar e tocar a nossa vida normalmente. Seria cumplicidade? Algo a se pensar,,,

    Responda
  6. MAURICIO LAHAN

    artigo ten den cio.so querendo criar mim.imi

    Responda
  7. Jane Medeiros

    É hora de todos os brasileiros se perguntarem, como se tornou possível Bolsonaro na Presidência. Já não é mais possível jogar a culpa em Lula, vitima também das artimanhas de Bolsonaro para tomar o poder. A midia precisa fazer sua autocrítica . Deu as mãos à Lava Jato sem titubear erguendo um altar para Moro que se revelou totalmente falível, traindo a confiança que muitos depositaram nele. Fica a pergunta, como e quando o Brasil sairá deste buraco sem fundo e sem Bolsonaro.

    Responda
    1. MAURICIO LAHAN

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  8. ricardo de moura rivaldo

    Não cola porque a imprensa apoia e faz campanha a favor do governo.Elogia medidas neoliberais de destruição da economia do país e confunde a população quando tenta defender o que o governo ao mesmo tempo atacar o presidente, eles preferem um outro que faça a mesma coisa, mas que não fale tanto palavrão, para não ficar feio. Todas as péssimas medidas econômicas adotadas pelo governo da milícia são apoiadas pela imprensa.

    Responda
  9. DeloN Delon

    Não entendo o motivo da surpresa. Saiam por aí, olhem a quantidade de sujeira nas ruas e nos parques. Observem como as pessoas ignoram os moradores de rua. Peguem uma estrada, andem no limite de velocidade e observem a quantidade de carros ultrapassando a 130, 140km/h e diminuindo somente no radar. Bolsonaro é o Brasil em 2020. Os bons são a minoria e estão em extinção. Só a educação salva

    Responda
    1. luis TELLES

      Exatamente

  10. Paulo Roberto Schlichting

    Diante de uma realidade medonha dessas e constatar as cotidianas e odientas demonstrações do m.a.u-ca.ra.tis.mo presidencial é de doer. As consequências desse desgoverno caem no lombo da grande maioria das classes médias, remediadas e pobres deste triste rincão. Mas os devotos do Bozo estão por aqui e e por aí todos os dias, tais e quais uma pes.te!

    Responda
  11. CLAUDIO VITAL CHANQUINI

    Que bota de artigo. Usar o cenário de cadáveres de crianças no pátio da escola é pior que o sensacionalismo do NP de antigamente. Vergonha. Quem financia toda sua raiva?

    Responda
    1. luis TELLES

      Tua mãe

  12. Marco Aurélio Mello

    Uma das melhores, quiçá a melhor, síntese que li do infeliz contexto que vivemos no Brasil. Texto necessário, e que por isso precisa ficar na memória, ou seja, não se pode esquecê-lo, sob o risco de naturalizarmos aquilo que não pode jamais ser naturalizado. Obrigado, Vinícius.

    Responda
  13. Jenny Gonzales

    Caro Vinícius, escreva por favor sobre os setores da sociedade — incluindo o jornalismo — que não estão fazendo algo "por enquanto" contra os atos criminosos do Bolsonaro. O que estamos esperando!? Crimes diários são cometidos por ele e seu governo e o país não reage! Tolerância contra o mal é uma das características do Brasil.

    Responda
  14. Maria Luiza Portugal Goncalves

    O brasileiro realmente precisa ser estudado pela Nasa.

    Responda
  15. Lucas Lacerda

    Belo texto. E que cansaço.

    Responda
    1. Vinicius Torres Freire

      Obrigado.

  16. Wil Prado

    Mais um belo texto do Vinicius Torres. Eles não estão nem aí para bichos e pessoas que morrem pelo vírus ou por queimadas. O "trabalho" deles é só defender os interesses do agronegócio, das milícias e demais oligarquias que os levaram ao poder. Mas ninguém pode enganar por toda a vida. O tempo deles vai chegar. E está bem mais perto do que eles imaginam! Quem viver, verá!

    Responda
  17. Paulo Levi Dos Santos

    Esse é o Brasil de sempre em quaisquer situacão analfabetos funcionais. SOMOS O QUE SOMOS

    Responda
  18. Celito Medeiros

    O maior controle que uma pessoa de Mente sadia poderia ter em quaisquer situações graves, consigo com quaisquer outros Seres Humanos é não se deixar afetar e manter Equilíbrio. Não ter para si nenhum problema e estar apto a ajudar e resolver no que puder ou for de sua competência. A pior condição é de quem nada faz e critica tudo o que é feito. Nesta Pandemia não existe um Protocolo para o Mundo todo, onde haja concordância entre Políticos, cientistas, médicos etc, Então...

    Responda
  19. Felipe Amaral Soares de Oliveira

    Chora PTzada!

