Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Hildebrando Teixeira

    Para o ativista neo marxista (ou esquerdista pós moderno, como preferirem) só fica bom se eles forem absolutos, uma única voz dissonante deve ser execrada e eliminada para então implantarem a #democracia# deles, onde só eles ditam as regras

    Responda
  2. RICARDO ARANTES MARTINS

    O STF vem conduzindo as questões nos últimos 30 anos de forma imparcial. Por exemplo, foi contrários aos pedidos de invalidar a decisão do Congresso de impachment de Collor e Dilma. O que prova sua isenção. O fato é que seres Personalistas ou políticas ditadoras não aceitam as determinações do Congresso (que é soberano) e do STJ. Tanto o esquerdismo, quanto o Jairismo vivem atacando estas instituições. Pregam a seus seguidores que é tudo golpe. São iguais

    Responda
  3. Cloves Oliveira

    E a conclusão é...?! Mais um artigo sem lenço e sem documento formulado para preencher espaço. Tanto os críticos do DJT como do JMB se contradizem, pois ao mesmo tempo em que alardeiam a falta de competência dos dois, os retratam como se fossem gênios da estratégia política, capazes de fazer tremer os alicerces da nossa República. A ideia de que, se o meu time está perdendo, temos que mudar o sistema é uma demonstração de imaturidade política, fruto do nosso sistema educacional falido.

    Responda
  4. Plinio Góes Filho

    Doutor Amparo não mencionou sobre o ativismo horroroso que o STF tem feito, especialmente desde 1986. Sabem por quê? Porque todas as interferências constitucionais foram conduzidas para cumprir a agenda esquerdista, à qual se filia. Mencionar que esse ativismo consubstancia "ato antidemocrático", bem, aí já é pedir em excesso, muito fora das suas percepções. Democracia é vilipendiada por uma Corte ideologicamente desequilibrada, mas não corre risco de vida por isto.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Perfeito, Plínio. Nenhuma corte de justiça. quer aqui ou nos EUA corre qualquer risco de soberania. A democracia continua firme e forte.

  5. José M Leal

    Nada viram de erosão da Democracia quando Lula da Silva despejou nos portões da Suprema Corte um advogado do PT, semi-letrado, reprovado duas vezes em concurso para juiz substituto, que se expressa precariamente. Agora estao aí, com esse alarido, por que deixou de ser a vez de a Esquerdalha nomear ministros.

    Responda
  6. José M Leal

    Temos democracia. Esta assegurado aos perdedores o amplo e irrestrito direito de rangerem os dentes.

    Responda
  7. Angelo Gutierre

    Atualmente, os 11 ministros foram colocados pela esquerda, em sua maioria por Lula e Dilma, muitos sabem nem interpretar a Constituição, aí Bolsonaro vai colocar um porque o amiguinho do Sarney vai se aposentar e a mídia acha que vai erodir a democracia. E os 9 petistas? O próprio Lula já disse que tinha a maioria "no bolso". Eles não erodiram a democracia? colocar um advogado militante do PT não é erodir a democracia?

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Collor, que nomeou o primo Marco Aurélio, era de esquerda? Sarney, que nomeou Celso de Mello, era de esquerda? Gilmar Mendes e Fux são de esquerda? Você sabe mesmo o que é esquerda?

    2. José M Leal

      Nada viram de erosão da Democracia quando Lula despejou um advogado do PT, semi-letrado, reprovado duas vezes em concurso para juiz substituto, que se expressa precariamente, nos corredores da Suprema Corte. Agora estao aí, com esse alarido, por que deixou de ser a vez de a Esquerdalha nomear ministros.

  8. VITOR SOARES

    São tolos. Não há adjetivo melhor que defina esses dois seres. Se tivessem ao menos metade da inteligência do Putin, haveria motivo para ficarmos minimamente preocupados com isso. Como não têm, ao menos para mim, que gosta de estudar o comportamento humano, trata-se este momento conjuntural de uma grande oportunidade para observar: um mandrião no comando de um grande país, e um megalomaníaco tentando manter seu país como a maior potência mundial, mal sabendo ele que Inês é morta.

