Demétrio Magnoli > Em defesa da Liberdade e Luta Voltar
Comente este texto
Leia Mais
o colunista de economia do Financial Times em 2018 publicou texto ( replicado nesta FSP) com o titulo 'Democracia e liberalismo formam um estranho casal " demonstrando a inviabilidade desta uniao ; certamente a recidiva da extrema direita é consequencia direta deste uniao instavel
Com seu jeito e perfil de ator hollywwodiano tenho como certo que Demetrio era frequentador da Libelu apenas pra ‘pegar mulher’ nas festas mais divertidas do pedaço fantasiado de social democrata ...
Onde posso assistir só documentário? Grata.
Libertário Demétrio: suas aparições na GloboNews já bastam para dizer quem é! Ou não?
Demetrio o boquirroto ,não é nem nunca foi de nada ,é só mais um oportunista falastrão.
Quero assistir mas tbm não acho que o pensamento atual seja tão simplista. Vale conferir.
O movimento estudantil lutou pelos seus sonhos de liberdadel. Muito genuÃno para alguns, mas havia os p... A loucas como este cronista. Jovem sem sonho eh um velho sem ideias, e os p.. Rá loucas de esquerdas de hoje são p... Ra loucas de direita amanhã.
Acho que dizer que o movimento estudantil e as greves operárias tiveram algum papel relevante para o fim do regime militar é colocar o rabo abanando o cachorro. O decisivo foi o aumento dos preços do petróleo em 73 e 79, com o choque dos juros do FED de 80 como a cereja do bolo. Mas perdoa-se o romantismo dos sexagenários relembrando a juventude.
Interessante a imagem q Magnoli tem de si mesmo. Ele se considera de centro-esquerda, pelos padrões europeus. Creio q a maioria dos analistas polÃticos europeus q lessem seus artigos o classificariam na centro-direita. Auto-conhecimento não é um ponto forte do colunista.
O colunista parece acreditar que os Libelu tiveram o monopólio de pedir o fim da ditadura, mas não foi assim. Milhares de estudantes da USP, mas tbém de outras universidades, foram à s ruas pedir o fim da ditadura nos anos 1970. A Libelu foi apenas um dos movimentos, com reconhecidos méritos na luta contra a ditadura, mas de fato eram só mais um grupo, entre tantos estudantes, muitos sem ligação com grupos polÃticos, q pediam o fim da ditadura.
Não assisti ao documentário.Pergunto:Alguém mencionou que os Libelus eram os chatos que esticavam as assembleias ad infinitum pra aprovarem suas pautas?
Hahahaha, eu não tenho a menor ideia da coisa, mas nada como um cÃnico para provocar umas boas risadas!
A centro esquerda europeia é responsável também pela situação que vivemos de predomÃnio da extrema direita, pois após o fim da URSS (prevista por Trotsky) , aderiu ao neoliberalismo. E isso é imperdoável em ex Libelus, neoliberalismo é capitalismo selvagem, pré século XX. Ex stalinistas e alguns ex Trotskystas viraram capitalistas ou neoliberais. Os que militaram após a fase classe média dos anos 70 ainda são de esquerda, não necessariamente lulistas.
Perfeito o seu comentário, HercÃlio. O PT tem uma dÃvida histórica com a esquerda ética e progressista do paÃs, como atesta o êxodo de grandes nomes fundadores do partido. São vários e conhecidos, e entre eles a inesquecÃvel figura de PlÃnio de Arruda Sampaio. O lulo-petismo é uma seita.
1Hoje, o mundo esta dividido em direita esquerda por falta d visão histórica. Ambos são lados do poder e se diferenciam pela proporção, a esquerda quer estado total filantrópico e a direita se contenta com 90% policialesco, e ambos são polÃticas publicas q promovem gdes empregos publico, seguros e fartos. Democracia é limite ao poder, portanto contra direita e esquerda. O capitalismo e Acrata, uma critica da democracia e Anarquismo: estado pequeno, serviçal sem poder.
Libelu não era grande movimento polÃtico, mas fazia estardalhaço danado na luta pela redemocratização, além de boas festas. Meu grupo era a Refazendo e namorava uma garota Libelu, sendo um dos momentos mais férteis na construção da minha vida e concepção polÃtica. Hoje, alinho-me com a centro esquerda. A luta continua!
