Ruy Castro > Samuel, o homem que estava lá Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A versão de Danuza: 'Samuel e Getúlio, que chegaram a ser bons amigos, já pouco se viam. Com toda a imprensa contra a UH, a amizade deles acirrava o ânimo da oposição. Chegou a hora da separação. Samuel, que costumava frequentar o Catete sem se fazer anunciar, se afastou; Getúlio não o chamava mais, só se falavam por intermédio de sua filha Alzira; ela passou a ser a ligação entre os dois. Samuel havia se tornado um aliado incômodo e tinha consciência de que isso faz parte do jogo polÃtico'.
'Samuel e Getúlio, que chegaram a ser bons amigos, já pouco se viam. Com toda a imprensa contra a UH, a amizade deles acirrava o ânimo da oposição. Chegou a hora da separação. Samuel, que costumava frequentar o Catete sem se fazer anunciar, se afastou; Getúlio não o chamava mais, só se falavam por intermédio de sua filha Alzira; ela passou a ser a ligação entre os dois. Samuel havia se tornado um aliado incômodo e tinha consciência de que isso faz parte do jogo polÃtico'. Esta aversão de Danuza.
Por falar em biografia, na do colunista sobre Garrincha, consta que "Até então, Garrincha vinha sendo uma figura mediana na Copa. Contra o México, recebera poucas bolas - tentara suas arrancadas, mas, ao ser dominado, omitira-se do jogo". Sugiro ao Ruy que assista algum vÃdeo Garrincha x México e avalie essa informação. Contei 32 dribles, um pênalti sofrido e não marcado, um passe açucarado para Pelé, que perdeu o gol e mais um bom passe para Pelé, que fez boa jogada mas chutou para fora.
No livro "Chatô" do Fernando Morais ele cita que a ideia de entrevistar o Getúlio foi do Assis Chateaubriand. O Samuel foi um grande repórter, fundou o "Última Hora" que inovou na sua comunicação com o público mais popular e várias outras iniciativas. Wainer era um homem inteligentÃssimo e tinha muitos méritos e defeitos como todo ser humano
Goste-se ou não, assim como Carlos Lacerda, Samuel Wainer faz parte de nossa história polÃtica e jornalÃstica. Com um detalhe: eles tinham conteúdo.
Pura verdade, com a diferença de que Lacerda apesar de todos os defeitos não era corrupto. Wainer o era até a alma.
Samuel Weiner, figura controversa mas não menos importante num tempo de um Brasil vibrante e cheio de coisas bacanas. Hoje, é este filme de horror de 5a categoria. Saudades daquele paÃs. Boas lembranças, Ruy!
Ótima dica, vou ler esperando algo do estilo Hunter S.Thompson
Eita, Ruy, dia desses o coleguinha leitor Ayer lembrou, aqui neste mesmo espaço, do excelente "se é mentira, foi bem contada" (ele, que é fino, escreveu em italiano). É isso que vale na construção do mito, não é? ;-). Aliás, deve ser por isso que o Bozo é chamado de mito, porque mitômano renitente. Só que a mentirada do Presida é completamente sem graça, talvez por isso milico e não outra coisa mais simpática...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Samuel, o homem que estava lá Voltar
Comente este texto