    Responda
  9. romulo paiva

    Democracia é isto, a maioria escolhe e o escolhido cumpre o mandato conforme proprama e ideologia proposta. Os perdedores tem direito a fazer proposta diferente e implementar no próximo mandato se a população assim escolher.

    Responda
  10. Hernandez Piras Batista

    Trump não quer "resguardar-se contra a judicialização" das eleições. Má gramática. Ele quer resguardar-se "na" judicialização do processo, que ele mesmo tem preparado, a fim de vencer de qualquer maneira.

    Responda
  11. marcos andrade moraes

    Para ambos a razão é a mesma: cadeia se não forem reeleitos. MAM

    Responda
  12. Miro Costa

    Nas democracias, governantes são eleitos com base numa agenda - por aqui chamada de programa. Uma vez eleitos, buscam implementar essa agenda. Isso inclui, no caso de Brasil e EUA, nomear juízes para as instâncias superiores. Se tanto for feito de acordo com a Constituição - e o articulista não demonstra o contrário - resta explicar como isso destrói ou erode a democracia. Ou a democracia não é a vontade da maioria?

    Responda
    1. VITOR SOARES

      Parabéns pela sua lucidez, amigo. Um abraço.

  13. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Se eles conseguissem, isto significaria q seus povos não estão ainda no estágio de civilidade necessário para se ter democracia. Portanto seria inevitável. Não adianta querer ter mais do que se esteja preparado pra assimilar. Eh pérola aos porcos. Mas acredito que não eh esse o caso, então vai perder em algum momento, mais cedo ou mais tarde.

    Responda
  14. NACIB HETTI

    O articulista tem razão. Bom mesmo é na Coréia do Norte, Arábia Saudita, Venezuela, China e Rússia, onde a democracia nunca será erodida.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Muuuuuuuuuu. Muuuuuuu

  15. Cleyton I S

    Smpre haverá quem faça o serviço sujo para gente da estirpe do Presidente.

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      sim. tinho um faz tudo, que fazia o elo de ligação com o cri. me organizado, para se eleger deputado onde as milícias controlavam. A diferença é que no filme "tropa de elite" o deputado foi preso, e na realidade... .

  16. eli moura

    bolsonaro quer ter os caras dele nas cortes de instancias superiores e ele se transforma no presidente deles, o mesmo acontece na área militar, policia federal e procuradoria. Não vem do nada os peritos decidirem quando e como trabalham, o juiz bretas ou tretas encurralar advogados e outros. É um visível golpe de estado sendo dado pela elite do funcionalismo de estado, afastando os politicos, eleitos pelo povo, do poder e tomando decisões para se beneficiarem a custa de uma nação muito pobre.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Puxa Lineu, nota que de tanto tentar negar a realidade e criar pós verdade, vc acaba quase se reconduzindo aos fatos? Janot denunciou toda a cúpula do PT e ainda assim foi reconduzido ao cargo, em respeito à lista tríplice. Então, talvez valha a pena vc lavar a boca antes de fazer a generalização bovina

    2. Lineu Saboia

      Tido presidente é assim, não vai se cercar de oposicionistas . Temos que julgar os resultados. Alguém se colocou contra a política externa petista de investimentos em países com ditaduras comunistas? Agora os petista pagam o preço. Ficarão fora do poder por longo tempo. Bolsonaro é o presidente e nos vamos juga-lo.

  17. roberta finger

    Este artigo só expressou o pensamento antidemocrático, comunista de quem o escreveu. Trump e Bolsonaro lutam pela democracia e a liberdade.

    Responda
    1. VITOR SOARES

      Roberta, aí que tá. Não há como saber o que se passa na cabeça de outrem. Quanto aos e comentário, não acho nem que sim nem que não. Vai saber... Fato é que os interesses pessoais dos indivíduos sempre vêm em primeiro lugar. Sempre.

    2. João Alves

      Queria poder estudar a pessoa que fez esse comentário pra entender como uma pessoa consegue distorcer tanto a realidade

    3. eli moura

      ei saia do anos 50 e 60 do século passado, voce está presa em um lapso de tempo, entre no seculo XXI.

