Celso Rocha de Barros > O que acontecerá se a democracia brasileira for salva por seus defeitos? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. augusto jorge pantoja da silva

    Bolsonaro é o desqualificado, que surfou na mentalidade salvacionista enraizada na cultura política brasileira !

    Responda
  2. moacyr da Silva

    Precisa de muita fé e esperança . Com esta boiada apoiando um governo fascista e que nada fez para minimizar a pandemia que fez mais de 150mil v´timas!A ignorância e o retrocesso imperando,falar em salvar a democracia fica muito difícil com este status quo!

    Responda
    1. moacyr da Silva

      Prefiro os chiliques que fazer parte da boiada ignara

    2. Rogério de Mendonça Lima

      E como tem boi esta boiada. Boiada de 40% de Ótimo/Bom e 29% de Regular, dando um total de 69%, altamente desesperante ao pessoal da banda vermelha Matilha&Muares, que a cada dia, são mais e mais, minoria insignificante. ChillliquesLiberados

    3. Rogério de Mendonça Lima

      E como tem boi esta boiada. Boiada de 40% de Ótimo/Bom e 29% de Regular, dando um total de 69%, altamente desesperante ao pessoal da banda vermelha Matilha&Muares, que a cada dia, são mais e mais, minoria insignificante. ChillliquesLiberados

  3. Rogério de Mendonça Lima

    Pobhre escrevinho, como sempre mais do mesmo. Até faz força para escrever algo aproveitável, mas, acaba caindo na vala ideológica, totalmente fora da realidade brasileira. O tempo está passando, um novo Brasil começa a nascer, e o escrevinho parece monjolo, ou seja, bate sempre no mesmo chatíssimo ponto: *A democracia brasileira corre perigo*. Parece mantra de seita.

    Responda
    1. Carlos Gueller

      "Novo Brasil começa a nascer". Quanta cara de pau! Sejam honestos pelo menos uma vez: enterraram todas as bobagens da "nova política": são corruptos, desmontaram a LJ, usaram o Moro como fachada, se aliaram ao que tem de pior na política partidária ( da qual o Bozo nunca saiú), lotearam o governo, favorecem os amigos com cargos e ainda tentam aparelhar a justiça e os órgãos de controle.

    2. CESAR PAES

      Quem aciona esse seu monjolo hipotético é seu mito de areia. A democracia está em risco permanente, até que termine a estada dele e de seu séquito no Planalto. Como você não é ingênuo, ao que tudo indica, então sua manifestação que é um devaneio ideológico.

    3. CESAR PAES

      Quem aciona esse seu monjolo hipotético é seu mito de areia. A democracia está em risco permanente, até que termine a estada dele e de seu séquito no Planalto. Como você não é ingênuo, ao que tudo indica, então sua manifestação que é um devaneio ideológico.

    4. Eduardo Rocha

      "Um novo Brasil começa a nascer!" Admirável sua ingenuidade. Falando de um Brasil miliciano ou teocrático? Uma Bozonarquia? Como um velho político fisiologista, do baixo clero e enterrado até o pescoço em corrupção e peculato, carinhosamente chamado de rachadinhas pode mudar algo?

  4. CESAR PAES

    Mais uma vez é apropriada a estória do escorpião e do sapo. O sapo é representado por aqueles que ainda acreditam ingenuamente nas boas intenções do escorpião; ninguém muda sua natureza e logo mais veneno estará sendo inoculado em altas doses, tanto que ainda é destilado, com aparente moderação: Ao invés de impropérios diários, são mentiras deslavadas diárias.

    Responda
  5. Rodrigo Silva

    Já dizia Sérgio Buarque: a democracia, entre nós, não passa de um mal entendido. Assim como o liberalismo, que sempre foi professado pelos bacharéis que ocuparam todos os postos estatais possíveis e desdenhavam dos princípios democráticos desta escola de pensamento.

    Responda
  6. Igor Cornelsen

    Ninguém tem poder para dar golpe com a economia funcionando, bobagem. Se os intuitos populistas do Bolsonaro prevalecerem, e o teto de gastos estourar, levarão junto as finanças públicas, e dai será um campo propício para golpistas. Só que não será Bolsonaro o golpista, ele será a vítima.....

