Antonio Prata > Vamo acordá, amizade?! Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
A alusão ao Rodrigo Maia como possÃvel combatente à extrema direita e ao neofascismo foi o ponto fraco do artigo. Considerando a foto recente com JB, esperança perdida.
O artigo é até engraçadinho, mas não cita que à imprensa fez de tudo para detonar as lideranças de esquerda. Agora aguenta o Bozo.
Entendi o que você quis dizer com o texto, Antônio... Mas acabo de ver Luiza Trajano arrebentando no Roda Viva - certamente ela não está sonhando com um Chandelle. O problema do Rodrigo Maia não está relacionado ao quanto ele come.
Maravilhoso como sempre!! É isso aÃ, aà está o “x” ou o “e” da questão: precisamos de uma liderança que consiga enfrentar de igual pra igual (ao menos) esses gladiadores da ultra direita, que estão pondo todos nós em uma máquina do tempo pra acabar na idade média discutindo se a terra é plana ou redonda e ser queimados na fogueira, seja por isso, ou por ser mulher, ou por ser gay, comunista, do contra, ou por x, ou por y ou por z. Hora de acordar, sem beijo de prÃncipe, na força da adrenalina.
Pra mim, a grande questão está na pauta indenitária, sim é importante ensinar e valorizar as tradições negras, indÃgenas e de outras minorias, mas o que vem afastando boa parte das pessoas da esquerda é o fato dela (esquerda) colocar como prioridade o cabelo afro, o todex, quando a maior parte da população, ainda vive na linha da pobreza, aonde está o contra ponto a polÃtica econômica de Paulo Guedes? A onde está um plano de segurança pública por parte da esquerda?
Ou vocês acham que falar sempre que a polÃcia e assassina vai mudar alguma coisa? A maior porte dos policiais, vem das classes mais baixas e ao invés de trabalharmos para valorizarmos as sua profissão, exemplo como Lênin, fez com os militares russos, colocamos eles direto no lugar dos fascistas. Menos esquerda cirandeira e mais esquerda realista. O povo quer casa, emprego, renda, saneamento básico, segurança, saúde, educação. Tirar todo e colocar todx, não ajuda em nada.
Para quem interessar, há uma pensadora americana que vai nessa mesma linha, criticando os "progressistas neoliberais" pelo valor excessivo que dão ao reconhecimento de suas mÃnimas diferenças: Nancy Fraser. E para que fique claro: o problema não é citar Foucault, é lê-lo mal e apressadamente, catando frases soltas aqui e ali que só fazem sentido dentro de certo contexto, como quaisquer outras proposições, aliás.
Onde está essa discussão das esquerdas sobre uso de pronomes? Ou sobre a música do Chico? Onde estão que não vi? Leio diariamente jornais e blogs, e nem cheiro... Sonhou acordado, Prata? Acorda, colunista!!!
Será que você não está meio apartada dos tópicos de discussão mais recentes? No Twitter se fala mais de pronome neutro do que de futebol... A música do Chico é interpretada e reinterpretada de maneira cada vez mais tosca por quem não entende nada de nada. São assuntos recorrentes. Acorda, leitora!!!
Prezado Prata, permita discordar pela primeira vez. O Sanders de mesma idade que o Biden traria um debate muito mais vigoroso e apropriado para as necessidades dos EUA, mas foi relegado pois tinha menos chances de ganhar a eleição. Se a esquerda brasileira não se reuniu até agora é porque ninguém quer mudar absolutamente nada. De que serve construir uma proposta que não visa mudança alguma, a não ser pegar a barbárie mais fortalecida e truculenta lá na frente.
Esse angu tem muitos caroços... O que é uma pena. As mudanças são sim necessárias, mas a história da mudança de pensamentos e atitudes humana caminha a passos lentos...
Rodrigo Maia?! Sério?!
infelizmente, hoje em dia, a esquerda é intransigente e sectária. talvez sempre tenha sido, mas lamento que ainda seja.
* só não havia
Sempre foi... Só havia tido chance de mostrar isso no brasil (não que a direita seja melhor )
no meu twitter, pelo menos, a esquerda tá é preocupadÃssima com o fato do felipe neto nao ser de esquerda o suficiente, mas estar ganhando protagonismo
80% perfeito, não fosse os elogios à Tabata Amaral.