  18. Lineu Saboia

    Qual o problema do Presidente indicar os juízes ? Até agora não foi assim? No momento o governo é conservador e vai indicar alguém conservador mas a Constituição continua a mesma

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      A Constituição continua a mesma, Lineuzinho, e até agora não sabemos por que o miliciano deposita dinheiro na conta da santinha. Se você sabe, conta aí pra gente. Se você não se importa com isso é por que é favorável à corrupção.

  19. CIRLENE BOLAN FRIGO

    Bolsonaro e Trump são tão democráticos que mesmo as mídias os adjetivando ferozmente com vocábulos grosseiros, ofensivos e fakes nunca os vi tomar qualquer medida punitiva fora da CF a não ser se defender verbalmente dentro dos preceitos democráticos.

    Responda
  20. ORLANDO PEREIRA BARRETO NETO

    Reportagem injusta e mal intencionada. Quando Lula nomeou o advogado do PT - Dias Toffoli- que sequer conseguiu ser aprovado em concurso público pra juiz, para o STF, este articulista não protestou. Isso é vergonhoso!!! Defendo que as nomeações ao STF deixem de ser por indicação política do presidente, pois ocorre a contaminação da independência. Tanto é que: Dias Toffoli fez um pouco de jogo de espera mas acabou libertando Lula e Ze Dirceu. Vergonha!!!

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      Toffoli libertou Lula e Zé Dirceu. Vejam só a realidade paralela em que vivem os bolsominions. Fazem de mentiras suas suas próprias "verdades". Conta outra, mentiroso.

    2. Flávio Guilherme

      Sério, que preguiça! Daqui a pouco vamos para dois anos de mandato presidencial e a única coisa que se ouve é o "O PT isso" e "O PT aquilo". Mas, principalmente, quando reclamam que a imprensa era mais benévola com o PT. Não bastou a imprensa ser crucial para o impedimento de uma presidente petista e para a prisão do Lula, inclusive, sendo bem branda, com exceção ao Intercept com relação às relações entre o Juiz "quero ser ministro" e os membros da acusação?

  21. Wilton Santos de Assis

    É equivocada afirmação de que a interpretação para determinados sujeitos ou certos casos deve ser mais benévola; tampouco se justifica que em determinada circunstância ou para determinados casos a interpretação de vai ser mais rigorosa. O sujeito que assume deve ser imparcial na coisa jugada, independente que o indicou para o cargo.

    Responda
  22. Dartagnan Santos

    Nada mais óbvio, enquanto o gado muge.

    Responda
  23. Wilton Santos de Assis

    É Que vocada afirmação de que a interpretação para determinados sujeitos ou certos casos deve ser mais benévola; tá um pouco se justifica que em determinada circunstância ou para determinados casos a interpretação de vai ser mais rigorosa. O sujeito que assume deve ser imparcial na coisa jugada, independente que o indicou para o cargo.

    Responda
  24. Guilherme Torres Godoy

    Quando Alexandre de Moraes foi indicado por Michel Temer para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), pensei que ele (Moraes) no ia dar certo ia fazer tudo para defender a turma do Temer, reconheço honestamente que estava errado, ele o Sr. Alexandre de Moraes é um Excelente ministro no STF. Isso me faz pensar que ainda temos pessoas que se importam com o prestigio da Justiça Brasileira, vamos esperar que o próximo que entre seja assim de bom. Não vamos gritar gol antes né.

    Responda
  25. Guilherme Torres Godoy

    Todo mundo tem direito a chutar a bola (isso é falar o que quer) porem, deveria ser racional e lógico, pelos menos né? Se no gosta do comentário contra o Bolsonaro, Fala o Lula fez pior! Isso é justificar a Busunca do presidente de hoje, com as do passado (busunca é ca..ga..da..) Isso mostra que o gado ate nisso erra, ate a mentira é boa. estamos no fundo do poço, fazer que ?

    Responda
  26. Vincenzo Mario Patriarca

    Ridícula a reportagem leva as pessoas acreditarem que isso é novidade, o que o Sr. Lula fez.... aparelhou não só o supremo que hoje é isso ai que vemos, uma vergonha. Quando os jornalista vira ativista da nisso!

    Responda
    1. Ney Fernando

      Se tivesse acontecido um "aparelhamento" do STF pelo Lula, não haveria condenações pelo mensalão, ele não teria sido impedido de se tornar ministro, nem teria ficado preso por muito tempo.

