Opinião > A tal cristofobia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Dea maria Kowalski

    Em pleno governo Medici, o arcebispo brasileiro Agnelo Rossi foi a Roma encontrar-se com o papa para defender a ditadura. Segundo ele, era um governo que combatia, acertadamente, a subversão e era falsa a existência de tortura e assassinatos. Fonte: Folha de São Paulo de 21/10/2020, na coluna 50 anos atrás. A igreja católica tinha e ainda tem defensores dessa prática. Não foi só no Chile.

    Responda
  2. Dea maria Kowalski

    Em pleno governo Medici, o arcebispo brasileiro Ângelo Rossi foi a Roma encontrar-se com o papa para defender a ditadura. Segundo ele, era um governo que combatia, acertadamente, a subversão e era falsa a existência de tortura e assassinatos.

    Responda
  3. Paul Muadib

    Cristofobia - fenômeno esquizofrênico que se manifesta quando o opressor se sente oprimido quando coibido de exercer sua opressão.

    Responda
  4. Herculano JR 70

    Igreja católica ja foi muito mais forte e influente, opressora como na Inquisição. Mas são aguas passadas, o mundo tende ser ateu, sem deuses e religião. Mas, igrejas são monumentos, patrimônios históricos e de arte, tenham servido a bem ou mal. Alias uma lembrança do q ñ deve se repetir. Ñ se justifica sua destruição a querer redimir o passado, q afinal nos trouxe a esse mundo q apesar das confusões ainda e melhor q o do passado. Tem acontecido com outros monumentos ñ religiosos mundo afora.

    Responda
  5. Evandro Botteon

    Ocorreu a Folha mencionar que as igrejas queimadas pelos 'grupelhos' tinham estreitas ligações com a ditadura de pinochet?

    Responda
  6. Sandro Carvalho

    É preciso entender o que motiva certos governantes, políticos e religiosos a alegarem cristofobia: sempre que conhecidos vendilhões do templo, mercadejadores, como diria Paulo, da palavra de Deus, são denunciados por suas práticas que atentam contra a ética do Evangelho e da sociedade secular - vide o mercantilismo da fé, o perigoso amálgama entre religião e política, os privilégios que gozam os que enriquecem vendendo religião -, se dá de imediato a gritaria: cristofobia!, cristofobia!

    Responda
  7. Jesser Pacheco

    O articulista não conhece a Nicarágua.

    Responda
  8. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    O artigo estava muito bem. Até citar o tal "populismo". O que é mesmo este bicho? A mídia, a Universidade e qualquer setor político no ocidente demonizou tanto o termo, que já foi útil para reflexão, que hoje qualquer coisa que não me agrada é populismo. O populismo é o Inferno parafraseando Sartre.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.