Ambiente > Fazendeiro perde 6.000 hectares no Pantanal, mas defende queimadas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Eliane Morosini

    Que tristeza ver imagens dos animais morrendo queimados. Sem contar os que sobreviveram, mas agora não têm alimento. Inacreditável a ganância e perversidade humanas. Duvido que algum fazendeiro será preso, tampouco o ban.di..do do ministro do meio ambiente. E ano que vem teremos mais incêndios, antes mesmo que o ambiente consiga se regenerar. Enquanto isso, meia dúzia de pessoas lucram com desgraça espalhada pelo agronegócio.

    Responda
  2. José Fernando Marques

    Pois é, seu Pedro, as queimadas podiam fazer algum sentido, mas agora, como se vê, não fazem mais. O calor é maior, a secura é maior, e existe bem menos água - foi o senhor mesmo quem disse. Então o método de queimar o solo tem de ser trocado por outro, mais seguro e eficaz. E mais cuidadoso com animais e plantas. Se não houver uma mudança de práticas urgentemente, vai acontecer tudo outra vez no ano que vem. Aliás, ano que vem talvez nem haja o que queimar...

    Responda
  3. Sérgio Pombo

    Levanteze, vc tem toda razão. De longe podemos colaborar muito sim, com ongs que conhecemos e confiamos. Não são todas que merecem nossa confiança mas elas existem. Colaboremos e nos informemos. O Brasil sempre valerá a qualquer pena. E nunca serei candidato a horra nenhuma!

    Responda
    1. Alexandre Miquelino Levanteze

      Beleza, abraços!

  4. Sérgio Pombo

    Eu tenho opinião divergente. Para mim o futuro e um controle de natalidade, que já ocorre espontânea entre pessoas civilizadas e conscientes, e diminuição populacional. Seria interessante se apenas os id e os oras desaparecerem desta terra que não é plana, mas restaria o problema: fomos os bozos e os espertalhões continuariam se elegendo se isto ocorresse?

    Responda
  5. Fauzi Palis Junior

    Mentalidade de minhoca é que não queima de jeito nenhum. Até quando???

    Responda
  6. Maurício Serra

    O futuro é um prédio, com temperatura, iluminação artificial e humidade controladas, produzindo alimentos, tendo toda sua energia produzida por placas solares e tendo toda sua água reciclada. Enquanto o Brasil destrói ou queima seu patrimônio, os outros países investem em tecnologia e irão produzir em um arranha-céu mais comida que uma pequena cidade brasileira. Só um tolo destrói seu país para produzir, enquanto os espertos buscam desenvolvimento sustentável.

    Responda
  7. Maurício Serra

    O dinheiro e o tolo logo se separam. Esse é o resumo do Brasil. Agricultores e pecuaristas desmatam e queimam para ocupar as terras e criar fazendas privadas em terras que são públicas, de mata fechada, reservas. Se acham espertos. Mas a mudança no clima e nas chuvas destrói a fazenda e inviabiliza a atividade rural. No final o Brasil ficará sem a mata, sem as fazendas, sem a chuva, sem nada! Só destruição. Faz arminha com as mãos...

    Responda
  8. Celito Medeiros

    Temos aqui muitos Brasileiros interessados em fazer o melhor por nosso país. Não podemos de fato culpar o Governo, se nós como Cidadãos interessados não fizermos nossa parte. Podemos resolver todas as questões, independente dos anos que mais chovem ou os excepcionais anos de muita seca, como em 2005 e outros anos anteriores até antes do descobrimento da América. Nove países que compõe a Amazônia, o Brasil tem a maior parte. Precisamos de gente treinada e bem paga, as opiniões estão divergentes.

    Responda
    1. Alexandre Miquelino Levanteze

      Legal Celito, estamos juntos na batalha dentro das possibilidades de cada um, abraços!

    2. Celito Medeiros

      Alexandre, estou aposentado, mas de fato fui bem ativo, sou membro da National Geographic, por muitos anos fui Colaborador do Greenpeace e outras organizações. Porém minha referência seria manter um Curso técnico sobre a Amazônia e seus Biomas, incluindo a oportunidade de trabalho para quem gosta da área, mas com 'salários compatíveis' para gerar dedicação exclusiva por este Brasil afora.

