Opinião > As vantagens da reeleição Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. LUCIANO NEDER SERAFINI

    Não dá pra comparar as realidades da Alemanha e a do Brasil, com sua massa de analfabetos. A reeleição no Brasil está sendo um de sas tre. Faz-se de tudo pra se reeleger, menos enfrentar os graves problemas estruturais. Pratica-se um imediatismo e populismo sem fim. É o vale-tudo. E o país não avança.

    Responda
  2. Dea maria Kowalski

    Pelo jeito algo se move em relação a uma possível PEC para se acabar com a possibilidade de reeleição, e os interessados nela (reeleição) de Bolsonaro, já estão movendo suas peças. Seria uma bela puxada de tapete dessa turma que ora nos desgoverna. Vamos em frente!

    Responda
  3. Cloves Oliveira

    A reeleição é um falso dilema e demonstra a irrelevância do pensamento do FHC. A instituição eleição precedeu a criação de partidos políticos e todas as outras instituições que moldam a política moderna. As eleições são como os combustíveis fósseis. Se numa época foram úteis, hoje se constituem no calcanhar de Aquiles das democracias que permitiram, por exemplo que um Trump da vida chegasse à presidência do país mais importante do Planeta. A questão não é a reeleição, mas a eleição.

    Responda
  4. Juan Vera

    Eu, quem sou eu? penso diferente. Reforma política e eleitoral profunda, 5 anos de mandato, previa aberta a todos os votantes para todos os cargos por partido ou frente, os partidos, frentes, e candidatos que não atingirem um % definido não poderão se apresentar na eleição. Os partidos ou Frentes apresentarão listas para todos os cargos considerando os votos obtidos nas previas. Isto exige um estudo profundo mas purificaria a política.

    Responda
  5. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    O estatuto da reeleição tem, sim, engendrado deformações no sistema de governança pública. No Brasil, a situação se agrava pela despolitização, que permite a captura de eleitor por benesses temporárias. estabeleceu-se um padrão de conduta que leva o gestor de plantão a guiar suas decisões pelos retornos eleitorais. Além disso, aqui os presidentes não costumam adotar o afastamento, mas a sua eterna inserção em disputas eleitorais. De presidente pode voltar a vereador!!!

    Responda
  6. Saulo Camargo

    Ótimo artigo,quem teve um mínimo de contato com ações públicas de qualidade,e são muitas,sabe da importância da reeleição para sua implementação.

    Responda
  7. RICARDO ARANTES MARTINS

    A reeleição é um erro sim. A alternância de poder é o modo mais salutar de se valorizar a democracia. duas máximas - "a democracia é o pior de todos os regimes, tirando todos os outros" e "a democracia não serve para eleger os melhores, mas para que de tempos em tempos possamos tirar os piores". Enquanto não fortalecermos partidos (sem cotas partidárias) e não optarmos pelo parlamentarismo andaremos em círculos. todas as nações com bem estar social tem democracia consolidada e parlamentaristas.

    Responda
  8. Ayer Campos

    Ao enfatizar seu argumento principal em favor da reeleição, ' o modelo induz representantes a agir segundo os desejos de seus eleitores', o articulista incorre num equívoco que já se tinha como superado após mais de dois séculos de democracia representativa. O representante não deve se ater a seus eleitores, o que levaria a um pluralismo paralisante e agônico, mas sim deve subordinar suas 'facções' à busca do consenso e ao interesse público

    Responda
    1. Ayer Campos

      A questão é teoricamente complexa, e o entendimento canônico é o que justifica, por exemplo, o teor do inciso 2 do art. 152 da Constituição portuguesa, que dispõe: ' Os Deputados representam todo o país e não os círculos por que são eleitos.' Este era também o fundamento do lugar de destaque do conceito de 'facção' na filosofia política republicana de James Madison.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.