Opinião > Luzes distantes Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Hildebrando Teixeira

    Cientistas, que cientistas? Milhares de cientistas com bilhões de orçamentos produziriam ciência e tecnologia de ponta em abundância; onde está mesmo nossa farta produção de conhecimento, exceto ITA e outras poucas excessões? Produzimos mesmo privilégios, salários, carreiras garantidas, pesquisa ideólogica e muita doutrinação de adolescentes. Dá pra acreditar em algo assim?

    Responda
    1. Vladmir Magalhães

      Prezado Hildebrando, creio que generalizar não é correto.Fiz química na Unesp.Da graduação, junto com um amigo de turma, foram criadas 2 empresas de sucesso, gerando renda no município.Sem o rigor de formação do Instituto de Química/unesp, não teríamos tal oportunidade. Salários altos?São salários pagos a pessoas que estudam mais de 25 anos entre sua escola básica e seus Pós-Docs. Regalias?Você conhece o Judiciário?Temos que melhorar a universidade. Não atacá-la. Educação é a chave do progresso.

  2. Jose Paschoal Pimenta

    Quando um sujeito igual esse Herculano Jr. usa o termo "inúteis "universidades públicas, percebe se o nível não só de ignorância científica mas ignorância na sua mais pura essência.

    Responda
  3. Monica R

    Educação ineficiente e de baixa qualidade dá nisso. Ignorância e arrogância

    Responda
  4. José Cardoso

    Não sei se a pergunta se referia à confiança nos cientistas nacionais (de cada país) ou na comunidade científica internacional. São coisas bem diferentes, pois no primeiro caso a desconfiança pode estar ligada à percepção de que nossa produção está abaixo da média (nenhum prêmio Nobel por exemplo). No segundo caso é pura ignorância mesmo.

    Responda
  5. Davi Andrade

    Se 36% não acreditam na ciência, quer dizer que a maioria dos brasileiros acredita. Pq quem merece destaque é esta minoria negacionista da ciência?

    Responda
  6. Davi Andrade

    Folha não sei quais evidências das pesquisas citadas permitem que vocês concluam que a descrença na ciência é causada pelo "encastelamento" dos cientistas...Contudo, a pesquisa reflete o impacto da influência da posição política (direita x esquerda) nesta descrença. Observamos que no Brasil a extrema direita tenta desacreditar a ciência. Outro ponto interessante seria analisar o quando a imprensa contribuiu nos últimos dias para dar voz à ciência, em vez de dar voz a negacionistas.

    Responda
  7. Herculano JR 70

    Durante a ditadura militar havia a pretensão de se gerir por mecanismos tecnicos. Ñ deu certo, mesmo considerando a tecnica infalivel, e foram chamados tecnico burocratas os tais corrompidos pelo poder. Agora, em nome da Ciencia, a politica se refestelou, tirou direitos civis e outras aberrações. E ha ciencia ra todo gosto.Inclusive para justificar verbas a fabrica de papel nas inuteis e viciadas universidades publicas.

    Responda
  8. Ana Maria Rocco

    Uma observação. Os cientistas ficam "trabalhando arduamente" em seus laboratórios e não "encastelados em seus laboratórios". Sem trabalho árduo não há resultado em ciência. Sábado, domingo, feriado e até no Natal há algum trabalho a fazer. Saliente-se que "trabalhando arduamente" com má remuneração. Enquanto isso constata-se esse descrédico por parte da população com a ajuda dos "encastelados em seus laboratórios", como se o que estão fazendo não tivesse retorno para a sociedade. É lamentável.

    Responda
  9. juliano cortinhas

    Que absurdo este editorial. Como podem, ao final, culpar os próprios cientistas?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.