    3. Celito Medeiros

      Meu comentário nada tem de ideológico, mas técnico para aplicação prática. Não tenho partido, sempre trabalhei como autônomo, raramente terceirizado como Perito do Banco do Brasil, perito judicial, topografia ao Incra, Funai, Intermat, em plena selva Amazônica por mais de seis anos, conheço muito bem os Cerrados e o Pantanal, onde também trabalhei como engenheiro agrônomo. Estou aposentado, a única coisa que mudou este ano, foi termos uma seca grande. Quem sempre tocou fogo? Bioma do fogo...

    4. Daniel Liaz

      Ora Celito, não venha com papo mole pra passar pano pro desgoverno. De fato ele é mesmo um reflexo do comportamento de boa parte da população. Mas isso não quer dizer que ele não tenha enorme culpa nessa.historia. No caso, não é nem responsabilidade, é culpa mesmo já quem, para além de ser negligente , estimulou, apoiou e acoberta esses chrimes

    5. Alexandre Miquelino Levanteze

      Correto uma maneira de ajudar de longe é fazendo doações a ongs, greenpeace, médicos sem fronteiras, cufa, eu tenho as minhas, cada um que ache a que melhor lhe representar

  9. Sérgio Pombo

    Em uma queima racional não se perde nem um jacuraru. Perde-se apenas carrapatos, vassourinhas, cobras, erva Vick, salsa, carrapicho, malva, formigas, ratos, saúvas e outras pragas. Por favor, se eu causar náuseas em alguém tomem um dramin que passa.

    Responda
    1. Fauzi Palis Junior

      Com certeza já queimou foi o pombo!

    2. Alexandre Miquelino Levanteze

      Sergio vc está divagando agora, puxe no seu google imagens animais queimadas pantanal 2020, e depois refaça esse seu comentário, está indo para o lado do fanatismo.

    3. Maurício Serra

      Queima racional é exatamente o que nunca aconteceu na Amazônia e no Pantanal. Queima ''racional'' só ocorre, no Brasil, quando alguém com curso superior tecla 17. O resto é coitado que não sabe o que faz.

  10. Sérgio Pombo

    O cerrado já existe há milhões de anos e realmente não precisa de humanos para se alimentar, mas os humanos precisam do cerrado para comer e viver. De outra forma poderemos estocar e comer um pouquinho de vento todos os dias, e está é uma forma eficiente de acabar com a ignorância no Brasil.

    Responda
    1. Maurício Serra

      Os bolsonaristas tem feito isso diariamente estocando vento em suas cabeças.

    2. Celito Medeiros

      Sérgio, você é bem participativo e o Brasil precisa de pessoas dispostas a ajudar o país. Acima deu uma opinião, que por certo você e outros podem melhorá-la. Também vivenciei alguns anos na selva e nos cerrados. Esta matéria tem umas partes truncadas, mas tudo isto é bom para gerar o debate.

  11. Xiru Missioneiro

    Rapaz, o homem não entendeu que as queimadas que ele fez/fazem há quarenta anos é que causaram a seca e a estiagem nos meses que antes havia chuva. Essas pessoas e esse país não tem salvação, a ignorância e a insensatez é algo inimaginável. O cara perdeu toda a sua propriedade, acabou com animais e mata nativa e ainda por cima tem a pachorra de defender que as queimadas devem ser feitas? É incrível, é incrível.

    Responda
  12. Sérgio Pombo

    Quem usa correntão não usa fogo. Incorpora ao solo e semeia gramíneas ou cereais. Sem paixões a gente pensa melhor.

    Responda
    1. Alexandre Miquelino Levanteze

      Mentira, só se o planeta em que foi usado o correntão for plano!

  13. Sérgio Pombo

    Primeiro vc incorpora ao solo deixando um mínimo de matéria exposta, pode usa até um aiveca. Faz um acero bem feito da manga infestada e queima com fogo leve e controlado com brigada pronta para agir e tem que ser áreas pequenas. Quem não é do ramo não vai entender nada. Kkkk

    Responda
    1. Maurício Serra

      Quem é do ramo parece não entender que depois que a mata derrubada é ''incorporada ao solo'', não tem mais chuva. Pq o mesmo que ele fez ali, desmatar, outros também fizeram por centenas de quilômetros ao seu redor. Fica sem chuva pra ninguém. Aí é só fazer arminha com as mãos!

  14. cesar truyts

    Ubaldo já narrou essa teimosia em Sargento Getulio

    Responda
  15. Sérgio Pombo

    O fogo quebra a dormência de muitas sementes e favorece a brotação e a vida. A natureza é estranha para muita gente, mas a ciência explica tudo.

    Responda
    1. Eliane Morosini

      Vc realmente acha natural tudo o que está acontecendo? Acha que fogo nessas proporções, iniciados pela ação humana para lucrar cada vez mais tem algo de favorável????

