Sérgio Rodrigues > Da maxambeta ao 'gaslighting' Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marina Gutierrez

    Eu tinha uma vaga ideia sobre "Gaslighting " e tive que me informar mais a respeito: é uma tática em que uma pessoa ou entidade, para ganhar mais poder, faz com que a vítima questione sua realidade. Funciona muito melhor do que você imagina. Qualquer pessoa é suscetível( à iluminação a gás) e é uma técnica comum de abusadores, ditadores, narcisistas e líderes de seitas. Fonte:Psychologiy Today/Stephanie A. Sarks.01/22/2017.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      " Gaslighting" é uma forma de manipulação psicológica em que uma pessoa ou um grupo semeia a dúvida em um indivíduo ou grupo alvo, fazendo-os questionar sua própria memória, percepção ou julgamento, muitas vezes evocando neles dissonância cognitiva e outras mudanças, incluindo baixa autoestima:

  2. AIK MAURICE ESKINAZI

    Bravo! vou adotar maxambeta no lugar de "fake new"

    Responda
  3. Chang Up Jung

    Sugiro ao estudioso do português que decifre a razão pela qual pronunciamos ex de eis, se o xis não tem o som de is. Meter-se a criticar os políticos todo mundo sabe fazer.

    Responda
    1. Paulo Roberto Schlichting

      O personagem referido pelo colunista não é um político qualquer. Fala de uma aberração, uma excrescência singular na história política do país. Colocar-se ao lado de uma figura desse nível é a auto desqualificação.

  4. Marcos Sandro Ristow Ferreira

    Excelente! Falou com propriedade sobre as variantes linguísticas atribuíveis ao comportamento mentiroso do atual presidente. É um pesadelo por que passa o pais, o maior estelionato eleitoral da história, que alçou ao poder um mandrião, obtuso e criminoso, além de burro que surfa na esperteza calhorda.

    Responda
    1. Fernando Dolci

      Concordo contigo em quase tudo, exceto na questão do estelionato; este se caracteriza por fraude que induz alguém a erro. Definitivamente o bozo é o único político que está cumprindo o que prometeu: "Destruir tudo que está aí!!". É isto que ele está fazendo, destruindo a imagem já ferida do Brasil perante o mundo. Destruindo todas as conquistas dos últimos 30 anos, desde a CF/88. Então não é estelionatário, quem votou nisso é tapado e conivente.

  5. Flávio Guilherme

    O presidente não está nem aí com ONU, imagem do país no exterior ou qualquer coisa que não seja reeleição: fala para seu eleitorado e para aqueles que as ideias e convicções do mandatário brasileiro possam parecer verossímeis. E só mudou o palanque, pois, desde 2018 é assim: teorias conspiratórias vagas que se recriam com novos personagens (geralmente comunistas de alguma forma). Às vezes penso que o país não merecia isto. Outras, penso que o povo faz vista grossa ao engodo.

    Responda
  6. Sonia Ribeiro

    O problema é que temos uma grande quantidade de " copias " de bolsonaros espalhadas pelo Brasil. São encontrados em todos os lugares. E ai de quem ousar desmentí-los: são acusados de calunia e agredidos. Loucura total. Um monte de mimados achando que o mundo tem que ser o que eles querem e ponto final.

    Responda
  7. vladimir Micheletti

    Temos que tirá-lo de lá no tapa. Tapa nele já!

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Temos que usar as urnas!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.