Comentários para:

Carta ao Tom

VER COMENTÁRIOS EM Cristina Serra

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RAYMOND KAPPAZ

    Cada vez mais fortes as saudades da organização criminosa que tornou a população brasileira refém .Não só dessa pseuda jornalista como também de muitos leitores cúmplices desse passado.Essa é a minha opinião. Se 56% são cúmplices, o que dizer dos 44% que votaram no poste?Parece que o problema não são só os governantes mas também esse povinho parasita que aqui habita.

    Responda
  2. Silvério Falasco

    A excelente Cristina Serra diz o que muitos de nós gostaríamos de dizer ao Tom, ao Vinícius, e a tantos outros brasileiros sérios, de diversas áreas, aos quais tinhamos orgulho. Para nosso consolo, que sorte a deles de nao estarem vendo essa troupe circence mambembe que está no "governo". Vamos torcer para que esse circo seja desmontado em breve e que venham gestores competentes. Oremos.

    Responda
  3. maria luiza ferreira

    Triste demais... o Pantanal se transformando num Pastonal...

    Responda
  4. MARIA CORINA ROCHA

    Dói demais!

    Responda
  5. Barbarella Duran

    O Brasil é lindo e amo este país, mas o brasileiro individualmente, tenho pavor. Um dia, os brasileiros iriam acabar com o país. Me incluo neste pesadelo. Fiquei cansada e fui cuidar da minha vida. Em um piscar da olhos, a barbárie tomou conta de tudo.

    Responda
  6. David Inacio de Castro e Silva

    E como foi Cristiane . Obrigado pelo texto, pela denúncia e pela resistência !

    Responda
  7. Carlos Fernando de Souza Braga

    Já sabemos a resposta, mas não custa repetir a pergunta: como viemos parar na mão dessa gente ignorante, violenta, covarde e brega?!

    Responda
  8. Nelson E Pires

    E o Zé Simão deu o parecer dele: "E o novo slogan do governo: Fogo Acima de Tudo! Fumaça Acima de Todos!" . Ótimo artigo.

    Responda
  9. Andre Ferraz de Toledo

    Mas e o PT ?

    Responda
    1. Andre Ferraz de Toledo

      Kkkk, tô sendo irônico Rafael

    2. Rafael Lopes

      E o PT? Que mundo vc vive campeão? E o PT? É essa sua preocupação, nelore? Que situação vivemos. Só tem gente afetada por aí.

  10. BERNARD SOIHET

    Brilhante o texto! Um farol. Como a música de Tom Jobim.

    Responda
  11. FERNANDO NOGUEIRA DA COSTA

    Brasil já era... e 56% dos eleitores são os cúmplices responsáveis.

    Responda
  12. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Bravo Cristina!... Saudades do Brasil.

    Responda
  13. wilson kfouri

    A eleição de um miliciano psicopata genocida piromaníaco é uma tragédia sem precedentes nos anais da história do nosso país....

    Responda
  14. Hernandez Piras Batista

    Hoje, Tom Jobim parece ter sido habitante, não do Brasil, mas de outro planeta. Deus foi misericordioso em poupá-lo dos tempos atuais e, sobretudo, de Jair Bolsonaro.

    Responda
  15. HILTON RESENDE MONTES FILHO

    Tom dizia: "Nova Iorque é bom, mas é uma merda. O Rio é uma merda, mas é bom". Hoje, certamente, ele não repetiria isso.

    Responda
  16. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    Falar dos lixões, dos esgotos a céu aberto, da poluição dos rios e mares pelo esgoto dos grandes centros, das pessoas enjauladas nas favelas famintas e doentes como animais encantoados.... nem pensar!

    Responda
  17. Alberto A Neto

    "Adoro o cheiro de napalm pela manhã", disse o tenente-coronel americano Bill Kilgore assistindo ao bombardeio de uma aldeia vietnamita à beira-mar. É uma das frases clássicas do magistral"Apocalypse Now" (1979, dirigido por Francis Ford Coppola), sobre a guerra do Vietnã. A aldeia é atacada ao som de "Cavalgada das Valquírias" que sai dos helicópteros. Kilgore ordena a seus soldados: surfem! A frase memorável da cena virou título de uma música do conjunto de rock britânico "The Clash"!

