Oscar Vilhena Vieira > Como sobreviver ao populismo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. João Leite Leite

    Só vamos ter democracia plena quando nenhum trabalhador precisar de merrecas do governo para sobreviver. A dependência do povo impede o desenvolvimento do país e elege políticos incapaz e desonestos que custam muito caro e trabalham para impedir o desenvolvimento do país.

    Responda
  2. Ricardo Silveira

    Parabéns, Oscar! Muito boa a sua análise e texto.

    Responda
  3. Cloves Oliveira

    Os primeiros populistas apareceram nos EUA por volta de 1870. Era um movimento criado por agricultores e cooperativas que se revoltavam com o baixo preço dos grãos, alta taxa de juros e escassez de moedas. Passaram a defender também os direitos de operários da indústria e em 1890 fundaram o Partido do Povo. O termo populismo iria se tornar negativo graças a duas pessoas: Thomas E. Watson e Richard Hofstadter. Watson era um membro radical do populismo que lutou bravamente contra a escravidão.

    Responda
    1. Mariana da Costa Conde

      da- lhe 'homem verbete" Sua busca por ser colunista desta FSP é de 'cortar o coraçao'

    2. Cloves Oliveira

      Já Hofstadter, um historiador, foi o responsável por tornar o termo pejorativo porque considerava Watson perigoso, até porque Watson fez campanha contra a eleição de H. Ford para o Senado, por considera-lo antissemita. As teorias de Hofstadter provaram ser pura invenção nos EUA, mas inexplicavelmente foram adotadas na Europa, principalmente na França. A verdade é que o termo passou a significar tudo e nada, pois até o Obama, Juntamente com o Jean M Le Pen, já foram classificados como populistas.

  4. José Cardoso

    Tivemos um ciclo populista de 1930 a 1964. Um ciclo antipopulista daí a 2002. Se o período de oscilação permanecer o mesmo, o atual ciclo deve se prolongar até 2030 - 2040. Pelo menos devemos alternar os populistas para evitar uma ditadura pessoal.

    Responda
  5. GUSTAVO O L JUNIOR

    Excelente texto!

    Responda
  6. Paolo Valerio Caporuscio

    Basta ignorar em tudo onde aparecer.

    Responda
  7. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    Pelas mesmas patologias citadas, bem piores do que o CORONAVÃRUS, as democracias podem morrer. Morrem com a conivência de outros Poderes da República se está sendo vitimada pelo Poder Executivo. Há democracias em crise, como a americana, onde um fanático e irresponsável ocupa o Poder. Os limites de atribuições e competências não são observados por esses governos que se sentem acima da Constituição de seus países mesmo sem conhecê-las a contento. A CRISE DA DEMOCRACIA É RETROCESSO!

    Responda
  8. Geimison Falcão

    Gostei da propaganda: HAMILTON MOURÃO vai encarar AUGUSTO NUNES. Amigos e aliados políticos não se encaram, o que eles fazem é trocar figurinhas. Não tenho lembrança de uma postura tão subserviente e de uma renúncia total ao jornalismo como a que faz Augusto Nunes e os outros Bolsonaristas que compõem o programa Pingo nos Is. Onde já se viu um programa de jornalismo político transmitir lives do Presidente e entrevistar apenas as pessoas que participam do governo.

    Responda
  9. SILVANA MORAES

    Desmentindo o enganador

    Responda
  10. jose roberto alferes siqueira

    , rasque seus títulos

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.