Opinião > Novas lentes para orientar as políticas de educação Voltar
Comente este texto
Leia Mais
...num sistema de formação de indivÃduos inca paz es de competir no mercado de trabalho com as i ninos bem treinados; estes, ao menos têm força. Tecnologia pra isso eles já têm.
A expert certamente é capaz de transformar o pior sistema de educação do mundo, obra de seus parceiros ideológicos recentemente apeados do poder...
É um mito acreditar que a tecnologia é a solução final para a educação. Contrário à crença popular, os alunos de hoje não são nativos digitais e nem aprendem diferente das pessoas que cresceram antes da Internet. Não existe evidências de que o cérebro humano tenha evoluÃdo nos últimos 50 anos. Talvez os jovens tenham aprendido a focar sua atenção de modo diferente, mas a capacidade de aprender é a mesma. Relação não é o mesmo que causação. Vamos focar nas verdadeiras causas.
Cloves, parece que você leu meio por cima o artigo... Tecnologia, aqui, é variável dada pelo contexto da pandemia, não uma estratégia defendida pela autora. E você também não percebeu que ela conhece estatÃstica bastante bem e para não confundir com relação com causalidade...
Tudo o que foi dito pela articulista esteve presente nas discussões dos corpos docente dos cursos de formação. Passei mais de trinta anos na Universidade, pública e privada, discutindo esse tema. Existem milhares de páginas escritas, produção acadêmica de peso, analisando o processo educacional. Por que não funciona? Porque não há vontade polÃtica para isso, o projeto polÃtico é manter a educação tal como está, pois isso serve ao Mercado! Verifiquem...
"Tal como está" se der dermos sorte, né, Marilza? Porque se depender do Bozo e dos Bozófilos, vai a criança, sabonete, esponja e água do banho, vai tudo pelo ralo. Se possÃvel, pelo ralo da pia da cozinha, com triturador...
Olha, Dona Neca, esse seu texto foi um refrigério no meio dessas discussões todas atrapalhadas. Não ponho nem tiro, só louvo; só a menção ao Paulo Freire como fonte de um pensamento a guiar um projeto educacional, e não como um método de alfabetização, porque não é método coisÃssima nenhuma, já valeria, o resto nem precisava ser tão arguto. Pô, mas que delÃcia ouvir o produto de um cérebro que pensa. Valeu, dona Neca, a senhora é de Soder, obrigado por estar boquejando (com)boa educação por aÃ.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Novas lentes para orientar as políticas de educação Voltar
Comente este texto