Opinião > Sobre escolas, exclusão e segregação Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Vito Algirdas Sukys

    Na Finlândia exige-se o mestrado para todos os professores mesmo para o ensino primário e se oferece altos salários para atrair os melhores alunos. Eu me pergunto o que impede de aplicarmos isso no Brasil? Os donos do poder? Os caciques dos partidos políticos? Ou a nossa despreocupação com a política? Alguém pode dar mais sugestões?

    Responda
  2. Marcio Paim

    Tenho 23 anos no Ensino Básico e não vi um projeto eficaz de valorização da Educação, dos professores e dos estudantes. Além de falta de investimento, o que sempre observamos é a falta de vontade política dos governantes que, pelo jeito, ta longe de acontecer nesse país

    Responda
  3. Tarcisio Mello

    A riqueza no Brasil sempre foi gerada por meio da mão de obra escrava ou miseravelmente remunerada. A elite brasileira se estabeleceu assim e continua apostando nesse modelo. Por iniciativa dela nunca haverá mudanças e todas as vezes que movimentos foram feitos com intenção de mudanças eles foram violentamente abortados. É difícil acreditar em um futuro diferente se esperarmos a reação de uma classe trabalhadora que se sente irremediávelmente derrotada. Aqui o capital deitou em berço esplêndido.

    Responda
  4. Carlos Fernandes

    Professor, o senhor bem sabe que este é o plano do sistema. Está tudo indo como eles querem. Crianças e jovens, longe das escolas e perto das drogas.

    Responda
  5. Luiz Claudio Carvalho

    É só dinheiro que falta? Projeto político dos donos do poder? Quando li que o autor era físico da USP e ex-presidente do INEP sinceramente esperava mais que um diagnóstico amplamente conhecido e uma proposta de solução que nem merece o nome.

    Responda
  6. Afonso Celso Tanus Galvao

    O Estado brasileiro comete há muitos anos um roubo cognitivo em sua política educacional que reproduz e aprofunda desigualdades. A Educação, que era ruim, atingiu patamares críticos no governo Bolsonaro em consequência da atuação de ministros histriônicos e despreparados. Pobre gente brasileira. Agnus Dei qui tollis peccata mundi, miserere nobis!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.