Ilustríssima > Não vejo nenhum neostalinismo em curso, e polêmica é maluca, diz Caetano Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Até 1980 toda a chamada esquerda brasileira era estalinista, depois quinta-coluna ou x-9. sempre fomos uma fraude e uma vergonha.
"Não fossem as mortes....". Pois as mortes é são o principal dos regimes ditatoriais. Se não fossem as mortes o nazismo seria o que?
"O acorde perfeito menor do liberalismo bastardo" - musical, preciso, perfeito.
Penso ter ouvido, na entrevista do grande Caetano ao afinado Bial, observação arisca e fugaz dele sobre como a pauta identitária negra no Brasil vai tendendo a uma mimese dos movimentos afroamericanos em Gringoland, tudo isso com outras palavras. Eis aà um tema de importância capital para o entendimento que o Brasil faz de si mesmo. Como baiano de Santo Amaro e mestiço ao menos por autodefinição, ele teria coisas profundas a dizer, talvez mais vitais do que essas nuances do azul e do vermelho.
Concordo com a essência do que Caetano coloca: é hora de olhar a realidade brasileira sem os óculos mÃopes que foram impingidos à população ignara pelos atuais detentores do cargo eletivo maior federal. Tds alienados da realidade brasileira, governando como quem está num parque de diversões, de onde não conhecem nem a entrada, nem a saÃda. Ciro Gomes é o único que tem 2 coisas imprescindÃveis: conhecimento sobre os imensos problemas brasileiros e lucidez para um plano em concreto. Voto de novo.
quando caetano faz uma correlação de democracia com liberalismo economico, demonstra que não leu rousseau (o contrato social) ou, por exemplo, kelsen, a democracia. se ele vê diferenças distintas entre o nazismo e o stalinismo, e faz essas associações a arendt, é porque não leu bobbio (dicionario politico). e não leu 1984, de orwell.
A nova entrevista só confirma minha percepção: pensamento confuso, que caminha em várias direções e não chega a lugar algum. Como pensador, um farsante.
Caetano tem a lucidez de questionar as falhas tanto da esquerda quanto da direita. Joga luz na unicidade da cultura e do povo brasileiro, algo que as grandes teses socio-polÃticas não contemplam. Por este motivo apoiou Ciro Gomes e conforme diz, continuará apoiando após ler seu livro Projeto Nacional. Penso o mesmo e apoio o mesmo candidato.
Grande Caetano, nosso maior poeta vivo! Lucidez! Obrigada Oý
Salve Caetano! Sempre antenado com o novo. É preciso repensar as nossas trajetórias para entender como essa tragédia foi possÃvel.
Caetano Veloso, levanta questões importantes tÃpica de uma sociedade em transe e em busca de uma direção que ninguém sabe, porém uma coisa é muito certa, stalinismo, e esse povo que está no poder certamente não pode ser. Embora temporariamente e tristemente somos as testemunhas da história trágica do Brasil, mas espero que tenho sido apenas um acidente histórico que não se repita.
Caetano não vê porque está nadando em dinheiro. Os trabalhadores estão amargando o stalinismo soviético e sem esperança de sair dele. O estado de empobrecimento dos trabalhadores só se pode comparar ao da União soviética. Lá pelo menos tinha educação e saúde de qualidade para o povo. Aqui os atendimento públicos é cada vez mais precários. Não dá para ver nenhuma luz no fim do túnel com os polÃticos cabeça oca que temos.
A imprensa brasileira poderia se inspirar mais em Caetano e permitir um debate maior do liberalismo . Sempre que se inicia um debate com crÃticas ao neoliberalismo, dá-se inÃcio a uma guerra ideológica de baixo nÃvel e até evoluindo pra crÃticas pessoais . A mÃdia tem muita culpa nisso .
Tremendo filósofo nacional , como Marilena Chaui e Vlademir Saflate nosso Lenin. A inteligência e a cultura de Caetano é tipicamente brasileira. Sem dúvida é o Leonardo da Vinci brasileiro. Será famoso por séculos.
Marisa , melhor coar café
Depois de ler seu comentário, não tenho a menor dúvida sobre o quanto vc merece luminares deste calibre.
A lucidez e independência intelectual de Caetano sempre me surpreendem.
Apenas ontem assisti a tal entrevista ao Bial, onde vi uma pessoa pública, de quem gosto muito, expor mudanças recentes de posicionamento, a propósito distintos dos meus, com ponderação e consistência. Entendo que Caetano provoque tantas reações, muitas extremadas, pró ou contra. O que me incomoda é que boa parte da mÃdia faz julgamentos igualmente extremados. Nossa polarização não provém do público.
