Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Dea maria Kowalski

    Querer que a população consuma alimentos ultraprocessados é mais uma cópia do sistema alimentar americano. Lá é isso que os americanos pobres comem, porque para estimular a venda e consumo deles, são baratos e é o que podem pagar. Frutas, vegetais, verduras, carnes frescas são muito caras. Portanto, comida saudável só para quem tem boas condições financeiras. Aqui, copiamos a parte ruim da cultura americana e nunca a parte boa.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Você tem toda razão. É assim mesmo que funciona a desigualdade no campo alimentar nos EUA e outros países. Os pobres tambem serão as principais vítimas da comida de má qualidade. Deve ser por esta razão que o governo está tentando escamotear o Guia.

  2. CARLOS ROBERTO DA SILVA

    Nada além de não ter o que fazer,ou então se preocupar com o holerith no final do mês. Estamos "mais ou menos" ferrados,enquanto estivermos com esse "entulho" no "puder"..

    Responda
  3. Adriano Souza

    E aí o Ministério da Agricultura vem com com conversa velha e enganadora de "interfere no direito de escolha". Deixe o povo escolher e vão ser litros de refrigerante e salgadinhos.

    Responda
  4. Hernandez Piras Batista

    Pode ser uma afronta, mas é bem digno deste governo.

    Responda
  5. Galdino Formiga

    Viver é preciso. Somente o excesso é prejudicial.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      É o que está dito no texto, mas o incentivo e a falta de esclarecimento sobre os malefícios evidentes e incontestáveis do hábito de consumir esse tipo de produto levam ao aumento de enfermidades gravíssimas que continuem para a morte precoce, a queda na qualidade de vida e ainda tem grande impacto econômico sobre os custos do sistema de saúde. Tratar um diabético ou um hipertenso pelo resto da vida é pesadíssimo para todos!

  6. edilson borges

    no fim, nas contas, o preço humano e financeiro de tratar as enfermidades decorrentes do consumo equivocados e alimentos ultraptocessados, não compensa prá sociedade. só quem sai no lucro é a empresa produtora, seus acionistas, e defensores pagos.

    Responda
  7. Cloves Oliveira

    O que a colunista pensaria de um alimento cuja matéria prima é rica em microorganismos, matéria orgânica e toxinas, mas que todos precisam e usam? É a água potável, a qual para chegar ao ponto de ser consumida de maneira segura, passa por um processo complexo de exposição a métodos físicos e químicos, cujos nomes não vou citar porque não passam pelo monitoramento da FSP. Processamento de alimentos não é capricho da indústria de alimentos, é necessidade de vida.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Deus do céu! O que uma coisa tem a ver com a outra?! Os malabarismos que esses bolsominions fazem pra justificar qualquer mau caratismo dessa gente são inacreditáveis! É tão absurdo o que essas pessoas falam que eu chego quase a pensar que vou sentir falta dessa bur.ri.ce quando eles forem embora agora em 2022. O mais curioso, é que eles mesmos estão se dando mal e ainda assim defendem os atos desse (des)governo

    2. Hernandez Piras Batista

      Este aí é o rei da pseudoverdade, sempre bastante enfeitada com dados pseudocientíficos. Comparar a água potável com alimentos ultraprocessados é o máximo do sofisma, mas, para defender Bolsonaro, qualquer coisa serve, não é mesmo?

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Terraplanistas não conseguem aceitar nenhuma evidência científica. Os malefícios de uma dieta rica nesses produtos são incontestáveis e são a morte mesmo em vida. Diabéticos e hipertensos tem não apenas uma baixa qualidade de vida como representam uma forte pressão sobre o sistema de saúde, portanto transferência de renda da sociedade para engordar lucros de um setor industrial maléfico e ainda querem que ninguém saiba disso!

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mentira deslavada!

    5. edilson borges

      bem bobinho teu sofismo. no fim, nas contas, o preço humano e financeiro de tratar as enfermidades decorrentes do consumo equivocado, não compensa. só quem sai no lucro é a empresa produtora, seus acionistas, e defensores pagos.

  8. Erica Luciana de Souza Silva

    Definitivamente este poço chamado governo Bolsonaro não tem fundo.

    Responda
    1. EDUARDO SANTANA

      Buraco sem fundo... Falta pouquíssimo para o inferno...