Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Cláudio Lopes Rodrigues

    Pondé, amado e odiado por tocar nas feridas.... Dói, mas é real! Admiração total!

    Responda
  2. José Roberto Martins Filho

    Prezado Pondé. Concordo com você de que passear com o Pet é pura besteira. Porém, o que sugere para salvar a humanidade?

    Responda
  3. José Augusto Bernabé

    Um certo Rei nos tempos dos Unos disse uma frase profética a um outro Rei, após um acordo de Paz entre eles para se encerrar uma Guerra: “E agora, como a gente vai viver sem uma Guerra? Precisamos delas.” Rir de tudo é o melhor remédio e seguir em frente, por isso votei no Cacareco quando jovem e meu último voto foi para o Tiririca. A Marta sempre teve razão, relaxa e goza.

    Responda
  4. Marcos Valério Rocha

    Surpreendente e muito bom texto!

    Responda
  5. JORCELIO RAMOS DA SILVA

    É, às vezes a verdade não liberta. Por que? Porque os fatos , ou melhor a realidade, estão para além do Bem e do Mal onde não há dignidade moral.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      A verdade não liberta,mas conscientiza. Ter consciência da ilusão que vc escolheu para viver no mínimo te liberta de ansiolíticos.

  6. Douglas Domingues

    Estou um pouco cansado destes textos que só detalham um problema mas não oferecem nenhuma solução. O capitalismo é ruim, mas infelizmente até hoje ninguem inventou nada melhor.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Douglas, você acha que o Pondé deseja alguma solução, alguma alternativa ao capitalismo? Se você lê esta coluna há algum tempo, já deveria ter reparado que ele é defensor ferrenho deste sistema exatamente pelos seus defeitos, dedicando toda sua verve para ridicularizar toda e qualquer proposta de alternativa ou de amenização. Para ele, o ser humano tem mais é que se estrondar mesmo! Mas dentro do capitalismo...

    2. Flávio Guilherme

      Detectar problemas é uma forma de desenvolver o raciocínio para que as pessoas busquem pensar, debater e buscar novas formas de viver e conviver. Já se fala em outras formas de convivência social com certa fartura de obras a respeito. Algumas (ou muitas) trazem citações a interessantes estudos. Talvez, em seu cansaço da leitura sobre este tipo de tema, você possa começar a contribuir também com soluções. Ainda que, por outro lado, muita gente precise se fazer ciente dos problemas.

    3. Carolina Figueiredo

      As coisas são o que são. Querer consertar tudo e todos no mundo é muito pretensioso. Desapegar da ideia de que o capitalismo salva se tivermos controle dele é como parar de perseguir o próprio rabo ou morder água.

  7. Ayer Campos

    Se considerar amargas e/ou cínicas as considerações de Pondé, procure não atirar a primeira pedra - pois só vai servir pra turvar as águas, e mais nada. Tente entender esse assunto árido e importante; lembre que nem tudo que experimentamos na vivência é acessível ou discernível a nossa consciência imediata. Vamos ouvir a conversação neste foro.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Muito sábia sua colocação. O assunto do texto é muito interessante. Merece sim uma reflexão antes da postagem.

  8. Vladimir Micheletti

    Quanta tolice!

    Responda
  9. Rodrigo Andrade

    Excelente

    Responda