Hélio Schwartsman > Como se livrar de um presidente Voltar
Comente este texto
Leia Mais
É fácil. Faça como fizemos para tirar o seu candidato; use bom senso e vote. E sugiro que depois respeito quem não aprova ladrão e comunistas no poder. Só isso!
Que falta faz uma boa leitura na vida de uma pessoa. Não entende o significado da palavra comunista, e não consegue identificar um ladrão se este é de extrema direita. A leitura além de instruir pode te libertar das trevas em que se encontra.
Caro Edson, q
Por achar que o Schwartsman é pró-Lula, se vê que raramente (ou nunca) tu lês a coluna dele... Se vê logo e claro...
Todo bolsominion é um ser;das;trevas, pensam como os loucos da idade média, quem não concorda com eles são todos comunistas.
caro Edson, primeiro não sei onde vc vê comunismo no Brasil, ou não sabe o que é isto, e o atual presidente é ladrão.
Comunista? Não existe mais nem na China! Nem Jango foi comunista, tanto que se exilou em sua fazenda no Uruguai. Ah, bolsonaro disse que Hadad iria venezuelar o Brasil. Ele, bolsonaro, quem venezuelou entupindo a Administração Pública de militares.Ah, nem Maduro é comunista: é um ditador. Fanático pelo bolsonaro é que nem fanático por lula: digitou o voto e pensa que deve enaltecer ad aeternum.
Jove Bernardes enquanto quem estiver pagando a gasolina do meu carro for eu, tua opinião está dispensada. Cuide mais da tua vida
Pois é. A opinião dele é a mesma de 90% dos assinantes da folha. OK: Todos estão errados, só você está certo.
Estamos mais próximos do inÃcio desse desgoverno de adrem do que das eleições de 2022. Lembrando que esse sujeito sequer figurava entre os presidenciáveis em 2016, exatamente 2 anos antes de ser eleito, auxiliados pelas fake news, Moro e aquelas velhas coisas conhecidas por todos. Tanta água ainda vai rolar por debaixo da ponte que existem possibilidades aos montões. Uma em que aposto é a renúncia do a m e b a. A realidade pós-pandemia vai escorraçar o apoio do centrão.
Esse jornalista canhota não aceita até hoje a vitória do Bolsonaro e fica explicitamente torcendo que tudo dê errado. Para seu desespero o Mito será reeleito em 2022 e até 2026 terá o direito de nomear 6 novos ministros do STF alinhados com os princÃpios conservadores e valores de famÃlia, o que fará toda a diferença no futuro dessa nação.
Paulo Batista: o jornalista faz o seu trabalho, quem nao gosta do estilo dele nao deve ler a coluna. Quanto ao governante atual, ninguem precisa torcer contra ele, ele mesmo faz isso disso cada vez que abre a boca, quando recua, quando copia o que outros presidentes ( que ele criticou) fizeram, etc. Se você concorda com os princÃpios do presidente envolvido em rachadinhas e que teve filhos com várias mulheres entao você tem que aprender o que significa valores de famÃlia e conservadorismo.
"Valores de famÃlia"? De qual: da primeira, da segunda ou da terceira.
Fanático pelo bolsonaro é que nem fanático por lula: digitou o voto e pensa que deve enaltecer ad aeternum. E quem é contra o seu Ãdolo é do outro. Acorde, há vida inteligente no Brasil fora dessa dupla. Existe, ainda, brasileiro que pensa.
Agora conta aquela do papagaio...
Paulo Batista, doce ilusão, se a população estiver mais pobre, não entra mesmo.
Que nação? Quebrada, esfomeada e sem dignidade nenhuma?
Hahaha...parece uma imitação (mal feita) do Coronel Siqueira...
Ô, Paulo Batista, que bom que você está por aqui, desfilando seus princÃpios conservadores e valores de famÃlia etc. Ajude-nos a esclarecer uma questão, que fará muita diferença no futuro dessa nação, mas que para isso precisa ser respondida com precisão: Por que foi que FabrÃcio Queiroz, amigo de décadas do Presidente da República que você ajudou a eleger, depositou R$ 89 mil na conta de Michele Bolsonaro, esposa de Jair Messias Bolsonaro? Você sabe a resposta, oráculo dos novos tempos?