O Caetano percebeu que a Revolução de Costumes provocada pela "Esquerda Festiva" nos atos públicos, levou as Revistinhas do Carlos Zéfiro a virarem a nova Turma da Mônica de hoje, pura "sacanagem" pública que invadiu também a MÃdia "festiva". O que está incomodando não é Esquerda ou Direita, é Ordem e Costumes e é impossÃvel se comparar um Caetano Veloso, mesmo rebolando, com um Pablo Vitar. Nada contra o Vitar, mas esse tipo de comparação usual e atual é que incomoda. AÃ, se pensa no Stálin.
A nossa humanidade parece que parou no tempo, não encontra novos parâmetros para ultrapassar ideias arcaicas. Parece que o mundo vive em cÃrculos ou entre pêndulos, num vai e vem, sem encontrar novos paradigma. A retórica é sempre a mesma com revisões estáticas. Marx está morto!! Engels está morto!!! Weber está morto!!!Rousseau está morto!!!! A própria visão de poder mistificado os matou. Vivemos o passado no presente e o futuro como se não houvesse nada além do passado.
Teorias do modo de produção liberal e socialista existem desde os séculos XVI se estendendo ao XVIII, e são revistos e vividos em sua categorias polÃticas como se hoje ainda fossem valores absolutos e insubstituÃveis. Os filósofos marxistas (socialistas) e iluministas (capitalistas) estão mortos, as próprias contradições mataram tais ideologias, e mesmo assim permanecem em estado de decomposição nas mentes de nossos intelectuais, vivem um passado no presente que já está morto e sepultado
O velho comentarista bobalhão que nos anos 90 comemorou a eleição de FHC e Marco Maciel (com ACM e a tropa toda da ditadura) dizendo "é a minha geração que chega ao poder". O bobalhão agora quis entrar na bolha da rapaziada youtuber pra "brilhar". Only this.
Francisco Sanches, peseudo analista literário e crÃtico desqualificado. Leia, leia novamente, depois releia e deixe de criticar sem entender. Parasita.
Gostaria de fazer um comentário
Seria engraçado se não fosse trágico: toda essa discussão envolvendo marxismo, socialismo, stalinismo...calma, não chegamos lá ainda. O Brasil ainda vive no regime colonial e não é a toa que no comando temos um capitão do mato. Toda vez que a senzala ensaia algum movimento a casa grande se arrepia. O Brasil é um caso a ser estudado, não pela história, mas pela fÃsica. O tempo aqui não passa.
Há muita força no que Caetano Veloso diz. O Homem que interferiu no comportamento brasileiro, no âmbito das expressões das sexualidades dissidentes, com mais profundidade do que qualquer esquerdista. Esse debate de suas continuidades e descontinuidades em relação ao liberalismo me cansa profundamente. Mas, isso é fácil de resolver, me esquivo. Mas, problema maior é ter Ciro Gomes profetizado como presidente, saber que Lula não é nordestino e que Stálin foi melhorzinho que Hitler. Franja carioca
Caetano Veloso é um gentleman em ter se disposto a responder às perguntas da entrevista. Se fosse ele, eu teria ignorado esse debate ignorante.
"bastardo" ou "abastardo"? Me parece que há uma dissonância entre o texto e o subtÃtulo. Ou quem escreveu acha que os dois são sinônimos, o que não quero crer.
Trata-se de meu cantor favorito. E agora sua crÃtica ao liberalismo, a partir das análises de Jones Manoel e dos livros de Losurdo, são muito pertinentes. Sua crÃtica ao que Hannah Arendt estabelece como equivalentes: nazismo e stalinismo, está correta. Caetano está numa fase de reflexões intelectuais super importantes para esse momento de destruição do Brasil pelas polÃticas ultra liberais regada de neofascismo.
E essa Pandemia que se arrasta, né Folha? Pois é ...
Bota maluquice nisso! Credo! ( igual a isso só o comunismo e a ideologia de gênero nas mentes dos terrapalanistas...)
*terraplanistas
Alguns comentários aqui explicam o fato do militar miliciano ter sido eleito. Essa gente é incapaz de compreender qualquer coisa que não seja rasa e chula! Ótima entrevista Folha. Precisamos dar cada vez mais espaço para fatos e compreensões de mundo coerentes e lúcidas!
Prezados leitores, acredito que este assunto e esse polêmica sobre o que Caetano pensa, já se esgotou e já tomou o tempo necessário. Desculpem -me os fãs incondicionais, mas vamos virar a página.
Tadeu quer virar a página pois não entendeu a anterior!! Te entendo realmente!!!
E os milhões caindo na conta em ACORDE MAIOR
A essência do liberalismo é ideológica, os avanços fazem parte das conquistas impostas pelas alianças que a burguesia foi obrigada a fazer, liberdades democráticas precisam avançar além do mercado e do capitalismo, essa contratação de Caetano incomoda fascistas e liberais, prisioneiros da "ordem" vigente.
