Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CARLOS GUIMARÃ ES

    Fazer sexo com incapaz, aceitável para Robinho, é crime hediondo, e não depende do feminismo. Depende da civilização. O ex-jogador em atividade vive mentalmente na idade da pedra lascada.

    Responda
  2. Tersio Gorrasi

    Só lembrando (algo que poucos sabem), quando os russos invadiram a Alemanha nazista no final da segunda guerra, cerca de 2 milhões de cidadãs alemãs foram estupradas, cuja única culpa foi o fato de serem as representantes femininas dos inimigos deles

    Responda
  3. Ivan Cunha

    A título informativo e histórico e sem nenhuma pretensa defesa de criminosos estupradores chegou ao meu conhecimento que pesquisa da USP sobre o genoma brasileiro envolvendo 7000 casos dos quais 1500 já estudados, revela que temos 76% de genes de homens brancos europeus e 70% de mulheres negras e indígenas, ou seja, resultamos do maior estupro coletivo da história moderna do Ocidente que, aliás, se repete em toda América. Quem são os estuprados e os estupradores?

    Responda
  4. Nilton Silva

    Muitos comentaristas aqui estão em busca dos aplausos fáceis do pessoal do politicamente correto. Num ambiente assim o debate não viceja.

    Responda
  5. Nilton Silva

    Muitos comentaristas aqui estão em busca dos aplausos fáceis do pessoal do politicamente correto. Num ambiente assim o debate não viceja.

    Responda
  6. ROBERTO DO AMARAL SILVA

    Robinho e Bolsonaro tudo a ver.

    Responda
  7. MARCOS CESAR MORAES

    Cristina tem razão, todas essas peculiaridades da vida social de alguns personagens públicos mostram que há algo incorreto (no mínimo) na relação homem para com a mulher. No dia-a-dia são até pequenos comportamentos masculinos e femininos que desconsideram a mulher como pessoa que deseja respeito em sua individualidade, em seu espaço, suas vontades. São baseados em preconceitos do passado. Para o espanto de alguns, mulheres e alguns homens pedem um basta a isso.

    Responda
  8. Guilherme Torres Godoy

    Porque acontece isso? A TV mostrou um cara batendo na mulher, um valentão, todo o Brasil viu, porem ele tá solto, uma hora depois do praticar um delito ele foi solto. Robinho volto ao Brasil, o Santos ia dar uma vaga, se a mulherada no boca no Trombão ia ficar por isso... Porque? ue porque esse é o Brasil de hoje né.

    Responda
  9. RAUL GONCALVES DE NETO

    Esses nomes de comentaristas chang up, zulu.....tá na cara q é alguém se escondendo, igual ao Robinho

    Responda
  10. Galdino Formiga

    Artigo muito bom e título ruim (cultura do estupro?)

    Responda
  11. Alexandre Miquelino Levanteze

    Exatamente Bianca, é a maior prova de que esta cultura existe e esta enraizada na sociedade, alguns países medievais com Índia e Paquistão, permitem até casamento de adultos com crianças, e aqui no Brasil dependendo da roupa, da dança, da espontaneidade, do grau de embriagues, ou simplesmente de estar na hora errada e no lugar errado com um covarde maníaco a mulher é estuprada, queria saber se alguns comentaristas tem filhas e como as tratam e educam para o futuro?

    Responda
    1. Alexandre Miquelino Levanteze

      Obrigado Bianca, tenho uma neta de 09 anos e uma filha de 15 anos e vou lutar até o fim por um mundo mais justo e seguro para elas.

    2. Bianca Moreira

      Corretíssimo Alexandre! Por mais homens que pensem iguais a você no Brasil. Consegui chegar até ponto da leitura dos comentários. Parei porque me deu náuseas e profunda tristeza em ver o que homens muitas vezes são pais, irmãos, amigos e filhos de mulheres pensam.

  12. Alexandre Miquelino Levanteze

    Vendo comentários abaixo comprova que vivemos na cultura do estupro e isso não é só no Brasil , infelizmente é global aceito e tido como natural em culturas medievais como na Índia, no Irã , Arábia Saudita, Afganistão, Síria, Paquistão , Somália, Rep. Congo, Iêmen, Nigéria e outros que se dizem civilizados mas já tem esta cultura de forma estrutural como EUA, Brasil, Rússia, os Balcans, e países europeus, infelizmente é a colocação da vontade do macho e da força bruta contra a palavra NÃO, ...

    Responda
  13. Bianca Moreira

    Estou horrorizada com alguns comentários dos leitores da Folha.

