Opinião > Cem dias de cultura para todos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Andrey Lucas

    Ministério da Cultura nem deveria ter sido criado, muito menos mantido por tanto tempo, ainda que como sub pasta. Pasta inútil que só serve pra colocar amigos do Rei alinhados com sua ideologia momentânea e desperdiçar bilhões.

    Responda
  2. Horacio Cerzosimo

    Impressionante, não é a FSP super atacada pelos bolsonarista? Na hora de buscar um veículo que traga credibilidade às suas falas vazias é justamente à FSP que recorrem.

    Responda
  3. ARTHUR AUGUSTO DA C CARVALHO

    Triste Brasil.

    Responda
  4. carlos lensoni

    Um voo rasante pela ignorância e dissimulação, prestes a chegar no fascismo!

    Responda
  5. Denise carvalho schneider

    FSP, favor corrigir a manchete, erro grave de semântica; o autor reporta-se, na verdade, a SEM dias de cultura. Lamentável.

    Responda
  6. Denise carvalho schneider

    FSP, favor corrigir a manchete, erro grave de semântica; o autor reporta-se, na verdade, a SEM dias de cultura. Lamentável.

    Responda
  7. Sérgio de Almendra Cavalcanti

    Joaquim Salomao , amigo vou pra Curitiba na quinta feira, estou convidando almoçarmos naquele Shopping do Batel , como sei onde vc mora posso te pegar de Uber . Topa , almoço por minha conta

    Responda
  8. jose silva

    Se recebe uma crítica, ameaça com a PF. É esse tipo de isenção que o Sr. Ministro prega?

    Responda
  9. RAFAEL RODRIGUES SCHMITT

    Bobão

    Responda
  10. Joaquim Salomão

    Sai pra lá, sabujo de fascista.

    Responda
  11. Damião Candido Filho

    Descendo a ladeira sem fim.

    Responda
  12. Karina Akemi

    Queria saber o que está faltando para esse governo perder totalmente a credibilidade na mídia.Nos poupe disso Folha de S. Paulo por favor.

    Responda
  13. Walter Tabacniks

    Fazer arte sem fazer política.... As primeiras expressões artísticas, as pinturas rupestres, têm ideologia política. O nascimento do teatro na Grécia é só política e agora vem um ministro insosso querer arte asséptica? Onde ele aprendeu isso? No xvideos? Ali sim, tem "arte" sem política. Será isso o que ele propõe?

    Responda
  14. wilson kfouri

    "“Dentista amiga de Mario Frias vira chefe do Centro Audiovisual”. A dentista pegou uma boquinha na Cultura!" José Simão

    Responda
  15. Ramon Duarte

    hahahahaha

    Responda
  16. Jane Santos

    Sei. Ãgil, leve e eficiente? Como todo o resto do dessgoverno? Para de contar piada sem graça!

    Responda
  17. Fagner Torres de França

    Se tem uma coisa que esse governo é bom é cavar manchete em jornal.

    Responda
  18. Amanda Lima da Rocha Pitta

    Para que dar espaço para esse ator inútil, ministro terrível e ser humano desprezível?

    Responda
  19. wilson kfouri

    Mario Frias, recolha-se a sua insignificância de lacaio de miliciano psicopata genocida...

    Responda
  20. Alexandre Miquelino Levanteze

    B@B@K!!

    Responda
  21. JOSE CAMPOS

    Cultura para brancos, de direita e que faça política em favor do Bozo.

    Responda
  22. João Braga

    Parabéns! Foram 100 dias sem privilégios, sem patrulhamentos, diferente de uma época de aparelhamento do estado. A grita vem de setores acostumados ao dinheiro publico facil, e para poucos. Basta. Queremos um estado moderno e competitivo.

    Responda
  23. Elisabeth Schmidt

    Tem um Duas Caras aí embaixo, Janus, perdido.