Constatação***
Meus amigos, um grande poeta como Caetano tem sempre razão, pois tudo o que ele diz surge de sua imensa sensibilidade poética e de seu amor pelo Brasil; sai de seu coração baiano apaixonado pelo social. Eu entendo muito bem o que se passa na sua alma angustiada, que sofre com o sofrimento do povão, palavrão que as pessoas bem educadas não dizem.
Só mesmo na Folha de S Paulo pra encontrar uma reportagem tão longa e tão vazia, de notório glamour à s ideias de Caetano. A reportagem trazer uma foto com o tÃtulo “50 anos da prisão”, que para quem sabe da história, foram apenas alguns dias de prisão para um anarquista. Caetano é o tipo de sujeito que nasceu num PaÃs errado. O paraÃso pra ele é Cuba. Lá a “democracia” que ele defende está há mais de 60 anos governando o PaÃs, sem opositores vivos.
Não sabe e nunca saberá nada. Produto da ignorância social e desconhecimento da história de seu paÃs. Um parasita.
Avelino, pensando em figuras como vc lendo essa entrevista e tentando acompanhar as discussão me traz uma frase a cabeça: não dê pérolas aos porcos
Muito bom, ótimo, perfeito! Agora chega, né minha filha!? Assunto chato, cantor chato,gente chata.
E tu, Caputo, o que tens feito?
Mas então o que é que vc tá fazendo por aqui MaurÃcio?
Mauricio, este cantor chato ainda lota teatros, vende discos no mundo inteiro, é ovacionado internacionalmente por onde anda e ainda serve de referência para Almodóvar, David Byrne, Fito Paez entre outros. Já produziu 48 álbuns, vendeu milhões de discos E ainda produziu vÃdeos e filmes - alguns deles premiados internacionalmente. Deve ser um cara muito chato mesmo....
Caetano vale a pena como músico e poeta. Como filósofo ou polÃtico, é uma moleza que não se entende.
Lucas, ele usa muitas referências para justificar seus pensamentos e conclusões que mudam de tempos em tempos, dependendo da pesquisa que ele estiver imerso no momento. As falas dele não são fáceis de seguir pois o conteúdo é profundo e cheio de lirismo. Você tem de ter um mÃnimo de histórico de leitura para não achar a conversa chata. De qualquer forma ele se tornou um intelectual admirado no mundo inteiro
E o que deve ser feito, Senhor Caetano??? Falou... viajou... divagou... e nos deixou no ar!!!
LÃlia, se tu não entendeste é porque não entendeste.
A resposta está nos livros de Losurdo e nas teorias de Mangabeira Unger. Sua pergunta não foi endereçada a ele pelo repórter portanto Caetano não teve a oportunidade de explicar. Mas ele deu algumas pistas quando se referiu à vitalidade do brasileiro a que precisa dar-se asas.
Que tristeza. Não esperava um comentário tão superficial vindo do Caetano como esse daqui: "O essencial para mim é o respeito às liberdades individuais. Mas aprendi agora que essas liberdades reduzem-se, na prática, à liberdade de acumular riqueza." Parece observação de garoto de recém-chegado em centro acadêmico. Quer dizer que liberdade de imprensa, de religião, de expressão, de ir e vir e tantas outras são meras ilusões? É óbvio que a classe é um fatoro determinante para seu usufruto pleno.
Quem sabe um dia entender que não foi, não és e nunca serás. Nem os meus e nem os teus. Ninguém é livre.
Marcos, assistas aos documentários da Netflix: Privacidade Rackeada e o Dilema das Redes, para compreender o grau de manipulação que estamos vivendo. Em nenhum momento falei que tudo é ilusão, mas muitas coisas nas quais vc acredita são...
Não, Andreia. Não são ilusões. Se fossem, nós dois não estarÃamos discutindo aqui neste espaço. Como reforcei na continuidade do meu comentário inicial: é óbvio que há inúmero fatores sociais que limitam as liberdades previstas em uma democracia. Contudo, ignorar nuances, avanços e retrocessos só para chegar no raciocÃnio de que é tudo ilusão me parece muito simplista. Se é tudo tão ilusório, como você explica o fato das pessoas lutarem para escapar de regimes socialistas?
Sim Marcos, muitas liberdades que querem q vc acredite são meras ilusões. Quem decide e manipula são os donos dos meios de produção. É realmente triste, mas real. Bem vindo!
Na proposta neoliberal radical é isso mesmo. Aceita auroritarismo em nome do liberalismo econômico. E está no poder. Tá aceitando até teocracia. O neoliberalismo que não é mais unanimidade está radicalizando pra prosseguir.
