Ruy Castro > A beleza severa Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ALEXANDRE MARINS DOS SANTOS

    O semblante sério e um tanto indecifrável contribuíram pra instituir sua aura de "esfinge" no imaginário ; mas tinha senso de humor. Lembrei-me de Zélia Gattai, com sua expressão terna e riso acolhedor. (Mariella M. S.)

    Responda
  2. Marco Aurélio Mello

    Talvez almejasse tal seriedade exposta no semblante como extensão do drama que escrevia.

    Responda
  3. neli faria

    Vai ver que ela se achava feia sorrindo.Nas fotos que saio séria sou apenas linda; nas sorridentes sou lindíssima. Aí só saio sorrindo. Com máscara nem se percebe. Triste é que com máscara, boina, óculo( para o covid não perceber que sou do grupo de risco), o povo nas filas percebe que sou do grupo e me manda ir para a fila especial. Fazer o quê!Clarice, imagino, deveria ser estonteante sorrindo, porque séria, nas fotos, já é uma beleza ímpar.

    Responda
  4. alfredo araujo

    Além de culta,possuía uma sensualidade latente,atiçada por um sotaque único.Segundo Benjamin Moser, em sua biografia muito bem escrita,todos os homens queriam levá-la para a cama.Só Paulo Mendes Campos conseguiu a proeza.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Sim, mas não fizeram sexo. Apenas trocaram rimas.

  5. José Cardoso

    Interessante. Pelo jeito ela estava certa se o objetivo é a duração da fama e da obra.

    Responda
  6. NACIB HETTI

    Queimar livros deveria ser considerado crime. Mesmo se for do Paulo Coelho.

    Responda
    1. neli faria

      Não menoscabo o Paulo Coelho. Numa livraria em Aman em 2008, vi exposto um dos livros do Paulo Coelho.E me arrependi de não ter comprado, mesmo que não fosse ler(porque era em árabe!)

  7. SERGIO saraceni

    Deve estar faltando muito pouco para essa gente alucinada que tomou conta do Brasil promover fogueiras de livros. Outro dia um casal de idosos deu início à infâmia e as imagens correram o mundo. Vão continuar destruindo tudo, os livros, e os sorrisos de escritoras. E escritores.

    Responda
  8. ADONAY ANTHONY EVANS

    A questão que Ruy, nosso amado Guru levanta é importante. E Umberto Eco já a tratou em profundidade no célebre O Nome da Rosa. Jesus ria? Thomas de Canterville, o frei precursor do Humanismo dizia que sim, e que mais que sofrimento, Jesus era luz e alegria. Jorge de Burgos, curador da biblioteca do convento e curador das Trevas, dizia que não, e que o riso indicaria um Jesus frívolo. Jorge morreu para esconder a verdade, precursor da fake news. O Humanismo venceu. Até chegar Bolsonaro.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Cara, cê anda em boa companhia, hein? Gente coisa, é outra fina..,

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Prezado Marcos, Umberto Eco, Ruy Castro e eu, falamos do riso dos puros. Os ímpios riem sempre. Principalmente quando dói nos outros.

    3. MARCOS BENASSI

      Bem, Adonay, o Bozo ri - um riso que tem uns esgares de boca meio repulsivos, mas vá lá - o que não aumenta nem meio mm minha confiança. Para falar em mulheres, a Damares também parece sorrir em muitos momentos; a Regina Duarte dava gargalhadas deliciosas, e veja só no que deu. Decididamente, prefiro o riso ao siso, conquanto não me pareça suficiente para ser usado como critério absoluto.. [@_@]

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.