É meu amigo Prata, vendo as opiniões aqui, fica claro que vc tem razão está esquerda progressista está uma aberração, bolsonaro já está reeleito, basta ele conseguir fincar o renda Brasil e a turminha aqui vai ficar mais quatro anos lutando contra os castelos de areia.
Oh, querido Prata, você falar em oposição, mencionar Rodrigo Maia, sentado em cima de dezenas de pedidos de impeachment do homem que está torrando a Amazônia e nosso futuro, e não mencionar Luiz Inácio Lula da Silva, que ainda se defende de inúmeras falsas acusações imputadas por uma corporação vendida, comprometida com os interesses ianques - você não dizer o nome dele, mesmo que fosse pra dizer - esse, não gosto dele - só posso imaginar que a FSP te censurou, ou você ficou meio vesgo. Pena!
Altair Alves, enquanto existir gente ignora nte e bur rinha como você as coisas ficarão difÃceis nesse paÃs, como estão agora. Ou pra você tudo bem torrar a Amazônia, o Pantanal, doar nossas empresas, vender a preço de banana nosso patrimônio?. E a pandemia, está sob controle no seu planeta? Quanto à s provas, aponte uma que não advenha da "convicção" do juiz eco para tirar do páreo e das eleições o homem que as pesquisas anunciavam como vitorioso. Leia mais, leia livros!
Altair Gomes, enquanto existir gente ignora nte e bur rinha como você as coisas ficarão difÃceis nesse paÃs, como estão agora. Ou pra você tudo bem torrar a Amazônia, o Pantanal, doar nossas empresas, vender a preço de banana nosso patrimônio?. E a pandemia, está sob controle no seu planeta? Quanto à s provas, aponte uma que não advenha da "convicção" do juiz eco para tirar do páreo e das eleições o homem que as pesquisas anunciavam como vitorioso. Leia mais, leia livros!
"inúmeras falsas acusações". Enquanto houver alienado como essa, seja que de lado for, nunca teremos lideranças... só chefes de facções seja direita, esquerda ou lá o que for.
O grande problema desses pseudo sábios é tratar a turma da escola como representativa do mundo real. E, claro, Tábata Amaral é criticada porque é um falsa progressista. Serve aos mesmos propósitos da Carla Zambelli. Mas esta não é fingida, a outra é.
De longe o texto mais desinformado do cronista. Não se trata disso OU daquilo. As lutas da esquerda são todas porque vivemos em uma sociedade horrÃvel, racista, machista, homofobica, classista, elitista... Serão seculos de lutas para sair da barbárie. As lutas são todas, Marx E Foucault, de classe e identitaria, sim.
É possÃvel combater a homofobia e o sexismo sem se preocupar tanto com pronomes e gêneros gramaticais. Por exemplo, chamar uma mulher de "presidente" ou "presidenta" não faz a menor diferença. Ter uma mulher presidente faz.
Concordo! Estamos atrasados em todas as direções, latitudes, esferas etc. Se apenas tomarmos a Amazônia e o Pantanal, que estão sendo dizimados pelo desleixo e projeto explÃcito de destruição dessa dir eita estú pida - seria uma luta de ecologistas? Não, é uma luta de todos e todas nós, porque o que esse desgoverno destrói mudará o perfil não apenas do nosso clima, mas o do mundo todo. Estamos muito próximos de não haver retor no nesse cri me hedi ondo.
e enquanto nos degladiamos no identitarismo (legÃtimo, verdade) o totalitarismo de direita aparelha as instituições democráticas. bela estratégia! tá de parabéns a esquerda!
Rede social faz um menino de 16 anos ter a mesma voz que alguém normal.
Bravo! Bravo! A mesquinharia não tem fim. Veja o caso da Tábata. O pessoal não aguenta ver alguém novo se destacando. Sobre "todes" ou "todxs", a lógica é só uma: fazer-se supostamente superior do que os outros. Acordá, amizade!
Chamar de esquerda este comportamento ridÃculo -desculpe, “ridicule” - de burguês desocupado é uma ofensa aos homens e mulheres que forjaram a reação à opressão social e trabalhista no passado. Isto não é esquerda. É aberração.