    Responda
  24. Waldemar Rodrigues Pereira Filho

    É oficial: temos um analfabeto funcional no ministério da cultura. Qualquer aluno de graduação em Letras, corrigindo o texto, irá perceber que ele foi escrito por alguém que não domina regras básicas de produção textual. É grave. Mas não é surpresa. Vindo desse governo, qualquer chimpanzé ocupa o mais alto posto, desde que reze pela cartilha do fundamentalismo e do obscurantismo. Triste fim de um país...

    Responda
    1. wilson kfouri

      E temos um presidente com 30 anos inúteis de vida pública,ligado à milicianos assassinos,psicopata e genocida....

    2. Peter Janos Wechsler

      Quanto viés. Nós já tivemos um presidente que dizia que ler é chato e dá sono. E uma presidenta que adulterou o Currículo Lattes. Este aí é apenas um entre muitos.

  25. Jeisa Benevenuti

    Esse avião já arremeteu uma vez. Agora periga cair de vez. Está em um verdadeiro "vôo cego". Guri louco esse. Afirma ser contra aqueles querem "fazer política" e na frase seguinte propõe mudança na "política cultural" do pais. Texto sem pé nem cabeça. Desconexo, vazio, desestruturado, raso, enfadonho e mal intencionado. O vôo do pombo sem asa.

    Responda
  26. Rogério Aquino

    Falou, falou e nada disse... Redundante o discurso, tipico de politico que precisa dizer algo mas que nao tem o que de fato mostrar.

    Responda
  27. Jesse G

    O secretário da (in) cultura escreve, alternada e indistintamente, nesse texto de generalidades medíocres e tendenciosas, na primeira pessoa do singular e primeira do plural. No tempo do curso primário era errado.

    Responda
  28. João Paulo Moreira Feitosa

    Fico imaginando o quanto foi difícil para um redator ter que escrever um texto que versa sobre cem dias de inação, onde um secretário de Cultura se diz atuante e não têm nada para mostrar!Estamos vivendo um período obscuro não só na cultura, mas em outras pastas desse governo.

    Responda
  29. Paulo Couto Lessa

    Eles tem a certeza de que seus defensores de bandidos são deficientes intelectuais. Daí este tipo de discurso.

    Responda
  30. anderson chioro

    Falou demais por não ter nada há dizer...

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Talvez tenha algo a dizer. Porém, não parece.

  31. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O papo deles todos (os bozistas) eh sempre o mesmo ... Atuar sem fazer política ... Acham que somos bobos e que vamos cair nessa. Ele , um artista medíocre, aliás como medíocre são todos nesse governo, eh só mais um a produzir fake news. Eh só o que sabem fazer ,cê assim mesmo muito mal.

    Responda
  32. Cristiane Oshima

    Que piada. O financiamento que a lei Rouanet prevê é de isenção fiscal, ou seja, privado. Praticamente nunca houve financiamento público no país, porque não há legislação que a preveja. E o auxílio da lei Aldir Blanc vem do próprio Fundo da Cultura. Ou não sabe nada da pasta ou é um mau caráter sem fim.

    Responda
    1. Rodrigo de Andrade Dias

      Esta interpretação é equivocada, Cristiane. O Estado, ao permitir que o setor privado financie a produção cultural nacional, está, sim, financiando a cultura, por meio de renúncia fiscal. Renúncia, esta, que você e eu pagamos por. Nem estou defendendo o "bobão". Só esclarecendo quem lê os comentários que os aportes das PJs não são gratuitos ao Estado e sociedade.

  33. Luis Felipe

    A cultura sobreviverá a estes incompetentes, porém está ficando cada vez mais difícil a folha de são Paulo manter a sua credibilidade. A qualidade editorial do jornal despencou desde que passaram a abrir espaço para fazer assessoria de imprensa do governo bolsonaro. Que lastimável dar voz a essas bobagens ditas pelo Sectário de cultura... E sem nenhuma ponderação ou contraponto colocam o nazistoide no palco!

