Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maurício Serra

    Só um detalhe: os cientistas não precisam travar guerra com o governo. Eles podem, sim, continuar publicando artigos científicos a partir de outros países. Cientistas não precisam ficar aqui, são bem recebidos em qualquer lugar do mundo desenvolvido. O que os cientistas estão fazendo, e continuarão a fazer, é sair desse país ignorante que vota em Bolsonaros da vida. Eu pretendo fazer o mesmo. O último a sair, que apague a luz! Aos que ficarem, que façam arminha com as mãos...

    Responda
  2. marcelo pereira silva do vale

    coluna furiosa...quem a leu deveria compartilhá-la com o maior número possível de pessoas.

    Responda
  3. Sandoval junior oliveira

    só lembro da filme "avatar" quando estava quase tudo destruído pelos invasores e todas as forças se juntam por uma força mágica e ficam mais forte...... a ciência faz política? magia vale cientifica mente ou seria só metafísica ? ou como diria o poeta.....eu vou eu não sei onde eu vou....

    Responda
  4. CESAR PAES

    É preciso deixar de passar panos quentes e dizer com toda a clareza que Bolsonaro é responsável em grande parte pela situação em que se encontra a Amazônia, com seu incentivo descarado às invasões de terras públicas, reservas, e APP's por madeireiros e garimpeiros na Amazônia, quando estes sempre desmatam e queimam para exercer suas atividades. A seca contribui? - Sim. Mas a mata em pé é muito mais resistente ao fogo. No Pantanal sua responsabilidade se deve à inércia. Nada fez e nada faz.

    Responda
    1. CESAR PAES

      Em continuação: No que se refere à Amazônia, não é preciso ser especialista para saber que madeireiros só retiram da mata as essências florestais que têm valor comercial, deixando no local as que não têm valor para eles, mas que são derrubadas para facilitar o acesso e depois transformar em pasto, através da queima, lucrando ainda com terras que não são suas.

  5. Tersio Gorrasi

    O que se entende por ciência é tão abrangente que não há uma definição precisa dela. Busca do conhecimento? Afirmações baseadas em fatos e experimentação? Artigos publicados com revisão por pares? Primeiro a teoria e depois a confirmação na experimentação, ou primeiro a experimentação para depois elaborar uma teoria? Só teorias sem comprovação experimental ou só experimentos sem um embasamento teórico?

    Responda
    1. Tersio Gorrasi

      Maurício, concordo com seu ponto de vista, essa é uma das muitas definições para ciência. A ironia de tudo isso é que o atual presidente com suas polêmicas e todo esse imbroglio das fake news são em grande parte resultado da tecnologia digital, produzida pela ciência....

    2. Maurício Serra

      Ciência é o oposto do dogma. Ciência é reconhecer que sabemos muito pouco, e todo conhecimento pode e deve ser revisto à luz de novos fatos. Einstein, por exemplo, reviu e aperfeiçoou conhecimento do Newton. Ou seja, até Newton pode ser revisto. Ou seja, a ciência é oposto do Bolsonarismo, que definiu as suas próprias verdades em conflito com a realidade, e se recusa a reconhecer os fatos mesmo que sejam esfregados na cara!

    3. Tersio Gorrasi

      Hugo, ninguém me diz o que tenho que fazer e estou me lixando com sua opinião. A propósito, qual dessas definições vc entende como sendo ciência?

    4. Hugo Bonette de Carvalho

      Querido Térsio ... Vai estudar! ... Já virou comédia. Deixe de passar vergonha.

  6. Lourenço Faria Costa

    Infelizmente a comunidade científica brasileira ainda é muito imatura e corporativista,...um pouco prepotente tb. Espero que este momento sirva de lição para ciência avançar.

    Responda
    1. Hugo Bonette de Carvalho

      Sinto .... Mas não sobrará ciência no Brasil pra avançar em nada!

  7. Marco Aurelio Costa

    Só no Brasil existe um presidente que incentiva as queimadas, e retira os recursos para o combate ao fogo. É um governo genocida!

    Responda
  8. Gabriel Madeira

    Achei a matéria muito salutar, fora certo beletrismo. Faz a gente pensar em que medida os bolsominions têm capturado o discurso do relativismo pós-moderno e deturpado-o em prol de interesses nefastos e completamente anticientíficos. Talvez igualar o relativismo epistêmico à corrente dos pensadores pós-modernos seja forçação, mas nunca esqueço da imagem do Latour, que antes tacava pau na ciência como uma construção social e hoje vê a importância de reafirmar seu valor de objetividade de novo.

