Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Flávio Taylor

    Gente mal educada interrompe o outro falando. Conheço homens e mulheres(na mesma proporção) que sao assim. São pessoas. Mulher interrompe homem o tempo todo também. Gente, tá chato isso viu...

    Responda
  2. FABIANA MATOS BARBOSA

    Vejo pouca disposição dos leitores em refletir sobre o ponto de vista da articulista. Muitos debocham. É necessário observar com mais atenção sim! Em várias situações, especialmente no trabalho, homens interrompem mulheres sim! Já passei por isso várias vezes. Grata pelo texto!

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Mulheres interrompem homens o tempo todo também, é uma questão de educação.

  3. MATEUS RAMOS BRUNO

    Para os 3 antes de mim aqui: João Vitor, Flavio e Alexandre: Vcs estão certos e ao mesmo tempo não contestam a Mariliz (!). Não lhes ocorre que vcs só confirmam o que ela disse? Não a interromperam posto que impossível aqui, mas a pressa em contestá-la é uma forma de interrupção, sim. Da idéia dela. Fariam melhor se observassem, em várias das conversas que têm ao dia, quantos homens são interrompidos por mulheres. E o contrário. Aí deixarão de interrompê-la e passaram a ouvi-la ("lê-la").

    Responda
  4. João Vítor Matiola

    E quando é homem falando não tem problema interromper? Vamos crescer?

    Responda
    1. LIGIA MARIA CARON

      Não, porque se você reparar melhor, a interrupção da mulher é recorrente.

  5. Flávio Rodrigues Fonseca

    E não é que a misandria também é uma realidade. Quanto complexo. Esperar sua vez para falar é uma questão de educação não de gênero. Deve ser praticados por todos, até na leitura de artigo tão raivoso e carregado de preconceito.

    Responda
  6. ALEXANDRE ZACARIAS I PEREIRA

    Não, como toda pessoa em um embate de idéias, tem que se impor, não esperar condescendência. Entre homens e mulheres, entre homens ou entre mulheres, é isso que costumo ver. Quem tem espírito, leva.

    Responda
  7. Galdino Formiga

    A vida não é um eterno embate entre o homem e a mulher.

    Responda
  8. GIOVANNI ANTONIO SERRA

    O problema é quando a mulher começa a falar não para mais. Inclusive este é o principal motivo das brigas entre casais.

    Responda
    1. Paulo Roberto Schlichting

      Que fique o registro: me declaro testemunha ( e vítima) auricular do fato!

  9. EXTRANEW NEW

    O respeito deve ser para qualquer pessoa e não exclusivamente das mulheres. Ainda dá tempo de apagar este artigo preconceituoso.

    Responda
  10. Rodrigo Soares

    E se a mulher falar mais do que deveria e continuar falando falando falando. Mesmo assim ninguém pode interromper. Teria algum limite isso? Porque se for homem e falar demais eu interrompi mesmo

    Responda
  11. Iago M Zulu

    Não vi nenhuma interrupção indevida durante o debate. Se ela não queria debater deveria ter ficado em casa. O que vi foi uma feminista oportunista querendo privilégio no debate.

    Responda
  12. Ney Fernando

    Se bem que em muitas casas a vez do homem demora muito para chegar, e quando chega dura tão pouco tempo...

    Responda
  13. Peter Janos Wechsler

    Concordo que a boa educação manda respeitar o falante. Mas o que fazer quando quando uma mulher fala, espere a sua vez.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      O comentário acima incompleto saiu sem que eu o tivesse enviado. Fui interrompido.rs

    2. Peter Janos Wechsler

      E esta vez não chega nunca.

  14. MARCOS BENASSI

    É, não tô acostumado com isso, não. Talvez porque não o faça nem ande com quem o faz, não me anima conviver com quem não dialoga, qualquer seja seu gênero. Bagulho bizarro, Mariliz, pouco vejo isso fora da TV. Um contraponto no contexto das DRs: frequentemente minha amada aponta que pouco converso; entretanto, me desga(o)sta malhar ferro frio. Somos aquilo que somos e nem sempre, em certo momento, podemos ser diferentes. Silenciar o outro é péssimo, como também forçá-lo à fala pode sê-lo...

    Responda
  15. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Querida Merilis: na condição de homem cego, enfrento também estas situações. O fato de não enxergar, dá a todos e todas o direito de me dizer o que eu devo pensar, sentir e fazer. Evidentemente eu não entendo o que ocorre à minha volta. Já ouvi de um professor em sala de aula ao responder que havia visto determinado filme: "você não viu, você ouviu." É A não visão me faz um ser tutelado.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Uia! Vanderlei, essa é bruta. Nunca havia me ocorrido que isso podia acontecer, tomarem cego por incapaz mental. É que o enxergante não sabe além daquilo que não vê, as sutilezas das vozes, das entonações, dos cheiros, dos toques. É, você não tem a mesma experiência, tem outra. Bobo é quem crê que só aquela que ele viveu é que tem validade... ;-) [emoticon piscadela sorridente]

  16. Jorge Sá de Miranda Netto

    Felizmente mulheres não interrompem homens quando eles falam! Menos Mariliz, menos. Calma!

    Responda
  17. José Otavio Baldinato

    Agradeço pela clareza com que deixou o recado. Bora prestar mais atenção nessas situações.

    Responda