Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Flávio Rodrigues Fonseca

    Nossa, quanta distorções dos fatos. Quanta necessidade de que o preconceito e o racismo persistam para que não percam o protagonismo. Não suporta dois minutos de reflexão séria. Só cabe um comentário. De minha parte, por mais que tentem não vão me transformar em um racista.

    Responda
  2. Sergio Melo

    Uma reflexão intrigante e verdadeira. Nós negros e negras em muitos aspectos perdemos a subjetividade para colaborar com a coletividade de nossa etnia. Sigamos firmes....

    Responda
  3. Cloves Oliveira

    Esse tipo de pensamento não ajuda a causa dos negros, pelo contrário prejudica. Acreditar que o sucesso só atrai ciúmes ou ódio apenas quando se trata de negros é uma expressão de vitimização porque acontece com todos, independente da cor da pele. O melhor antídoto contra quem tem inveja do seu sucesso é ajuda-los a conquistar o próprio sucesso. Afinal, por que se preocupar com a opinião dos outros quando se sabe que a inveja advém da ignorância ou da falta de confiança na própria competência?

    Responda
  4. Valdir Silva

    Nossa! Não lembro de ter lido um comentário tão perfeito para a realidade de nós, negros, neste país. De fato, a cobrança dos outros e, especialmente de nós mesmos, é gigante. Parabéns pelo artigo.

    Responda