Ilustrada > Ex-militantes da Libelu lembram como foi a linha de frente contra a ditadura Voltar
Comente este texto
Leia Mais
De quem foi aquela grande ideia do sÃmbolo da Liberdade e Luta? O gatilho azul e os dizeres: nem todos os gatos são pardos? Pena que não guardei a minha camiseta!!!
Mas tenho um gatinho azul em meu jardim!!
Eu também fui universitário naquela época (Administração - UFPR- 1977/80) . Bons tempos : Esquerda festiva x direita reacionária ! Nem nós sabÃamos ao certo o que era isso ! Eu sei que a "esquerda festiva" sic jogava pingue pongue e lia Pasquim no D.A. e meu grupo militava no Centro de Estudos de Administração da UFPR . (CEA) - reuniões até sábados à tarde . Bons tempos !
Nos anos 80 para o movimento estudantil foi uma grande referência, principalmente para quem estava iniciando a militância polÃtica, reuniões de jovens ainda eram vistas com olhos repressores e as vezes com cacetete na mão, onde justamente esta postura de independência com relação a opressão de qualquer ideologia estimulava e aguçava o ânimo e esperança da juventude, conseguimos vivenciar isto muito pelos que vieram antes, aqui meus eternos agradecimentos.
Nos anos 80, a ditadura vinha visivelmente enfraquecida pela corrupção e incompetência dos militares, que até já andavam envergonhados de vestir uniformes nas ruas. A libelu veio a assumir, quase que restrito ao campo intelectual, o legado da luta desigual que os estudantes e trabalhadores, na década anterior, mantiveram contra a sordidez e a crueldade do regime. No entanto, inegavelmente conquistou méritos bastantes que a fazem merecer respeito histórico.
"A Liberdade e Luta (Libelu) foi uma tendência do movimento estudantil brasileiro dos anos 1970, ligada ao trotskismo e ao jornal O Trabalho, que era editado, à época, pela Organização Socialista Internacionalista (OSI). " wiki Ou seja , lutando pela SUA DITADURA;nada a ver com democracia.
Para certos tipos, o tempo pode durar mil anos. Eles não aprendem nada.
escreveste besteira , colega . veja meu comentário acima
Senhores, por favor...menos...menos. Dizer que a Libelu teve papel decisivo na luta contra a ditadura é forçar a barra, com todo respeito pelos companheiros dessa tendência. O movimento estudantil teve um papel importante nesse processo, mas apenas até a entrada do movimento operário, depois disso sua influência declinou bastante. Hoje nem se ouve falar da UNE e de suas bandeiras para a atual conjuntura.
Hoje. Mas à época não era bem assim. Foi inegavelmente importante. É preciso avaliar com um olhar histórico.
Muita gente aqui escrevendo bobagens. Gente que, ou é jovem demais para entender o papel desse movimento estudantil em tempos de ditadura, ou é velho e alienado, que já o era à época da ditadura e continua hoje, seguindo fiel à própria alienação e, pior, mais reacionário do que nunca. Quer entender o que foi o movimento Libelu? Vá à luta!
concordo contigo . Os caras era muito bons em pingue pongue . Os D.A. viviam lotados . Também curtiam literatura avançada - Pasquim ! Atualmente os universitários são um bando de alienados que vivem no mundo da lua, digo, do celular ...
Trotskismo ` Fascismo = 0
Trotskismo diferente de Fascismo = 0
Esse Demétrio Magnoli tentou ser professor na Geografia da USP. Não quiseram saber dele lá. Ele acabou, mesmo, sendo professor de cursinhos caros, foi servir a empresas capitalistas de ensino. Ele é muito idealista, mesmo.
Lutando contra a ditadura defendendo o comunismo? É a piada pronta. Alguns comentários reclamam que alguns dos Libelus agora são da "direita". É claro, o comunismo acaba com a chegada dos boletos.
o engraçado desta estória é que uma boa parte daqueles caras são hoje de direita, estavam mais curtindo um momento do que lutando verdadeiramente para uma nação mais igual.
Eles lutaram para o fim da ditadura ,que caiu de podre Hoje precisa-se lutar para manter a democracia ,esta que está sendo atacada pelo governo de plantão.
Reynaldo e Magnoli são bons exemplos. Reynaldo pelo menos é legalista. O Magnoli parece que algum Leninista pisou no calo dele com força. O cabra ficou ressentido com a esquerda de um jeito estranho. Acho que roubaram a namorada dele no movimento estudantil. Só pode. A perda dele na esquerda parece insuperavelmente narcÃsica.
lembro de levar o jornalzinho O Trabalho para o ABCD... de ter ficado amigo de um jornaleiro q pegava esse jornal p revender em sua banquinha ..... e de metalurgicos de lá...
eu poderia lembrar mais uns 50 nomes de libelús q realmente batalharam....hoje medicos-professores- artistas plasticos e graficos - designers ... assim como lembrar da Refazendo, Caminhando , ..... RIP !!!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Ex-militantes da Libelu lembram como foi a linha de frente contra a ditadura Voltar
Comente este texto