Alvaro Costa e Silva > Última Hora, jornal popular ou de elite? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Na época da fundação do jornal, mais da metade dos brasileiros adultos era analfabeta. Só a "elite" lia alguma coisa.
Um jornal que foi fundado para defender um ex-ditador sanguinário, simpatizante nazista, tem um vÃcio na origem. Sem falar que o fundador foi um mentiroso contumaz falsificador de documentos.
Se você prestar atenção, eu usei o termo "ex-ditador". Isto deixa claro que na fundação da UH ele não era mais ditador. Quanto a sanguinário, durante a ditadura getulista foram mortas mais pessoas do que durante o regime militar. O que você chama de chavões, são apenas fatos históricos.
Peter, o Getúlio foi muito mais do que esta sua simplificação grosseira. Foi um ditador, mas não sei se "sanguinário" seria correto. Foi um simpatizante do fascismo numa época que este era visto por muita gente como alternativa ao comunismo. E a UH foi fundada no perÃodo do mandato constitucional, legÃtimo. A História não pode ser resumida a meia dúzia de chavões.
Ricardo. Eu usaria outro termo no lugar de "fácil".
Um judeu como Samuel, defender os interesses de um nazista. não faz sentido. Mas ele não era fácil.
Li a biografia de Samuel. Um dos melhores livros de história do Brasil, que li recentemente. é difÃcil falar que defendia elite ou que era jornal popular. o contexto da época era único. Sei que contribuiu muito a sociedade. quanto ao livro. recomendo a todos que o leia.
Mudou o mundo, seu Ãlvaro. Dia desses, fiquei assistindo ao Arte 1 por longas horas, e em algum momento me ocorreu um slogan: "O canal que não tem pressa". Quem não tem pressa, é elite ou pobretalha? Pode ser que a pergunta mais discriminativa seja "o UH queria informar leitores ou formar leitores?" Apostaria na segunda opção.
Comentário inteligente.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Alvaro Costa e Silva > Última Hora, jornal popular ou de elite? Voltar
Comente este texto