Você quer dizer alinhados com os valore$ da famÃlia dele, não é? Mas fique tranquilo, mesmo que chegue ao final deste mandato, não terminará o seguinte, se é que vai ser reeleito. Foi o que aconteceu com Dilma.
Caro Schwartsman, só falta uma oposição/liderança competente. Onde estão, que não as escutamos? A corrupção contaminou/varreu/sileciou todas as antigas lideranças para uma vala comum. Estamos em terra raza. O DNA da maioria que está aà é o mesmo .DaÃ, mudar para onde?
Queria como se livrar dê certo jornalista, talvez você saiba
Luiz a privada da minha casa é bem mais limpa que Folha com certeza, é sim melhor vomitar na minha pelo menos o risco de pegar o vÃrus dos hipocritas desse jornal e o que: me deixa consternado, é que eu vejo aqui no UOL Folha pelo menos 25 colunistas e praticamente zero colunista negro ou indÃgena, cadê a diversidade? Supremacia branca na folha é total, cadê a coerência? Falam falam mas só para os outros e que vale
É só o que o senhor sabe fazer: vomitar aqui neste espaço, como se ele fosse sua privada. Infelizmente. Não queria ser mal educado, mas a paciência e a educação também têm limites.
Ricardo você acha li essa bos... de texto cê tá loko, só de ler a manchete da vontade de vomitar
Livre-se cancelando a assinatura desse jornal, Edson. Se fosse simples assim eu me livrar do Presidente que você ajudou a eleger, que bom seria!
É só não ler. Simples assim. Já o presidente... É difÃcil, infelizmente.
Hannah Arendt anteviu a erupção da anomia social cuja raiz seria 'uma sociedade de trabalhadores sem trabalho'. A depressão econômica fixa a encruzilhada. Profética a genial judia alemã: 'o que se nos depara é a perspetiva de uma sociedade de trabalhadores sem trabalho, isto é, sem a única atividade que lhes resta'. Não caiu a ficha do Hélio: é a depressão econômica a causa motriz das viradas autoritárias. Não por acaso, os erros crassos de Dilma levaram a extrema-direita pretoriana ao Planalto.
Concordo em tudo com seu comentário. Há apenas um detalhe lembrado por Engels. Se na Sociedade 4.0 acaba o Trabalho, acaba a Renda. Se acaba a Renda, acaba o Consumo. Se acaba o Consumo, acaba o Capitalismo. O trabalhador sem trabalho, deve receber das empresas para cuidar do próprio jardim, criar arte, desenvolver esportes. Chamo isso de Social-Capitalismo. DelÃrio? Ford fez isso com o Ford Modelo T, preço baixo e salários altos. E criou a América Sobre Rodas.
Da próxima vez escreve como podemos nos livrar de você. cara chato, não temos culpa que você perdeu a boquinha .
An-tenor , por que não vai cantar em outros terreiros?
Livre-se de jornalistas chatos deixando de lê-los, Antenor. Faça um favor a você mesmo e a nós, demais leitores.
Boa, Antenor!
Parece que és o novo 'dono da boca'... ;)
Com os atuais oponentes, formadores de opinião, juÃzes e adeptos da corrupção, dúvida não resta: as eleições de 2022, 2026 e 2030 estão resolvidas. Só resta saber quem vai ganhar. Notem a incoerência deste comentário. Mas ajuda a entender os rumos que o PaÃs resolveu adotar. Quem dúvida tiver, veja o filme The Social Dilemma.
Nossa Economia está dando sinais de recuperação, apesar da pandemia, meu Deus que falta de assunto
O primeiro passo para se livrar de um Presidente mentiroso e hipócrita é os editoriais de jornais falar às claras quando o Presidente mente de forma leviana em público para humilhar a nação que o elegeu. Então, a Folha que repense essa forma de amenizar o uso das palavras de forma diplomática que só beneficia o mentiroso. Acho que esse é o ponta-pé inicial para desmarcar canastrões mentirosos.
nicoli, quando é você que escreve, você não coloca (sic). Só se coloca (sic) quando outra pessoa disse ou escreveu algo errado.
