Opinião > Sobre escolas, exclusão e segregação Voltar
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Na Finlândia exige-se o mestrado para todos os professores mesmo para o ensino primário e se oferece altos salários para atrair os melhores alunos. Eu me pergunto o que impede de aplicarmos isso no Brasil? Os donos do poder? Os caciques dos partidos polÃticos? Ou a nossa despreocupação com a polÃtica? Alguém pode dar mais sugestões?
Tenho 23 anos no Ensino Básico e não vi um projeto eficaz de valorização da Educação, dos professores e dos estudantes. Além de falta de investimento, o que sempre observamos é a falta de vontade polÃtica dos governantes que, pelo jeito, ta longe de acontecer nesse paÃs
A riqueza no Brasil sempre foi gerada por meio da mão de obra escrava ou miseravelmente remunerada. A elite brasileira se estabeleceu assim e continua apostando nesse modelo. Por iniciativa dela nunca haverá mudanças e todas as vezes que movimentos foram feitos com intenção de mudanças eles foram violentamente abortados. É difÃcil acreditar em um futuro diferente se esperarmos a reação de uma classe trabalhadora que se sente irremediávelmente derrotada. Aqui o capital deitou em berço esplêndido.
Professor, o senhor bem sabe que este é o plano do sistema. Está tudo indo como eles querem. Crianças e jovens, longe das escolas e perto das drogas.
É só dinheiro que falta? Projeto polÃtico dos donos do poder? Quando li que o autor era fÃsico da USP e ex-presidente do INEP sinceramente esperava mais que um diagnóstico amplamente conhecido e uma proposta de solução que nem merece o nome.
O Estado brasileiro comete há muitos anos um roubo cognitivo em sua polÃtica educacional que reproduz e aprofunda desigualdades. A Educação, que era ruim, atingiu patamares crÃticos no governo Bolsonaro em consequência da atuação de ministros histriônicos e despreparados. Pobre gente brasileira. Agnus Dei qui tollis peccata mundi, miserere nobis!
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