Contudo, reduzi-las da forma como faz Caetano é sugerir que não há importância em defender seu valor formal e isso abre um caminho e tanto para relativização de práticas repressivas em sociedades socialistas. No fundo, não acho que ele tenha se tornado stalinista, mas passou a adotar um raciocÃnio binário que soa muito bobo: ou a democracia cumpre absolutamente todas as suas propostas ou tanto faz defender os direitos humanos na letra da lei, pois eles são ilusórios. Tristes tempos.
Na verdade a imprensa estava sem pauta e resolveu nós brindar com uma polêmica inócua. O quê esse assunto vai mudar nossas vidas e convicções?
Tua pergunta sugere que cogitavas dirigir a tua vida a partir das respostas do Caetano. Talvez da solução para o impasse de uma polêmica que, sem sugerir decisão a quem, apresentar-se-ia inócua. Tua vida, Telles, tuas convicções? O que andas fazendo aqui? Onde são tratadas questões reais, com ênfase de quem quer, de fato, encontrar caminho no meio do burburinho. Fazes o quê?
Sabem porque Bolsonaro é Presidente do Brasil? Porque nos, o povo, não evoluÃmos, acreditamos em papai Noel e na mula sem cabeça, ainda não aprendemos que o mundo mudou. Não existe no planeta um caso como o nosso, florestas queimando, 140 mil mortos por um vÃrus, 13 milhões de desempregados um presidente que vai na ONU contar mentiras. É duro ler comentários da imprensa de figuras do passado, quando hoje vivemos uma tragédia.
Todo ditador é covarde! Explico-me. Só se manter no poder pela força. Em condições normais, seria um Nada PolÃtico.Não sei se está em curso o neostalinismo, mas, sei que quem elogia um ditador é porque não pensa.Ah, relembro que o milagre econômico foi o crescimento do Brasil e não ter debelado a hiperinflação, até porque, no inÃcio dos anos 1970 a inflação era quase nula. No mais, gosto de Caetano, mas, viva Gilberto Gil!
De modo intencional ou não, no Brasil as questões econômicas e sociais, com toda a suas complexidades e desafios, são transformadas em questões morais, porque nos custa admitir que as soluções dependem de inteligência e não de caráter. Aqui admiramos aqueles lÃderes os quais, por não terem a chave da inteligência, quando não podem abrir uma porta, simplesmente ameaçam chuta-la e abri-la pela força. Os obstáculos não são demonÃacos ou causados por quem pensa diferente; são apenas obstáculos.
Os desfiles são bacanas mas a criança esta na boca do cachorro.
Neostalinismo no Brasil? Onde...? Só pra maluco. A realidade é outra. Estamos querendo criar uma ditadura e o que sustenta as ditaduras são os inimigos imaginários criados e sua retórica. No momento atual do Brasil querem reativar, como inimigo, o fantasma comunista que já não existe há muito tempo. Isso é loucura, porém, na cabeça de imbecis, é a realidade.
Caetano diz que Jones Manoel nunca se disse stalinista. De fato, ele não foi honesto a este ponto, mas tudo o que ele diz aponta para concepções stalinistas. E chamar a Coreia do Norte de "Coreia do Popular" é ser de um stalinismo sem senso de ridÃculo.
Gabriel, que sorte que teve a outra Coréia, a do Sul, não é mesmo?
Não é "Coreia do Popular, cara p;áli,da, é Coreia Popular, o nome da Coreia que não foi subjugada pelos Estados Unidos. Dá uma lida na história, quem sabe entenda.
Gente, que isso, há erros de pontuações que impedem a leitura. Revisem esse texto.
Sabe daquela máxima "Não tente melhorar que piora"? É isso que fez Caetano entre uma entrevista e outra. Parece que ele ainda não desconfiou que a visão "marxista" em que se apóia é de fato stalinista. Acho mesmo que ele é o que é: liberal de responsabilidade social. Ou seja: uma utopia não realizável que conforta apenas o indivÃduo que a manifesta.
O que eu queria mesmo era ver um bolsominion demonstrando o que entendeu dessa entrevista, hahaha!!!
Nossa, eu tava pensando nisso nesse instante. Tão caladinhos. Hahaha
muuuuu!! sou gado de elite ,burguês esse sujeito desprezÃvel
Caetano era um gênio musical de 'miolo mole'; agora é um intelectual sério e ponderado, com uma história prodigiosa na MPB. É espantoso ver alguém envelhecer tão bem assim...
E o MaurÃcio acredita no Bolsonaro...
voce dee acreditar em gnomos , elfos e duendes
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Não vejo nenhum neostalinismo em curso, e polêmica é maluca, diz Caetano Voltar
Comente este texto