Acredito que a luta continua, mas em compensação, as festas pandemicas estão uma Erda. Uma dúzia de janelinhas na tela do computador, cada qual tomando o seu ácido em sua bolha, não dá pé... ;-)
2De fato Marx pode ate ser pos capitalista-cap, como alguém falou abaixo, mas deveria ter se lembrado de suas próprias palavras de q nenhum sistema ira embora antes q realize tudo pra q veio, p propor a rebeldia de classe. E o cap ainda ñ realizou a riqueza do mundo, portanto ainda ñ alcançou suas contradições, ñ há base material p socialização dos M Produção. O socialismo e sistema de estabilização de riqueza ñ d criação dela.
3Marx, infeliz/e, associou estado ao cap, pq ao nascer se aproveitou do estado, mas essa ñ é sua natureza, mas mero oportunismo algo q esta sendo dificil desfazer, devido a oportunidade q o estado continua a apresentar, p alguns capitalistas, mas d outro lado trava a sociedade mundial p todos. O pib mundial cresce a miseráveis 2%, uma catástrofe ao expansionismo cap, baixo nÃvel de lucro e riqueza todos. Tem q ser desfeito agora negando direita e esquerda, repito, lados do mesmo poder.
Tenho saudades da guerra fria, o new deal e a social democracia no pós guerra. A existência de um adversário ideológico fez com que as sociedades se aperfeiçoassem. O esfacelamento da URSS fez surgir a nova direita e o neo nazi-facismo. Uma perspectiva de tansformação social era boa para população, pois odiávamos o "sistema" e não as pessoas. Hoje, amamos o "Sistema" e odiamos as pessoas.
Eu vi a Libelu em São Paulo, na USP, em 1977 e 1978. Era uma fração irrelevante do movimento estudantil. Divertida, alternativa, da classe média paulistana. Depois, ela se tornou menor, quando se desenvolveu no papel de ex-militantes como Palocci. Vergonha pública.
A democracia moderna se ligou umbilicalmente ao liberalismo econômico. Eles não dão conta das desigualdades sociais. O sistema representativo visa garantir o funcionamento do mercado, que, por sua vez, para existir, exige competitividade e domÃnio de um determinado ente econômico empresarial. Transposto para paÃses, acirra o nacionalismo xenofóbico. O desenvolvimento acirra crises, até se tornar uma crise geral. Hoje, talvez, não uma grande guerra entre nações, mas o violento caos urbano.
o colunista de economia do Financial Times em 2018 publicou texto ( replicado nesta FSP) com o titulo 'Democracia e liberalismo formam um estranho casal " demonstrando a inviabilidade desta uniao ; certamente a recidiva da extrema direita é consequencia deste uniao instavel
Herculano, de vera? Olhe aà derredor no mundo. Não é isso que está acontecendo. Feminicidio e violência doméstica geral, estampados no me too e no Brasil, sem estampa pelo autoritarismo. Violência racial nos EUA. Separatistas na Espanha, Escócia e Irlanda. Guerras na antiga URSS
Melhorou muito. Antes, o nacionalismo xenofóbico era usado pelos estado para fazer guerras pq elas o validavam. Hoje pra fazer guerra econômica. Democracia é limite ao poder ñ e exercÃcio de poder , deturpação criada p intromissão do estado em serviços e pela falsa representação. O valor e a rotação do poder pelo voto pra limitar o poder ñ pra escolher o melhor gestor. A crise deve levar ao banimento do poder e avanço do mercado a unica forma de produzir riqueza q apaziguar.
O autor se vale da ignorância de muitos. Na Europa se situaria a centro-esquerda? A social democracia europeia, que tanto conquistou do final da segunda guerra até os anos 70, já não existe mais. Emgoliram a esse muxoxo da austeridade da senhora Thatcher sem muita resistência. Mas enfim, né, cada um vende a imagem de si que acha melhor.
Quero formalizar aqui que o comentário do Adonay, abaixo, é também o meu - obviamente, por adesão, não por competência autoral. Outrossim, outro não, aproveito para declará-lo meu guru em questões filosófico-sociológicas, dizendo que adiro semiautomaticamente ao que ele falar. (Em relação à liberação da marofa, só se ele for a favor.)
Neste texto, como em vários outros, o articulista cria falsas equivalências entre Lula e Bolsonaro. Esse tipo de abordagem favorece a extrema-direita, que passa a ser considerada como equivalente a esquerda democrática. Conheci vários libelus. Minha opinião a respeito deles continua a mesma dos anos 70: um bando de irresponsáveis.
