Oscar Vilhena Vieira > Como sobreviver ao populismo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Só vamos ter democracia plena quando nenhum trabalhador precisar de merrecas do governo para sobreviver. A dependência do povo impede o desenvolvimento do paÃs e elege polÃticos incapaz e desonestos que custam muito caro e trabalham para impedir o desenvolvimento do paÃs.
Parabéns, Oscar! Muito boa a sua análise e texto.
Os primeiros populistas apareceram nos EUA por volta de 1870. Era um movimento criado por agricultores e cooperativas que se revoltavam com o baixo preço dos grãos, alta taxa de juros e escassez de moedas. Passaram a defender também os direitos de operários da indústria e em 1890 fundaram o Partido do Povo. O termo populismo iria se tornar negativo graças a duas pessoas: Thomas E. Watson e Richard Hofstadter. Watson era um membro radical do populismo que lutou bravamente contra a escravidão.
da- lhe 'homem verbete" Sua busca por ser colunista desta FSP é de 'cortar o coraçao'
Já Hofstadter, um historiador, foi o responsável por tornar o termo pejorativo porque considerava Watson perigoso, até porque Watson fez campanha contra a eleição de H. Ford para o Senado, por considera-lo antissemita. As teorias de Hofstadter provaram ser pura invenção nos EUA, mas inexplicavelmente foram adotadas na Europa, principalmente na França. A verdade é que o termo passou a significar tudo e nada, pois até o Obama, Juntamente com o Jean M Le Pen, já foram classificados como populistas.
Tivemos um ciclo populista de 1930 a 1964. Um ciclo antipopulista daà a 2002. Se o perÃodo de oscilação permanecer o mesmo, o atual ciclo deve se prolongar até 2030 - 2040. Pelo menos devemos alternar os populistas para evitar uma ditadura pessoal.
Excelente texto!
Basta ignorar em tudo onde aparecer.
Pelas mesmas patologias citadas, bem piores do que o CORONAVÃRUS, as democracias podem morrer. Morrem com a conivência de outros Poderes da República se está sendo vitimada pelo Poder Executivo. Há democracias em crise, como a americana, onde um fanático e irresponsável ocupa o Poder. Os limites de atribuições e competências não são observados por esses governos que se sentem acima da Constituição de seus paÃses mesmo sem conhecê-las a contento. A CRISE DA DEMOCRACIA É RETROCESSO!
Gostei da propaganda: HAMILTON MOURÃO vai encarar AUGUSTO NUNES. Amigos e aliados polÃticos não se encaram, o que eles fazem é trocar figurinhas. Não tenho lembrança de uma postura tão subserviente e de uma renúncia total ao jornalismo como a que faz Augusto Nunes e os outros Bolsonaristas que compõem o programa Pingo nos Is. Onde já se viu um programa de jornalismo polÃtico transmitir lives do Presidente e entrevistar apenas as pessoas que participam do governo.
Desmentindo o enganador
, rasque seus tÃtulos
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Oscar Vilhena Vieira > Como sobreviver ao populismo Voltar
Comente este texto