    2. Alexandre Miquelino Levanteze

      Não estamos falando de processo naturais, e sim de intervenções expansionistas para gado e agricultura, estamos falando do correntão que põe a vegetação no chão para que o fogo seja colocado por mãos humanas, para sua ciência o cerrado existia antes de 1500, e não precisava de fazendeiros para a sua sobrevivência, esse manejo pelo fogo é do século XIX e antes, temos na embrapa tecnologia de sobra para não utilizar o fogo indiscriminadamente, baseado somente na ganância.

  16. Sérgio Pombo

    Comprou ou grilou? Estamos linchando pessoas sem saber o que fizeram. Em que sub espécie nós transformamos?

    Responda
  17. Sérgio Pombo

    Voltei! Não existe, em toda a Amazônia legal e aí inclue-se outros países sul-americana, um único e mísero hectar que possua castanheira, açaizeiro, buriti e bacuri. Até mesmo pq são espécies de biomas diferentes. Falar em incluir essas espécies sem retirar outras nativas para obter espaçamento confirma que estou falando com um produtor rural de apartamento que há pouco tempo estava empinando pipa no ventilador.

    Responda
    1. Onofre Hermano

      Exatamente por isso citei várias espécies que podem ser encontradas por todo o Brasil. E não precisa reafirmar sua limitação de entendimento e de convívio a cada comentário.

    2. Onofre Hermano

      Não se inclui essas espécies, inclusive porque elas já estão por aqui. Nem citei a seringueira, por ser a mais conhecida, ou mesmo o cacaueiro, pois caso não saiba, é originário daqui também. Não precisa ficar a cada comentário reafirmando sua ignorância e desconhecimento do assunto. Um idiota calado, é menos idiota.

    3. cesar truyts

      Qual a solução?

  18. Gustavo Carvalho

    Até o fim do governo Bolsonaro não vai sobrar nada. A área ficará conhecida como ex-Pantanal.

    Responda
  19. Edson Saito

    Hummm...comprou as fazendas ou foi grilando?

    Responda
  20. Fabio Henrique Ercolin

    Coitadinho do pobre pecuarista... que dó dele e das 03 fazendas que ele tem no pantanal desde a década de 70... Imagina o quanto esse Sr. não desmatou para ter tudo isso, imagina quantas das queimadas que ele se orgulha de ter feito para "ajudar" o cerrado não saíram do seu controle!!!!! Sinto muito Sr. mas o seu prejuízo perto de 3 milhões de reais não são nada, NADA perto do seu patrimônio, vai se fazer de coitado lá nos quinto!!!!!

    Responda
  21. rubens goncalves

    poem a PF em cima dele.

    Responda
  22. Andréia Chaieb

    Gostei da síntese do Joaquim: estamos vivendo o "efeito colateral da língua do Bolsonaro, que foi o palito de fósforo aceso que incentivou toda essa tragédia". Quanto ao ex militar, eleitor de Bolsonaro que conseguiu, sabe-se lá como, abocanhar 6000 hectares de terras, sinto dizer que uma vida que se baseia em destruição e ganância acaba destruída e amaldiçoa futuras gerações. Sinto imensa tristeza e dor pela morte cruel de animais e de árvores centenárias. São crimes contra a humanidade.

    Responda
  23. Sérgio Pombo

    Extrativismo! Taí uma palavra que me remete ao século XIX. Agora vou calçar minhas pantufas e limpar minha roça e depois coletar umas sementes para fazer umas pulseirinhas rústicas pra vender na feira de domingo. Mas antes vou me solidarizar com esse brasileiro que teve seus sonhos devastados por um fogo que nem suas precauções foram capazes de previnir. Bom dia a todos.

    Responda
    1. Onofre Hermano

      Não, você está completamente equivocado. 1 ha de mata nativa com castanhas, e outros produtos amazônicos por exemplo (cupuaçu, açaí, buriti, bacuri, carnaúba entre muitos outros) sem derrubar uma única árvore, rende entre 50 e 100 vezes mais economicamente do que 1 ha de pasto. Criar gado aqui em Porto Velho, e em todo o Amazonas é burrice. Anti-econômico, é como rasgar dinheiro. Será tão difícil de entender? No Norte do MT, não é muito diferente, e nem no pantanal.

  24. Leonardo Gama

    Como tudo na natureza, quem não se adaptar será extinto.

