Opinião > EUA das Bananas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Igor Cornelsen

    Presidencialismo é um sistema democrático ultrapassado. Permite demagogos populistas serem eleitos. No Parlamentarismo com voto distrital e cláusula de barreira, só chega a chefe de governo quem tornou-se líder de um partido majoritáriio. Se não funcionar perde a liderança no seu partido, e sai do poder. Simples rápido e indolor.

    Responda
    1. guilherme herzog neto

      Concordo caro Igor

  2. GIOVANNI ANTONIO SERRA

    Pois acho ótimo este tipo de debate. Mostra autenticidade e não comportamento de fachada como os debates no Brasil, que não servem para nada, onde a equação: (uma pergunta => uma resposta) nunca é observado, dezenas de assessores estão por trás destas figuras caricatas.

    Responda
  3. celso bittencourt

    Os States Precisam com Urgência que a OEA Monitorize Sua Eleição, como Faz com as Republiquetas Latino-Americanas! Rararararaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaáááááááá!

    Responda
  4. José Cardoso

    Há precedentes nos EUA de intimidação da suprema corte. O Roosevelt, irritado com derrotas em suas tentativas de aumentar o poder federal em relação aos estados, lançou um projeto de aumentar o número de juízes, para nomear seus apaniguados. Não foi preciso, pois os membros da corte sentiram o golpe e abaixaram a cabeça.

    Responda
  5. SERGIO MAKRAKIS

    Sou leitor assinante desta Folha de São Paulo a décadas, atualmente infelizmente! De um jornaleco!!

    Responda
    1. Fernando Minto

      Sergio, aprenda a escrever (aquele seu "a" é do verbo haver, leva acento agudo e é precedido da letra h) e cancele sua assinatura. Pare de sofrer.

  6. Cloves Oliveira

    Cerca de 700 tentativas foram feitas p/mudar o sistema eleitoral Americano. Os EUA estão em boa companhia quanto a eleger indiretamente o Presidente. Dos países mais importantes, apenas Brazil, Portugal e Russia possuem eleições diretas, sendo a da Russia apenas faz de conta. Países como Austria e Finlândia elegem o chefe de Estado por via direta e o chefe de Governo por via indireta. A via direta esta baseada na crença de que a ignorância individual pode ser transformada em sabedoria coletiva.

    Responda
    1. Maurizio Ferrante

      Acho que o Sr não entendeu que é o chefe do estado quem realmente governa (o eleito). Mas tem razão, a democracia é um sistema imperfeito; infelizmente não se conhece um melhor

  7. Cristiano Jesus

    É bom ou ruim que EUA sejam farol da democracia? Vejo que países que abandonaram o presidencialismo não estão na enrascada de ter uma figura com tanto poder a emparelhar todo o sistema como também acontece no Brasil. Aliás, Brasil é um triste exemplo dessa péssima influência. Engajamento, treinamento, são palavras que não existem em Portugal, até administração tem outro sentido. No Brasil são traduções do Inglês. O que dizer de uma cultura que até o idioma é a expressão do Business?

    Responda
    1. marilza abrahão

      Farol da democracia? Os EUA nunca foram exemplo de país democrata, assim como a democracia grega só existiu na cidade estado de Atenas, sem sê-lo. Poder votar e ser votado é tomado como essência deste propalado sistema mas uma análise mais isenta demonstra que tais ações de voto não configura de fato como democrata um sistema de governo. O capitalismo se sustenta ideologicamente por essa falsa impressão. Estudem os EUA de perto e a falácia se desfaz.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.