Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    A Venezuela, como Cuba, é um assunto de política interna dos EUA. Serve para conseguir um pixuleco de votos na Flórida principalmente. A novidade é que também se tornou o mesmo para nós. Ninguém, lá como aqui, se importa com o que acontece nesses países, ou tem alguma ideia para que eles saiam do atoleiro.

    Responda
  2. PAULO ROBERTO HASSE

    É impressionante .. mesmo com a ditadura venezuelana desgraçando a vida do povo e acusados pela ONU , partidos de esquerda no Brasil e seus adeptos seguem apoiando o cruel regime venezuelano , isto sim é subserviência Ideológica inútil .

    Responda
    1. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      Equívoco seu, xará. Só o PT. Ou seja, o lulo-petismo e seus satélites. Esses não podem reivindicar o progressismo de uma esquerda iluminista. Estão todos comprometidos com o legado lulista.

  3. Paulo Roberto Schlichting

    Análise irretocável e irretorquível! Perfeitamente compreensível o desespero dos devotos do Bolsonóquio.

    Responda
    1. moacyr da Silva

      Torcer para a derrota do Trump, Paulo Roberto, pra que possamos eliminar os ditadores de lá e o daqui!Parabéns pelo seu comentário!

  4. Rogério de Mendonça Lima

    Relembrando à escrevinha, que o cabresto-ideológ é da nossa esquerda,quepor causa da lavagem cerebral de mais de um século, aceita e concorda com: 1 Trocar nossa bandeira por uma fé ti da. bandeira vermelha. 2 Aceita a turtura,morte e prisões+semjustiça na pobre Venezuela. 3 São louquinhos por poder, até assaltam-o+eráriopúblico pra isso. 4 Vivem usando o mantra caNallha, daproteção aos pobres, mas nunca resolveram os problemas da nossa pobreza, só os próprios.Vide os últimos 15 anos.

    Responda
  5. Rogério de Mendonça Lima

    A escrevinha não pode estar no comando das próprias faculdades. No EEUA, os democratas vão-chutar+o traseiroTrumpiano, e o Brasil continuará alinhado aos Estados Unidos, goste a Sra ou não. Quanto a Venezuela, a escrevinha deve parar de tratar o capo-da+facção (govêrno?) narco-traficante, como se fosse um governant com ideologia duvi+dosa. O infheliz é só um cri-minoso,e o-mundo livre e democr. já devia ter feito com o ele+mento, o que fez com+Hitler e seusasssecclas na década de 40.

    Responda
  6. José Bernardo

    A vil subserviência talvez não possa ser julgada como crime, mas ficará como ignomínia na História...

    Responda
  7. Paola Lins

    O Brasil e outros países da América Latina possuem gigantescas favelas. A miséria, despejo e desigualdade crescem nos Estados Unidos. Tudo economia de mercado liberal, aqui no Sul do mundo, neoliberal e o escambau. Aí vem o esperto comentarista, de dentro de um país favelizado e desigual, afirmar que a ausência de economia de mercado transformou Cuba em uma favela. Faça-me o favor.

    Responda
  8. Jackson de Moura Ferro Silva

    Maria , os EUA são o nosso segundo País com acordos comerciais .

    Responda
    1. Paulo Roberto Schlichting

      Pois é, e os parceiros assopraram nos ouvidos presidenciais a *estratégica* prorrogação da cota de etanol. Isto pode ser chamado de acordo comercial?

    2. Rafael Mendes

      E também são nossos concorrentes na maioria dos produtos para exportação que produzimos: soja, petróleo, laranja, etc...alias, bastou as empreiteiras brasileiras tornarem-se concorrentes das estadunidenses em mercados controlados por eles há décadas que a lava-jato acabou com a indústria pesada no Brasil! Coincidência.....

  9. Igor Cornelsen

    Ninguém quer que o Brasil seja subserviente aos EUA, é triste ver isto. O mais importante no artigo da Maria Herminia é que finalmente alguém da esquerda admite que o governo bolivariano destruiu a economia venezuelana. Só faltava dizer que o modelo econômico cubano transformou Cuba numa grande favela. A esquerda precisa aprender que só a economia de mercado funciona. Estão ai China e Vietnan a mostrar isso.

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Igor, dureza, hein? Se o Jackson concordou é melhor você rever tuas idéias...

    2. Rafael Mendes

      Ela não é dessa "esquerda" que vc está pensando, é tucana e amiga do FHC...E não existe "economia de mercado" em China e Vietnam da forma que vc está idealizando, as grandes empresas lá são todas estatais, públicas! Seu comentário é um amontoado de equívocos!

    3. Jackson de Moura Ferro Silva

      Concordo Igor .

  10. João Braga

    "Dutadura Venezuelana torturou e matou opositores, e destruiu a economia com êxodo de quase 20% da população". Ufa, finalmente nossa esquerda reconhece esse desastre. Antes de criticar Bolsonaro, Herminia, faltou dizer que isso é que é "genocídio ", e que tudo ocorreu com amplo apoio do presidiário e dos petistas. Cuba, situação igual, esta lá até hoje, e vc se escandaliza com a visita do chanceler americano. Hipocrisia!

    Responda
    1. Mauricio Soares

      João, dureza, hein? Se o Jackson concordou contigo é melhor você rever tuas idéias...

    2. Jackson de Moura Ferro Silva

      Concordo João .