Opinião > A decepção de dois mestres Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Hugo carvalho de Oliveira

    É inútil contar com líderes preocupados com um projeto nacional se as elites do país não estão alinhadas, como é o nosso caso. Temos uma burguesia predatória, ancorada no rentismo financeiro, que impede um ajuste fiscal que privilegie políticas públicas (daí as tais "reformas") e rejeita a pesquisa e o desenvolvimento sustentável.Esta elite está no Congresso e domina a mídia. O povo luta para sobreviver na precariedade, refém do populismo. Um projeto chinês se torna impossível no Brasil, hoje !

    Responda
  2. Cloves Oliveira

    Uma maneira de fazer sentido do mundo que nos cerca é rotular as pessoas na crença de eles sempre irão se comportar de acordo com o rótulo. É mais ou menos como as pessoas que acreditam que as linhas que existem nos mapas para separar municípios, estados e países existem na prática. A primeira viagem de avião destrói a crença. Os mitos do estado-do-bem estar está baseado em surradas maneiras ideológicas de pensar que involve a eterna luta para definir que vem primeiro, o Estado ou o mercado.

    Responda
    1. Cloves Oliveira

      Nenhum dos líderes que o colunista menciona tem a capacidade de promover a prosperidade equânime no país e o motivo é simples. Todos não conseguem enxergar além da proverbial ótica entre soluções de esquerda e direita que ignora a dimensão social e moral da pobreza. Dar casa e salário para as pessoas não resolve o problema da pobreza a não ser que ocorra uma normalização do entorno onde as pessoas se sintam seguras e protegidas podendo assim confiar uns nos outros.

  3. José Cardoso

    Lembro de um vendedor de uma tradicional indústria paulista, que fornecia um insumo para a siderúrgica onde eu trabalhava. A demanda das siderúrgicas nacionais existia mas era limitada. Em vez de investir na exportação, enfrentando a concorrência externa, eles preferiam produzir só um tipo de produto, e confiar nas tarifas de proteção. Os coreanos, que não existiam no começo, foram crescendo e passaram a ser fornecedores bem mais importantes. A indústria não pode ser introvertida.

    Responda
  4. ricardo fernandes

    bresser foi ministro da fazenda e da administração. deixou uma lambança nas duas. um autocrata que não escutava ninguém. agora, dá conselhos.

    Responda
  5. Alberto A Neto

    Bresser afasta-se da mesmice que colunistas como Fraga, Lisboa, Pessoa e Barbosa, semanalmente repetem na Folha tão somente com palavrório distinto; o conteúdo do falatório é similar ou igual. Guerreiro Ramos é o único sociólogo brasileiro à vera. Está mais além de Florestan e demais coadjuvantes. Ladeia Milton Santos na amplitude da visada e solidez dos pressupostos. Gente que nunca esquecia o que escrevia e jamais dobrava a cerviz à dinheirama. Falta cérebro, alma e caráter à clerezia atual.

    Responda
  6. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Em tempos de discussão da reforma administrativa, bem que o governo poderia estudar a proposta oferecida pelo Professor Bresser Pereira, há mais de quinze anos.

    Responda
  7. guilherme herzog neto

    Artigo muito bem pensado e redigido.

    Responda
  8. Wagner de Campos Sanz

    Artigo E X C E P C I O N A L ! ! !

    Responda
  9. Lujs Vosloo

    Ciro Gomes com projeto de país?! Não é nacionalista, não transmite confiança. É xucro demais. E ainda é egoísta: quando podia agir, preferiu se omitir.

    Responda
    1. Wagner de Campos Sanz

      Tem gente que lê e não compreende o que está lendo, é preciso formação. Guarde sua opinião desfocada pra vc mesmo.

  10. Peter Janos Wechsler

    A última coisa de que o país precisa é de um novo Plano Bresser de funesta lembrança.

    Responda
    1. Anderson Nunes

      E de estudar mais um pouco e criar consciência de Nação? Precisa?

  11. MARCOS BENASSI

    Seu Luiz Carlos, a gente não precisa concordar com todos os detalhes do seu pensamento para admirá-lo. Um velho com um pensamento rico e complexo dá um p.au em gente jovem com cérebro limitado e epidérmico. Tá faltando vanguarda e divergência dos cânones do lugar-comum, coisas completamente alheias ao pensamento e prática Bozófilos. Também espero que o Boulos consiga vencer esse neo-reacionarismo e botar pilha num projeto mais arrojado de país - queria não estar no subsolo para poder apreciar...

    Responda
  12. Roberto Gomes

    Excelente artigo de Besser-Pereira, não por enaltecer as esquerdas pusilânimes e personalistas do Brasil, mas por destacar que aqueles que pensam um país fazem a diferença.

    Responda
    1. Wagner de Campos Sanz

      Peraí! Vc está dizendo que FHC é de esquerda? Pusilânime e personalista ele é ... Oh!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.