Sim é a Economia estúpido, como disse o marqueteiro de Clinton James Carville, na estratégia de derrotar a reeleição de George Bush Pai. Mas não adianta culpar só o eleitor. Em 2018 só um candidato tinha discurso. Nauseabundo. Escatológico. Asqueroso. Mas com ele venceu. Qual o discurso da Oposição lá e cá? Zero. Dotados de cérebro e oratória, os membros da Banda de Música da UDN, torravam o governo. Agora, com os medÃocres aÃ, que estão no governo, a Oposição nada fala. Engole..
Concordo plenamente. Eis nosso grande problema: falta oposição. A que há acovardou-se, ou é muito frágil frente ao monstrengo que se aboletou no poder.
A ignorância é insofismávelmente a maior doença da humanidade. Quando na área do conhecimento da medicina traz perdas de vidas e sofrimento , para os que dela depende. Mas a mais cruel é a polÃtica. Esta sim, traz sofrimento e consequências na maioria das vezes irreversÃveis, como pobreza, miséria, doenças endêmicas, corrupção . O Brasil hoje caminha a passos largos para esta situacao, capitaneado (sic) pelo Rio de Janeiro.
Fernando: eu diria que já chegamos a essa situação há muito tempo.
Torcer para a economia dar errado, não. Já esta errada a algum tempo, só um brasileiro muito medÃocre pra Bolsonaro continuar como presidente.
Análise correta. Cenário sombrio. Se a crise econômica não se agravar, Bolsonaro pode se dar bem do ponto de vista eleitoral?
O grande risco que corremos é que esse desgovernante permaneça até o final deste mandato e ainda consiga ser reeleito, graças à ignorância dos que o apoiam ingenuamente ou por medo da esquerda ou porque acham que liberalismo se confunde com extremismo, ou, ainda, dos que se locupletam com essa indi-gestão polÃtica.
Agonia da Republica do Pixuleco. Choro e ranger de dentes dos derrotados
Jove, nao me incomoda esse seu ranger de dente irônico. Ele é comum àqueles que estão na ponta do chicote, e não no lado do cabo.
Cara, não critique seus crÃticos, desviando do assunto, como se não tivesse (porque não tem) o que dizer. Defenda o seu presidente. Diga que ele é bom, produtivo, seguro, que transmite confiança e busca o progresso. Mostre como ele é inteligente, coeso, bom negociador, como é assertivo e bom coordenador de esforços contra a Covid-19 (por exemplo) etc. Essa mania de reduzir o discurso a ironizar o adversário apenas revela o tamanho do cérebro por trás de quem o produz. Acorda, gado!
Não, caro leitor. Agonia de quem se viu prejudicado pela pixulecagem e agora vê coisa ainda pior. Eu pensava que a arrogância e incompetência de Dilma eram insuperáveis. Pois foram já superadas com larga folga.
Por que o Queiroz depositou 89 mil na conta da Michele? E o mais estranho é que essa gente nem curte muito essas coisas de Ted. Gosta mesmo de um dinheiro vivo
E a república do depósito em conta corrente sem explicação? E a república da loja de chocolate mais lucrativa do universo? E a república dos filhos que adoram comprar imóveis em dinheiro vivo? São tantas republiquetas onde o gado pasta feliz!!!!
Derrotados?! Eu votei nesse desqualificado, incompetente, sanguinário e genocida, e no entanto, estou chorando e rangendo os dentes. Deixe de ser cego. Muitos dos que votaram nesse energúmeno não concordavam com ele em nada, mas sim porque não queriam mais o sistema que estava posto. E eu fui uma delas.
Bozo não é presidente. Precisamos nos livrar é de uma aberra çao que ocupa a cadeira da presidência.
O melhor é o Lula voltar em 2022. E o Bolsonaro (ou um dos filhos em 2026). Como não conseguimos nos livrar do populismo, pelo menos que eles se alternem no poder para evitar um cenário de tirania explÃcita como na Venezuela.
