Demétrio Magnoli > Juízes que fazem política fracassam duas vezes, como políticos e como magistrados Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Os poderes polÃticos, no Brasil, se veem como meios e fins em si mesmos; o “povo que se exploda”... Duas palavras resumem o executivo e legislativo brasileiros: estelionato eleitoral. O STF deixou de ser o guardião da Constituição. Tornou-se emulo de corruptos, como demonstrado no vai e vem da segunda instãncia, nas polêmicas decisões monocráticas. Na esteira do “decisão da justiça não se discute, cumpre-se” fincam-se as estacas da injustiça. A Lava Jato não constitui ameaça no STF. O contrário.
As instituições públicas e privadas estão no domÃnio do fato social da corrupção. Facultam a ocorrência, arbitram a indulgência e calibram a rapinagem, seletivamente. A amplitude dos indivÃduos envolvidos no caso é um indÃcio de que o fato social é abrangente: altas posições sociais, diferentes locais, regiões, partidos, empresas, civis, militares. A corrupção é um fato social patológico. Os corruptos nunca fracassam; são eternos e prevalecem no final. São iguais aos diamantes!
Coluna bastante covarde. Criticando juizes que usam simplesmente do Bom Senso para forçar o bem comum, ao invés de interpretações que distorcem valores humanos para a maioria dos cidadãos.
Já estamos pagando caro por toda essa lambança ! Mas,muita calma, a dÃvida é de longo prazo !
JuÃzes que fracassam na polÃtica, Moro é o exemplo real. Antes, um juiz de respeito etc e tal, hoje um juizeco sem moral e ética, juiz seletista. Sem esquecer que sua mulher, dona Rosângela, no inÃcio do ano passado, nas redes, já trilhava Moro como candidato a presidente e apoiava Bolsonaro, hoje não mais. Aliás, a melhor coisa que Moro fez até hoje, foi enriquecer nosso dicionário - conje não é pra poucos, é pra juiz "analfamãe de pai e beto".
Ao leitor Sérgio Farias, sugiro que não se exponha ao ridÃculo com comentários tão toscos como este abaixo. Aparentemente, Sergio está entre aqueles que admiram marginais do poder que assaltaram os cofres públicos e também admira os desqualificados de toga que os apoiam, como é o caso de Gilmar Mendes, que muitos avaliam como o maior recebedor de vantagens indevidas da historia do STF, e outros como DT, RL, MAM. Tenha .ais pudores. Não se exponha ao ridÃculo.
Sra Domingas, francamente, esse seu comentário é tão patético e tão medÃocre e tão vulgar, que aparenta ser... Acorda Senhora. Desde quando este ex juiz é de verdade?
Niemeyer Franco, francamente, esse seu comentário é tão patético e tão medÃocre e tão vulgar, que aparenta ser mais um daqueles feitos por voluntários lacaios que idolatram marginais do poder que assaltaram os cofres públicos desde o Mensalão ao Petrolao... sabotando e roubando o processo democrático eleitoral com muito dinheiro público roubado do público. O que incomoda lacaios desse tipo foi ver seus Ãdolos cleptocratas desmascarados por juÃzes de verdade.
O Sr. Demétrio Magnoli, curiosamente, não fez comentários como este quando o Gilmar Mendes concedeu uma liminar impedindo que o Lula tomasse posse legitimamente como Ministro no governo Dilma, em 2016...
Moro por enquanto só fracassou uma vez ... quando será julgado por sua parcialidade no julgamento de Lula e direcionamento das eleições por uma falsa delação de Palloti uma semana antes ?
Paulo, contra Lula sobram provas materiais, provas documentais, provas testemunhais, periciais e confissões de comparsas. A Petrobras reconheceu em balanço que foi assaltada em mais de Seis Bilhões de Reais. Sócios da Cleptocracia comandada pelo PT confessaram e comprovaram a orgia cleptocratica. Inclusive devolvendo montantes multimilionários. Um simples gerente, como Pedro Barusco, devolveu Trezentos Milhões de Reais referentes a propinas recebidas. Mais vergonha na cara!
acho que vai acabar sobrando pro fu x
Democracia e vista como governanca , mas e limite ao poder. A divisao de poder e so um limite, necessario mas ñ suficiente. Para realizar a democracia com limite se tem q limitar o tamanho do estado em servico e poder. Ficar discutindo e censurando o estado e acao inutil. Tirar o estado da triade saude seguranca e educacao e essencial
Pura e simples ideologia fundamentalista de mercado!
Perfeito. Quando tudo se espera dos juÃzes, nada se terá.
O ponto é interessante, mas ignora o fato de que o congresso, por razões várias, não representa a população. Os juÃzes que tomam a si acabar com a impunidade dos corruptos resolvem, de maneira talvez imperfeita, defeitos sérios da democracia brasileira cuja correção é urgente.
Se o Congresso, que é eleito, não tem legitimidade que se dirá de um órgão sem votos? O eleitor escolhe corruptos, na maioria das vezes sabendo que o são, da mesma forma escolhe demagogos e manipuladores. Por maiores que sejam os vÃcios do processo os congressistas são sim um espelho da sociedade. Para o bem e para o mal.
Judiciário ativista em todas as instâncias ou graus - muitas vezes travestido de anticorruptos, almeja sentar na cadeira dos corruptos polÃticos, e estes, todos podres ou por ficar, população quase toda sedenta por migalhas a troco de se curvar como se quisesse um dia está lá onde os outros estão, imprensa quase unanimemente pula de galho em galho onde lhe convém economicamente, Brasil não é povo nem de bola.