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Por aqui já vimos racistas, fascistas, milicianos, torturadores, supremacistas, defensores do "tiro na cabecinha" e das chacinas em Paraisópolis. Não seria nenhuma surpresa encontrarmos estupradores também. Claro que eles negarão a cultura do estupro e defenderão Jairzinhos e Robinhos, desde que esses não se metam com suas próprias mães, filhas, irmãs e companheiras...

  14. Chang Up Jung

    A defesa das mulheres não pode usar qualquer exemplo. Entre as mulheres, há aquelas que têm comportamento recatado que previne os males, mas, por outro lado, existem as que se expõem aos riscos previsíveis, quando a confusão reina, a ponto de não se saber quem é o verdadeiro culpado. O comportamento masculino depende muito do feminino.

    Responda
    1. MARCOS CESAR MORAES

      Acho que o Chang está, no mínimo, fora de moda e reforça a cultura do estupro que se quer combater. É exatamente isso que se deseja superar.

    2. Alberto Henrique

      Chang, apaga isso antes que outros leiam.

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Claramente um defensor do estupro! Usaria esse argumento se fosse com sua filha ou mesmo com sua “””conje”””?

    4. Maria Isabel Martinez Pons

      Caro, veja se entende de uma vez: tendo ou não comportamento recatado, isso não dá direito a ninguém ao estupro de outra pessoa. O comportamento violento e egocêntrico do homem não tem justificativa. A sua fala é típica da reprodução da cultura do estupro. A mulher pode estar pelada, mas se não houver consenso, entenda, é estupro. E nada justifica o estupro. O estupro é violência!

    5. Jô Santos

      É como é que mulheres "recatadas" devem se comportar querido amigo machista?

    6. Valdir Aparecido de Oliveira

      Comportamento recatado. Esse é o exemplo mais vivo da cultura do estupro: buscar responsabilizar a vítima pelos atos do algoz.

    7. Bianca Moreira

      Como é que é, meu senhor?! A culpa é da vítima então? Não entrando no seu conceito de recato lhe informo que as mulheres podem ser, fazer e usar a roupa que quiserem, por exemplo. Pela sua fala a culpa é da vítima? Este seu comentário deveria ser imediatamente censurado. Tome vergonha na cara!

  15. Iago M Zulu

    Tão grave como o estupro é a falsa comunicação de estupro. Quando a falsa vítima comunica um suposto estupro , o acusado sofre danos irreparáveis, ainda que prove inocência, e , mesmo assim, a suposta 'vítima ' sai livre sem qualquer responsabilização criminal.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Roubar é grave mas matar é pior, então deixa o ladrao em paz. Como dizia o Maluf, estupra mas não mata!

    2. Maria Isabel Martinez Pons

      Iago, vc pode ter certeza que o número de estupros é infinitamente maior que as falsas comunicações. E não é verdade que a vítima de falsa alegação sai livre, sem qualquer responsabilização. Também não dá pra equiparar uma coisa à outra. A violência física e psíquica, além das possiveis consequências como doenças ou gravidez provocadas por um estupro são muito maiores do que ter que se defender de uma mentira. Acho que o seu ponto, sinceramente, não acrescenta nada à discussão proposta aqui.

    3. Iago M Zulu

      MF , o caso do Neymar foi típico. Teve um enorme prejuizo financeiro , por pouco não foi para a cadeia e sua carreira encerrada , tudo por uma falsa acusação de estupro . Quanto à acusadora está livre , como se nada tivesse ocorrido.

    4. neli faria

      Concordo! E " de lege ferenda" deveria quem comunicar falsamente um estupro, ser condenado nas mesmas penas.

    5. Daniel Liaz

      Até valeria o debate qto a sua métrica do que seria tão grave ou pior. Mas o que isso tem a ver com a matéria? Não vá me dizer que vc está tentando passar pano pro Robinho!

  16. guilherme herzog neto

    O ser humano e um animal irracional que usa seu pequeno grau de raciocínio apenas para justificar seus atos de violência sobre o próximo, sem dó nem piedade.

    Responda
  17. JANE TADEU SILVA

    Estão dando importância pra uma pros.tituta(não que eu seja contra quem exercer,mas sem o perfil dessa) que infligi toda a lei do Cristianismo e Evangélico, uma pessoa que exige dinheiro depois de 1 ano pra punir algo que foi consentido, não se prova um estupro sem um laudo médico, cadê esse Laudo que a Globo não apresentou na reportagem do GE ao Fantástico que tanto investiga pros seus programas, porque não fizeram uma dessa cobertura com os fatos políticos do BR aqui em SP como nos outros est

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Defensor de estupro! Criminoso es.cro.to! O que mais se pode esperar de quem se esconde atrás de pseudônimo? Qual é a lei que admite discriminação em razão de profissão ou de práticas sexuais? Que conhecimento você tem dos fatos para fazer esse tipo de defesa do criminoso réu confesso? Enfiar onde na boca de alguém desacordado é estupro que nenhum laudo médico detecta. Sabia, im.be.cil?