    Responda
  7. Nelson Vidal Gomes

    Então ficamos assim: de um lado Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Bolsonaro, Kassio, Lula e Lewandowski, do outro, Fux, Janaína ,Moro, Dória- pedindo para entrar- e o Brasil. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Vocês contam ou eu posso falar?

    2. Ayer Campos

      Deve ser duríssima a experiência da decepção com um ídolo que nos dispensava do esforço de pensar...

  8. José Cardoso

    A república será salva se o Guedes conseguir convencer o Bolsonaro a não detonar o teto de gastos com a compra de votos do renda brasil. Aparência democrática a Venezuela e a Rússia também tem.

    Responda
  9. Wilson de Oliveira

    Partidos com donos monopolizando as candidaturas só agravam a desconexão entre a política e a sociedade. O eleitor já testou todas as opções nesse tabuleiro sem sucesso. Mudar as regras para quebrar esse monopólio com candidatos independentes é urgente.

    Responda
  10. Manoel Marcilio Sanches

    Passar 28 anos irrelevantes no Congresso serviu para alguma coisa: Aprender a fazer política. Não interessam os princípios, mas apenas a manutenção do poder. É necessário apenas manter uma popularidade em torno de 30% e contar com a sorte de não ocorrer algum desastre na economia. Fácil, fácil.

    Responda
    1. moacyr da Silva

      Trinta anos de inutilidade ganhando polpudo salário com o nosso dinheiro Os grandes feitos foi introduzir os filhos na mesma direção e na corrupção com os assessores fantasmas,não é mesmo Manoel

  11. Galdino Formiga

    Todos os defeitos são exacerbados e as virtudes são transformadas em defeitos.

    Responda
  12. Hercilio Silva

    O problema do colunista ainda é achar que o lavajatismo e o falso moralismos que levou figuras corruptas do centrão a votar pelo impeachment enrolados na bandeira e falando contra a corrupção. Após a saída de Moro do governo, a lava jato deu a trabalhar pelo bolsonarismo com ações contra seus adversários políticos, prometidas na fatídica reunião. Quanto há de falsidade no rompimento presidente e lava jato? Não é apenas uma questão de ajustar ao corporativismo do MP?

    Responda
  13. Tha Virgens

    Quando Lula voltar, a democracia reinará absoluta!

    Responda
  14. José Antonio Bonato

    A boa análise deixou de fora o fator Biden. Vai ser interessante observar como o Capitão e as Forças Armadas vão se comportar nesse eventual cenário. Uma oposição responsável aliada a pressões internacionais podem mudar o jogo.

    Responda
  15. Marcelo Rod

    Uma democracia com 30 anos é um nenem mamando. O Reino Unido é democrata ha 300. Ser um país democrata é durissimo. Facil é ser viuvinha de ditadura e pedir pra miliquinho chutar o rabo dos que nao pensam igual. Colocar na rua aquele jipao 1960, mentindo que é um tanque de guerra modelo 2040

    Responda
  16. João A Silva

    A "esperança sempre foi que o centro fisiológico da política brasileira fosse, aos poucos, sendo espremido entre uma centro-esquerda e uma centro-direita fortes a partir de PT e PSDB." me parece ter sido uma enorme fantasia. Na realidade, o projeto dos dois partidos mencionados sempre foi puramente de poder a qualquer preço. O resultado, infelizmente, foi tornar a nossa democracia combalida, desmoralizada e ameaçada.

    Responda
  17. Ayer Campos

    As contradições apontadas pelo colunista (e a menção ao filósofo Marcos Nobre) dão margem a uma especulação árida, porém promissora, sobre Hegel e a 'astúcia da razão histórica'. Toda essa desgraceira pode ser uma antítese do oba-oba do populismo de esquerda, com seu politicamente correto e outras 'ficções' insustentáveis...

