-
Nelson Vidal Gomes
Aqui no Brasil não tem sido diferente em relação aos derrotados na ultima eleição presidencial. Esta coluna, infelizmente, protagonizou o mais extremado mau exemplo de que se tem notícia na história de nossa impressa, que se avoca ser o baluarte inexpugnável de nossa democracia. Uma lastima que há de se autocorrigir. Namastê!
-
Nelson Vidal Gomes
*imprensa
-
-
Humberto Giovine
Trump é um farsante, charlatão, que usa de todos os meios legais (e ilegais) para alcançar seus objetivos. Infelizmente, ele é o "farol" para vários governantes, inclusive no Brasil.
-
Galdino Formiga
Possibilidade inexistente e simples especulação.
-
LUIZ FERNANDO SCHMIDT
Ora, senhor Galdino. É o próprio Trump que diz que não aceitará resultado adverso na eleição e que recorrerá ao judiciário se isso ocorrer. E o senhor diz que isso não especulação?
-
-
Paloma Fonseca
E você viu o resultado do estudo da DeMax sobre as democracias (2019)? A Índia já não é mais a maior democracia do mundo, tornou-se um regime híbrido. Na América Latina, Chile e Uruguai são as únicas democracias operantes, ao lado de EUA e Canadá na América do Norte. O Brasil está numa condição de democracia deficiente. Aos menos as autocracias são em menor número no mundo. Ver "Mundo vive onda de desdemocratizacao", nesta Folha, 12 set.
-
RAYMOND KAPPAZ
Desculpe, Hélio mas acho que você se enganou com relação ao destinatário do artigo.Estamos falando da nossa República das Bananas na qual o que você vaticina pode tranquilamente ocorrer. Até parece que você não conhece os USA e sua história. Lá é o verdadeiro berço da democracia moderna em que o sistema eleitoral pensado pelos founding fathers objetiva exatamente o equilíbrio e estabilidade dos poderes mesmo tendo um Trump na presidência.Pode dormir tranquilo em relação aos USA.
-
LUIZ FERNANDO SCHMIDT
Ora, senhor Raymond. É o próprio Trump que diz que não aceitará resultado adverso na eleição e que recorrerá ao judiciário se isso ocorrer. E o senhor diz que isso não ocorrerá nos EUA?
-
Onofre Hermano
Pode dormir tranquilo...como em 2000? Ou como em 2016 com a interferencia estrangeira? Dificil
-
-
Hercilio Silva
Tem um outro país que fala contra as urnas há anos, desde que ela deixou de favorecer certos grupos. O discurso do derrotado de 2014 foi no sentido de inviabilizar o governo da vendedora, funcionou, mas ele afundou junto com a democracia que ajudou a solapar. Se o vencedor de 2018 fala que foi fraude, imagina se perder 2022. Republicanos levarão EUA à secessão.
-
Samuel Mendonça
Análise ponderada que revela risco ao Brasil. O presidente brasileiro tem apostado todas as fichas em Trump, então, no caso de derrota do americano e judicialização, tumulto e eventual êxito em alterar o resultado, Bolsonaro terá aprendido como colocar em prática o que já ensaia desde 2018, isto é, romper com as instituições pelo não reconhecimento do resultado do pleito eleitoral pelo TSE.
-
José Cardoso
A probabilidade de judicialização, com margens estreitas em alguns estados, é baixa mas existe. Em 2000 o Al Gore resolveu não forçar a barra. Não se espere isso do Trump.
-
Herculano JR 70
A democracia e antes de tudo um sistema de limite ao poder, um limite ao estado, ñ é sistema de governo. Para se realizar, em parte, se obriga a troca de poder, algo q o judiciario burla por aqui. Outro limite foi burlado qdo estado se meteu e cresceu em serviços, pior, qdo os misturam com poder. Ainda outro foi o aumento da receita do estado. Essa perda de limites e q faz a democracia ñ funcionar ñ as posições autoritarias de pessoas, como Trump e Bnaro, ao ñ respeitar eleições. Apenas circo
-
Fircavazza Cavazza
O judiciário pode fazer , mas o presidente no presidencialismo tb o faz
-
-
José M Leal
Pata os Estados Unidos, é melhor que Trump morra, ou alguem mate ele, certo, Helio?
-
LUIZ FERNANDO SCHMIDT
Se Trump morrer, ninguém precisará mata-lo e se alguém mata-lo ele morre. Dá na mesma.
-
-
Fircavazza Cavazza
Governos populistas são cânceres sempre prontos a atacar a democracia , precisam ser extirpados .
-
LUIZ FERNANDO SCHMIDT
Senhor Felício. Pelo que leio nos jornais e ouço no rádio e televisão, governos populistas são os do Bolsonaro no Brasil, Trump nos EUA, Orban na Hungria, Erdogan na Turqia, Duterte nas Filipinas, o polonês. Principalmente esses.
-
Felicio Almiro Lima Rodrigues
E o que é governo populista? Aquele que cria o bolsa-família ou o Fernando Henrique Cardoso comendo buxo de cabra no nordeste?
-
-
MARCOS BENASSI
Os caras são os reis do marketing, né, Hélio? País da igualdade de oportunidades? Faz muito poucas décadas que a discriminação aos pretos era acintosa. País da liberdade de mercado? Só se fosse lá dentro, e olha lá: o que tem de empresa norte-americana envolvida em picaretagens ao mercado fora dos Estados unidos, não é brincadeira, inclusive em disputas políticas que botaram ditadores no poder - víde as nossas repúblicas bananeiras sul-americanas. Só que agora ficou interno e de mau gosto.
-
Paulo César de Oliveira
Sem conhecer profundamente os Estados Unidos, eu diria que a chance de uma ruptura institucional é próxima de zero.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.