    Responda
    1. Alberto A Neto

      "Adoro o cheiro de leite condensado 'nopão' pela manhã", diria um 'mau militar' vendo a pilha da pandemia com 137.000 cadáveres a céu aberto. Onde está o diretor nacional do "Apocalypse PantaNow" (2022, dirigido pelo Coppola tupiniquim), sobre o horror,horror,horror. O país queima atacado ao som de "Cavalgada das Valquírias". Messias ordena aos devotos: Isso é para os fracos! Está aí a frase memorável da cena para virar título de uma música escrita por Chico, Caetano e Gil. Faz o repto, Regina!

  18. Maria Ines Polotto

    Em prantos! Desesperança! Desgoverno, necropolítica! Repugnância!

    Responda
  19. Helena Carvalho Martins

    Excelente texto. Inspiração na tristeza da natureza queimada. Indignação com um governo que só pensa em passar a boiada....

    Responda
  20. Nelia Rios

    Dói tanto que a gente consegue até chorar, de dor. Tudo está triste, cinzento, emburrecido. E nem dá para cantar, “chega de saudade” enquanto não sair esse nó que está em Brasília.

    Responda
  21. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Somente uma carta para sentir nossa indignação. Parabéns

    Responda
  22. Nelson E Pires

    Novo lema do governo segundo Zé Simão: "E o novo slogan do governo: Fogo Acima de Tudo! Fumaça Acima de Todos! Avisa pro Bolsonaro que era pra acabar com a mamata, não com a mata! E avisa pro Mourão que as queimadas queimaram o filme do Brasil! Mas não são queimadas, é que o Brasil inteiro resolveu fazer churrasco! Rarará!"

    Responda
  23. Nelson E Pires

    Muito bom!

    Responda
  24. Iara Araujo

    Excelente inspiração no Tom

    Responda
    1. LUIZ Carlos Rodrigues Freitas

      Um bálsamo para essa manhã. Por que hoje é sábado.

  25. André Jalles Monteiro

    Mulher, bem que o Tom, por intermédio de muitos tons que ele influencia até hoje, poderia responder a carta. Quando isso acontecer me avisa tá. Um grande abraço.

    Responda
  26. José Oliveira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  27. Guilherme Carvalho

    Que below texto, Cristina! Realmente uma situação muito triste! Recentemente estava me perguntando o que fizemos com a nossa tão forte expressão musical. Por que ela não pode sobreviver junto com os estilos que são prevalentes hoje? Sinto também muita falta do Tom e me revolta a "queimada" que foi feita com os tons que poderiam vir adiante. Obrigado por tão bela e inspiradora reflexão!

    Responda
  28. Marcos de Toledo Benassi

    Justa que Latiu, dona Cristina!! Inda hoje me lembrei do Cândido Rondon, que baralho... Ele deve estar se revirando no túmulo, com a nata da Boçalidade do exército no exercício de c.a-g ar na cabeça do país. Não tenho a mínima idéia do que diria o Tom, mas ele não tinha a boca muito contida, embora fosse um homem educado. A malta Bozófila não ia dar a menor pelota, isso é óbvio, conquanto o Rondon pudesse impor algum respeito à instituição, coisa que seus colegas estão se encarregando de dizimar

    Responda
    1. Melchisedc Felix

      "com a nata da Boçalidade do exército no exercício de c.a-g ar na cabeça do país": verdade, desde sempre. E fazemos o quê?

  29. Marlon Marcos Vieira Passos

    Esse país , que nunca foi para principiantes, está virando cinzas de um fogaréu fascista do qual somos todos e todas responsáveis pelo seu surgimento. Somos brasas nessa fogueira desmedidamente criminosa. De nossas críticas precipitadas surgiu o dragão inepto que nos comanda. Pagando caro por direitismos e misoginia. A água é feminina , me lembra Dilma. Refresca apesar de.

    Responda