Reproduzo comentário de um Grupo de Cidadania. > Mais uma vez Demétrio exercita sua patética incompetência arrogante nas avaliações que faz em relação ao STF. Afinal, o problema ali não é alinhamento com a Lava Jato. Ao contrário! O problema ali é o alinhamento de ministros como GM, DT, MAM, RL com inúmeros marginais do poder e delinquentes de colarinho branco. Os mesmos que mudaram a jurisprudência para consagrar a impunidade de assaltantes dos cofres públicos e de ladrões da Democracia.
José Padilha, o trecho a seguir está reproduzido deste artigo de Demétrio. Portanto, recomendo que você estude mais e leia melhor para expandir suas capacidades cognitivas. >> (...no STF) "o ativismo judicial manifestou-se pelo alinhamento automático de ministros do mais alto tribunal à agenda polÃtica do Partido da Lava Jato". Reitero que isso é mentira de Demétrio. O problema ali é o alinhamento de desqualificados como Gilmar Mendes, DT, RL, MAM, com inúmeros marginais do poder.
Tem gente que nso de incomoda de expor em público as suas limitações cognitivas.
Esse perfil está repetindo este comentário. Possivelmente é robô virtual ou empregado de gabinete de notÃcias falsas de conglomerados bolsonaristas, olavistas, lavajatistas ou qualquer coisa que o valha. Observem.
Tu não entendeu nada, nem o estrito entendimento literal da lei, tampouco a liberalidade da interpretação do que está escrito.
O ápice do distanciamento à literalidade hermenêutica é o neoconstitucionalismo, que, com isso, enfraquece a lei. O que disso decorre é a regressão a nÃveis mais baixos de uniformidade jurisprudencial e administrativa e a potenciais mais baixos de consenso.
Ainda que discordemos em certo assunto do nosso convÃvio, concordaremos (ou discordaremos menos) na necessidade de regras entre nós, que devem ser uniformes. E, mesmo que discordemos em algumas destas regras, concordaremos (ou discordaremos ainda menos) na nececidade de criar procedimentos de confecção destas regras. Etc... Isso tudo cabe à lei. O mesmo se pode dizer sobre os métodos de interpretação da lei e aos gradativos nÃveis de literalidade hermenêutica, em termos de concordância.
Lendo a manchete não tinha dúvidas que estaria se falando de Sérgio Moro. Ledo engano ! O autor sequer citou o nome do magistrado que através de seus interesses pessoais polÃticos atingiu de morte a democracia e instituições. Mas a imprensa ainda tenta elege-lo em 2022.
Para aqueles que defendem marginais do poder... informamos que a Petrobras reconheceu em balanço que foi assaltada em mais de Seis Bilhões de Reais. Sócios da Cleptocracia comandada pelo PT confessaram e comprovaram a orgia cleptocratica. Inclusive devolvendo montantes multimilionários. Um simples gerente, como Pedro Barusco, devolveu Trezentos Milhões de Reais referentes a propinas recebidas. Mais vergonha na cara!
Ao mesmo tempo em que concordarmos que o clã Bolsonaro responda por crimes tipificados como peculato, lavagem e organização criminosa, salta aos olhos o fato de que muitos que exigem que a Justiça atue em relação a isso, querem, ao mesmo tempo, que as evidências e montantes monumentais de desvios da Cleptocracia envolvendo Lula-PT-PP-(P)MDB, sejam desconsiderados pela Justiça, mesmo com irrefutáveis provas e confissões. Paradoxo patético defendido por muitos aqui na Folha de SP.
Para aqueles que defendem marginais do poder., informo que a Petrobras reconheceu em balanço que foi assaltada em mais de Seis Bilhões. Sócios da cleptocracia comandada pelo PT, entre os quais: Leo Pinheiro; Marcelo Odebrecht; Joesley Batista; Renato Duque; Barusco, Paulo Roberto Costa; Palocci; Cervero e outros, confessaram e comprovaram a orgia cleptocratica. Inclusive devolvendo montantes multimilionários. Um simples gerente, como Barusco, devolveu Trezentos Milhões. Mais vergonha na cara.
Concordo, Sérgio Moro é o falsário responsável por este caos que estamos vivendo com este (des)governo do coiso. Aliás o seu Demétrio, salvo engano, sempre o teve em grande conta! Espero que a história o coloque no devido lugar!
Geralmente discordo dos textos que o Sr escreve, mas em relação a este concordo integralmente.
Reproduzo comentário de um Grupo de Cidadania. > Mais uma vez Demétrio exercita sua patética incompetência arrogante nas avaliações que faz em relação ao STF. Afinal, o problema ali não é alinhamento com a Lava Jato. Ao contrário! O problema ali é o alinhamento de ministros como GM, DT, MAM. RL com inúmeros marginais do poder e delinquentes de colarinho branco. Os mesmos que mudaram a jurisprudência para consagrar a impunidade de assaltantes dos cofres públicos e de ladrões da Democracia.
A interpretação literal tem má fama, mas tem a vantagem de escancarar a inadequação das leis. É preferÃvel uma decisão como a do Marco Aurélio, que leve a mudanças na lei de processos penais, que preservar leis que dizem uma coisa, enquanto os juÃzes as ignoram, e decidem diferente.
Como disse a escritora G. Eliot, "o importante trabalho de mover o mundo para frente não espera ser feito por homens perfeitos." O objetivo da polÃtica em todas as suas formas nunca foi a de obter unanimidade, mas a de preservar a liberdade via a estabilidade. Nosso sistema republicano funciona, não porque inexista o conflito entre os poderes, mas porque o conflito foi institucionalizado para ser produtivo. É o medo de perder a liberdade em cada poder é que os torna imunes ao autoritarismo.
Inquérito das fake new, aberto pelo super presidente do STF evidencia q o autoritarismo se espraiou por todos os poderes
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Juízes que fazem política fracassam duas vezes, como políticos e como magistrados Voltar
Comente este texto