    Responda
  34. Antonio Teles

    Jura mesmo senhor Mario Frias? Você está escrevendo um artigo usando um monte de clichês, mas apresentar algo de concreto ainda está pendente.

    Responda
  35. Jahy Carvalho

    Esse jeito de fazer cultura é muito improvável.

    Responda
  36. Antonio Catigero Oliveira

    A Cultura do Povo Brasileiro sobreviverá a essa medíocre aberração de governo. Oxalá.

    Responda
  37. sandra hortal

    Sem dias de cultura!

    Responda
  38. Neli de Faria

    Independência? Nunca vi um Governo tão subalterno aos interesses dos EUA! Retirada do visto para os privilegiados cidadãos dos EUA, para os brasileiros? Relembro,no ano passado, sob silêncio do capitão, brasileiros foram expulsos de lá.E militares são Patriotas? Não!,pelo governo do capitão, percebe-se que cabularam aulas de Patriotismo e Amor ao Brasil na AMAN.Como são subservientes aos EUA! E agora?Mais de 135 mil brasileiros mortos: o general/capitão perdendo a guerra para o covid19.

    Responda
  39. elias frutuoso gino

    200 anos da Independência do Brasil? Ontem o nosso presidente estava fazendo continência a bandeira americana.

    Responda
  40. Jorge André dos Santos Fischer

    Interessante esse Cecretário da Cultura afirmar que a cultura é para todos, que não existe apenas uma cultura no Brasil. Ele prestaria um grande serviço a nós ignorantes culturais qual cultura está em voga, qual cultura ele pretende superar a partir de um suposto multiculturalismo? É muita falação, palavras gastas sem sentido, ataques gratuitos e definição de um demônio inexistente. Só faltou dizer que a cultura brasileira está a serviço do comunismo. E tem gente que bate palma para isso.

    Responda
    1. Paulo Winkaler Filho

      Pelo andar da carruagem do cumpamheiro , certo e dar grana pro Chico pro Caetano , pra cumpanherada do Caviar. Cruz Credo.

  41. Gerson Freire do Nascimento

    Ora ora...bolsonarista usando a folha de sp ?...não é a fsp que é o demonio pra esse governo ?? Uma hipocrisia debil mesmo esse governo.

    Responda
  42. Peter Janos Wechsler

    Não há necessidade de apoiar artistas consagrados e milionários através da lei Rouanet como tem sido feito.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Pois é. Mas dinheiro vindo de renúncia fiscal torna-se dinheiro público. Qualquer um pode concorrer por um financiamento. Deveria ser acessível somente a artistas incipientes e necessitados. Não a consagrados que faturam alto e não precisam.

    2. Cristiane Oshima

      A lei Rouanet é baseada em financiamento PRIVADO. São isenções fiscais. Um lixo de lei, mas na ausência de lei que previsse financiamento público, era a única coisa que existia.

  43. JONES DARI GOETTERT

    Não é possível "uma Secretaria de Cultura ágil, leve e eficiente" com um "verdadeiro tosco" à frente dela. Cultura verdadeira, resgate de anônimos etc. é ideologia "IHGB" de meados do século XIX - da escravidão, dos senhores de terras e da monarquia... Um secretário que persegue humorista, sátiro, atrizes e atores (não importa a cor ideológica) é em si um anti-culturas, anti-popular, anti-vida. Está ele, contudo, no lugar certo, como representante do culto à barbárie que se prolifera pelo país.

    Responda
  44. Lucas Machado

    Um discurso batido, sem conexão com a realidade e típico dos patéticos que hoje ocupam cargos importantes, e que em tempos normais seriam amplamente ignorados ou dormiriam no plenário. Lei Rouanet é desculpinha de gente ignorante e patética.