    2. Maria Isabel Martinez Pons

      Meu caro, prostituta ou não, ela estava sem condições de dizer se aceitaria ou não ter relações com cinco - cin-co - homens que foram pra cima dela. Ela estava inconsciente. E vc está de acordo com isso! Que vergonha! Tem que dar muita importância a esse assunto sim. É por conta de mentalidades iguais às sua que muitas mulheres são estupradas e muitas vezes mortas.

    3. Bianca Moreira

      Misógino e machista. Tome vergonha na sua cara, meu senhor! Mesmo prostitutas não podem ser estupradas, sabia? Que nenhuma mulher da sua família ou de seu círculo de amizade evangélica ou não passe por um estupro.

    4. Daniel Liaz

      Já podemos ter uma ideia sobre o tipo de sujeito que vc é. Mande PF esse seu comentario para as mulheres da sua familia

    5. Werner Mitteregger

      Olha aí a perpetuação da cultura do estupro. Não há exemplo melhor.

  18. neli faria

    Por ter sofrido um , quase estupro,numa empresa que trabalhei em 1972,desvencilhei (um dos gerentes!)fui para casa, com vergonha, nada disse para os defuntos pais, e no dia seguinte, ao chegar no trabalho, pedi demissão. E me mandaram voltar no outro dia. Fui acusada de furto,encaminhada para o setor de segurança: minha irmã foi comigo e só contei o fato há uns dez anos!Resumindo: estupros,assédios, o cara deve ter o orgão sexual cortado! Robinho: foi condenado em uma Instância.

    Responda
    1. neli faria

      3- não se defende acusado! E xingar a globo e enaltecer bolsonaro? É fruto de quem não sabe se defender! A globo não inventou o fato.Está lá na sentença. Cabe ao Jornalista repercutir.É sua função! (Enaltecer bolsonaro? mais de 154 mil brasileiros mortos! )E quem começou a atirar a 1ª teclada foi um jornalista do uol: que é incoerente.!Por que disse ser alguém inocente (Con de na do em três Instâncias) e Robinho por uma é culpado?Viva o Movimento Feminista.Fora bolsonaro!

    2. neli faria

      2- E fiquei de junho a outubro desempregada. Era humilde(tinha apenas o 4º ano do grupo escolar!)Tentativa de estupro, acusada de furto por ter pedido demissão, foi impactante em mim.Depois estudei, venci na vida etc. Robinho foi condenado em uma instância.E a confirmar em 2ª Instância, atirarei teclada. Até lá, meu lado Julgadora, de bom senso,preponderá. E xingar Movimentos Feministas(mulher que não é mulher? !), é de causar asco!Não se defende acusando.Deveria se ater em sua defesa!

  19. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Artigo ótimo, que vale reflexões. Sebos patrocinadores não fizessem pressão o Santos teria rompido o contrato? Outra reflexão: como tem mulheres que votaram e apoiam o JB?

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      E pobres, e bichas, e pretos, e combinações variadas de tudo quanto é atributo desprezado pela BozoMalta. Inteligência tem limite; sua ausência, não.

  20. Roger Z Moire

    Falar em 'cultura do estupro' é de uma estupidez inaceitável. O estuprador no Brasil é tão execrado que precisa ser mantido longe dos demais presos para não ser morto, isso quando não é linchado antes de ser preso.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Leia os comentários feitos por pessoas de classes economicamente favorecidas, como os leitores assinantes desta Folha, e depois volte a afirmar que não existe cultura do estupro!

    2. Daniel Liaz

      Dizer que 'Cultura do estupro é estupidez': isso tb é cultura do estupro

    3. Hernandez Piras Batista

      Estupidez é não perceber que uma coisa não anula a outra e continuar a repetir essa ladainha.

    4. Diogo Costa

      Cultura do estupro é também acreditar que estupro é só quando há violência física. Qualquer ato sexual sem consentimento é estupro, mesmo sem violência física. Quando as mulheres denunciam o estupro nessas condições elas geralmente são as culpadas (“porque estava bebendo? Porque estava na rua tão tarde? Porque estava com essa roupa curta?”). Isso é cultura do estupro, não é nada estúpido.