    Responda
    1. luis TELLES

      Escória

  20. Tiago Machado

    Ótimo texto. Contudo , acho que um raciocínio semelhante poderia ser empregado na relação entre este desastre em que vivemos e a irresponsabilidade deste colunista, do jornal em que trabalha, da grande mídia e da aristocracia brasileira em geral. Afinal, quando vocês vão ser responsabilizados pela forma desastrosa com que patrocinaram o golpe de 2016. O que vocês esperavam que aconteceria depois? O quanto vocês subestimaram o Brasil profundo, achando que o Centrão era apenas massa de manobra?

    Responda
  21. Guilherme Torres Godoy

    Vocês viram a foto da transferência do cargo do Presidente do STF? Essa foto um dia terá um valor danado, nela estão todos os que representam o poder que manipula o povo Brasileiro. Eles, não estão preocupados com a quantidade de bichinhos mortos pelo fogo, e como se nem se importam com 135 mil mortos do Vírus. Não estão preocupados com o futuro do País que o Bolsonaro está destruindo, eles usam a mascara não para se proteger do vírus, usam para não ser reconhecidos no futuro.

    Responda
  22. Flavio Rodrigues e Silva

    Vinícius está correto, nada cola nesse Presidente, por pior e por mais grave que seja. A culpa é de todos nós, simples assim.Precisamos mudar, chegar às pessoas que estão só assistindo , apáticas, e principalmente àquelas que não percebem o que está acontecendo.

    Responda
    1. luis TELLES

      A questão central Flávio e Vinícius, é como fazer esses dois terços da população entenderem o quanto esse governo criminoso e destruidor. São pessoas de difícilimo entendimento

    2. Vinicius Torres Freire

      Obrigado por ler a Folha, a coluna e pelo comentário gentil. Abraço e saúde.

  23. João A Silva

    As pessoas que cultivam os valores do pensamento humanista, do conhecimento e de proteção ao meio ambiente viviam em uma bolha, até o advento das redes sociais. Acreditavam que esses valores prevaleceriam, pois tinham como base a razão, a lógica e o senso de justiça. Com as redes viu-se o quão frágil era essa crença. No espaço virtual, um imenso grupo, antes disperso, se conectou. Critica-se Bolsonaro, Trump, Orban... mas eles só representam a resultante que predomina no pensamento humano.

    Responda
    1. Luciene Costa de Castro

      É uma triste verdade.

  24. Fernando LEAL

    Aceitou-se ideia de que foi eleito para a presidência um incapaz e, assim, inimputável. Aceitou-se o inaceitável

    Responda
  25. Jeovan Paiva Dias

    Parece que Vinícius vivia em outro país, até dois anos atrás. Vários anos de corrupção e nunca houve queimadas antes, era um paraíso, aí chegou este governo e trouxe toda desgraça. Trouxe até uma pandemia mundial. Na verdade a tecnología hoje, têm ferramentas que até os de menor conhecimento podem ver como eramos manipulados pela mídia mediática e calculista, está aí a globolixo prá exemplificar e este jornal cheio de intelectuais cheios de ódio e rancores. Que pena.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Taí o Jeovan como prova viva do que diz o Vinicius

    2. AYRTON CASTOR DIAS

      O artigo foi escrito para um jornal esquerdista.

    3. Fircavazza Cavazza

      Vc deve ser cego !

    4. Jose Carlos Alvez

      Amigo vc precisa viajar e ler um pouco.

  26. renato pacheco de oliveira melo

    O que mais me impresciona é justamente essa apatia social, mas ainda acredito que a ficha vai cair , principalmente quando esse auxílio emergencial acabar e a precariedade sócio econômica se transformar em violência. Infelizmente, a democracia em país repleto de idiotas é a origem desse caos qual vivenciamos. 2021 promete!

    Responda
  27. Ayer Campos

    Um sujeito que evita falar de política, desviando de assunto sempre que provocado, certa vez pontificou: 'Tenho mais com que me preocupar, e o quê fazer!...' Parece um caso de egocentrismo patológico, segundo as normas de convívio cívico que nos são ensinadas desde cedo. Não tenho tanta certeza - talvez seja uma reação saudável ao incompreensível, absurdo e 'nonsense' - 'quando perdemos a capacidade de acompanhar a trama do mundo com um mínimo de compreensão, empatia e esperança'. (S. Rodrigues)

    Responda
  28. Carlos Gueller

    Perfeito, Vinicius. É isso que estamos vivendo: uma tolerância à barbárie sem precendentes.

    Responda
  29. ANTONIO CESAR FERREIRA

    Parabéns. Expressou muito bem o que sinto. Ainda bem que na Folha ainda tem pessoas críticas e não apenas alguns editoriais apoiando as medidas econômicas deste governo que já deveria ter sido impedido de governar pelos vários crimes que ja cometeu. Mas parte da mídia, dos empresários e do Congresso ainda continuam achando que "as reformas" valem a pena, apesar de tudo que o autor cita.

    Responda
    1. Vinicius Torres Freire

      Obrigado por ler a Folha, a coluna e pelo comentário gentil. Abraço e saúde.

    2. Hernandez Piras Batista

      Que reformas! Está na cara que deste governo já não sai reforma alguma. Que o empresariado nacional não tenha ainda compreendido isto só confirma seu analfabetismo político.