    Responda
    1. Gabriel Madeira

      Talvez seja chover no molhado mas, esse documentário sobre as redes que está na Netflix, The Social Dilemma, está muito dez. A polarização e o aumento do radicalismo político pós-Google não é algo gratuito. Pelo contrário, gera muita renda para essas gigantes da tecnologia.

  9. jane oliveira

    Leio os textos e os comentários e só sinto vontade de chorar.

    Responda
    1. Evando Ferreira Lopes

      Então senta e chora Flavia, porque até esse desgoverno do bozo terminar muitas vegetação ainda vai ser carbonizada. Este desgoverno tem um compromisso com a destruição de tudo que pertence ao belo, à vida.

  10. Jackson de Moura Ferro Silva

    Nesse momento, está havendo fogo nas florestas do mundo todo , EUA , Austrália, etc . Nesses Países , a imprensa diz que a causa são as mudanças climáticas, no Brasil a imprensa diz que a culpa é do Governo Federal...

    Responda
    1. Fircavazza Cavazza

      Típica conversa pra boi dormir de pessoas , no mínimo , com muita preguiça mental ( pra ser delicado)

    2. Sergio Facchini

      Sua logica eh mais furada que uma peneira. Tanto aqui nos EUA como tb na Australia os governos federais tem sido responsabilizados pelos incendios florestais por terem ignorado as mudancas climaticas por motivos politicos. E contrariamente ao que aconteceu na Amazonia, ninguem tocou foco de proposito nas florestas da California e da Australia. Antes do incendio a temperatura nas regioes baixas da California atingiu 55 graus Celsius.

    3. Bianca Moreira

      Leia mais de escrever algo assim.Sim, está tendo uma maior quantidade de fogo no planeta porém,o fogo no Brasil ele não é iniciado de forma espontânea.Ele é criminoso. Após a eleição de Bolsonaro com as falas e ações de Bolsonaro houve aumento exponencial em áreas da Amazônia,por exemplo,visando invadir,desmatar para estes criminosos receberem o título de propriedade.Veja os dados consolidados.Veja o desmonte do IBAMA,ICMBios,o retrocesso nas leis ambientais e a sensação de impuninudade reinante

    4. Evando Ferreira Lopes

      Dizer que o Bozo acendeu o fósforo, isso não podemos dizer, entretanto que ele incentivou isso é fato!

    5. Hercilio Silva

      Já leu sobre as medidas tomadas na área? Corte de verbas, nomeação de despreparados, ameaças a servidores por cumprir o papel de fiscalização e tantas outras? São brigadistas contratados sempre nesse período que impedem que os incêndios que ocorrem sim na seca se espalhem.

    6. Daniel Alvares

      Nao vou te chamar de an.ta por respeito (ao tapir). Você tem ideia das causas dos incêndios nessas localidades (que você obviamente desconhece)?

    7. Cristiano Jesus

      Incêndio provocado de forma coordenada por quem aproveita-se das condições climáticas e de casos naturais no mundo para fazer circular por meio do gado bolsonarista uma narrativa mentirosa e criminosa é só no Brasil que acontece.

  11. Jackson de Moura Ferro Silva

    Reinaldo, o teu choro é Livre.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Comentário da terceira ou da quarta série? Fiquei na dúvida...

  12. Paulo Cesar

    Os Bolsonaros botaram fogo no país.

    Responda
    1. Paulo Cesar

      Literalmente...

  13. Paul Muadib

    O bolsonarismo consegue conspurcar até a matemática: se somar os integrantes das familícia (00 + 01 + 02 + 03), o resultado é negativo !!

    Responda
  14. Cristiano Jesus

    A área da saúde no Brasil é a que tem maior produção científica de alcance internacional, e essa área apoiou em peso esse governo, usaram seus títulos para ou se calarem ou apoiarem de forma pessoal e política aberrações como a cloroquina. Já podemos falar de cientificismo bolsolavista e apontar nomes do mesmo jeito que se fala de cientificismo nazista e Mengele.

    Responda
    1. Cristiano Jesus

      Se é assim, fico muito aliviado de estar errado. Nem tudo está perdido.

    2. Daniel Alvares

      Respeitosamente discordo. Houve sim alguns médicos famosos apoiando a cloroquina (Yamaguchis e Wongs da vida), mas nem de longe representam a elite científica brasileira, e a própria Yamaguchi é considerada extremamente empírica e pouco afeita à medicina baseada em evidências. Nenhum grande hospital e nenhuma universidade de renome apoiou os desvarios do governo e sua pseudo-ciência da morte. Quem mais fez barulho a favor do governo foram os médicos das redes sociais (praticamente leigos).

  15. Antônio Carlos de Paula

    O país levará anos para recuperar dessa desgraça que é o governo Bolsonaro!!