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Tens experiência farta ao seguir Lula! Olha o que o povo está falando do Sr. Kassio, é bom se fazer as fontes das citações. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    2. MARCOS BENASSI

      Ah, mas isso é a PUC de são Paulo... A de Campinas nunca foi tão esquerdizada, acho eu... Ou dizes da puccamp mesmo? Na Unicamp, tinha uma esquerda bem clara e ilustrada. Historinha: minha mãe uma vez parou o trânsito na Unicamp para pedir benção ao Paulo Freire, que estava atravessando a rua... E ele deu! 8-)

    3. MARCOS BENASSI

      Devia ter respondido aqui: Ayer, tomara que ela seja mesmo astuciosa, ou a gente sifú! Num sei se isso cola na PUC, mas na Unicamp da o maior Ibope, pode ter certeza. As humanas lá são antro de comuna, cheiram maconha no intervalo de toda aula!! ;-D [@_@]

  18. isaque almeida

    lula vai voltar e a democracia vai reinar

    Responda
  19. wagner da silva bento

    Aconselho ao nobre colunista servidor público e aos seus pobres leitores se preparem para chorar até 2026. BUAAAAAÃ

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Senhor Wagner. Como seria bom se pudéssemos sorrir e não tivéssemos que chorar por causa do (des)governo de seu mito Bolsonaro, despreparadíssimo para o cargo que ocupa.

    2. maria gouvea

      Os trumpistas diziam o mesmo

    3. maria gouvea

      Os trumpistas diziam o mesmo

    4. MARCOS ANTONIO ROCHA ARAUJO

      O certo não seria queimar até 2026? A destruição será total. Já começou na Amazônia, se alastrou pro Pantanal, vai torrar o Brasil todo. Não haverá lágrimas. Terão secados

    5. DANIELA MIRANDA BURELLO

      Quanto otimismo para eleger a corrupção e a sordidez!

  20. MARCOS BENASSI

    Seu Celso, perguntinha dis.grame-nta, essa: se você, muito mais bem (in)formado que eu, não sabe, ora... Posso dar um pitaco, talvez faj.uto: se toda essa confa derivar naquilo que eu chamaria "subir um degrau" na educação política das pessoas, é possível que o país se dê bem. Caso sejamos "salvos" pelas instituições heróicas, passivos, oprimidos pela pandemia anti-manifestação pública, ficamos na mesma, ou pior. Se, por desaponto, dor, medo, ficarmos mais argutos um pouco,não cheira mal

    Responda
    1. Ayer Campos

      No meu tempo, os 'apertos' na PUC eram mais excitantes, porque vinham com o beneplácito mal camuflado da teologia da libertação.

    2. MARCOS BENASSI

      Ayer, tomara que ela seja mesmo astuciosa, ou a gente sifú! Num sei se isso cola na PUC, mas na Unicamp da o maior Ibope, pode ter certeza. As humanas lá são antro de comuna, cheiram maconha no intervalo de toda aula!! ;-D [@_@]

    3. Ayer Campos

      O 'upgrade' na educação política da massas estará entre as manifestações colaterais da 'astúcia da razão histórica'? (bom tema para um seminário na PUC de Campinas...)

  21. wilson kfouri

    Quem qualquer figurino que se enquadre, Bolsonaro não passa de um miliciano psicopata genocida e sua eleição é uma tragédia sem precedentes nos anais da história do nosso país. O retrocesso promovido por esse psicopata levará décadas para ser reparado...

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Senhor Wagner. Como seria bom se pudéssemos sorrir e não tivéssemos que chorar por causa do (des)governo de seu mito Bolsonaro, despreparadíssimo para o cargo que ocupa.

    2. Ayer Campos

      Num figurino hegeliano (de direita), o chororô circunstancial e temporário não importa, somente o resultado do processo histórico, em que a 'razão' se afirma por linhas tortas: caberia esperar a síntese da desconstrução (supostamente parcial) dos valores e práticas políticas hegemônicas desde a redemocratização e a Constituição de 1988.

    3. wagner da silva bento

      Preparado para chorar até 2026?

    4. wilson kfouri

      Errata: Em qualquer....

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.