Quando comecei a ler o artigo, pensei que o autor apresentaria um receituário eficaz para evitar que personalidades como a do atual presidente continuassem no poder. No entanto, o que poderia ser o crédito em um eleitorado mais consciente, resvala para a fatalidade de se ter a continuidade das situações adversas que vivemos, para a ocorrência da mudança, sem considerar que a cegueira eleitoral independe, muitas vezes, da realidade fática. É o que veremos.
Olavo Bilac! Vc voltou?!
Parei de ler quando você colocou Dilma e Bolsonaro na mesma frase - tome ver gonha e pare de fazer lava gem cerebral contra o PT de forma subliminar. Dilma Roussef foi deposta por um gol pe sa fado, o PR Lula fez o único discurso digno no Brasil para a ONU. Vocês elegeram esse espan talho incen diário. Durmam com ele.
Nelson Vidal, com todo o mesmÃssimo respeito, o que se lê no meu comentário e a opinião de quem escolheu a via democrática na polÃtica, e não passa pano em gol pes de polÃticos ca nalhas e res sentidos, que não aceitaram o governo de uma mulher forte, boi cotaram e jogaram pautas bom bas por todo lado. Eu tenho um lado, e explicito isso sempre. Namastê pra você.
Com todo respeito a você, mas o que aqui escreve é tÃpico do que é dito em uma cartilha entregue para ser repetida na porta de entrada do "templo" petista, antes do inÃcio do "culto". Namastê!
José Leal, não entendo dessas coisas, mas talvez a Dilma possa ter falado bobagem com essa história de estocar vento. Mas vc não acha que mentir da forma que o seu presidente mentiu não é uma coisa muito pior? Feia? Ainda mais na ONU, pra todo mundo ver? Pegou meio mal, né?
Dilma e Bolsonaro merecem, sim, uma mesma frase. Trata-se de conjugação da péssima com o horripilante inominável.
José Leal, é porque você deve ser um eleitor do incendiário, não entendeu que estocar vento é projetar a forma de energia mais avançada e menos poluente do planeta, a eólica (google). Mas tenho certeza de que você entendeu todas as mentiras do sujeito que destrói o paÃs nesse momento, com seu aval, e o de todos que acreditaram na tal mamadeira.
Eu não esperava passar pelo vexame de ver uma Presidente do paÃs ocupar o púlpito da ONU para pedir à s Nações mais ricas que desenvolvessem tecnologia para Estocar Vento.
A eterna crise economica brasileira se deve, sem duvida, a ter estado grande e intrometido q com isso suga e queima 40% do Pib. Mas, o exacerbamento da crise, atual, é devido ás medidas irresponsaveis com a economia, pela tal vida, orquestrada pela midia mundial, e executado por governadores e prefeitos. O presidente atual sempre alertou q economia é a vida, e foi contra as medidas de isolamento total. Todo mundo sabe disso, so nosso filosofo insiste em ñ reconhecer.
Sabe quando os cientistas dizem quando vc está tão longe de entender do que vc está falando que nem conseguir estar errado vc consegue. Pois é...
Sem vida, não há economia. Aliás, não há nada, a não ser o silêncio e a paz dos cemitérios. Você quer ser cego e surdo. Que seja, mas muitos outros não são cegos e nem surdos. Ainda bem.
Democracia é sofista. Já dizia Platão. Um sábio inglês também tem sua analise sobre o regime democrático. Disse: democracia é o pior regime polÃtico. Mas. Sempre há um, mas. Ainda não inventaram um melhor.
O problema não são os donos do “pudê” polÃtico. Mas, o baixo nÃvel cultural do cidadão eleitor. A origem: a cultura ainda das Capitanias Hereditária. Cargos, “pudê”, cargos. “tomaladaca”, cargos, “pudê” E La Nave Va.
A irrelevância a que vem se condenando nossa imprensa é muito maior do que imagina ser a do Brasil no cenário internacional e a de nosso presidente, provam-nos os 70% favoráveis a Bolsonaro nas últimas pesquisas de popularidade, não obstante os ataques diuturnos a que este é submetido, como aqui se lê, numa inversão vexaminosa do que pretendia o movimento "somos 70" que lhe faria oposição, agora calado pela realidade da vida que teima ignorar. Namastê!