    Responda
  16. MARCOS BENASSI

    Seu Reinaldo, estou vendo na minha cabeça orgulhosos engenheiros da USP e da Unicamp, doutores da FEA e outras excrescências (excremências?) afins, dizendo orgulhosamente "PT nunca mais". Jogaram seus títulos no aterro sanitário, nem se dignaram a reciclá-los...

    Responda
  17. Cloves Oliveira

    Só os especializados em ciência levam a sério os arroubos do JMB no trato da ciência. Isso porque os verdadeiros cientistas sabem que não existem verdades absolutas na ciência, apenas verdades aproximadas. Por outro lado, se um postulado, teoria ou estrutura são verdadeiros, ou não, dependerá de fatores quantitativos, e quão rigorosamente se mede os resultados. Toda teoria científica possui um alcance finito de validade. Dentro do alcance a teoria é verdadeira; fora dele, não necessariamente.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Vai passando o pano, senhor Cloves. O senhor merece o Bolsonaro e sua turba no poder.

    2. Francisco Javier Aranguren

      A ciência não tem respostas para todas as doenças, porém ainda assim tenho certeza que se você ficasse doente iria seguir as indicações de seu médico não as de um curandeiro. A ciência não é religião.

    3. Paulo Cesar

      Grosso modo, você retira algumas formulações teóricas de contexto para concluir que a racionalidade científica se baseia em meros confrontos de opiniões e que, portanto, pode-se inferir provisoriedade e equivocidade de todas as teorias. Não é isso. A racionalidade da ciência está baseada em evidências, fundamentações, consensos formados pela confrontação de dados analisados pela comunidade científica internacional etc . Comece daí.

    4. Paulo Cesar

      Cloves, eu gostaria de ver o seu lattes. Essa sua caracterização da ciência está errada e tomaria um pau humilhante em qualquer banca de avaliação. Sua reflexão não consegue nem dizer uma besteira de tão absurda. Volte à pesquisa, reveja seus conceitos, consulte nova bibliografia.

    5. MARCOS BENASSI

      Caro Roberto, infelizmente não há esclarecimento possível neste caso, perceba que foi feita uma escolha...

    6. Roberto Gomes

      Cloves, água é feita de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Sinais de hereditariedade são transmitidos pelo DNA. A Terra é uma esfera (aproximada) e gira em torno do sol. Seres humanos, na sua maioria, adquirem a linguagem por volta de 2 anos de idade. 2 + 4 = 4. Abraços esclarecedores.

  18. Júlia Vital Verli

    A missa sinistra desse Miliciano não parece ter fim.

    Responda
  19. Antonio carlos da silva filho

    Atacar e destruir a realidade é o último refúgio dos picaretas. Se não há mais como se defender de um crime, ataquem-se e destruam-se as leis, os promotores e os juízes. Se não há como impedir a ciência de revelar a realidade do mundo, ataquem-se e destruam-se a ciência e os cientistas. Os nazistas condenaram a "física judaica" de Einsten; a física continuou e os nazistas acabaram destruídos. Os soviéticos atacaram, usando um picareta chamado Lysenko, a genética mendeliana. Sumiram do mapa.

    Responda
    1. Antonio carlos da silva filho

      Caro Roberto, os nazistas perderam a guerra. Isto não significa, que foram eliminados, que desapareceram; apenas significa que não se sustentaram. A União Soviética acabou (se quisermos uma data, em 9 de novembro de 1989, com a queda do muro de Berlim). O sucesso tecnológico espacial dos soviéticos não implica o sucesso soviético em todas as áreas. A biologia, a genética e a agronomia soviéticas regrediram meio século com as ideias de Lysenko, causando fome e escassez. Abraços históricos.

    2. Evando Ferreira Lopes

      A prova mais contundente de que o nazismo não morreu é o governo do Bozo.

    3. Roberto Gomes

      Antonio, embora eu compartilhe seus valores e sua indignação, não entendi muito bem o que você quis dizer com *os nazistas acabaram destruídos* e com *os soviéticos […] sumiram do mapa*. Afinal, sabemos que os nazistas não sumiram, e que os soviéticos foram os primeiros a lançar uma nave espacial tripulada para o espaço. Abraços históricos.

  20. Cesar fontoura

    A importância histórica do bolsolavismo é inegável. Irrupção do mau gosto, da insistência em manter o pensamento nas trevas do casto exemplo do terraplanismo dos costumes. Lopes percebe que a realidade política brasileira insinuou, depois empurrou, e enfim torturou a plebe na pandemia. Foi dito que jamais houve tanta boçalidade. A guerra à ciência não é por ser o único caminho, mas por fazer as coisas de modo não boçal, não trivial, não doce aos olhos da jactância. Nunca a ignorância quis tanto.

    Responda