Opinião > A classificação que desaconselha o consumo de alimentos ultraprocessados deve acabar? SIM Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Sabrina Coelho

    O autor tangencia o tema para sustentar o insustentável. Se o cerne da questão tivesse responsavelmente sido abordado, veríamos no texto alusão ao fato de que mesmo pequenas quantidades de alimentos ultraprocessados confundem os mecanismos cerebrais de saciedade e seu consumo está intimamente relacionado com os níveis de obesidade (doença perniciosa do século de proporções nunca imaginadas). Ademais, atuam no sistema de recompensa cerebral como drogas, causando dependência. Texto irresponsável.

    Responda
  2. Luciene Costa de Castro

    "Conveniência para o dia a dia". O cinismo do articulista em favor dos alimentos ultraprocessados, em detrimento da saúde das pessoas, está bem adequado aos dias em que vivemos, em que o governo que temos age contra a educação, contra a saúde, contra o meio-ambiente, contra os direitos humanos e contra os direitos trabalhistas. Seus ideólogos desejam que engulamos até mesmo argumentos como este. Recusemos os processados e sigamos nos alimentando da forma mais natural possível.

    Responda
  3. Saulo Rocha

    Meu direito de escolher o que ingerir possui correlação forte positiva com a qualidade da informação que a indústria de ultraprocessados disponibiliza. Quando leio um artigo desses de opinião , só com opinião, e generalidades, facilita minha decisão. Grato por isso.

    Responda
  4. edilson borges

    parece que o zé não quer omitir que dos 5 ingredientes, 3 são completamente novos na alimentação dos humanos, e que ninguém sabe ao certo os efeitos disso em longo prazo....

    Responda
  5. MARCOS BENASSI

    Senhor Zanão, seu argumento não é de todo ruim, a disponibilidade e a segurança microbiológica do alimento industrializado são relevantes. Contudo, parece que a definição atual, embora necessária de acordo com boa ciência, é entendida como insuficiente pela indústria, deve levar em conta também outros aspectos. Seria positivo, até para a imagem institucional, que a indústria não conflitasse com a boa ciência e tivesse ouvidos para posições menos voltadas ao grande interesse econômico.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      By the way, sou irmão de duas engenheiras de alimentos, pesquisadoras muito bem formadas, e o que elas comem como base de sua alimentação é comida de verdade, e não pacote. Nesse nosso governinho medíocre, o lobby pode até funcionar; entretanto, seria bonito de parte da indústria um acordo inclusivo com a contraparte, zenão pode pegar mal para caramba...

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.