A vida são as ondas do mar que vêm e vão. Hoje, esse "presidente" flui. Amanhã refluirá. Fortuna imperatrix mundi.
Tem gente ignorante que ainda defende um presidente desqualificado e fascistóide como esse...é muito analfabetismo polÃtico de uma parte grande do povo brasileiro...uma figura nefasta como o Bozo só existe por causa desse analfabetismo polÃtico...o povo tem mesmo o governo que merece!
Supor que a crise econômica e o aperto financeiro levaria a uma insatisfação social funcionaria numa sociedade que tem pelo menos alguma noção do que representa um governo e suas responsabilidades. Parece que não é o que acontece por aqui, vide as últimas pesquisas. Seria realmente só um momento do "auxÃlio emergencial" ou é algo mais profundo, imerso na alma de um povo condenado a render homenagens a governos incompetentes? A ver.
Para um paÃs que havia se acostumado com os discursos articulados e coerentes de Dilma e o enciclopedismo retórico de Lula,a serviço das Empreiteiras e dos Banqueiros com os maiores juros do mundo,o governo de Bolsonaro deve estar sendo impactante. Namastê!
A análise do autor faria todo sentido se vivêssemos numa situação de normalidade. Leve em consideração que o fanatismo religioso alcançou um nÃvel alarmante no Brasil e isso dificulta tudo. Todas as misérias viram um tipo de purificação e o auto flagelo só para na completa destruição.
Há dois tipos de fanatismos em vários aspectos da vida. O religioso e o antireligioso , o governista e o anti-governista etc, como aqui se lê, a ponto parecer torcer para que a economia dê errado como fator de substituição do presidente de que não se gosta. É como "comprar uma leiteria para tomar um copo de leite". E isso vindo de um dos mais enciclopédicos colunistas brasileiros da atualidade. Uma lástima! Namastê!
Em tempo, a atribuição da popularidade do presidente entre a camadas mais pobres ao auxÃlio emergencial é no mÃnimo apressada. Essa população é bastante influenciada pelas religiões e o governo tem o apoio de boa parte delas.
Hélio, você está muito repetitivo, virou obsessão?
A Fsp esta obcecada.
Respondendo ao tÃtulo da reportagem: Fim da reeleição e parlamentarismo
Depois que assisti à série *Borgen* na Netflix fiquei com sérias dúvidas se o Brasil tem maturidade para um sistema parlamentarista.
Chamar JB de governante 'disfuncional' é, nas atuais circunstâncias, praticamente um elogio: imaginemos a desgraça colossal que seria se um indivÃduo desqualificado conseguisse desempenhar o seu papel institucional com eficiência e eficácia (que é o que se entende por 'funcional'). Mais uma vez Hélio se infla de 'pensamento desejoso' ao estimar os efeitos da penúria sobre a vontade dos eleitores. Como postulavam os filósofos românticos, 'quando o sagrado se debilita, os fantasmas invadem'...
Errado. Segundo Schwatsman, o Nazista, para retirar Bolsonaro da Presidencia basta que ele morra. Assim, o Brasil e os brasileiros ficarão muito melhor.
É Benassi, além do Schwartsman, há outros Nazistas neste forum.
Agonia da Republica do Pixuleco. Choro e ranger de dentes dos derrotados.
O pior de tudo Sr José é que a natureza parece não estar do nosso lado.
Não desejo a morte de ninguém, mas que o Brasil ficaria melhor com o endefuntamento bozino, ah, ficaria!
Não posso concordar com a primeira linha de seu comentário, mas... Embora a peste tenha perdido sua chance, ainda tenho a esperança de quê algum caroço de azeitona encontre um rumo adequado e dê conta da gentileza ao paÃs...
Se o coiso morresse seria bom, mas melhor mesmo é ser derrotado nas urnas, pois se morrer, no momento de idiotização em que vivemos, corre o risco de virar herói
Se quiserem tirar a Presidência do Senhor Jair Messias Bolsonaro, votaremos em um mais radical militar.
Rs... eis o eleitor de Bozo.
Não vão achar: os mais radicais estão enterrados ou esquecidos na reserva. Mas podem votar num militar patriota de contracheque.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Como se livrar de um presidente Voltar
Comente este texto