    Responda
  25. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Enquanto o mundo desenvolvido produz cada vez mais com menos terras nós continuamos no passado e precisamos a cada dia de mais terras numa marcha célere para o abismo. Quando vamos aprender? Quando já não adiantar mais? Precisamos de outro povo com urgência antes que tudo acabe!

    Responda
  26. Ana Bernardete dos Santos Garcia

    Por aí a gente vê o atraso em que vivemos. Mesmo que tenhamos aprendido a lição o preço é muito alto mas pelo que vi muitos não aprenderam nada.

    Responda
    1. Antonio Carlos Cunha

      Um negacionista convicto. Não se convence nem com "fogo no rabo".

  27. Sérgio Pombo

    No poster do Bolsonaro eu cuspo e defeco de montão!

    Responda
  28. Sérgio Pombo

    Não se deve nem falar em queimar florestas, isto deveria ser enquadrado como crime de lesa pátria. Mas porque não devemos usar economicamente nossos recursos naturais, vegetais e minerais?

    Responda
    1. IVAN BARROS LINARES

      Podemos usar, sim, mas de firma sustentável. É perfeitamente possível aproveitar as áreas já desmatadas de forma inteligente, sem nunca mais precisar derrubar um metro quadrado sequer de mata. Além disso, dá pra praticar o extrativismo, com um programa eficaz de plantio de espécies nativas. Mas isso demanda um pouco de trabalho e inteligência, coisa que boa parte dos nossos agricultores não quer fazer, porque são pre gui ço sos e bu rr os.

  29. Sérgio Pombo

    Por favor, não me rendam M A C O N H A. Sei que ela tem sua importância, mas eu prefiro churrasco com feijão de corda.

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      Pronto, agora já deu, né? Já escreveu todas as bobagens possíveis. Hora de tomar um chazinho com cloroquina, tirar a pantufa, dar um beijinho no poster do Bolsonaro e dormir um soninho.

  30. Sérgio Pombo

    Pecuária não pode, tem a honssa. Agricultura não pode, tem capi-vara. Então, o que um produtor rural deve fazer pra alimentar as cidades?

    Responda
    1. Andréia Chaieb

      Desculpa Sergio, mas é esse tipo de mentalidade rasa, ignorante e egoísta que está destruindo o Brasil.

    2. Joaquim Salomão

      Existem tecnologias para aumentar a produtividade. O que já foi desmatado é mais que suficiente para atender aos mercados interno e externo.

  31. Pierre Laville

    Agro e POP. Com as queimadas, agressões ao meio ambiente e omissões a declarações no imposto de renda, os fazendeiros e garimpeiros estão colocando o Brasil no caminha certo.

    Responda
  32. Sérgio Pombo

    Em tempo: se alguém quiser doar-me 200 hectares no Pantanal eu recuso antecipadamente. Sei que não terei como me sustentar lá com micro propriedades e não tenho planos em me tornar um favelado rural como admitiram até membros do PT acerca dos assentamentos do MST.

    Responda
  33. Anna Amélia Meule

    A pecuária é um desastre a nível global. Quando é que vamos entender que alimentar uma população humana que beira a 8 bilhões com carne bovina é insustentável. Além da destruição do meio-ambiente tem tb esta crueldade eterna com esses animais. Parte o coração ler sobre estes bezerros. Esta neta veterinária que vai continuar com esta loucura jamais trataria um dos meus cães.

    Responda
    1. João Pedro Pimentel Ferreira

      Também refleti sobre a neta veterinária. Espero que ela seja uma solução consciente para esse problema. Ela pode ser o elemento transformador necessário para a restauração daquela região. Ainda há esperança, as gerações mais novas nasceram sabendo que o meio-ambiente deve ser protegido imediatamente.

  34. Joaquim Salomão

    Que fofo esse fazendeiro incendiário com pena dos animais selvagens. Esse cara já deve ter exterminado todas as onças da região para proteger seu gado. Aposto que ele tem na sua fazenda várias peles de onças penduradas como troféus, como a maioria dos fazendeiros do Pantanal. Lágrimas de crocodilo.

    Responda
  35. Sérgio Pombo

    Sem queimadas controladas usa-se glifosato e inseticidas. O que é menos antinatural?

    Responda
  36. Sérgio Pombo

    Isto não é defender queimadas imprudentes e desastrosas e sim a racionalidade de soluções efetivas. A queimada controlada e o meio mais natural para limpeza de parasitas e ervas daninhas. Nenhum radicalismo lulesco ou bolsominio é válido, só a ciência importa.