    Responda
    1. Vitoria Machado

      Discurso próprio de gente ignorante para ignorantes. É a máscara do facismo levada ao extremo. Querem reescrever Einstein sem ao mesmo saber onde termina ou começa o fim da lousa.

  45. Erica Luciana de Souza Silva

    Ele disse q o órgão q ele comanda esta aberto para a verdadeira cultura. Primeiro: não existe culturas falsas e verdadeiras. Existem culturas. Para resolver essas visão distorcida, recomendo a leitura de O local da cultura, do indiano Homi K. Bhabha. Que tosco esse ministro/secretário e sua demonstração de q não domina nem as concepções básicas do objeto q ele secretaria. Como diz a minha filha: desde a época da malhação q não confio nele. Cai fora, meio filho. Para de passar vergonha.

    Responda
  46. MARCELO PRATA

    "Imprecionante". Não tem nada a oferecer, além da crítica fantasiosa aos aproveitadores da Rouarnet. Serão relegados ao rodapé da história.

    Responda
  47. Leonardo de Souza Lima

    Só eu que lembrei? "De leste a oeste, de norte a sul, a onda é a dança da..." (complete). Realmente. Quando uma sub-autoridade vem falando em "verdadeira cultura" é para chorar... geralmente o pessoal desse espectro político é fino e mordaz, quando não está preocupado em propor a concentração daqueles que odeia... deu no que deu, da última vez, pendurados, intocados, e vai dar nisso de novo. Não é somente o trabalho deles que liberta...

    Responda
  48. Vitoria Machado

    Papagaio de repetição. Sabe apenas o discurso pronto que diz a Secom e tem um futuro meteórico no governo atual por saber inverter o pensamento lógico por um putrefado discurso bolsonarista recheado de sentidos de ódio subliminar.

    Responda
  49. Roberto Gomes

    Achei interessante ele utilizar uma frase de Caetano Veloso em seu texto. No fundo, Mario Frias sabe o que é bom. Mas, tem que beijar o sovaco do sete peles, senão vai ser demitido.

    Responda
    1. Vitoria Machado

      Roberto. Você se merecem. Quanto a questão do "mas" apenas estava domesticando a vulgaridade com que o Geraldo trata frouxamente a linguagem escrita, bem diferente da linguagem falada.

    2. Roberto Gomes

      Geraldo (abaixo): você está certo. Abraços corrigidos.

    3. Vitoria Machado

      Sou leitor da Folha de São Paulo e do Professor Pasquale Cipro Neto quando foi colunista da Folha em 2016. Hoje o acompanho na rádio CBN na transmissão de suas aulas e nunca fugi das aulas de Português. Caríssimo Geraldo fica a deixa quanto as suas correções.....

    4. Geraldo Ribeiro

      Desconverse, respondente Ricardo. Desconverse e saia de fininho. E não se esqueça de pagar o dízimo ao Foro de São Paulo.

    5. Vitoria Machado

      Nobre Geraldo. Então o seu "mas" deveria estar seguido de reticências para enfatizar o seu comentário.

    6. Geraldo Ribeiro

      Saber ler é importante, respondente Ricardo. Sem entrar no mérito da sua "explicação", note que eu escrevi: "não se deve colocar vírgula DEPOIS da conjunção 'mas'". Não escrevi "antes".

    7. Vitoria Machado

      Geralllldo! A vírgula antes da conjunção e só tem vez se dois requisitos estiverem presentes: a conjunção e deve ligar orações com sujeitos diferentes; a falta da vírgula pode conduzir a uma leitura ambígua.

    8. Geraldo Ribeiro

      É culto o suficiente para saber que não se deve colocar vírgula depois da conjunção “mas”. Sobreviveu à era comunopetista!

    9. Vitoria Machado

      Sabe o que é bom, mas vendeu a alma ao diabo por 40 moedas de prata.

  50. SERGIO VICENTIN

    Como diria Millôr, o Brasil tem um longo passado pela frente.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.