  21. Pedro Cardoso da Costa

    O pior de todos os problemas são as penas pequenas e mal aplicadas. Enquanto se vê assassinos jogando, dando entrevistas; estupradores rodando livre, leve e solto por sua cidade, e vítimas precisando fugir para ficarem "apenas" estupradas e não morrerem, como no Piauí. É desolador por que, por décadas, todos reclamam nas mídias, jornais, e a situação não muda. Como mudar, se tem um Senado que utiliza de todos os subterfúgios para justificar a descoberta do "traseiro financeiro" de um senador!...

    Responda
  22. José Bernardo

    Excelente artigo, Cristina.

    Responda
    1. José Bernardo

      Mas, como demonstram alguns comentários aqui, sempre haverá o cinismo pronto a relativizar e normalizar um ato tão mais hediondo porque praticado contra o mais fraco e vulnerável...

  23. José Cardoso

    Acho que se a mulher foi ferida ou ameaçada o estupro está caracterizado. Tem que saber os detalhes do que consta no processo. De qualquer forma nossa constituição tem como cláusula pétrea não considerar culpada uma pessoa cuja sentença ainda permite recurso. Por definição o Robinho é inocente, assim como o André do tráfico e outros milhares de criminosos, presos ou soltos.

    Responda
  24. Rachel Matos

    Parabéns pelo texto Cristina. Perfeito quanto ao conceito de cultura do estrupo. A batalha contra Robinho será finalmente ganha quando for preso na Itália. Mas a guerra continua, Cuidado com o gado que vem ameaçando mulheres e jornalistas por não terem aceito e naturalizado a violência contra mulheres do citado jogador.

    Responda
  25. WILSON FILHO

    Retomando o meu comentário, a palavra homofóbico, não saiu como queria. Retomando, a sua hipocrisia é tanta, que você e seu partido são contra a prisão em segunda instância, que soltou vários estupradores, para justamente soltar o maior deles, que fez isso com o povo brasileiro desviando bilhões dos cofres publicos.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Com certeza é um defensor do estupro, tanto que votou e apoia alegremente o Mi.co!

  26. ALEXANDRE ZACARIAS I PEREIRA

    Cultura tem a característica de ser algo aceito, praticado pela sociedade. Não é o caso. O estupro é um ato execrado por pessoas, grupos e instituições e punido de acordo com a lei. Generalizar é irresponsável, polariza de forma pouco produtiva e é intelectualmente desonesto.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Leia os comentários e depois volte a afirmar que o estupro nso é culturalmente admitido.

  27. Nilton Silva

    Usar um crime hediondo como o estupro pra defender uma tese carente de alicerce de que existe uma tal cultura do estupro é, no mínimo, desonestidade intelectual.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Leia os comentários e depois reafirme essa opinião.

    2. Hans Rauschmayer

      Nilton, releia a matéria. Ela cita uma série de acontecimentos que comprovam que a cultura do estupro, infelizmente, existe. Não somente este "crime hediondo". Espero que estejamos chegando ao ponto de que não somente um crime praticado, mas também uma fala como a do Bolsonaro seja suficiente para encerrar uma carreira pública. Aí, sim, acaba a cultura do estupro.

  28. WILSON FILHO

    Cristina, você esqueceu de citar o homobico lularaapiodasilva, por que será?

    Responda
    1. WILSON FILHO

      Homofóbico*

  29. MARCOS BENASSI

    Caríssima Cristina, a violência é uma marca fundamental no mundo. Sua erupção na ponta das relações humanas é somente a demonstração aguda de sua existência generalizada. O senador do cuecão, ao final, nos esbofeteia, mas na cadeia de corrupção, matou várias pessoas por incúria. Para acumular desmedidamente, o bilionário manteve pobres sabe-se lá quantos. A violência difusa, vai passando. Quando se concentra, assusta. Com sorte, a luta das mulheres terá sucesso. A da humanidade? Perdeu, playboy.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Ah, José, é que me parece que a espécie estará extinta antes de chegar ao nível necessário de melhoria. Nem a malignidade humana se resolverá nuns 100 anos, nem creio que duremos tudo isso. Então, a rigor, não devia nem me importar, e ficar de boca calada. Mas e o incômodo, que jeito? [~_~]

    2. José Bernardo

      Permita-me concordar com o diagnóstico e discordar do prognóstico, prezado Marcos. Pela própria lógica evolucionária, cinismo e violência serão superados ou transformados um dia; este, no entanto, certamente nem você nem eu veremos...