Hélio Schwartsman > Diretas já Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Joaquim Guilherme Pretel

    Como toda Instituição tem seus defeitos, mas se cumprisse o seu Estatuto já seria um grande passo. Comissões que não funcionam e olhos fechados para problemas da classe por conta de interesse politico é um dos exemplos.

    Responda
  2. PAULO EUGENIO PACHECHENIK

    Penso que Bolsonaro ouve o galo cantar, mas não sabe bem onde. Ao incomodar o Sr. Felipe Santa Cruz, ele cumpriu com essa minha percepção, pois mexeu com o que não devia, mas com quem devia. O presidente da OAB tem um antepassado (o pai) que se dizia "defensor" da democracia, mas hoje vemos que a herança ideológica que ele recebeu é a da ditadura. Bolsonaro faltou com respeito ao Santa Cruz, mas este também mantém o seu telhado de vidro, diante dos Bacharéis de Direito.

    Responda
  3. neli faria

    Sou profissional do Direito há mais de 40 anos e endosso ! Diretas, já! Acrescento, 10% da anuidade(altíssima que paga), vai para o Conselho Federal. Tem que diminuir.

    Responda
  4. LUCIANO NEDER SERAFINI

    Como.a OAB pode se posicionar contra arbítrios e a favor da democracia se ela mesma adota procedimentos antidemocráticos e feudais. Desmoralizante. Coisa feia. A OAB necessita se modernizar.

    Responda
  5. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Há um ditado popular que diz que médicos pensam que são deus e advogado/juiz tem certeza.

    Responda
  6. Thiago Cury Ribeiro da Silva

    A bozolina abaixo deu pitÃ!!!

    Responda
  7. JoseEduardo Campos

    Texto medícore. Típico dos intelectualóides da Folha. Colunista que fala de tudo com a profundidade de 2 mm de água. Praticamente um ignorante idolatrado por um bando de idiotas

    Responda
    1. LUCIANO RICARDO ROCHA DE SOUZA

      Brilhante comentário. Não diz nada, não explica nada, não apresenta um único pecado do texto, mas se esmera na difamação barata, gratuíta, fácil. O texto peca, de fato, por afirmar que há representação democrática na Câmara. Não há. Um eleitor de Roraima vale por 11 eleitores de SP na composição da câmara federal. Mas o texto acerta ao esculhambar com a OAB, antro de caciques corporativistas sem o menor interesse por povo e democracia.

    2. neli faria

      Sou profissional do Direito há mais de 40 anos e iniciei minha vida laboral em 17/6/1968, por minha experiência, digo: quem xinga ou não sabe fundamentar ou não conhece a língua portuguesa.Posso até ser qualificada por um dos adjetivos citados, mas, conheço a língua portuguesa e sei fundamentar.

  8. SERGIO VICENTIN

    A OAB é corporativista e pouco faz pelo advogado, que é obrigado a se inscrever, via concurso, para poder exercer o mister. Prédios luxuosos e prática ditatorial. Advogados são obrigados a ir votar (nada de voto facultativo, próprio de democracias modernas) , numa estrutura perdulária e ostensiva, sob pena de multa . Voilá! Parabéns aos colegas que peitam a estrutura. A luta continua!

    Responda
    1. neli faria

      Desculpe-me, mas, a OAB faz muito pelos advogados. Farmácia a preço de custo, livraria a preço de custo, cesta básica para os advogados hipossuficientes, médicos e dentistas em emergência. Pesquise mais sobre a atuação da OAB. Ah, e, com meu precioso voto, nunca elegi um presidente em São Paulo: sempre voto para a oposição, ou melhor, meu candidato não vence!

    2. Herculano JR 70

      Será q minha escrita mais rabuscada q o judiciales? Eu sou pelo fim da regulamentação, da reserva de mercado de diplomas. Da capacidade postulatoria-cp, da sucumbencia, atentados contra o povo. Se exerce a CP ate em orgaos publicos e inconstitucionalmente ganham sucumbencia. Daqui a pouco ate juiz, promotor vai ter q ter cp para estar em juizo.

  9. João Monteiro

    Não diminuindo a importância da OAB, mas ela quando pede Democracia, ela deseja isso para os outros, mas do seu portão para dentro, ela gosta da boa e velha ditadura das patotas...

    Responda
  10. Jose Alecio Fraga Spillari

    Excelente artigo. Na verdade a OAB nada representa os advogados, somos obrigados a pagar anuidade (caríssima sem a devida contraprestação), se atuar em outro Estado paga outra anuidade (e o federalismo?), e por aí vai.....

    Responda
  11. Rodrigo Ribeiro

    A câmara também tem um limite de deputados por Estado. Interessante como a classe media acredita que o que a salva é democracia e tecnologia. Tal coisa é mais democrática e mudará tudo. É assim mesmo?!

    Responda
  12. MARCOS CESAR MORAES

    Há ainda um outro problema: não se sabe bem o q ela é, se autarquia, corporação, associação, conselho profissional, ou tudo junto, se segue direito privado ou público. Entende-se "autarquia especial", q não significa muita coisa, um misto no q lhe aproveita. A definição é importante, porque autarquia é pública, mas a OAB não presta contas ao TCU dos valores que arrecada e gasta. Se privado, suas receitas teriam outra natureza. Mas sua administração e fiscalização interna funcionam bem.

    Responda
  13. Herculano JR 70

    1A Oab pode ter prestado serviços ao Brasil, mas se serve muito mais. É corporação legal/e instituída, arbitraria, mas tem gdes poderes no estado, em conselhos, indic. desembargadores, etc, defesa d constituição e estado d direito. Ela, através d uma criação dela, a capacidade postulatória- Cp nos obriga advogado e, obvio, honorários, e, pior, criou a sucumbência, honorários impostos a parte contraria q ñ a contratou. Como se buscar arbitragem fosse castigo se sua razão for indeferida.

    Responda
  14. Herculano JR 70

    2A Cp ofende art 5 da CF de peticionar. Mas diz Cf ninguém pode alegar desconhecer a lei p defesa, portanto todos é suposto conhece-la. Mas se criou parafernália judicial q se obriga a ter um técnico da confusão, e elimina os autores da folia litigante. O exame da Oab é outra arbitrariedade. Impede jovens formados em escolas licenciadas de exercer a profissão. Alegam ser pela qualidade, mas nada impede q existam p impedir a concorrência. A Oab ñ representa formados, ñ e legitimo cercea-los.

    Responda
  15. Herculano JR 70

    3Pais de estado muito forte, forma mais advogados q engenheiros. Valoriza mais a litigância q a produção. Certamente e um gde indicativo da situação q vivemos, onde os agentes do estado, hoje em evidencia o judiciário, e obvio os advogados, os gdes coadjuvantes, são os protagonistas principais

    Responda
    1. SERGIO VICENTIN

      Que escrita rebuscada!!! Onde é lugar?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.