Perfeito!!!!
Prata, hoje o Ciro é claramente a nossa melhor opção. Tem projeto para o paÃs e enfrenta sem medo "isso tudo que está aÃ". Uma chapa Ciro-Marina ou Ciro-Freixo seria o ideal. Temos que lutar por uma frente ampla de centro-esquerda e esquerda com viabilidade eleitoral.
José, o Ciro está super ativo nas redes sociais, se manifesta toda semana, acompanhe mais de perto o perfil dele.
Não ouço a voz do Ciro desde que ele foi para Europa em fins de 2018. Aliás, não ouço a voz da oposição desde então.
ACertou 100%. Enquanto o pessoal mais jovem fica cobrando o que é menos urgente, prestando menos atenção ao que interessa, que é o poder, o pessoal dos anos de chumbo vai voltando com muita energia. UNIÃO E ENERGIA antes de mi mi mi. Nota 10 para o Antonio Prata.
Há excesso de cobrança da "esquerda", enquanto os "moderados" do "centro", próximos ao poder não estão fazendo nada para conter os abusos. Quem está falhando, mesmo?
Então para isso os moderados servem? Enquanto eles não agirem a esquerda fica aguardando? Que beleza! Pensava que só os tucanos gostavam de um muro.
Estava concordando com o Prata até ele mencionar a Tábata Amaral. A Tábata votou a favor da reforma da previdência. Isso lá é esquerda? Ela teve projeção ao inquirir no Congresso o então ministro da educação que fugiu do paÃs do paÃs enquanto era citado em investigação. A deputada Fernanda Melchionna, do PSOL, também o fez, com igual brilho. Mas a imprensa encampou a visibilidade da Tabata Amaral, que, como o Rodrigo Maia, não empolga multidões. Então, para quê insistir nela?
Serafim, ninguém precisa ser de esquerda, mas o artigo fala das pessoas de esquerda e de como elas enfrentam o governo de extrema-direita que temos. O governo atual, de extrema-direita, foi eleito por pessoas que se dizem contrárias aos direitos humanos, assim como o jair. Sou uma mulher homossexual e só conquistei o direito ao casamento civil porque a esquerda encampou essa luta. A direita nunca fez nada pelos cidadãos gays e sempre ataca os direitos trabalhistas e previdenciários.
E por que diabos todo mundo tem que ser de esquerda? A esquerda é a dona da verdade? Só os da esquerda se preocupam com direitos sociais e humanos? Para ser de esquerda tem que votar contra a aprovação da constituição, do plano real, da lei de responsabilidade fiscal, da previdência? É justamente dessa miopia que o artigo está tratando.
Irreparável. Tá ok?
Na minha opinião polÃtica séria é mesmo tediosa. É como reunião de condomÃnio, onde se discute a cerca elétrica, as baratas que vem do esgoto e a manutenção do portão e do interfone. O próprio fato de haver tantos candidatos (até à prefeitura do Rio!) é sinal de alguma coisa errada. Normalmente ninguém quer ser sÃndico.
Nada a acrescentar. Mesmo se eu soubesse fazer isso.
Ciro Gomes tem falado isso há um bom tempo. Lembro que ele citou que combate a homofobia é importante mas não é uma questão prioritária no momento e para vc ver a repercussão disso...
O Prata não disse que combater a homofobia não é importante: ele disse que a discussão dos pronomes não é importante. E não é mesmo. Agora, lutar contra a homofobia é importantÃssimo. E se o Ciro diz que não é porque ele é covarde. Quero ver ele ter coragem de dizer que a luta contra o racismo não é importante. O Ciro é um covarde e um egoÃsta que deu à s costas ao paÃs quando o jair passou ao segundo turno e ele, não. Covarde e egoÃsta, já mostrou para que serve.
Este sujeito é a cara da FSP: apóia Rodrigo Maia. Vai ter promoção!
Antônio Prata, meu Deus do céu! Cada texto seu fica melhor! Falou e disse, amigue, assino embaixo! Viva Chico! A música é uma metáfora, pelamordedeus!