    Responda
  37. ELIS M PER

    A coisa mais errada aí é um sujeito ter 6.000 hectares de terra

    Responda
  38. André pedrosa

    Eleitor do bozo, pelo menos vai se afastar, da da fazenda, só espero que a neta, não seja uma reacionária incendiária tb...

    Responda
  39. Rodrigo Negrão

    Acho que estes fazendeiros são de esquerda, o presidente já falou que não tem problema nenhum com queimadas...

    Responda
    1. IVAN BARROS LINARES

      Dei um "joinha" achando que você tá tirando onda. Por favor, não me desaponte!

  40. Alexandre Miquelino Levanteze

    Depois desta declaração, com todo respeito a fauna e flora que foram exterminadas impiedosamente pelo fogo, só tenho a dizer o seguinte para o Sr Rodrigues: choro junto com o sr pela devastação da natureza, mas foi muito bem feito para o sr que por anos praticou, incentivou e propagou esta técnica ultrapassada de manejo do cerrado, onde a destruição de outra áreas que não fossem as suas pouco lhe importava, bem feito para o sr. seu rodrigues.

    Responda
    1. ELIS M PER

      Assino

  41. Sérgio Pombo

    Isto não é defender queimadas imprudentes e sim defender a racionalidade efetiva na busca de soluções, pois a ignorância de direita ou esquerda é burra.

    Responda
  42. Sérgio Pombo

    Nenhuma solução é tão pequena que caiba num zap-zap. No parque das sequoias nos EUA eles evitaram queimadas que ocorriam até de maneira natural (raios), e aglomeram quantidade excepcional de matéria combustível (galhos caídos). Quando veio o incêndio natural foi absurdamente violento e afetou além das grossas cascas que suportavam incêndios rotineiros. Quase devastou o parque. Daí reformularam seus protocolos e passaram a utilizar a queima racional e controlada anual em parcelas do parque.

    Responda
  43. José Antonio Bonato

    Como pode uma pessoa, só ela, ter tantas terras e, a exemplo de outras, achar que pode fazer o que quiser nelas? Querem acabar com a função social da propriedade, das florestas. E considerando o nível de eleitores, políticos, promotores, militares, chegarão lá.

    Responda
  44. Flavio Augusto Esteves

    Triste, repugnante, deploravel e grotesco. To indo tomar dramin pra nao vomitar tambem.

    Responda
  45. jane oliveira

    Só tenho vontade de chorar. E de vomitar.

    Responda
  46. Luiz Antonio

    Esse é um dos caboclos ou índios que o "prisidente" citou na ONU?

    Responda
  47. ALEXANDRE DE CASTRO

    Leis Ambientais Frouxas e um olhar só de exploração econômica são fermento para a Destruição da Natureza. O Ser Humano é frio e calculista e pagará muito caro pois a extinção da natureza será a sua própria extinção.

    Responda
  48. JONES DARI GOETTERT

    Absurdo não é "perder" 6.000 hectares. Absurdo é ter 6.000 ou mais hectares. Quem dera todos os brasileiros pudessem ter "prejuízo" de 3 milhões de reais... A concentração de terra e de riqueza, isso sim, é absurdo.

    Responda
    1. JONES DARI GOETTERT

      Dalton, perdão, mas é um mito achar que pode haver "livre iniciativa" em condições de vida e existência tão desiguais. Ninguém, absolutamente ninguém, trabalhando (apenas trabalhando), pode concentrar tanta terra e tanta riqueza. E isso não é, por favor, roubo ou algo assim, mas a forma totalitária de um modo de acumulação "irracional", porque junto dessa concentração se produz um "pantanal" imenso de fome, pobreza e sofrimento.

    2. ELIS M PER

      Também me chamou a atenção. Tanta terra só pode ser fruto de grilagem e expulsão de antigos posseiros à bala

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      A livre iniciativa e o empreendendorismo também são, correto ?

  49. Fauzi Palis Junior

    Mentalidade tacanha estimulada por ideologia de uma direita retrógrada. Só muda com muita educação ambiental responsável e com muuuito mais educação na cabeça mais tacanha ainda do brasileiro mediano medíocre que elegem bandidos e ainda os sustentam no poder

    Responda
    1. lucia helena paludetto

      Tomara que a neta não seja herdeira desses pensamentos e realmente administre pensando na sustentabilidade.

    2. lucia helena paludetto

      Tomara que a neta não seja herdeira desses pensamentos e realmente administre pensando na sustentabilidade.

  50. Elisabeth Schmidt

    6000 ha? E o problema no Brasil é o MST e as reservas indígenas...

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.