Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. G C

    Genial! Dr. Drauzio traz a irresistível mistura de inteligência e humor. Só essa coluna já vale a assinatura da Folha!

    Responda
  2. Adailton Alves Barbosa

    Trump é uma piada, um irresponsável, desumano.

    Responda
  3. Tersio Gorrasi

    O colunista esquece que existem os opostos: aqueles que tem todos os recursos disponíveis do mundo e vão a óbito e aqueles moradores das periferias mais pobres (por sinal, os que menos seguem as cartilhas da OMS) que nem gripezinha tiveram. A medicina não é uma ciência exata, como ele bem sabe

    Responda
    1. Marcelo Oliveira

      E o ga.do não cansa de mugir.

    2. Wagner Ventura

      E o leitor por acaso também se esquece que exceções só servem pra confirmar a regra? Ou iremos ignorar as estatísticas de milhões de casos e mortes pelo mundo todo somente para dar luz a essas excentricidades, que nobre citou, apenas para criar um falso contraponto?

  4. Luciana Vasco Saboia de Almeida

    Dr. Drauzio, eu falei exatamente isso aqui em casa! Fácil menosprezar o vírus quando se ocupa o cargo de Presidente dos EEUU e tem a disposição um fonte praticamente inesgotável de recursos.

    Responda
  5. LUCIANO NEDER SERAFINI

    Excelente artigo, Drauzio!!

    Responda
  6. Esleide Gomes

    Parabéns pelo artigo Dr!! Nos faz refletir.

    Responda
  7. Vanderlei Nogueira

    Diagnóstico público e espetaculoso, imagine morar em uma cidadezinha e fazer uma consulta com um médico qualquer?

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      No Brasil, médicos se aproveitam inadvertidamente dos laboratórios para fazer de um exame, um espetáculo

    2. Vanderlei Nogueira

      ética médica

  8. Vanderlei Nogueira

    Não sei se o diagnóstico das pessoas pode ser divulgados assim sem mais nem menos, acredito que precisa de autorização.

    Responda
  9. PAULO EDUARDO CAJAZEIRA

    Excelente texto e muita lucidez do Dr. Varella. Fácil realmente se fazer de "macho" com um staff ao seu lado e médicos de plantão, além de toda a sorte de medicamentos ao seu dispor. Obrigado pelo artigo, doutor.

    Responda
    1. CARLOS TARDIVO

      Igual faz o trumpezinho daqui!

  10. Neli de Faria

    interessante é que o trump(minúsculo em homenagem a sua grandeza), não tomou cloroquina...E o maior infectologista das galáxias ainda diz que se 30% desses 150 mil brasileiros mortos tivessem tomado a cloroquina estariam vivos. Solidarizo-me com as famílias dos brasileiros mortos. Ah, o general não sabe o que é Sus? O que faz então no ministério ?

    Responda
  11. João Aris Kouyoumdjian

    Parabéns! Excelente texto.

    Responda
  12. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    O texto é, também, uma alegoria em relação a um Presidente da República de um país, com a maioria dos seu território, abaixo da linha do Equador.

    Responda
  13. Wil Prado

    Lúcido e belíssimo artigo do Dr. Dráuzio. É realmente fácil vomitar bravatas cercado do melhor aparato médico, com helicóptero e centenas de profissionais da saúde em volta. É engraçado: renega a ciência para o povo, mas para ele os mais modernos recursos. Nada de cloroquina e outras baboseiras bovinas. Com doença não se brinca, meu amigo. Dráuzio fecha o artigo com chave de ouro.

    Responda
  14. Jacqueline Soares

    "A julgar pela forma física atualmente exibida por ele, só consigo enxergar duas hipóteses"... kkkkkkk. Dr. Dráuzio me fez rir vigorosamente. É inconcebível termos pessoas egoístas, intolerantes, arrogantes e presunçosos para serem líderes de nações, não passam de pessoas mesquinhas com interesses em si próprios e nos seus, vide exemplo do que temos aqui no país. Que eles fiquem restritos às suas bolhas quando acabarem seus mandatos, livrando-nos de tamanho desgosto.

    Responda
  15. Galdino Formiga

    Análise com enfoque parcial e tendencioso. O paciente de elevado risco é simplesmente presidente do país mais poderoso, em todos os aspectos (econômico, militar, político, científico). Criticar sem conhecimento o comportamento, o tratamento, a forma de transporte e os médicos é jornalismo ruim.

    Responda
    1. Lucas Cansado

      Formiga bolsonarista

    2. Neli de Faria

      maningue menoscabo para o trump, bolsonaro e seus fanáticos.

    3. moacyr da Silva

      Galdino, sua fala parece eco de algúem daqui que ironiza a pandemia e de machão recomenda cloroquina até para as emas do jardim do palácio!

  16. SUELI Iossi

    Parabéns pela lucidez e ponderações como sempre, é muito fácil enfrentar bandido armado com colete a prova de balas e posar de corajoso! Mas deixa o gado...o pior cego é aquele que não quer ver e tem ódio de quem insiste em revelar as vdds que teimam em ignorar!!

    Responda
  17. Paulo César de Oliveira

    O Dr. Drauzio continua insistindo em não reconhecer a utilidade do uso precoce da hidroxicloroquina associada a azitromicina e zinco. Acho que ele perdeu a curiosidade, o desejo de aprender. O site c19study agrupa estudo sobre o tema e não há um único trabalho em que o uso precoce do combo hcq+azitro não tenha reduzido acentuadamente a mortalidade. O Dr. Drauzio está desafiado a citar uma referência em que o uso de hcq + azitro(e zinco)logo nos primeiros sintomas não tenha funcionado.

    Responda
    1. JANETE PETERNEL

      Puxa vida, que pena o senhor não ter estado lá no hospital pra dizer na cara dos médicos americanos que eles estavam usando o tratamento errdo, que deveriam ter usado essa sua fórmula milagrosa. E que bom que, apesar do erro dos médicos americanos e desse comentário desastroso do Dr. Dráuzio Varella, o presidente Trump escapou ileso.

    2. Marcio Vieira

      Prezado: digite "estudo cloroquina ineficaz" e confira os resultados! Deixe o Dráuzio em paz.

  18. filipe moura lima

    Há um bozo no sul e outro no norte, ambos genocidas.

    Responda
  19. Willamy Holden Jatai Pedrosa Mota

    Dor de cotovelo Dr., essa nem cloroquina. O Sr., que é um homem bem informado, saberia dizer quantas pessoas Trump infectou? Há registro de alguém internado após contato com o presidente americano?

    Responda
    1. Marcelo Oliveira

      O ga.do muge incansavelmente.

  20. S Barreto

    Parabéns pelo artigo, doutor. Espero, ansiosamente, que o BozoruivodoNorte perca a eleição. Se fosse macho de verdade, enfrentaria o medo de frente, nas mesmas condições hospitalares oferecidas ao povo. Não passa, mesmo, é de um “maxixe” que nem o BozolourodoSul...

    Responda