Vcs nem imaginam o que meu subconsciente puxou quando là o tÃtulo do artigo, "Em Defesa da Libertade e Luta".... ...se isso se passou comigo, fico imaginando o acontece no subconsciente do lavajatista miliciofascista e bolsonarista.
1-O texto é bom. Agudo e justo. Tanto ao elevar, quanto ao condenar as inspirações e desvios dos pensamentos e ações da Esquerda. Um fato inegável é que no mais discreto e obscuro dos elementos da Libelu, havia mais cultura e generosidade que em toda a Direita reunida, lá e cá. Então e agora. Posto que o EgoÃsmo, a Ignorância e o Ódio são os elementos únicos da sua malfadada cartilha.
Numa análise superficial, contando somente com os likes, Adonay, creio que fiz bem em aderir aos dois primeiros postes. Têm o ranking mais alto até o momento, 13:00, de todos aqueles vinculados a essa matéria. Vox populi, blá blá blá. Pode ser também que, tal como eu, nossos colegas só tem competência para ir até aqui, pelo menos sem mentir, daà foram sinceros em gostar. Ponto pra esquerda - bozófilos não entram nessa conta por que não iriam dar legalzinho em Post sinistro.
2-Na Esquerda, há o gene recessivo da Generosidade, em locus vizinho do gene dominante da Ingenuidade. E daà advém todos seus males. Na Direita, há apenas o gene dominante da Perversidade. Marx, um literato preciso, forjado em Shakespeare na juventude, cometeu erro grosseiro na expressão Ditadura do Proletariado, perdeu-se na hipérbole, a palavra, exigida pela Dialética Histórica, era Hegemonia.
Em verdade, usou a palavra Ditadura, em coerência com as fases de domÃnio anteriores de uma classe sobre as demais, que chamou de Ditadura Feudal e Ditadura do Burguês Mercantil, Industrial ou Financeiro. Outro erro pueril que a Esquerda Utópica comete é achar que Marx e Engels são anticapitalistas. Anticapitalistas são a Igreja ainda Feudal e de Michelet a St Simon. Marx e Engels, dialeticamente, eram Pós-Capitalistas, o que é completamente diferente.
3 Lê ni ne leu literalmente, e admirador de Robespierre, criou artefato irônico a que chamou Centralismo Democrático. Era apenas o princÃpio da Tragédia, que houvesse teatro e palco, o coro de anciãos lamentaria em agonia. Nasce daà o Partido Único.
Neste terceiro e no quarto, os likes caem pra caramba. Nego foi mais prudente do que eu, que assinei embaixo sustentado somente pela fé em vossos miolos. Bozófilos necas, o sistema não tem hates. Nevertheless - linda palavra - não argumentaram contra, nem antes, nem agora. Devem ter ficado com meda do comunista bem preparado; fizeram bem, eu também tenho.
4-A divisão entre Bolcheviques e Mencheviques. Entre auto-denominados comunistas contra social-democratas. PT contra PSDB. Lambendo os beiços, a Direita agradeceu. Agradece. Anos depois, Trotsky completaria a Tragédia, com sua anti-dialética Teoria da Revolução Permanente. Mas aÃ, enrouquecidos e estarrecidos, Parcas e Coro, em advertência, já não gritavam mais.
Por fim, nesta dietética análise (peguei diabetes esse ano, dialética para mim agora não significa nada), concluà algumas coisas: 1. Faço bem em tê-lo como meu guru (sigam-me na Bolsa); 2. Nego só arrisca falar bobagem para quem é meio primitivo. Subiu três degraus no Olimpo, tá imune. 3. As festas da libelu deviam ser ótimas, eu tô me divertindo aqui faz horas. Grato pela alegria! ;-D
Justa que latiu, Adonay, você é soda. O pouco que sei, coaduna com aquilo que você expressou no primeiro e segundo comentários, que assino embaixo. Os demais, também assino, tanto porque saÃram da mesma fonte sapiente, quanto porque me parece lógico (essa fala vem de um cachorro personagem da Hanna-Barbera, concordando com as maiores barbaridades, tipo o Eremildo do Gaspari)
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Em defesa da Liberdade e Luta Voltar
Comente este texto