Luiza Trajano para Presidente da República!! Com Heloisa Helena para vice!!!
Há uma semana, em uma aula de pós-graduação, ouvi uma aluna a dizer que precisamos estar atentos ao fato de Mia Couto escrever de um lugar de fala que não é dele. Devemos então cancelar Mia Couto? Não é por acaso que o presidente e seu núcleo duro de apoiadores fazem questão de se mostrarem como contraponto a essa esquerda, que é bem diferente daquela que conhecemos há 20 ou 30 anos.
Mais um texto lúcido e coerente do Prata. Todos precisamos ficar unidos e em alerta. Não podemos nos dar ao luxo de brincar com milicianos. Aos poucos eles vão aparelhando o Estado. Amanhã pode ser muito tarde, hoje a democracia pode nos salvar.
E mais uma vez o colunista fez uma análise brilhante, pena que os possÃveis bons nomes a cargos públicos estejam surdos.
Não estão surdos. Estão todos comprometidos, com o rabo preso. Se você contar o que eu fiz, eu conto prá todo mundo o que você fez. Tudo muito infantilizado ...
Análise certeira; e a maior responsabilidade recai sobre o PT que ainda não desceu do pedestal que se colocou. A arrogância do PT impediu uma aliança natural no gov. FHC entre a social democracia e o que seja lá que o PT represente. A mesma arrogância fez o mesmo PT se aliar ao centrão em nome da "governabilidade" enquanto esteve no poder. A mesma arrogância e egocentrismo do mesmo PT impede uma ampla aliança contra o fascismo que aponta na entrada do túnel à nossa frente.
E vocês continuam demonizando o PT, parece que não têm mesmo outra alternativa para o maniqueÃsmo vosso. Ninguém acha que o esse desgovernante ganhou a eleição porque melou geral o esquema da votação, né? A culpa foi do PT, da arrogância do PT que o Steve Bannon tenha dado aulas magnas sobre como enviar milhares de fake news para eleitores indecisos, que viram uma mamadeira estranha nas mãos da Manuela, e depois eleitores pentecostais completaram a devastação. Ou foi tudo no voto limpo? Hein?
Perfeito comentário: pro PT o Bozo era o adversário preferido na eleição. Quando foi pro segundo turno, a turma petista ao invés de conclamar uma união antifascista cantou: partido, partido é dos trabalhadores. Acabei votando neles por falta de opção. Depois da eleição do Bozo continuam arrogantes sem qualquer sinalização de união sem que sejam os protagonistas.
Vamo acordá!!! Perfeito! Cadê todo mundo???!!!!
Tirando o elogio a Tábata e o maldito Rodrigo maia tá perfeito.
Esse comentário não contribui. Viva a união antifascista.
Caro Antonio: e o Ciro Gomes, a quem chamam a justa indignação de "destempero"? Ele é o candidato do campo progressista que tem os predicados defendidos por você em seu texto. Você deveria tê-lo citado, né amizade?
Ótima análise, mas também não dá pra colocar o Rodrigo Maia e o Freixo no mesmo lugar. Calma lá, amizade!
Concordo com vc.Alex. E nem a Tabata que foi patrocinada pela elite empresarial. Votou com Guedes na reforma da previdência que favoreceu os ricos!
A esquerda das utopias perdidas. Construção ético-filosófica em escombros. Orfã à deriva a procura de identidade. Enquanto isso, a realidade avança veloz em toda sua complexidade. A vida reclama urgência !!
Faltou abordar outra enorme preocupação da esquerda: o lugar de fala. No mais, perfeita análise, a esquerda é autofágica.
O problema maior da esquerda é a falta de conexão com a realidade da sobrevivência, quando se arvora de defensora de direitos , ela defende junto e com muito ardor os privilégios fonanceitos de uma classe que pode se defender , e tb ao invés de resolver os problemas reais dos que passam fome , ficam numa eterna caça às bruxas! Ah e ainda tem o problema da total falta de ética e compromisso com o combate a corrupção, permitindo que a direita se apropriasse deste tema!
E o Ciro Gomes??? Ignora um potencial candidato pq?
Texto maravilhoso, como sempre!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Antonio Prata > Vamo acordá, amizade?! Voltar
Comente este texto