    2. jane oliveira

      Cabe ao atual presidente trabalhar para melhorar a situação e não cometer os mesmos erros que seus antecessores e se justificar dizendo que se eles fizeram ele também pode fazer.

  27. Luiz Antonio

    Felizmente, aqui no Brasil temos bons nomes para ocupar vagas abertas na suprema corte, tem o Flávio, o Carlos, o Eduardo, o Wassef, o Fabrício, entre outros.

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      Ou a santinha que recebe depósitos do miliciano.

  28. Andréia Chaieb

    "Em tempos de crise da democracia, o debate não é entre um Supremo conservador ou progressista, mas sim entre um Supremo independente ou cooptado. O pano de fundo das nomeações nos dois Supremos é a autopreservação de Trump e Bolsonaro e seu clã político, e menos a sua posição ideológica." Exato!

    Responda
  29. RICARDO ARANTES MARTINS

    A diferença é que nos EUA a democracia é consolidada e Trump nem em sonho acredita que conseguirá derrubar o Supremo. O povo americano não sabe ver as caracteristicas do personalismo de um ditador. Já o eleitorado do Trump/Jeca do Brasil, viu no Jair, de plano, as características de um ditador. A diferença é brutal

    Responda
  30. Tersio Gorrasi

    A partir do momento em que qualquer presidente indique um ministro da suprema corte, dá pra acreditar que o indicado não estará a favor dele, ou que não jogue no time dele? Se presidente e membros do parlamento são eleitos pelo povo, por que não representantes do judiciário?

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Platitudes e espanadas toscas como sempre. Diz aí Tercio: pra essa sua memória passa pano o Janot e o STF em geral jogou no time do PT. A justiça Federal, a PF e o MPF tb né querido?

  31. José de Paula

    Todos os presidentes, de direita e de esquerda, nomeiam quem lhes garante mais retorno. O que dizer da nomeação de um indivíduo que foi reprovado duas vezes em concurso para juiz, trabalhou a vida inteira para um partido político e que presidiu a mais alta corte do país. São todos iguais neste - direita e esquerda. Todos querem se dar bem e r.ou.ba.r o máximo possível. Tem gente que apóia!

    Responda
    1. José de Paula

      Corrigindo: "São todos iguais neste país - direita e esquerda"

  32. Marcos Serra

    Lamentável um texto como esse. Parte de uma ficção e ignora os mecanismos que a própria Constituição e o regulamento interno do STF têm para alternância, bem pouca a meu ver, da composição da corte. Durante treze anos o PT nomeou ministros e deu no que deu: um tribunal repleto de pessoas despreparadas para a função e alinhadas ideologicamente com o partido que as indicou. Para os zumbis radicais, os parâmetros de que chamam de democracia só existem quando estão no poder. Coluna descartável.

    Responda
  33. CARLOS ALBERTO DARIANI

    O artigo é a expressão do pensamento do autor, porem sem conexão com a realidade. Todo governante quer formar sua bancada no congresso, indicar alguns ministros do STF que sejam alinhados a eles e isso é natural e democratico. Todo o resto, todo discurso contra é apenas insatisfaçào com o governante de plantão.

    Responda
  34. Levi De Araujo

    O bom mesmo é como está agora. A quem vocês pensam que enganam?

    Responda
  35. Jose Tarcisio Medeiros de Vasconcelos

    Pergunta que não pode calar: é diferente quando o presidente de plantão é de esquerda e/ou “progressista” ?

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Aumentaram a idade de aposentadoria compulsória de 70 para 75 anos para impedir Dilma mais nomeações ao STF.

  36. Celia Regina Resende

    A cada dia a democracia está mais ameaçada, com o risco de reeleição em 2022, Bolsonaro poderá indicar até 6 ministros no STF, seus vassalos, com certeza!

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Senhor Lineu. Aumentaram a idade de aposentadoria compulsória de 70 para 75 anos para impedir Dilma mais nomeações ao STF.

    2. Lineu Saboia

      Qual o problema do Presidente indicar os juízes ? Até agora não foi assim? No momento o governo é conservador e vai indicar alguém conservador mas a Constituição continua a mesma..