Hélio Schwartsman > Coitada da escola Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Abertura de escolas com grade curricular somente com protocolos rÃgidos, testagem (alunos, professores e funcionários) e vacinas para Covid 19, concordância de paÃs e professores e supervisão efetiva de autoridades da educação e da saúde.
cada vez que leio uma coluna de helio schwartsman tenho dó da decadência da fsp que já teve assinando essa coluna um gigante como Claudio Abramo. helio é um pedante pseudo intelectual que vomita autores e obviedades como quem diz bom dia. ou então gasta tinta para dizer nada, como na coluna de hoje.
Não fale assim do meu Hélio!
A maioria das decisões envolvem incertezas, e esse caso não é diferente. Mas é razoável prever um aumento das infecções e mortes com as aglomerações nas escolas. Por outro lado alguma coisa está sendo ensinada on line. Melhor esperar mesmo.
Prezado colunista, sua opinião dúbia e ao mesmo tempo tendenciosa referente a retomada das aulas é a expressão mas clara de senso comum do bolsonarismo que você tanto critica. Até porque segundo o bolsorarismo as escolas não reornariam pelo simples fato de nunca terem sido fechadas durante a pandemia no (Morra quem morrer) ao arrepio dos fatos ou de qualquer evidencia cientifica. Defender retomada sem base cientifica sólida é insano, o colunista é mais parecido com o bolsonarismo do que imagina
Penso que o ano de 2020 já se findou! Então as aulas presenciais deveriam iniciar em janeiro de 2020.
Deixei a sala de aula há mais de dez anos, não sei dar aulas online, seria um desafio pra mim, assim como deve ser para centenas de milhares de professores no paÃs. Só sei que privar crianças e adolescentes desse ambiente cheio de vida, amizades, paqueras, aprendizados conjuntos, criatividade, interações em salas, quadras esportivas, oficinas, laboratórios e eventos, é muito duro! Que venha um 2021 mais promissor!
Todos os pontos abordados estão sob questão. Se a democracia direta ñ funciona, deduzo q funcionaria a representação polÃtica? É pior, como tem sido visto! E compreensÃvel a decisão dos pais, pq sabem q a escola ñ faz falta pelo saber inútil q promete, e o pavor deles foi formado pela pressão da mÃdia, prefeitos e governadores e ñ os deixam perceber q crianças são o grupo de menor risco. Mas seria melhor liberar o trabalho aos 12 anos q essa escola inútil.
Pela quantidade de as.neiras que escreve, certamente a escola foi inútil a você. Mas não a muitos outros.
Decisão muito difÃcil. Mas esse é o trabalho dos governantes. Não é só roubar. Infelizmente as decisões de reabertura foram eleitoreiras e não técnicas. As escolas tinham que ser as primeiras a serem abertas e só depois bares, cinemas, parques, etc... Como fazer? Não sei, meu papel na sociedade é outro. Elegemos e pagamos governantes para isso. E sim, meus filhos vão para escola no primeiro dia que abrir. Ficar em casa tem efeitos bastante negativos na saúde mental e fÃsica, deles e da famÃlia.
Sobre a volta às aulas, parece comédia de nonsense. Pagamos durante anos um corpo de especialistas. Eles erigiram uma tremenda instituição pública para estarem preparados para lidar com a pandemia quando acontecesse. E quando chega a pandemia nós os calamos, os ignoramos e procuramos doutores das mais diversas áreas menos os que foram preparados por toda a sua vida acadêmica para nos servir. É ou não uma comédia de loucos! Todos falam, mas esquecem de ouvir quem realmente deveria estar falando.
Escola pública fechada não é problema; o governo paga o salário dos professores. Escola particular fechada é um problemão: como pagar os professores se a escola não está funcionando?
Como assim a escola não está funcionando? Os professores estão preparando aulas, provas, corrigindo provas, dando aulas em formato live, etc. De onde vc tirou essa ideia de que não estão trabalhando?
Não pode haver decisão técnica segura se mesmo os especialistas ainda não possuem um entendimento claro de como esse vÃrus atua. Tão pouco existe meios para testar todas as pessoas envolvidas no sistema educacional. A realidade que tem sido pouco comentada é que muitos pais estão descobrindo que seus filhos, além de pestinhas, não estão nem um pouco comprometidos com o aprendizado. Seria esperar demais dos pais se aprendessem dessa experiência para valorizar mais o trabalho dos professores.
Hélio mais parece Pilatos no Credo. O colunista levaria seus filhos à escola ou não? Hélio faz as vezes do mineirinho da piada que, após ver um boi voador, pergunta ao capiau do lado: ''Você viu?!". O capiau ao lado responde: ''O quê?!''. O mineirinho replica: ''Você não viu?!''. O capiau treplica: ''Não sei do que está falando''. Hélio e a torcida rubro-negra viram a pirâmide de 136.000 mortos, mas falam sobre a Pirâmide Cadavérica como se não soubessem muito bem do que se trata o morticÃnio.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Coitada da escola Voltar
Comente este texto